PáginasDESCRITOR

domingo, 21 de março de 2021

PRONOMES 7º ANO ATIVIDADES 03

 

PRONOME - É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo

Os pronomes classificam-se conforme suas funções na oração. 

Observe o quadro com os PRONOMES PESSOAIS :

Pessoa

Reto

Oblíquo átono

Oblíquo tônico

pessoa do singular (quem fala)

Eu

me

mim

pessoa do singular (com quem se fala)

Tu

te

ti

pessoa do singular (de quem se fala)

Ele/Ela

se, lhe, o, a

si, ele, ela

pessoa do plural

Nós

nos

nós

pessoa do plural

Vós

vos

vós

pessoa do plural

Eles/Elas

se, lhes, os, as

si, eles, elas


PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO

São usados conforme os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.. Vejamos alguns:

PRONOME

ABREVIAÇÃO

DESTINADO A

Senhor/Senhora

Sr./Sr.ª

Pessoas com quem distanciamento mais respeitoso

Você

V.

Pessoas com quem há intimidade

Vossa Alteza

V.A.

Príncipes/princesas, duques

Vossa Excelência

V.Ex.ª

Presidente da República, ministros, altas patentes militares,

Vossa Majestade

V.M.

Reis/rainhas, imperadores

Vossa Santidade

V.S.

Papas

Vossa Senhoria

 

V.S.ª

oficiais até coronel, funcionários graduados, pessoas de cerimônia


PRONOMES DEMONSTRATIVOS

 São usados com a função de situar a pessoa ou o objeto designado em relação às pessoas do discurso, ou ainda, em relação ao espaço ou tempo.

Variáveis

Invariáveis

Masculino (singular/plural)

Feminino (singular/plural)

Isto Isso Aquilo

Este(s) Esse(s) Aquele(s)

Esta(s) Essa(s) Aquela(s)


Para entender melhor...

ESTE/ ESTA- Objeto próximo da pessoa que fala;

ESSE/ESSA- Objeto próximo da pessoa com quem se fala;

AQUELE/ AQUELA Objeto afastado de quem fala e da pessoa com quem se fala.

















PRONMES POSSESSIVOS

Os pronomes possessivos relacionam-se com os pronomes pessoais, atribuindo-lhes posse. Flexionam-se em gênero e número, e concordam com o objeto possuído, bem como com o possuidor.

PRONOMES POSSESSIVOS

Pessoa

Singular

Plural

Masculino

Feminino

Masculino

Feminino

singular

Meu

Minha

Meus

Minhas

singular

Teu

Tua

Teus

Tuas

singular

Seu

Sua

Seus

Suas

1° plural

Nosso

Nossa

Nossos

Nossas

2° plural

Vosso

Vossa

Vossos

Vossas

3° plural

Seu

Sua

Seus

Suas


Agora é com você!

As atividades a seguir são baseadas no texto “Outro presente para a senhora” que estudamos na semana passada.

Por isso, tenha-o em mãos caso precise consultá-lo!

(A partir daqui, você deverá registrar as atividades no seu

 

caderno de Língua Portuguesa. Não se esqueça de escrever antes a data e o título do conteúdo!)

 


1.Para se dirigir à sua mãe, Alfredinho utilizou um pronome de tratamento. Qual? Por que você acha que ele fez esta escolha?

2.A mãe também usou um pronome de tratamento para se comunicar com o filho. Qual?

3. Uma das formas de se evitar a repetição de palavras em um texto é utilizar a substituição por meio dos pronomes.

VEJA O EXEMPLO ABAIXO:

 Jorge comprou uma bicicleta. Jorge trabalhou durante um ano para conseguir economizar.

Jorge comprou uma bicicleta. Ele trabalhou durante um ano para conseguir economizar.

Assim, o pronome “ele” substitui a palavra “Jorge”, que é um substantivo próprio. 


4. Na frase: “A senhora não sabe que, no Dia das Mães, dê chocolate pra ela?”, o pronome destacado se refere:

a) à Senhora;

b) ao Dia das mães

c) à mãe(s);

d) à namorada de Alfredinho.

5. Na frase: “A Georgiana não é casada nem mãe solteira, como é que eu vou dar presente a ela no Dia das Mães?”, o pronome destacado foi usado para não repetir o termo:

a) mãe.

b) mãe solteira.

c) Georgiana.

d) casada.

6- Releia essa frase: “Dê esse pacote tão lindo pra sua namorada.”

A partir do uso do pronome “esse”, responda se o pacote estava perto da mãe ou do filho. Lembre-se de que a fala acima é da mãe. Caso tenha dúvidas, recorra à explicação na página anterior.


7-    Preencha as lacunas com o pronome demonstrativo adequado de acordo com a situação apresentada. (Atente-se às opções entre parênteses!)

 

a)      Você está escrevendo com um lápis. Você deve dizer: “Estou escrevendo com                      lápis.” (este, esse, aquele)

 

b)      Você precisa pedir emprestada uma borracha que está na carteira de seu colega. Você deve dizer: “Empreste-me                             borracha, por favor!” (esta, essa, aquela)

 

c)      Você e um colega estão no pátio coberto da escola e avistam uma caneca caída no chão, próximo ao portão de entrada. Você deve dizer: “Vamos buscar                                               caneca.” (Esta, aquela, essa)


8-    Assinale o trecho em que o pronome destacado é o único que NÃO indica posse: . (Transcreva em seu caderno, apenas a alternativa que considerar correta.)

 a)           “Então a Georgiana não pode engordar, e eu, que sou mãe do namorado dela, posso, né?”

b)        “Bandido, some da minha frente com essa porcaria, que eu não sou mais sua mãe!”

c)         “Dê esse pacote tão lindo pra sua namorada.”

d)        “Problema é meu antes de mais ninguém, ouviu?”



9 - Leia os trechos abaixo e indique a classificação dos pronomes destacados: (Utilize os códigos a seguir.)
PP- PRONOME PESSOAL 
PT - PRONOME DE TRATAMENTO
PP - PRONOME POSSESSIVO 
PD - PRONOME DEMONSTRATIVO
a) (    ) “Ou você não acha mais que a mulher deve resolver por si mesma o que lhe convém ou não convém?”
b) (     ) “...como é que eu vou dar presente a ela no Dia das Mães?”
c) (    ) “...some da minha frente com essa porcaria [...]”
d) (    ) “Que chocolates, meu anjo?”
e) (    ) “E você não é homem, criatura?”
f) (    ) “Mãe, taqui seus chocolates!”

PRONOME RELATIVO QUE E QUEM

 

Pronome Prelativo é o pronome que retoma um termo expresso anteriormente.

 


v  Pronome relativo QUE

 

Observe como podemos juntar duas orações:

 Esse é o ciclista.        +        Esse ciclista chegou em último lugar

Esse é o ciclista que chegou em último lugar.

1) Junte as orações, usando o pronome relativo QUE para evitar as repetições.

a) Gostei dessa revista. Essa revista trata de problemas da juventude.

Gostei dessa revista QUE trata de problemas da juventude.

b) Vimos um filme. O filme mostra as belezas do Pantanal.

Vimos um filme QUE mostra as belezas do Pantanal.

c) Recorte essa notícia. A notícia apresenta o regulamento do festival de teatro.

Recorte essa notícia QUE apresenta o regulamento do festival de teatro.

d) Respeite o horário das aulas. O horário foi divulgado ontem.

Respeite o horário das aulas QUE foi divulgado ontem.

e) Guarde bem os convites. Os convites estão reservados à nossa turma.

Guarde bem os convites QUE estão reservados à nossa turma.

f) Não consigo resolver o problema. O professor apresentou esse problema na prova.

Não consigo resolver o problema QUE o professor apresentou na prova.

g) Não gostei do filme. Meus colegas elogiaram o filme.

Não gostei do filme QUE meus colegas elogiaram.

h) Fotografei a flor. Mariana me mostrou a flor.

Fotografei a flor QUE Mariana me mostrou.

 2) Sublinhe o antecedente do pronome relativo QUE nestas orações.

a) Valéria gostou do presente que ganhou dos padrinhos.

b) Os alunos que ganharam bolsas de estudo obtiveram boas notas.

c) Não mexa no bolo de chocolate que está na geladeira.

d) Não deixe de cumprimentar as pessoas que estão na sala.

e) Pegue os livros e os cadernos que estão no armário.

f) Chame as pessoas que estão no pátio.

g) Eu conheço esse professor que entrou na sala.

h) Esse é o rapaz que foi bem na prova.

v  Pronome relativo QUEM

 

O pronome relativo QUEM só é empregado com referência a pessoas e vem sempre precedido de preposição.

Não conheço o menino.        +        Você conversava com o menino.

Não conheço o menino com quem você conversava


a) Vou chamar o funcionário. Essas pessoas estão reclamando do funcionário.

Vou chamar o funcionário DE QUEM essas pessoas estão reclamando.

b) Esses são os colegas. Saí com esses colegas no domingo.

Esses são os colegas COM QUEM saí no domingo.

c) Não conheço o rapaz. Eles estavam discutindo com o rapaz.

Não conheço o rapaz COM QUEM eles estavam discutindo.

d) Este é o professor. Tenho muito respeito pelo professor.

Este é o professor POR QUEM tenho muito respeito.

e) Essa é a menina. O diretor estava conversando com a menina.

Essa é a menina COM QUEM o diretor estava conversando.

f) Esse é o funcionário. Você deve entregar os documentos a esse funcionário.

Esse é o funcionário A QUEM você deve entregar os documentos.

g) Esse é o amigo. Espero uma grande ajuda desse amigo.

Esse é o amigo DE QUEM espero uma grande ajuda.

4) Complete as orações com os pronomes relativos QUE ou QUEM.

a) Maria não tem muitos amigos com QUEM possa conversar.

b) Devemos protestar contra aqueles QUE não respeitam os direitos humanos.

c) Onde está o bibliotecário a QUEM devemos devolver os livros?

d) Gostaria de ler a revista QUE você comprou.

e) Éder é um amigo em QUEM confio.

f) Leia os avisos QUE foram colocados no pátio.