ATIVIDADE: 07- VERBOS – MODO IMPERATIVO - TEORIA E EXERCÍCIOS
BERTAZZI,Galvão. Vida Besta. Disponível
em: https://www.galvaobertazzi.com/arquivo-tiras-05?lightbox=dataItem-im2bc5if acesso em:02/05/2021.
1. Diante dos COMANDOS recebidos nos
três primeiro balões a personagem:
a) Não faz o que é pedido.
b) Faz o contrário.
c) Faz o que é pedido
d) Não demonstra passividade.
2. Na tirinha percebemos que a
FINALIDADE das falas do jornal, da televisão e do computador é:
a) Instruir o leitor acerca de um
procedimento
b) Induzir o leitor a proceder de uma
determinada forma
c) Ordenar que o leitor obedeça a um
comando.
d) Exigir que o leitor cumpra uma
ordem.
3. Quais palavras nos três primeiros balões são VERBOS?
........................................................................................................................................................
4. Como ficariam os VERBOS abaixo se estivessem no infinitivo
(com o final AR, ER, ou IR)?
a) COMPRE:.............................
b)
VENDA:...............................
b) ASSISTA:.............................
5. Complete a quarta coluna conforme foi feito na segunda..
a) COMPRAR |
COMPRE |
PAGAR |
............................... |
b) VENDER |
VENDA |
BEBER |
............................... |
c) ASSISTIR |
ASSISTA |
PEDIR |
................................ |
TEORIA
VERBOS MODO IMPERATIVO
Esse modo tem a função
específica de dirigir uma ORDEM, uma SUGESTÃO ou um PEDIDO a outra pessoa. Por
isso, esse modo não possui conjugação em primeira pessoa do singular (EU)
Há a substituição de “ele/ela” por “você” e
“eles/elas” por “vocês”:
Adaptado de: https://escolakids.uol.com.br/portugues/verbos.htm
IMPERATIVO
- VERBO COMPRAR |
EU |
COMPRA TU |
COMPRE ELE (VOCÊ) |
COMPREMOS NÓS |
COMPRAI VÓS |
COMPREM ELES (VOCÊS) |
Leia o anúncio no ônibus da empresa Macaense.
Adaptado de: https://onibusbrasil.com/RF_MARTINS/6788375
acesso em: 20/02/2021
6. Ao utilizar o verbo IR no imperativo VÁ o anunciante quis:
a) dar uma ordem a você, leitor.
b) dar uma sugestão a você, leitor.
c) obrigar o leitor a fazer algo.
d) exigir um comportamento do leitor.
7. As palavras usadas em anúncios
publicitários são escolhidas criteriosamente. Levando em conta o público alvo.
No anúncio acima o público alvo são pessoas que geralmente dependem de
transporte coletivo. Que significado da palavra LEGAL possui nesse
contexto?
a) autorizado
b) simpático
c) divertido
d) alegre
8. Se quem utiliza ônibus, utiliza um
transporte LEGAL e SEGURO, a intenção do anúncio é sugerir que outros tipos de transporte
seriam:
a) tristes e perigosos
b) chatos e inseguros
c) ilegais e inseguros
d) velhos e ultrapassados.
Leia o texto abaixo
Disponível em: http://estagioanaluana.blogspot.com/2009/12/4-semana-segunda-feira-091109-2-aulas.html
acesso em: 20/04/2021.
9. Como ficariam as formas verbais
LUTA, ADMIRAMOS, CONQUISTAM.
a) ELA |
..................................... |
b) NÓS |
|
c) ELAS |
|
10. O texto abaixo é parte de uma
receita. Complete os espaços em branco com os verbos entre parênteses no modo
imperativo. Para facilitar fale antes do verbo a expressão QUE VOCÊ...
Modo de preparo
a) Massa
_____________ (bater) os ovos
inteiros com o açúcar por 10 minutos. ___________ (reduzir) a velocidade da
batedeira e _____________ (juntar) a água misturada ao óleo. ______________
(desligar) e _____________ (misturar) delicadamente a farinha peneirada
juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó.
________________ (colocar) a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha
de trigo. _____________ (levar) ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para
assar.
b) Creme
_______________ (bater) no
liquidificador o leite, o leite condensado, as gemas, o chocolate em pó e o
amido de milho. ____________ (levar) ao fogo juntamente com a manteiga.
______________ (mexer) até engrossar. _______________ (retirar) do fogo.
______________ (juntar) a baunilha e o creme de leite. ____________ (colocar)
um pedaço de filme plástico sobre a superfície do creme para não criar película
enquanto esfria.
c) Recheio
_______________ (levar) ao fogo o açúcar com a
manteiga. ____________ (deixar) caramelizar. ___________ (juntar) a castanha de
caju ou as nozes, e _______________ (despejar) sobre mármore untado.
____________ (deixar) esfriar e ____________ (quebrar) em pedaços.
________________ (colocar) em um saco plástico com o leite em pó e
______________ (bater) com um martelo de carne para triturar. ______________
(reservar).
d) Calda
Numa panela, _______________
(misturar) todos os ingrediente, exceto o rum, e __________ (levar) para ferver
em fogo baixo, por 4 minutos. _____________ (retirar) do fogo e ______________
(juntar) o rum. _____________ (reservar).
e) Montagem do bolo
___________ (cortar) a massa do bolo
ao meio, e __________ (regar) com a calda. ___________ (espalhar) uma camada
farta de creme e metade do crocante. ____________ (colocar) a outra massa do
bolo com a parte do corte virada para cima. ____________ (regar) com a calda,
______________ (espalhar) o creme por todo o bolo e _____________ (salpicar) o
restante do crocante por cima. __________ (levar) à geladeira. __________
(servir) bem gelado. Dica: de preferência, ____________ (preparar) esse bolo de
véspera, pois fica mais gostoso.
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/portugues-receitas-e-o-modo-imperativo.htm
acesso em: 20/04/02021.
ATIVIDADE: 07- GABARITO
1. C
2. B
3. Assista, use, compre.
4.
a) comprar
b) vender
c) assistir
5.
a) pague
b) beba
c) peça
6. B
7. A
8. C
9.
a) lute
b) admiremos
c) conquistem
10.
a) bata, reduza, junte, desligue, misture, coloque, leve.
b) bata, leve, mexa, retire, junte, coloque.
c) leve, deixe, junte, despeje, deixe, quebre, coloque, bata,
reserve.
d) misture, leve, retire, junte, reserve.
e) corte, regue, espalhe, coloque, regue, espalhe, salpique,
leve, sirva, prepare.
HABILIDADES: (EF67LP37) Analisar,
em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos
linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas,
expositivas e ordenação de eventos.
(EF69LP17) Perceber e analisar os
recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários,
os aspectos relativos ao tratamento da informação...
(EF06LP04) Analisar a função e as
flexões de substantivos, adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo
e Imperativo: afirmativo e negativo...