PáginasDESCRITOR

sábado, 8 de maio de 2021

CANÇÃO – FOME COME - 6º ANO

 

CANÇÃO – FOME COME

 

Não encontrámos nada.

Gente eu tô ficando impaciente
A minha fome é persistente
Come frio come quente
Come o que vê pela frente
Come a língua come o dente
Qualquer coisa que alimente
A fome come simplesmente
Come tudo no ambiente
Tudo que seja atraente
É uma fome absorvente
Come e nunca é suficiente
Toda fome é tão carente
Come o amor que a gente sente
A fome come eternamente.
No passado e no presente
A fome é sempre descontente

Fome come, fome come
Se vem de fora
Ela devora, ela devora
(qualquer coisa que alimente)
Se for cultura
Ela tritura, ela tritura
Se o que vem é uma cantiga
Ela mastiga, ela mastiga
Ela então nunca discute
Só deglute, só deglute
E se for conversa mole
Se for mole, ela engole
Se faz falta no abdômen
Fome come, fome come

Gente eu tô ficando impaciente
A fome sempre é descontente
Toda fome é tão carente
Qualquer coisa que alimente
Come o amor que a gente sente
Come o amor que a gente sente

 

Composição: Paulo Tatit / Sandra Pere disponível em: https://www.letras.mus.br/palavra-cantada/240281/

 

1.  Conversando sobre a canção

a) Vocês já conheciam essa canção? Comentem onde e como a conheceram.

 

b) O que essa canção lhes faz lembrar?

 

c) Vocês escolheriam essa canção como uma de suas favoritas? Por quê?

 

d) Do que vocês mais gostaram da música, da letra ou da interpretação? Por quê?

 

2. Explorando a letra e a melodia da canção

Cante ou releia com atenção a letra de “Fome come” para entender o que ela diz.

a) Observe bem os 16 versos que compõem a primeira estrofe. Que palavras têm o mesmo som final? Sublinhe-as no texto.

 

b) Que papel essas palavras desempenham na letra da canção?

 

c) E na melodia da canção, como essas palavras são cantadas?

 

d) Ainda nessa primeira estrofe, a fome já está satisfeita ou não? Como você explica isso?

 

3. Observe bem as outras estrofes menores da letra da canção.

a) Pode-se dizer que nessas estrofes a fome já está sendo satisfeita? Por quê?

 

b) Quais as fomes que você percebe do eu lírico na canção?

 

c) O que acontece com as rimas agora? Permanecem as mesmas da primeira estrofe? Por quê?

 

d) Em sua opinião, por que as rimas mudam?

 

e) Que inovação as outras estrofes introduzem na melodia da canção?

 

f) E como é que, mudando tanto as rimas e o canto, a canção tem continuidade?

 

g) No final da canção há alguns versos repetidos. Escute-a novamente e procure explicar o porquê da repetição na conclusão.

 

4. Analisando palavras e expressões da letra da canção

Agora, é sua vez. Escolha na letra de “Fome come” uma expressão em sentido figurado e explique o que entende dela.

 

5. Percebendo a letra e o ritmo da canção

Como pode caracterizar a canção “Fome come”:

a) assunto:

b) eu lírico:

c) emoções provocadas:

d) combinação da letra com a melodia e o ritmo:

e) instrumentos utilizados:

f) coro e voz:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário