PáginasDESCRITOR

sábado, 8 de maio de 2021

CANÇÃO – BOLACHA DE ÁGUA E SAL

 

CANÇÃO – BOLACHA DE ÁGUA E SAL

Compositor: Paulo Tatit

 

Gosto quando vou brincar na rua

Gosto quando encontro meu amigo

Gosto quando a mãe do meu amigo

Me oferece uma bolacha

De água e sal

Gosto de bolacha sem açúcar

Gosto de bolacha sem recheio

Gosto de bolacha sem perfume

Gosto do que é normal

Uma bolacha de água e sal

É... uma coisa natural

É... barato e não faz mal

De qualquer marca

É tudo igual

Quando a gente está meio enjoado

Quando a gente está passando mal

Quando a gente fica aperreado

Bolacha de água e sal

Quando a minha avó era criança

Quando a vida era sempre igual

Lá na roça acordavam cedo

Pra comer bolacha de água e sal

Quando o meu avô era criança

Veio num navio de Portugal

A viagem ficou na lembrança

Só comiam bolacha de água e sal

O meu gosto é radical

Gosto porque é fundamental

Farinha, fermento, água e sal

Simplicidade, no trivial

Se um dia você for lá em casa

Pra brincar comigo no quintal

Vamos combinar um pic nic

Pra comer muita bolacha

De água e sal

 

A canção “Bolacha de água e sal” faz parte do DVD e CD Palavra Cantada 10 anos, gravados em 2004. Sandra Peres/Paulo Tatit. CD Pé com pé, Palavra Cantada.

 

1. Conversando sobre a canção

a) O que vocês acharam da letra da canção? Justifiquem a resposta.

 

b) Essa canção faz lembrar outras que vocês já conhecem? Que semelhanças elas têm?

 

c) O que mais chama sua atenção? A letra, a melodia, o ritmo ou as rimas?

 

d) “Bolacha de água e sal” fala de comida do mesmo jeito que “Fome come”?

Por quê?

 

2. Analisando as palavras da canção

a) De acordo a letra, como se pode caracterizar o eu lírico? Confirme sua resposta com versos.

 

b) Que sentido têm para você estes três versos da segunda estrofe: “Gosto de bolacha sem açúcar / Gosto de bolacha sem recheio / Gosto de bolacha sem perfume / Gosto do que é normal”?

 

c) Por que o eu lírico chama de “normal” a bolacha de água e sal?

 

d) Que importância tem para você o fato de a bolacha de água e sal ser “uma coisa natural”, ser “barato e não faz mal”, ser “de qualquer marca”, ser “tudo igual”?

 

e) Em que situações o eu lírico prefere bolachas de água e sal?

 

f) Por que o eu lírico apela para os tempos dos avós dele, “quando a vida era sempre igual”, para dizer que já comiam bolacha de água e sal?

 

g) Na estrofe “O meu gosto...” até “... trivial”, o eu lírico faz uma declaração de por que come bolacha de água e sal. Que declaração é essa?

 

h) Na última estrofe, o eu lírico já avisa o que vai servir àquele que um dia for a sua casa pra brincar e fazer um piquenique. O que ele vai servir?

 

i) Pelo que você entendeu da letra dessa canção, qual é intenção do eu lírico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário