PáginasDESCRITOR

sábado, 8 de maio de 2021

CANÇÃO – SÓ VOCÊ – 6º ANO

 

CANÇÃO – SÓ VOCÊ – 6º ANO

 

Canção não é qualquer tipo de composição musical cantada. Canção “é a fala por trás da melodia”. Na canção, a melodia está casada com a letra, com o ritmo das frases

e com a sonoridade das vogais e das sílabas das palavras.

     Você já percebeu que, ao falar, nossa voz sobe e desce? Do mesmo modo, na canção, a melodia sobe e desce de acordo com a letra que está sendo cantada.

 

Compositor e autor não se confundem com “eu lírico”

     Ao escrever uma canção ou um poema, o autor/compositor pode fingir que é outra pessoa. Um homem pode fingir que é mulher e vice-versa. Uma mulher madura pode fingir que é um jovem ou uma jovem. Um jovem pode fingir que é a mãe, o pai ou um dos irmãos dele.

     Essa “pessoa fingida” é a voz da canção. Ela fala, faz declarações, reclama, conversa com outras pessoas. A essa “voz” chamamos de “eu lírico”, ou “eu poético”. Por que “eu”? Porque é a “palavra usada por aquele que fala” na letra da canção. Mesmo que seja um “eu” imaginado, fingido, de faz de conta.

     E por que “lírico”? Porque, na Antiguidade, os textos poéticos eram cantados e acompanhados da lira (instrumento musical). Por isso se diz que a poesia é irmã gêmea da música.

 

 

Canção: “Só você” (1985) Compositor: Vinicius Cantuária

 

Demorei muito pra te encontrar

Agora quero só você

Teu jeito todo especial de ser

Eu fico louco com você

Te abraço e sinto coisas que eu não sei dizer

Só sinto com você

Meu pensamento voa de encontro ao teu

Será que é sonho meu?

Tava cansado de me preocupar

Quantas vezes eu dancei

E tantas vezes que eu só fiquei

Chorei, chorei

Agora eu quero ir fundo lá na emoção

Mexer teu coração

Salta comigo alto e todo mundo vê

Que eu quero só você

 

1. Analisando a letra da canção

Releia com atenção a letra da canção “Só você” para entender bem o que ela diz. Em seguida, responda às questões.

a) De que assunto trata a canção?

 

b) A qual público se dirige essa canção: crianças, jovens, adultos? Justifique sua resposta.

 

c) Por quais situações passou a pessoa que ama antes do encontro?

Cite versos.

 

d) Que verso, na canção, equivale a uma declaração de amor? Sublinhe-o na letra da canção.

 

e) Qual recurso a canção usa para tornar essa declaração bem evidente?

 

f) Ao ouvir e ler a canção, você notou que existem versos ou conjunto de versos que se repetem? Que resultado o compositor pretende alcançar com essa repetição?

 

2.  Analisando palavras e expressões da letra da canção

a) O verso “Demorei muito pra te encontrar” pode ser facilmente compreendido. Ele indica para o ouvinte da canção que havia tempo o eu lírico procurava alguém. Como você interpreta o verso “Quantas vezes eu dancei”?

 

b) Nesse verso, que sentido tem o verbo “dançar”?

 

c) Cite dois outros versos da canção em que haja palavras em sentido figurado. Em seguida, explique o que elas querem dizer.

 

3. Compreendendo a composição da letra da canção.

Localize as informações do texto que vocês acabaram de ler.

a) Autor do texto e da melodia

 

b) Papel social do produtor ao escrever o texto

 

c) Interlocutor (para quem o texto foi escrito)

 

d) Intérprete da canção

 

e) Estilo musical

 

 

4. Releia os versos da canção “Só você”:

“Demorei muito pra te encontrar [...] Eu fico louco com você”.

“Te abraço e sinto coisas que eu não sei dizer / Só sinto com você”.

“Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei”.

“E tantas vezes que eu só fiquei / Chorei, chorei”.

a) Quem fala na letra da canção: um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?

 

b) O que você acha que levou Vinicius Cantuária a compor essa canção nos anos 1980? Se possível, faça uma pesquisa para descobrir.

 

c) Em sua opinião, um compositor poderia compor uma canção fingindo ser uma mulher ou uma criança? Justifique sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário