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domingo, 17 de março de 2024

AS CONCHAS DA SORTE - CONTO - ELIANA MARTINS

 AS CONCHAS DA SORTE

 

        Guardo a fotografia porque me faz lembrar de uma história que ocorreu há muito tempo, na

minha infância. Mas até hoje, se eu quiser, fecho os olhos e parece que tudo acontece de novo, tal a importância que teve para mim.

           Era verão. Eu tinha seis anos e meu irmão, Cadu, oito. Ele era um menino bonito e forte. Cabelos escuros e lisos, pele morena e olhos bem verdes.

Nessa época, eu me lembro de ficar um tempão em frente ao espelho, passando a escova no cabelo repetidas vezes para ver se meus cachinhos ficavam lisos, corno o cabelo do Cadu. Também não tinha olhos verdes. Os meus eram castanhos como os de outros milhões de crianças brasileiras.

           Mas o dono dos olhos verdes e dos cabelos lisos so­fria de bronquite alérgica. Porém, até aquele momento da nossa vida, nenhum médico havia descoberto qual alergia ele tinha. Podia ser a poeira, a poluição, pois a gente mo­rava na maior capital do país. Também podia ser alergia a pólen, a perfume... Enfim, o garoto era o maior alérgico de todos os tempos.

          O fato é que, de vez em quando, Cadu, do nada, co­meçava a espirrar, a tossir, e a casa virava um pandemônio. Lá iam meu pai e minha mãe com ele para o hospital.

         Um dia, no verão, o médico do meu irmão sugeriu que umas férias na praia fariam bem a sua saúde. Sol, banhos de mar e ar puro.

         Meu pai, que nunca descansava, porque achava que a empresa afundaria sem ele, decidiu tirar férias. Procu­rou uma imobiliária e alugou por um mês uma super casa legal, numa rua tranquila de uma cidade praiana.

         Minha mãe, animada com a novidade da companhia do marido e a perspectiva da melhora da bronquite do Cadu, preparou a viagem sem esquecer nenhum detalhe.

E lá fomos nós.

        A casa era gigante, pelo menos para mim, que a via com meus olhos de menino de seis anos.

         O Cadu estava ansioso para pegar uma onda. Ado­rava o mar. Mas eu tinha verdadeiro horror. O mar me metia medo. Me dava arrepios só de olhar.

          No primeiro dia de praia amanheci de mau humor.

          _ Vai, Maneco, não tenha medo! O mar não vai te engolir — meu pai disse, segurando meus braços e me pu­xando para dentro da água. — Faz que nem o Cadu. Olha só como ele pega onda!

          _ Não queroooooo!

         Que me importava se o queridinho da casa pegava onda?

Quer sim! Não viemos passar férias na praia pra você ficar na areia! — meu pai prosseguiu na sua ladainha.

          Mas eu, apavorado, continuei gritando... Até que mi­nha mãe deu um basta:

Deixe o menino! Um dia ele perde o medo do mar e pronto.

         Meu pai se convenceu, esquecendo o assunto.

         Em frente à casa que havíamos alugado estavam construindo um edifício. De tanto eu observar a constru­ção, acabei descobrindo que um dos pedreiros tinha um fi­lho quase da minha idade. Chamava-se Marcos e ia todos os dias para a obra com o pai. Fiquei amigo dele.

        Como em toda obra, havia um monte gigante de areia e outro de pedras. Fiquei encantado. Todas as manhãs, na hora de ir para a praia, eu dava um escândalo, pois queria ir brincar no monte de areia da obra.

          — Mas de que barro fizemos esse menino?! — dizia meu pai. — Onde já se viu?! Com uma praia imensa, cheia de areia, o Maneco prefere a areia da obra...

         Eu pensava, às vezes, que criança era mesmo feita de barro, tal era o jeito sério com que meu pai falava. Só tive certeza de que não quando minha mãe ficou grávida da minha irmãzinha.

Mas voltando ao caso da obra, e como eu morria de medo do mar, meus pais acabaram concordando em me deixar ficar em casa, com nossa babá. Iam à praia só com o Cadu. Quando eles viravam as costas, lá ia eu brincar com o Marcos na obra.

          Aprendi com ele a fingir que pedaços de pau eram barcos. Que o monte de areia era o mar. Os barcos subiam até ao topo, depois desciam escorregando, até atingir o monte de pedras, que era a terra firme. Brincávamos até nos fartar.

          Numa bela manhã de sol, depois que minha família foi para a praia, como sempre, fui brincar com Marcos. Encontrei ele levando umas conchas enormes

          — Bonitas, né? — disse ele.

         Eu só fiz que sim com a cabeça, sem tirar os olhos das conchas.


          _ Ouve só o som! — e encostou uma das conchas no meu ouvido.

          Incrível, mas parecia que o mar estava dentro dela. Aquele mar sim era legal. Não me metia medo.

         _ Como que o mar tá aí dentro? — perguntei. O Marcos pensou antes de responder e soltou:

         _ Porque estas são as conchas da sorte.

         _ Conchas da sorte?!

         _ Isso. Quem tiver estas conchas terá sorte pra resto da vida.

         Não sei se porque eu olhava fixo para as conchas, se porque o Marcos teve pena de ter tanta sorte nas mãos e eu não ter nenhuma, que acabou me dando duas das conchas.

         _ Toma, leva pra você. Pra sorte te acompanhar, que nem faz comigo.

Fiquei muito tempo ouvindo o som do mar com a concha no ouvido. Naquele dia, até ignorei nossos navios de toco de pau.

Na hora do almoço, pensei em mostrar meu presente para a família. Mas meus pais estavam ocupados em re­cordar as cambalhotas que o Cadu tinha dado na areia e as ondas que ele pegara. Fiquei na minha. Nada daquilo me importava mais. Eu é que tinha as conchas da sorte. Eu era o maior sortudo da casa.

Depois do almoço, arranjei uma caixa para guardar meu tesouro.

Fiz menção de sair para brincar na obra, mas minha mãe pediu para eu ficar brincando um pouco com o Cadu. Então, tive vontade de contar tudo pra ele, sobre as con­chas, sobre a sorte. Que o Cadu, agora, era irmão do maior sortudo da face da terra. Mas virei, mexi e não contei nada.

A tarde passou e quando a noite chegou, meu ir­mão começou a tossir. Tossiu tanto que perdeu o fôlego. E a cena que eu tinha visto tantas vezes se repetiu: papai e mamãe enfiando o Cadu no carro e indo procurar um pronto-socorro.

Me deixaram com a ajudante da casa. Sozinho no quarto, fiquei pensando que eu nunca iria parar em um hospital. Agora, como se não bastasse uma, era proprietá­rio de duas conchas da sorte. Teria saúde para a vida toda. Escondi a caixa das conchas debaixo da cama e tentei dor­mir. Mas não consegui.

Será que era justo um irmão ter tanta sorte e outro tanto azar? Era justo eu ter duas conchas e o Cadu nenhu­ma? Tudo bem que ele tinha olhos verdes, cabelos lisos, não tinha medo do mar e meus pais se orgulhavam tanto dele. Só que, coitado, era alérgico. Estava, sabia-se lá onde, no hospital da cidade, em plenas férias. Mas, se o filho do pedreiro tinha dado as conchas da sorte para mim, é porque eu é que merecia. Ponto-final. Virei pro outro lado e... não dormi. Aquilo ficou remoendo na minha cabeça.

Comecei a chorar. Sabia que o certo era eu dar uma concha pro meu irmão ter sorte também e não ficar mais doente. Por outro lado, não queria dar.

Tarde da noite, meus pais voltaram com o Cadu. Estava tudo bem. Minha mãe percebeu meus olhos ver­melhos.

— O que foi, Manequinho? Estava preocupado com seu irmão? Ele já melhorou. — e me pegou no colo.

Fiquei abraçado com minha mãe. E minha cabeça ainda martelava: dou ou não dou?

Aquele perfume de flor que exalava da minha mãe me fez decidir. Pulei do colo dela, peguei a caixa e tirei a concha maior e mais bonita. Fui até a cama do meu irmão e a dei para ele. Meu coração batia disparado, de tristeza e de felicidade juntas.

Meus pais e meu irmão me olharam sem entender. Então contei a história das conchas da sorte.

— Não é justo eu ter tanta sorte e você nenhuma, Cadu. Não me custa repartir.

Aquela foi a noite em que ganhei mais beijos em toda minha vida. E meu pai tirou uma foto, minha e do Cadu, abraçados e segurando cada um a sua concha da sorte.

RESPONDA 

  1.Antes de ler o texto leia o título AS CONCHAS DA SORTE. Sobre o que você acha que o texto ira falar?

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2. Quais são as personagens da história?

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3. Quem está contando a história?

__________________________________________________________________________

4. Que idade o Cadu tinha?

_____________________________________________________________

5. Qual idade o narrador tinha na época?

_____________________________________________________________

6. Quais as características físicas de Cadu?

____________________________________________________________________________

7. Que objeto aparece no início da história e no final como comprovação do acontecido?

____________________________________________________________________________

8. Qual era o problema de saúde da Cadu?

________________________________________________________________

9. Qual a profissão do pai de Marcos

___________________________________________________________________

10. Quando aconteceu a história?

___________________________________________________________________

11. Em que lugar aconteceu a história?

__________________________________________________________________________

12. Qual era o apelido do narrador?

__________________________________________________________________________

13. Por que o narrador preferia brincar no monte de areia?

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14. Que sentimento o narrator tinha em relaçao ao irmão? Justifique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15. As conchas da sorte trouxe algum tipo de sorte para o narrador? Justifique.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16. Complete os espaços com uma das letra entre parenteses.

a) E___ALAVA (z,x)

b) ME___I  (x, ch)

c) CAI___A (x, ch)

d) PU___ANDO (x,ch)

e) DEBAI___O (x, ch)

f) A VIA___EM  (g, j)

g) PRO___EGUIR (s, ss)

h) IMEN___A  (ç, ss, s)

i) SU___ERIU  (g,j)

j) CERTE__A (s,z)

17. Acentue as palavras se necessário.

a) ESCANDALO

b) SORTE

c) INFANCIA

d) HOSPITAL

e) HISTORIA

f) HORROR

g) ALERGICO

h) HUMOR

I) FAMILIA

J) FOLEGO


sexta-feira, 8 de março de 2024

XIXI NA CALÇA CONTO

 XIXI NA CALÇA (WALCYR CARRASCO)

LIVRO: "HISTÓRIAS PARA A SALA DE AULA" (EDITORA MODERNA)

https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_prova/74610/exercito-2017-cmc-aluno-do-colegio-militar-ef-portugues-prova.pdf

          Aos 9 anos, eu tinha uma professora muito brava. Não sem motivo. Boa parte dos alunos pedia para ir ao banheiro somente para fugir. Eu era dos mais quietinhos. Certo dia me deu uma vontade tremenda de fazer xixi. Ergui o braço. Era o terceiro querendo sair. Ouvi um sonoro "não". Foi um desespero. Tentava segurar a vontade. O final do período se aproximava. Torcia as pernas e me remexia. Os minutos pareciam mais lentos! De repente, aconteceu!

          Senti um calorzinho nas pernas e uma bruta sensação de alívio. Relaxei. Minhas calças, minhas meias, molhadas! Ainda tive esperança. Minha carteira era ao lado da parede. Talvez ninguém notasse a enorme poça embaixo dos meus pés!

          Que idéia! Dali a pouco um colega gritou:

          – Ih, ele fez xixi na calça!

          – Não fiz, não! – retruquei.

          Os outros olharam. A professora se aproximou. Gritei:

          – Foi o menino da frente!

          – Eu, não! – defendeu-se ele. – Olha, as meias dele estão molhadas!

          Ela abanou a cabeça, incrédula.

          – Por que não pediu para sair?

          – A senhora não deixou!

          – Devia ter insistido!

          Tocou o sinal. Peguei a mochila. Meias pingando, uma enorme roda úmida no bumbum!

          A infância é cruel. Saí da classe com a molecada gritando atrás:

          – Ele fez xixi na calça! Ele fez xixi na calça!

         Na frente do prédio, quis esconder a mancha do traseiro com a mochila. Inútil.

         – Xixi, olha o xixi! – mostravam os alunos.

        Todos riam! Morava a poucas quadras dali. Corri, com a mochila batendo nas coxas. Ah, que vergonha!

        No caminho, encontrei alguns amigos, não informados da tragédia.

        – Ih, você está todo molhado! – comentou um deles.

        – Escorreguei no chão quando a faxineira estava lavando! – menti.

        – É nada, é xixi! – dedou outro.

       Corri ainda mais depressa! Nunca, nunca mais queria voltar às aulas!

       Mamãe tinha um pequeno bazar. Morávamos nos fundos. Entrei pela loja. Ela estava sozinha no balcão. Lamentei-me, angustiado.

       – Fiz xixi na calça!

       – É brincadeira? – espantou-se.

       Mostrei. Preparei-me para a bronca. Minha sensação era de culpa, pavor! Mas mamãe ficou calma.

       – Entra depressa. Toma um banho! Ponha roupa limpa!

       Deu uma fugidinha da loja. Botou a calça de molho. Serviu o almoço. De tanta angústia, eu quase chorava:

       – Nunca, nunca mais vou para a escola! Vou parar de estudar!

       Ela brincou com meus cabelos.

       – Isso não foi nada. Se mexerem com você, não ligue. Só se esforce para nunca mais acontecer.

       – Então vou morar com a vovó, em outra cidade!

       – De jeito nenhum! Não suportaria ficar longe de meu filho! 

        Aos poucos, me acalmou. Transformou o drama em brincadeira. De noite, quando papai chegou, voltou ao assunto. Até consegui dar risada.

        Estava certa. Ninguém continuou me infernizando. Não fui o primeiro, nem o último, a fazer xixi em plena aula!

        Agora, depois de tanto tempo, lembro das vezes em que desabafava com ela. Também era ótimo dividir os grandes momentos. Um novo emprego, por exemplo. No telefone, sua voz animada.

        – Que bom! Você vai ganhar melhor! 

       Às vezes, quando acontece uma coisa importante, meu primeiro impulso é lhe telefonar. Em seguida, meu coração se aperta. Lembro que não está mais do outro lado. Como posso esquecer, até por um instante? Descobri o motivo. Podia contar com mamãe, como os filhos nunca deixam de contar. Ela ficaria do meu lado, como no dia em que fiz xixi na calça! Não é a memória que me trai, mas a saudade. Seu amor deixou uma lacuna que nunca vou preencher. Seja algo bom ou ruim, sempre terei vontade de compartilhar com ela.

 

 

       1. Na oração: “Ela ficaria do meu lado”, (linha 35), o pronome pessoal do caso reto destacado substitui, no parágrafo, a palavra:

(A) diretora

(B) monitora

(C) coordenadora

(D) mamãe

(E) professora

 

2. Na linha 37, último parágrafo, as palavras bom e ruim são usadas como:

(A) parônimas

(B) sinônimas

(C) antônimas

(D) homônimas

(E) homófonas

 

3. A expressão “Ela brincou com meus cabelos” (linha 25), indica que a mãe provavelmente:

(A) zombou do filho.

(B) puxou os cabelos do filho.

(C) cortou o cabelo do filho.

(D) castigou severamente o filho.

(E) fez um carinho na cabeça do filho.

 

4. A ideia predominante que se pode atribuir ao personagem principal ao término do texto é a de um:

(A) homem que perdeu contato com a mãe.

(B) homem que sente saudades da mãe.

(C) homem que sente saudades da escola.

(D) menino que odiava a escola.

(E) menino amedrontado, pois sofria bullying na escola.

 

5. O motivo de a mãe do personagem não estar mais “do outro lado” (linha 33) é:

(A) não ter celular ou telefone em casa.

(B) não querer mais contato com o filho.

(C) ter viajado para outro país.

(D) a mãe do personagem ter falecido.

(E) o filho não confiar tanto nela como antes.

 

6. Nos trechos “— Fiz xixi na calça!” “— É brincadeira?” [...] (linhas 17 e 18). O sinal em destaque, travessão (—), é utilizado para indicar a:

(A) fala de uma única personagem.

(B) mudança de ideia do personagem.

(C) fala do amigo do personagem.

(D) paciência do protagonista ou a mudança de humor do interlocutor nos diálogos. (E) indica a fala do protagonista e da sua mãe.

 

7. Nas linhas 25 e 26, na frase “Aos poucos me acalmou, porque eu estava muito nervoso.”, considerando as diferentes grafias da palavra porque, assinale a alternativa em que seu emprego está de acordo com a norma formal.

(A) Sou feliz porque você está aqui.

(B) Não sei porque!

(C) Porque você chegou tarde?

(D) Você está rindo porque?

(E) Foi explicado o porque você faltou

 

8. No trecho “Estava certa. Ninguém continuou me inferniznndo.” (linha 28), a palavra destacada, no contexto, equivale a:

(A) preconizando

(B) apaziguando

(C) lamentando

(D) reclamando

(E) perturbando

 

9. “Mostrei. Preparei-me para a bronca. Minha sensação era de culpa, pavor! Mas mamãe ficou calma.” (linhas 19 e 20). Qual das alternativas abaixo mantém o mesmo sentido do fragmento acima?

(A) Mostrei. Preparei-me para a bronca. Minha sensação era de culpa, pavor! Portanto mamãe ficou calma.

(B) Mostrei. Preparei-me para a bronca. Minha sensação era de culpa, pavor! Porém mamãe ficou calma.

(C) Mostrei. Preparei-me para a bronca. Minha sensação era de culpa, pavor! Visto que mamãe ficou calma.

(D) Mostrei. Preparei-me para a bronca. Minha sensação era de culpa, pavor! Quando mamãe ficou calma.

(E) Mostrei. Preparei-me para a bronca. Minha sensação era de culpa, pavor! Contanto mamãe ficou calma.

sexta-feira, 1 de março de 2024

O MENINO PROVA BRASIL DESCRITORES PARTE I

 Aluno:....................................................................................................turma............data.............Nº.....

 O menino

      Vou fazer um apelo. É o caso de um menino desaparecido. 

       Ele tem 11 anos, mas parece menos; pesa 30 quilos, mas parece menos; é brasileiro, mas parece menos. 

       É um menino normal, ou seja: subnutrido, desses milhares de meninos que não pediram pra nascer; ao contrário: nasceram pra pedir. 

       Calado demais pra sua idade, sofrido demais pra sua idade, com idade demais pra sua idade. É, como a maioria, um desses meninos de 11 anos que ainda não tiveram infância. 

       Parece ser menor carente, mas, se é, não sabe disso. Nunca esteve na Febem, portanto, não teve tempo de aprender a ser criança-problema. Anda descalço por amor à bola. 

       Suas roupas são de segunda mão, seus livros são de segunda mão e tem a desconfiança de que a sua própria história alguém já viveu antes. 

       Do amor não correspondido pela professora, descobriu que viver dói. Viveu cada verso de "Romeu e Julieta", sem nunca ter lido a história. 

       Foi Dom Quixote sem precisar de Cervantes e sabe, por intuição, que o mundo pode ser um inferno ou uma badalação, dependendo se ele é visto pelo Nelson Rodrigues ou pelo Gilberto Braga. 

       De seu, tinha uma árvore, um estilingue zero quilômetro e um pássaro preto que cantava no dedo e dormia em seu quarto. 

       Tímido até a ousadia, seus silêncios gritavam nos cantos da casa e seus prantos eram goteiras no telhado de sua alma. 

       Trajava, na ocasião em que desapareceu, uns olhos pretos muito assustados e eu não digo isso pra ser original: é que a primeira coisa que chama a atenção no menino são os grandes olhos, desproporcionais ao tamanho do rosto. 

       Mas usava calças curtas de caroá, suspensórios de elástico, camisa branca e um estranho boné que, embora seguro pelas orelhas, teimava em tombar pro nariz. 

       Foi visto pela última vez com uma pipa na mão, mas é de todo improvável que a pipa o tenha empinado. Se bem que, sonhador do jeito que ele é, não duvido nada.

       Sequestrado, não foi, porque é um menino que nasceu sem resgate. 

        Como vocês veem, é um menino comum, desses que desaparecem às dezenas todos os dias. 

       Mas se alguém souber de alguma notícia, me procure, por favor, porque... ou eu encontro de novo esse menino que um dia eu fui, ou eu não sei o que vai ser de mim. 

 

(Chico Anysio. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultura/um-autorretrato-inedito-de-chico-anysio-4428439. Acesso em: 27/6/2014.)

 

(D6) - 1. O texto O MENINO é um autorretrato em forma de anúncio. Marque a alternativa que indica qual o TEMA do texto.

a) o desaparecimento de um menino.

b)as aventuras e peripécias do menino

c) a pouca atenção dada infância no Brasil

d) A infância difícil desse menino.

(D1) - 2. De acordo com o texto a única afirmação correta é:

a) os pais do menino fazem um apelo para encontra-lo

a) ele foi visto por Nelson Rodrigues.

c) esteve na Febem

d) sentia amor pela professora.

(D16) - 3. há presença de HUMOR na alternativa:

a) é de todo improvável que a pipa o tenha empinado.

b) é um menino normal

c) é o caso de um menino desaparecido

d) é como a maioria

(D2) - 4. No fragmento " o mundo pode ser um inferno ou uma badalação, dependendo se ele é visto pelo Nelson Rodrigues ou pelo Gilberto Braga" o pronome pessoal destacado se refere a:

a) menino

b) mundo

c) Cervantes

d) Nelson Rodrigues

(D3) - 5. "Vou fazer um apelo" A palavra em destaque nesse fragmento só NÃO pode ser trocada por:

a) uma súplica

b) um pedido

c) um rogo

d) uma reflexão

(D4) - 6. Podemos inferir que o menino:

a) havia sofrido muito

b) andava descalço, mas tinha calçado

c) era muito calado

d) andava descalço, por amor a bola

(D14) - 7. O fragmento do texto em que NÃO há opinião é;

a) "Calado demais para sua idade"

b) "um desses meninos de onze anos"

c) "sofrido demais pra sua idade"

d) "Parece ser menor carente"

(D17) - 8. Viveu cada verso de "Romeu e Julieta"   o emprego de aspas nesse fragmento se justifica por:

a) Ser o nome de uma obra literária

b) ser uma gíria ou expressão popular

c) ser um estrangeirismo, ou seja, palavra de outro idioma

d) ser um neologismo, ou seja, palavra nova

(D12) - 9. A alternativa que indica uma finalidade desse texto é:

a) encontrar o menino, que até hoje não apareceu

b) refletir sobre como algumas crianças são tratadas no país

c) criticar a falta de educação das crianças hoje em dia

d) criticar o abandono de crianças pelos pais

(D19) - 10. " Calado demais pra sua idade, sofrido demais pra sua idade, com idade demais pra sua idade" A repetição da palavra demais foi empregada para:

a) dar ênfase

b) mostrar monotonia

c) demonstrar preocupação.

d) indicar repetição de ideias.


 GABARITO

1.C

2.D

3.A

4.B

5.D

6.B

7.B

8.A

9.B

10.A

_________________________________________________

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O ASSALTO VERISSIMO PROVA BRASIL DESCRITORES PARTE II

 

Aluno:______________________________________________________turma:____data___

O ASSALTO  (LUIS FERNANDO VERISSIMO)

          Quando a empregada entrou no elevador, o garoto entrou atrás. Devia ter uns dezesseis anos, dezessete anos. Preto. Desceram no mesmo andar. A empregada com o coração batendo. O corredor estava escuro e a empregada sentiu que o garoto a seguia. Botou a chave na fechadura da porta de serviço, já em pânico. Com a porta aberta virou-se de repente e gritou para o garoto:

          – Não me bate!

          – Senhora?

          – Faça o que quiser, mas não me bate!

          – Não senhora, eu… A dona da casa veio ver o que estava havendo. Viu o garoto na porta e o rosto apavorado da empregada e recuou, até pressionar as costas na geladeira.

          – Você está armado?

          – Eu? Não.

          A empregada, que ainda não largara o pacote de compras, aconselhou a patroa sem tirar os olhos do garoto:

          – É melhor não fazer nada, madame. O melhor é não gritar.

          – Eu não vou fazer nada, juro! – disse a patroa, quase aos prantos. – Você pode entrar. Pode fazer o que quiser. Não precisa usar de violência.

          O garoto olhou de uma mulher para a outra. Apalermado. Perguntou:

           – Aqui é o 712?

          – O que você quiser. Entre. Ninguém vai reagir.

          O garoto hesitou, depois deu um passo para dentro da cozinha. A empregada e a patroa recuaram ainda mais. A patroa esgueirou-se pela parede até chegar à porta que dava para a saleta de almoço. Disse:

          – Eu não tenho dinheiro, mas meu marido deve ter. Ele está em casa. Vou chamá-lo. Ele lhe dará tudo.

          O garoto também estava com os olhos arregalados. Perguntou de novo:

          – Este é o 712? Me disseram que era para pegar umas garrafas no 712.

          A mulher chamou com voz trêmula:

          – Henrique!

          O marido apareceu na porta do gabinete. Viu o rosto da mulher, o rosto da empregada e o garoto e entendeu tudo. Chegou à hora, pensou. Sempre me indaguei como me comportaria no caso de um assalto. Chegou a hora de tirar a prova.

          – O que você quer? – perguntou, dando-se conta em seguida do ridículo da pergunta. Mas sua voz estava firme.

          – Eu disse que você tinha dinheiro – falou a mulher.

          – Faço um trato com você – disse o marido ao garoto – dou tudo de valor que tenho em casa, contanto que você não toque em ninguém.

E se as crianças chegarem de repente? Pensou a mulher. Meu Deus, o que esse bandido vai fazer com as minhas crianças? O garoto gaguejou:

          – Eu… eu… é aqui que tem umas garrafas para pegar?  (...)

          – Não é para agradar, mas eu compreendo você. Você é uma vítima do sistema. Deve estar pensando: “Esse burguês cheio da nota está querendo me conversar”, mas não é isso não. Sempre me senti culpado por viver bem no meio de tanta miséria. Pode perguntar para minha mulher. Eu não vivo dizendo que tenho casa. Não somos ricos. Somos, com alguma boa vontade, da classe média alta. Você tem razão. Qualquer dia também começamos a assaltar para poder comer. Tem que mudar o sistema. Tome.

          O garoto pegou o dinheiro meio sem jeito.

          – Olhe, eu só vim pegar as garrafas…

          – Sônia, busque as suas joias. Ou melhor, vamos todos buscar as joias. Os quatros foram para a suíte do casal. O garoto atrás. No caminho ele sussurrou para a empregada:

          – Aqui é o 712? Me disseram para pegar umas garrafas…

          – Nós não temos mais nada, confie em mim. Também somos vítimas do sistema. Estamos do seu lado. Por favor, vá embora! (O analista de Bagé. Porto Alegre, L& PM, 1981.)

(D6) - 1. O texto O ASSALTO  é uma crônica. Marque a alternativa que indica qual o TEMA do texto.

a) desigualdade social

b) violência contra mulher

c) preconceito

d) miséria

(D1) - 2. De acordo com o texto a única afirmação correta é:

a) o corredor estava iluminado.

b) o nome do garoto era Henrique

c) as crianças chegaram de repente

d) O garoto só tinha ido pegar umas garrafas

(D16) - 3. Há presença de HUMOR na alternativa;

a) o que esse bandido vai fazer com as minhas crianças?

b) Esse burguês cheio da nota está querendo me conversar

c) Qualquer dia também começamos a assaltar para poder comer

d) Pode perguntar para minha mulher

(D2) - 4. No fragmento "Ele está em casa. Vou chamá-lo. Ele lhe dará tudo." o pronome pessoal do caso reto destacado se refere a:

a) menino

b) marido

c) empregada

d) dinheiro

(D3) - 5. ". A patroa esgueirou-se pela parede até chegar à porta: " A palavra em destaque nesse fragmento só NÃO pode ser trocada por:

a) afastou-se

b) evadiu-se

c) retirou-se

d) admirou-se

(D4) - 6. De acordo com o texto só NÃO podemos INFERIR que:

a) a empregada tinha preconceito

b) a mulher era preconceituosa

c) o menino era preconceituoso.

d) o homem era preconceito

(D14) - 7. O fragmento do texto em que NÃO há OPINIÃO é;

a) " Devia ter uns dezesseis anos,"

b) " perguntou, dando-se conta em seguida do ridículo da pergunta. "

c) " Você é uma vítima do sistema. "

d) " No caminho ele sussurrou para a empregada "

(D17) - 8.  "Esse burguês cheio da nota está querendo me conversar" o emprego de ASPAS nesse fragmento se justifica por:

a) indicar nome de uma obra literária

b) indicar o que o menino poderia estar pensando

c) indicar a presença de estrangeirismos

d) indicar a presença de neologismos.

(D12) - 9. A alternativa que indica uma FINALIDADE desse texto é:

a) refletir sobre a concentração de pobreza

b) refletir sobre a concentração de riqueza

c) refletir sobre o consumismo

d) refletir sobre o racismo

(D11) - 10. A alternativa que apresenta uma circunstância de TEMPO é :

a) Quando a empregada entrou no elevador

b) é aqui que tem umas garrafas para pegar? 

c) Ele está em casa

d) Desceram no mesmo andar

(D17) 11. “– Não me bate!” O ponto de exclamação nesse fragmento indica:

a) dúvida

b) espanto

c) medo

d) alegria

(D10) - 12. Qual das alternativas não apresenta uma personagem da crônica O Assalto?

a) Luis Fernando Veríssimo

b) Henrique

c) Sônia

d) a empregada

(D2) – 13. A palavra que não se refere a dona da casa é:

a) Sônia

b) senhora

c) empregada

d) mulher

 (D1) - 14. De acordo com o número do apartamento 712 podemos afirmar que o andar do prédio era:

a) era o décimo segundo

b) era o primeiro

c) era o segundo

d) era o sétimo

GABARITO

1. C

2. D

3. C

4. B

5. D

6. C

7. D

8. B

9. D

10.A

11. C

12. A

13. C

14. A
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Sugestões ou correções, postar nos comentários!

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

CALEIDOSCÓPIO - ALEXANDRA LEVY - ATIVIDADE

 

1. EU

 

          Meu nome é Clara. Tenho quase 14 anos. Tenho muitas dúvidas e algumas certezas. Minha maior certeza é: vou morrer algum dia.

Minha maior dúvida é: será que sou normal?

 

2. JORGE

 

          Você pode estar achando minha dúvida esquisita, mas não é, e vou explicar por quê.

          Minha dúvida tem um nome: Jorge.

          Jorge é meu primo. Ele é um menino muito legal e eu gosto muito dele. Quando Jorge nasceu, aconteceu alguma coisa que eu nunca entendi direito, apesar de minha mãe já ter me explicado mais de mil vezes.

          Ele nasceu com algum negócio no coração, os médicos fizeram sei lá o quê e o cérebro dele ficou um tempo sem oxigênio.

          O coração ficou perfeito, mas o cérebro não...

          Meu primo parece um menino igual aos outros, faz coisas que os outros também fazem, mas ele é diferente.

          Nunca consegui descobrir se ele sabe disso. Se sabe que é diferente.

          Ele vai vivendo a vida e nunca ninguém toca nesse assunto.

          É por isso que me pergunto: será que eu também sou diferente?

          E se quando eu nasci aconteceu alguma coisa que deixou o meu cérebro diferente? Ninguém iria me contar, certo? Nem falar sobre isso, como fazem com o Jorge. Como vou saber?

 

          3. CONFISSÕES

 

           Ás vezes, meu primo faz algumas coisas esquisitas.

          Outro dia, ele ficou repetindo uma história várias vezes, sem parar.

          Todos ouviam com atenção e acho que ele nem percebeu que aquilo estava ficando estranho.

          Mas a vovó também faz isso, conta as mesmas histórias várias vezes, e ela me parece bem normal.

          Eu não fico repetindo as coisas, pelo menos acho que não. De qualquer maneira, já decidi o que vou fazer.

          Vou contar algumas passagens da minha vida, prometo que vou tentar ser o mais sincera possível e, depois você vai me dizer se sou normal ou não.

          Conto com sua sinceridade também.

 

4. CATÁSTROFE

 

 Vou começar com uma catástrofe que é para você já ir sentindo o drama de ter uma ideia bem clara de alguns absurdos que eu faço.

          Era o dia do meu aniversário, eu ia fazer 13 anos e dar uma festa para comemorar.

          Estava apavorada, com medo de que não viesse ninguém. Eu realmente não queria passar pelo mesmo sufoco que a Denise. A festa dela foi um desastre. Até apareceram alguns gatos pingados, mas nem chegaram a esquentar o sofá. Mal entraram, logo saíram. Não adiantou nem mesmo a Denise ficar oferecendo coisas. Ela tinha preparado umas comidas deliciosas. Nem quiseram esperar chegar mais gente. Sei porque eu estava lá. E ela fez questão de colocar um milhão de fotos minhas no instagram, Em várias posições, para parecer que tinha mais gente. Claro que a Ana Paula não foi. Se ela tivesse ido, aposto que a festa bombaria e tenho certeza de que a Denise não ia se dar ao trabalho de colocar nenhuma foto minha no insta.

          Depois de muito investigar na escola, descobri que bastante gente viria a minha festa, o que me deixou um pouco mais tranqüila, mas não muito, porque as pessoas sempre podem mudar de ideia.

          Fui até o salão de beleza fazer as unhas e escova no cabelo. Chegando lá, não tinha nenhuma manicure disponível, então me sentei no sofá, peguei uma revista e esperei minha vez.

          Qual não foi minha surpresa quando, após vinte minutos de espera, vejo a Ana Paula entrar no salão, conversar com a recepcionista e ser atendida na mesma hora.

          Ela nem sentou no sofá.

          Só para ajudar a entender a situação, preciso contar que a Ana Paula é a menina mai bonita da escola. Mentira, ela é a menina mais bonita do mundo.

          Fiquei sentada ali, revoltada, indignada, vendo aquela magrela estonteante passar reto por mim e se sentar na cadeira da manicure que eu estava esperando vagar.

          Pensei em fazer um escândalo, mas me segurei.

          Depois, pensei em reclamar educadamente, mas também desisti, pois achei que, se eu falasse alguma coisa, ela poderia mudar de ideia e decidir não ir a minha festa.

          Nenhuma festa é sucesso se a Ana Paula não for, então achei melhor ficar quieta...

          Eu até poderia faltar na minha festa e provavelmente ninguém iria perceber, mas ela tinha que ir.

          Então, fiquei ali, esperando feito uma panaca, roendo as minhas pobres unhas.

          O pior de tudo é que depois que a Ana Paula foi embora, sem nem olhar para mim, eu me sentei na cadeira da manicure e pedi para passar o mesmo esmalte que ela, no restinho de unha que sobrou!

 

 

 

1. Faça uma descrição curta de quem é você semelhante a que a personagem fez.

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2. Assinale a alternativa ERRADA sobre Jorge.:

a) Jorge é igual aos outros meninos.

b) faz coisa que os outros meninos fazem

c) é primo da narradora.

d) nasceu com um problema no coração.

 

3. Qual das frases abaixo NÃO indica uma dúvida da narradora?

 

 

a) Ele vai vivendo a vida e nunca ninguém toca nesse assunto.

b) será que eu também sou diferente?

c) E se quando eu nasci aconteceu alguma coisa que deixou o meu cérebro diferente?

d) Ninguém iria me contar, certo?

 

4. No texto a palavra confissões se refere:

a) Ao primo fazer algumas coisas esquisitas.

b) À vovó contar uma história várias vezes.

c) Às passagens sobre a vida da menina que ela irá contar.

d) Ao fato do menino não perceber que estava estranho ele ficar contando a mesma história.

 

 

5. A catástrofe a que a menina se refere é o fato de :

a) O fracasso da festa da Denise, pois não foi quase ninguém.

b) A Ana Paula ter sido atendida primeiro na manicure.

c) A Ana Paula não ter falado com ela.

d) A Denise ter colocado um milhão de fotos dela no instagram.

 

6. “Então, fiquei ali, esperando feito uma panaca, roendo as minhas pobres unhas.” O adjetivo pobres nesse fragmento significa:

a) sem recursos

b) sem dinheiro

c) coitado

d) pequeno

 

7. Marque a alternativa que não apresenta um EXAGERO.

a) ele ficou repetindo uma história várias vezes

b) apesar de minha mãe já ter me explicado mais de mil vezes.

c) Vou começar com uma catástrofe que é para você já ir sentindo o drama

d) Mentira, ela é a menina mais bonita do mundo.

 

8. “Até apareceram alguns gatos pingados, mas nem chegaram a esquentar o sofá.” De acordo com o fragmento:

a) vieram poucas pessoas, mas demoraram.

b) vieram muitas pessoas e foram embora rápido.

c) vieram poucas pessoas e foram, embora rápido

d) vieram muitas pessoas e demoraram a ir embora.

 

9. “O coração ficou perfeito, mas o cérebro não...” Os três pontos nessa frase indicam a omissão da palavra:

a) ficou

b) mudou

c) pensou

d) bateu

 

10. Em qual das alternativas abaixo  NÃO    palavra que indique a conversa da narradora com o leitor?

a) Você pode estar achando minha dúvida esquisita

b) Conto com sua sinceridade também.

c) Vou começar com uma catástrofe que é para você já ir sentindo o drama

d) Ele é um menino muito legal e eu gosto muito dele.

MIRÍADE - AUTORRETRATO - RENATA BUENO - ATIVIDADES

 

MIRÍADE

          Hoje o espelho me diz: preto e branco; ainda ontem eu era furta-cor, amanhã serei azul-céu? Não sou hoje a pessoa que fui ontem, nem amanhã serei igual à pessoa que sou hoje, é fato. O que me acontecer num dia e noutro, susto ou alegria, é pincelada nova na imagem. Estranha crença, essa, de acreditar nos retratos dos documentos de identidade. Uma única foto, o que sabe da gente? Somos apenas as características apreendidas num clique?

        

         AUTORRETRATO ajuda a compreender a multiplicidade de EUS que toda a gente carrega. Em rico processo de composição com papeis, tecidos, palavras e outras referências, Renata Bueno explora o campo dos retratos que os artistas fazem de si, ao longo dos tempos. Dialoga com as muitas pessoas que somos, na trilha de exemplos passados, Picasso, Mario de Andrade, Frida kahlo. A autora, artista plural e talentosa, amiga de representar rostos, joga com aquilo que faz de cada ser um ente original, entregue ao dinamismo da vida. Em experiências que vão ajudar leitores e leitoras de todas as idades a se reconhecerem também plurais e diferentes, e usando a técnica de cortar o papel com as mãos, Renata retira partes da realidade à volta, ou bem lá de dentro de histórias e sentimentos, e os traz para os retratos de si mesma, nos quais se mostra a necessária interlocução com o outro. Como a vida só está pronta quando acaba, autorretrato muda e transmuda : saber de si é inesgotável.  

 

 Nilma Lacerda- escritora, pesquisadora e professora

 

1. Você sabe o que é um autorretrato? Comente.

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2. De acordo com o início segundo parágrafo, qual a finalidade do autorretrato?

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3. “Não sou hoje a pessoa que fui ontem, nem amanhã serei igual à pessoa que sou hoje, é fato.” O que a autora do texto quer dizer com essa frase?

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4. Agora registre abaixo seus gostos, medos e sonhos.

a) O que mais gosto de fazer é

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b) Minha diversão preferida é

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c) O programa de televisão de que mais gosto é

_____________________________________________________________

d) Minha comida predileta é

_____________________________________________________________

e) Meus amigos mais queridos são

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f) Eu não gosto de

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g) Tenho medo de

____________________________________________________________

h) Meu sonho é

_____________________________________________________________

i) Eu adoro

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5. A palavra azul-céu (azul da cor do céu) na língua portuguesa é invariável, não tem plural. Qual das palavras abaixo não tem plural pelo mesmo motivo.

a) Saia vermelho-sangue.

b) Tecido amarelo-limão.

c) Causa verde-musgo

d) Cabelo castanho-escuro.

 

6. Qual das palavras abaixo não apresenta um antônimo?

a) branco/preto

b) hoje/ontem

c) susto/alegria

d) plural/singular

 Assinale a alternativa em que a palavra foi empregada em sentido real, literal.

 

 

7. Hoje o espelho me diz: preto e branco; ainda ontem eu era furta-cor, amanhã serei azul-céu? O fragmento destacado indica uma;

a) certeza

b) dúvida

c) ordem

d) pedido

 

8. O primeiro parágrafo é uma citação (fala) de:

a) Renata Bueno

b) Nilma Lacerda

c) Mario de Andrade

d) Frida kahlo

 

9. O título do texto Miríade só NÃO significa:

a) dez mil

b) multidão

c) infinidade

d) apenas um

 

10. “Como a vida só está pronta quando acaba” Esse fragmento indica que

a) A vida nunca muda.

b) Na vida é muito ruim morrer.

c) Na vida seus pais sempre te amarão.

d) A vida muda constantemente.

ATIVIDADES SOBRE O MESMO ASSUNTO:

https://professordiorges.blogspot.com/2022/09/auto-retrato.html

https://professordiorges.blogspot.com/2019/05/texto-o-menino-cereja-pag-13.html




 

 

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

CONTEXTO OU COTEXTO

CONTEXTO / COTEXTO



 1. CONTEXTO – BIFE = PEDAÇO GRANDE DA CUTÍCULA. LEVA EM CONTA O ESPAÇO, AS PESSOAS ENVOLVIDAS, A SITUAÇÃO, 

2. COTEXTO – BIFE = CARNE = NÃO LEVA EM CONTA O ESPAÇO, AS PESSOAS ENVOLVIDAS, A SITUAÇÃO,









1. CONTEXTO – TOCA BAIXO, DESGRAÇADO = BAIXAR O VOLUME

2. COTEXTO – TOCA BAIXO, DESGRAÇADO = TOCAR O INSTRUMENTO CHAMADO DE BAIXO.

 









 1. CONTEXTO = DE GATO EU NÃO GOSTO = NÃO GOSTO DE CARNE DE GATO.

 2. COTEXTO = DE GATO EU NÃO GOSTO = NÃO GOSTO DE GATOS= ANIMAL.

CONTEXTO OU COTEXTO

1. CONTEXTO = ENVOLVE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DENTRO DE UM ESPAÇO, TEMPO, TIPO PESSOAS ENVOLVIDAS, ...

 2. COTEXTO = ENVOLVE A POLISSEMIA , PLURAL, POSIÇÃO DO ADJETIVO:

A) A NOTÍCIA CORRE = ESPALHA

B) O ATLETA CORRE =  LOCOMOVE

C) O TEMPO CORRE = PASSA RÁPIDO

OBSERVE QUE OS FRAGMENTOS A,B,C, FORAM ANALISADOS FORA DE UM CONTEXTO. FOI OBSERVADO SÓ O COTEXTO.

 

CONCLUSÃO: 

CONTEXTO = RELAÇÃO DENTRO DE UM TEXTO: INFLUENCIADA PELO ESPAÇO, AS PERSONAGENS, DENTRO DE UMA SITUAÇÃO COMUNICATIVA.

COTEXTO = RELAÇÃO DENTRO DE UM FRASE OU TEXTO = FORA DO CONTEXTO. SEM LEVAR EM CONTA   AS PERSONAGENS, O ESPAÇO, O TEMPO.


SE EU DISSER "A CASA ESTÁ SUJA"  DIANTE DE MINHA EMPREGADA O CONTEXTO LEVARÁ ELA A ENTENDER QUE É PARA ELA  LIMPAR. 

SE ELA OBSERVAR SÓ A FRASE, "A CASA ESTÁ SUJA" SÓ O COTEXTO, ELA NÃO ENTENDERÁ QUE É PARA LIMPAR.

SUGESTÕES, CORREÇÕES OU DÚVIDAS, POSTAR NOS COMENTÁRIOS.