CANÇÃO – FOME COME
Não encontrámos nada.
Gente eu tô ficando impaciente
A minha fome é persistente
Come frio come quente
Come o que vê pela frente
Come a língua come o dente
Qualquer coisa que alimente
A fome come simplesmente
Come tudo no ambiente
Tudo que seja atraente
É uma fome absorvente
Come e nunca é suficiente
Toda fome é tão carente
Come o amor que a gente sente
A fome come eternamente.
No passado e no presente
A fome é sempre descontente
Fome come, fome come
Se vem de fora
Ela devora, ela devora
(qualquer coisa que alimente)
Se for cultura
Ela tritura, ela tritura
Se o que vem é uma cantiga
Ela mastiga, ela mastiga
Ela então nunca discute
Só deglute, só deglute
E se for conversa mole
Se for mole, ela engole
Se faz falta no abdômen
Fome come, fome come
Gente eu tô ficando impaciente
A fome sempre é descontente
Toda fome é tão carente
Qualquer coisa que alimente
Come o amor que a gente sente
Come o amor que a gente sente
Composição: Paulo Tatit / Sandra
Pere disponível em: https://www.letras.mus.br/palavra-cantada/240281/
1. Conversando sobre a canção
a) Vocês já conheciam essa
canção? Comentem onde e como a conheceram.
b) O que essa canção lhes faz
lembrar?
c) Vocês escolheriam essa canção
como uma de suas favoritas? Por quê?
d) Do que vocês mais gostaram da
música, da letra ou da interpretação? Por quê?
2. Explorando a letra e a
melodia da canção
Cante ou releia com atenção a letra
de “Fome come” para entender o que ela diz.
a) Observe bem os 16 versos que
compõem a primeira estrofe. Que palavras têm o mesmo som final? Sublinhe-as no
texto.
b) Que papel essas palavras
desempenham na letra da canção?
c) E na melodia da canção, como
essas palavras são cantadas?
d) Ainda nessa primeira estrofe,
a fome já está satisfeita ou não? Como você explica isso?
3. Observe bem as outras estrofes
menores da letra da canção.
a) Pode-se dizer que nessas
estrofes a fome já está sendo satisfeita? Por quê?
b) Quais as fomes que você
percebe do eu lírico na canção?
c) O que acontece com as rimas
agora? Permanecem as mesmas da primeira estrofe? Por quê?
d) Em sua opinião, por que as
rimas mudam?
e) Que inovação as outras
estrofes introduzem na melodia da canção?
f) E como é que, mudando tanto as
rimas e o canto, a canção tem continuidade?
g) No final da canção há alguns
versos repetidos. Escute-a novamente e procure explicar o porquê da repetição
na conclusão.
4. Analisando palavras e
expressões da letra da canção
Agora, é sua vez. Escolha na
letra de “Fome come” uma expressão em sentido figurado e explique o que entende
dela.
5. Percebendo a letra e o
ritmo da canção
Como pode caracterizar a
canção “Fome come”:
a) assunto:
b) eu lírico:
c) emoções provocadas:
d) combinação da letra com a
melodia e o ritmo:
e) instrumentos utilizados:
f) coro e voz:
Nenhum comentário:
Postar um comentário