PáginasDESCRITOR

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

MIRÍADE - AUTORRETRATO - RENATA BUENO - ATIVIDADES

 

MIRÍADE

          Hoje o espelho me diz: preto e branco; ainda ontem eu era furta-cor, amanhã serei azul-céu? Não sou hoje a pessoa que fui ontem, nem amanhã serei igual à pessoa que sou hoje, é fato. O que me acontecer num dia e noutro, susto ou alegria, é pincelada nova na imagem. Estranha crença, essa, de acreditar nos retratos dos documentos de identidade. Uma única foto, o que sabe da gente? Somos apenas as características apreendidas num clique?

        

         AUTORRETRATO ajuda a compreender a multiplicidade de EUS que toda a gente carrega. Em rico processo de composição com papeis, tecidos, palavras e outras referências, Renata Bueno explora o campo dos retratos que os artistas fazem de si, ao longo dos tempos. Dialoga com as muitas pessoas que somos, na trilha de exemplos passados, Picasso, Mario de Andrade, Frida kahlo. A autora, artista plural e talentosa, amiga de representar rostos, joga com aquilo que faz de cada ser um ente original, entregue ao dinamismo da vida. Em experiências que vão ajudar leitores e leitoras de todas as idades a se reconhecerem também plurais e diferentes, e usando a técnica de cortar o papel com as mãos, Renata retira partes da realidade à volta, ou bem lá de dentro de histórias e sentimentos, e os traz para os retratos de si mesma, nos quais se mostra a necessária interlocução com o outro. Como a vida só está pronta quando acaba, autorretrato muda e transmuda : saber de si é inesgotável.  

 

 Nilma Lacerda- escritora, pesquisadora e professora

 

1. Você sabe o que é um autorretrato? Comente.

______________________________________________________________

 

2. De acordo com o início segundo parágrafo, qual a finalidade do autorretrato?

______________________________________________________________

 

3. “Não sou hoje a pessoa que fui ontem, nem amanhã serei igual à pessoa que sou hoje, é fato.” O que a autora do texto quer dizer com essa frase?

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Agora registre abaixo seus gostos, medos e sonhos.

a) O que mais gosto de fazer é

_____________________________________________________________

b) Minha diversão preferida é

_____________________________________________________________

c) O programa de televisão de que mais gosto é

_____________________________________________________________

d) Minha comida predileta é

_____________________________________________________________

e) Meus amigos mais queridos são

_____________________________________________________________

f) Eu não gosto de

____________________________________________________________

g) Tenho medo de

____________________________________________________________

h) Meu sonho é

_____________________________________________________________

i) Eu adoro

_______________________________________________________________

 

5. A palavra azul-céu (azul da cor do céu) na língua portuguesa é invariável, não tem plural. Qual das palavras abaixo não tem plural pelo mesmo motivo.

a) Saia vermelho-sangue.

b) Tecido amarelo-limão.

c) Causa verde-musgo

d) Cabelo castanho-escuro.

 

6. Qual das palavras abaixo não apresenta um antônimo?

a) branco/preto

b) hoje/ontem

c) susto/alegria

d) plural/singular

 Assinale a alternativa em que a palavra foi empregada em sentido real, literal.

 

 

7. Hoje o espelho me diz: preto e branco; ainda ontem eu era furta-cor, amanhã serei azul-céu? O fragmento destacado indica uma;

a) certeza

b) dúvida

c) ordem

d) pedido

 

8. O primeiro parágrafo é uma citação (fala) de:

a) Renata Bueno

b) Nilma Lacerda

c) Mario de Andrade

d) Frida kahlo

 

9. O título do texto Miríade só NÃO significa:

a) dez mil

b) multidão

c) infinidade

d) apenas um

 

10. “Como a vida só está pronta quando acaba” Esse fragmento indica que

a) A vida nunca muda.

b) Na vida é muito ruim morrer.

c) Na vida seus pais sempre te amarão.

d) A vida muda constantemente.

ATIVIDADES SOBRE O MESMO ASSUNTO:

https://professordiorges.blogspot.com/2022/09/auto-retrato.html

https://professordiorges.blogspot.com/2019/05/texto-o-menino-cereja-pag-13.html




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário