CANÇÃO – SÓ VOCÊ – 6º ANO
Canção não é qualquer tipo
de composição musical cantada. Canção “é a fala por trás da melodia”. Na
canção, a melodia está casada com a letra, com o ritmo das frases
e com a sonoridade das vogais e
das sílabas das palavras.
Você já percebeu que, ao falar, nossa voz
sobe e desce? Do mesmo modo, na canção, a melodia sobe e desce de acordo com a
letra que está sendo cantada.
Compositor e autor não se
confundem com “eu lírico”
Ao escrever uma canção ou um poema, o
autor/compositor pode fingir que é outra pessoa. Um homem pode fingir que é
mulher e vice-versa. Uma mulher madura pode fingir que é um jovem ou uma jovem.
Um jovem pode fingir que é a mãe, o pai ou um dos irmãos dele.
Essa “pessoa fingida” é a voz da canção.
Ela fala, faz declarações, reclama, conversa com outras pessoas. A essa “voz”
chamamos de “eu lírico”, ou “eu poético”. Por que “eu”? Porque é a “palavra
usada por aquele que fala” na letra da canção. Mesmo que seja um “eu” imaginado,
fingido, de faz de conta.
E por que “lírico”? Porque, na
Antiguidade, os textos poéticos eram cantados e acompanhados da lira
(instrumento musical). Por isso se diz que a poesia é irmã gêmea da música.
Canção: “Só você” (1985) Compositor:
Vinicius Cantuária
Demorei muito pra te encontrar
Agora quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você
Te abraço e sinto coisas que eu
não sei dizer
Só sinto com você
Meu pensamento voa de encontro ao
teu
Será que é sonho meu?
Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei
Agora eu quero ir fundo lá na
emoção
Mexer teu coração
Salta comigo alto e todo mundo vê
Que eu quero só você
1. Analisando a letra da
canção
Releia com atenção a letra da
canção “Só você” para entender bem o que ela diz. Em seguida, responda às
questões.
a) De que assunto trata a canção?
b) A qual público se dirige essa
canção: crianças, jovens, adultos? Justifique sua resposta.
c) Por quais situações passou a
pessoa que ama antes do encontro?
Cite versos.
d) Que verso, na canção, equivale
a uma declaração de amor? Sublinhe-o na letra da canção.
e) Qual recurso a canção usa para
tornar essa declaração bem evidente?
f) Ao ouvir e ler a canção, você
notou que existem versos ou conjunto de versos que se repetem? Que resultado o
compositor pretende alcançar com essa repetição?
2. Analisando palavras e expressões da letra
da canção
a) O verso “Demorei muito pra te
encontrar” pode ser facilmente compreendido. Ele indica para o ouvinte da
canção que havia tempo o eu lírico procurava alguém. Como você interpreta o
verso “Quantas vezes eu dancei”?
b) Nesse verso, que sentido tem o
verbo “dançar”?
c) Cite dois outros versos da
canção em que haja palavras em sentido figurado. Em seguida, explique o que
elas querem dizer.
3. Compreendendo a composição da
letra da canção.
Localize as informações do texto que
vocês acabaram de ler.
a) Autor do texto e da melodia
b) Papel social do produtor ao escrever
o texto
c) Interlocutor (para quem o texto
foi escrito)
d) Intérprete da canção
e) Estilo musical
4. Releia os versos da canção “Só
você”:
“Demorei muito pra te encontrar
[...] Eu fico louco com você”.
“Te abraço e sinto coisas que eu
não sei dizer / Só sinto com você”.
“Tava cansado de me preocupar /
Quantas vezes eu dancei”.
“E tantas vezes que eu só fiquei
/ Chorei, chorei”.
a) Quem fala na letra da canção:
um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?
b) O que você acha que levou
Vinicius Cantuária a compor essa canção nos anos 1980? Se possível, faça uma
pesquisa para descobrir.
c) Em sua opinião, um compositor
poderia compor uma canção fingindo ser uma mulher ou uma criança? Justifique
sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário