PáginasDESCRITOR

sábado, 8 de maio de 2021

CANÇÃO – ANDANÇA - 6º ANO

 

CANÇÃO – ANDANÇA - 6º ANO

 

Canção: “Andança” (1968)

Compositores: Danilo Caymmi,

Edmundo Souto e Paulinho Tapajós

Vi tanta areia, andei

Da lua cheia, eu sei

Uma saudade imensa

Vagando em verso, eu vim

Vestido de cetim

Na mão direita, rosas

Vou levar

Olha a lua mansa (me leva amor)

A se derramar

Ao luar descansa

Meu caminhar (amor)

Seu olhar em festa (me leva amor)

Se fez feliz

Lembrando a seresta

Que um dia eu fiz

(por onde for quero ser seu par)

Já me fiz a guerra (me leva amor)

Por não saber

Que esta terra encerra

Meu bem-querer (amor)

E jamais termina

Meu caminhar (me leva amor)

Só o amor me ensina

Onde vou chegar

(por onde for quero ser seu par)

Rodei de roda, andei

Dança da moda, eu sei

Cansei de ser sozinha

Verso encantado usei

Meu namorado é rei

Nas lendas do caminho

Onde andei

No passo da estrada (me leva amor)

Só faço andar

Tenho meu amor

Pra me acompanhar (amor)

Vim de longe léguas

Cantando, eu vim (me leva amor)

Vou, não faço tréguas

Sou mesmo assim

(por onde for quero ser seu par)

Já me fiz a guerra (me leva amor)

Por não saber

Que esta terra encerra...(amor)

Meu bem-querer

E jamais termina

Meu caminhar...(me leva amor)

Só o amor me ensina

Onde vou chegar

(por onde for quero ser seu par)

 

1. Analisando a letra e a melodia da canção

a) Por que o título da canção é “Andança”? Justifique sua resposta.

 

b) Sublinhe as rimas e comente sobre seus efeitos na canção.

 

c) Como podemos caracterizar a voz do eu lírico? É uma voz masculina ou feminina? Justifique sua resposta com versos da letra da canção.

 

d) Por que o dueto é essencial para a melodia e o ritmo da canção “Andança”?

 

2. Analisando as expressões da canção

a) Procurem explicar o sentido dos seguintes versos:

A)  “vagando em verso, eu vim”:

B) “já me fiz a guerra”:

C) “vim de longe léguas”:

 

3. Que sensação o ouvinte tem ao ouvir a repetição das expressões “me leva amor” e “por onde for quero ser seu par”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário