PáginasDESCRITOR

domingo, 17 de março de 2024

AS CONCHAS DA SORTE - CONTO - ELIANA MARTINS

 AS CONCHAS DA SORTE

 

        Guardo a fotografia porque me faz lembrar de uma história que ocorreu há muito tempo, na

minha infância. Mas até hoje, se eu quiser, fecho os olhos e parece que tudo acontece de novo, tal a importância que teve para mim.

           Era verão. Eu tinha seis anos e meu irmão, Cadu, oito. Ele era um menino bonito e forte. Cabelos escuros e lisos, pele morena e olhos bem verdes.

Nessa época, eu me lembro de ficar um tempão em frente ao espelho, passando a escova no cabelo repetidas vezes para ver se meus cachinhos ficavam lisos, corno o cabelo do Cadu. Também não tinha olhos verdes. Os meus eram castanhos como os de outros milhões de crianças brasileiras.

           Mas o dono dos olhos verdes e dos cabelos lisos so­fria de bronquite alérgica. Porém, até aquele momento da nossa vida, nenhum médico havia descoberto qual alergia ele tinha. Podia ser a poeira, a poluição, pois a gente mo­rava na maior capital do país. Também podia ser alergia a pólen, a perfume... Enfim, o garoto era o maior alérgico de todos os tempos.

          O fato é que, de vez em quando, Cadu, do nada, co­meçava a espirrar, a tossir, e a casa virava um pandemônio. Lá iam meu pai e minha mãe com ele para o hospital.

         Um dia, no verão, o médico do meu irmão sugeriu que umas férias na praia fariam bem a sua saúde. Sol, banhos de mar e ar puro.

         Meu pai, que nunca descansava, porque achava que a empresa afundaria sem ele, decidiu tirar férias. Procu­rou uma imobiliária e alugou por um mês uma super casa legal, numa rua tranquila de uma cidade praiana.

         Minha mãe, animada com a novidade da companhia do marido e a perspectiva da melhora da bronquite do Cadu, preparou a viagem sem esquecer nenhum detalhe.

E lá fomos nós.

        A casa era gigante, pelo menos para mim, que a via com meus olhos de menino de seis anos.

         O Cadu estava ansioso para pegar uma onda. Ado­rava o mar. Mas eu tinha verdadeiro horror. O mar me metia medo. Me dava arrepios só de olhar.

          No primeiro dia de praia amanheci de mau humor.

          _ Vai, Maneco, não tenha medo! O mar não vai te engolir — meu pai disse, segurando meus braços e me pu­xando para dentro da água. — Faz que nem o Cadu. Olha só como ele pega onda!

          _ Não queroooooo!

         Que me importava se o queridinho da casa pegava onda?

Quer sim! Não viemos passar férias na praia pra você ficar na areia! — meu pai prosseguiu na sua ladainha.

          Mas eu, apavorado, continuei gritando... Até que mi­nha mãe deu um basta:

Deixe o menino! Um dia ele perde o medo do mar e pronto.

         Meu pai se convenceu, esquecendo o assunto.

         Em frente à casa que havíamos alugado estavam construindo um edifício. De tanto eu observar a constru­ção, acabei descobrindo que um dos pedreiros tinha um fi­lho quase da minha idade. Chamava-se Marcos e ia todos os dias para a obra com o pai. Fiquei amigo dele.

        Como em toda obra, havia um monte gigante de areia e outro de pedras. Fiquei encantado. Todas as manhãs, na hora de ir para a praia, eu dava um escândalo, pois queria ir brincar no monte de areia da obra.

          — Mas de que barro fizemos esse menino?! — dizia meu pai. — Onde já se viu?! Com uma praia imensa, cheia de areia, o Maneco prefere a areia da obra...

         Eu pensava, às vezes, que criança era mesmo feita de barro, tal era o jeito sério com que meu pai falava. Só tive certeza de que não quando minha mãe ficou grávida da minha irmãzinha.

Mas voltando ao caso da obra, e como eu morria de medo do mar, meus pais acabaram concordando em me deixar ficar em casa, com nossa babá. Iam à praia só com o Cadu. Quando eles viravam as costas, lá ia eu brincar com o Marcos na obra.

          Aprendi com ele a fingir que pedaços de pau eram barcos. Que o monte de areia era o mar. Os barcos subiam até ao topo, depois desciam escorregando, até atingir o monte de pedras, que era a terra firme. Brincávamos até nos fartar.

          Numa bela manhã de sol, depois que minha família foi para a praia, como sempre, fui brincar com Marcos. Encontrei ele levando umas conchas enormes

          — Bonitas, né? — disse ele.

         Eu só fiz que sim com a cabeça, sem tirar os olhos das conchas.


          _ Ouve só o som! — e encostou uma das conchas no meu ouvido.

          Incrível, mas parecia que o mar estava dentro dela. Aquele mar sim era legal. Não me metia medo.

         _ Como que o mar tá aí dentro? — perguntei. O Marcos pensou antes de responder e soltou:

         _ Porque estas são as conchas da sorte.

         _ Conchas da sorte?!

         _ Isso. Quem tiver estas conchas terá sorte pra resto da vida.

         Não sei se porque eu olhava fixo para as conchas, se porque o Marcos teve pena de ter tanta sorte nas mãos e eu não ter nenhuma, que acabou me dando duas das conchas.

         _ Toma, leva pra você. Pra sorte te acompanhar, que nem faz comigo.

Fiquei muito tempo ouvindo o som do mar com a concha no ouvido. Naquele dia, até ignorei nossos navios de toco de pau.

Na hora do almoço, pensei em mostrar meu presente para a família. Mas meus pais estavam ocupados em re­cordar as cambalhotas que o Cadu tinha dado na areia e as ondas que ele pegara. Fiquei na minha. Nada daquilo me importava mais. Eu é que tinha as conchas da sorte. Eu era o maior sortudo da casa.

Depois do almoço, arranjei uma caixa para guardar meu tesouro.

Fiz menção de sair para brincar na obra, mas minha mãe pediu para eu ficar brincando um pouco com o Cadu. Então, tive vontade de contar tudo pra ele, sobre as con­chas, sobre a sorte. Que o Cadu, agora, era irmão do maior sortudo da face da terra. Mas virei, mexi e não contei nada.

A tarde passou e quando a noite chegou, meu ir­mão começou a tossir. Tossiu tanto que perdeu o fôlego. E a cena que eu tinha visto tantas vezes se repetiu: papai e mamãe enfiando o Cadu no carro e indo procurar um pronto-socorro.

Me deixaram com a ajudante da casa. Sozinho no quarto, fiquei pensando que eu nunca iria parar em um hospital. Agora, como se não bastasse uma, era proprietá­rio de duas conchas da sorte. Teria saúde para a vida toda. Escondi a caixa das conchas debaixo da cama e tentei dor­mir. Mas não consegui.

Será que era justo um irmão ter tanta sorte e outro tanto azar? Era justo eu ter duas conchas e o Cadu nenhu­ma? Tudo bem que ele tinha olhos verdes, cabelos lisos, não tinha medo do mar e meus pais se orgulhavam tanto dele. Só que, coitado, era alérgico. Estava, sabia-se lá onde, no hospital da cidade, em plenas férias. Mas, se o filho do pedreiro tinha dado as conchas da sorte para mim, é porque eu é que merecia. Ponto-final. Virei pro outro lado e... não dormi. Aquilo ficou remoendo na minha cabeça.

Comecei a chorar. Sabia que o certo era eu dar uma concha pro meu irmão ter sorte também e não ficar mais doente. Por outro lado, não queria dar.

Tarde da noite, meus pais voltaram com o Cadu. Estava tudo bem. Minha mãe percebeu meus olhos ver­melhos.

— O que foi, Manequinho? Estava preocupado com seu irmão? Ele já melhorou. — e me pegou no colo.

Fiquei abraçado com minha mãe. E minha cabeça ainda martelava: dou ou não dou?

Aquele perfume de flor que exalava da minha mãe me fez decidir. Pulei do colo dela, peguei a caixa e tirei a concha maior e mais bonita. Fui até a cama do meu irmão e a dei para ele. Meu coração batia disparado, de tristeza e de felicidade juntas.

Meus pais e meu irmão me olharam sem entender. Então contei a história das conchas da sorte.

— Não é justo eu ter tanta sorte e você nenhuma, Cadu. Não me custa repartir.

Aquela foi a noite em que ganhei mais beijos em toda minha vida. E meu pai tirou uma foto, minha e do Cadu, abraçados e segurando cada um a sua concha da sorte.

RESPONDA 

  1.Antes de ler o texto leia o título AS CONCHAS DA SORTE. Sobre o que você acha que o texto ira falar?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Quais são as personagens da história?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Quem está contando a história?

__________________________________________________________________________

4. Que idade o Cadu tinha?

_____________________________________________________________

5. Qual idade o narrador tinha na época?

_____________________________________________________________

6. Quais as características físicas de Cadu?

____________________________________________________________________________

7. Que objeto aparece no início da história e no final como comprovação do acontecido?

____________________________________________________________________________

8. Qual era o problema de saúde da Cadu?

________________________________________________________________

9. Qual a profissão do pai de Marcos

___________________________________________________________________

10. Quando aconteceu a história?

___________________________________________________________________

11. Em que lugar aconteceu a história?

__________________________________________________________________________

12. Qual era o apelido do narrador?

__________________________________________________________________________

13. Por que o narrador preferia brincar no monte de areia?

__________________________________________________________________________

14. Que sentimento o narrator tinha em relaçao ao irmão? Justifique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15. As conchas da sorte trouxe algum tipo de sorte para o narrador? Justifique.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16. Complete os espaços com uma das letra entre parenteses.

a) E___ALAVA (z,x)

b) ME___I  (x, ch)

c) CAI___A (x, ch)

d) PU___ANDO (x,ch)

e) DEBAI___O (x, ch)

f) A VIA___EM  (g, j)

g) PRO___EGUIR (s, ss)

h) IMEN___A  (ç, ss, s)

i) SU___ERIU  (g,j)

j) CERTE__A (s,z)

17. Acentue as palavras se necessário.

a) ESCANDALO

b) SORTE

c) INFANCIA

d) HOSPITAL

e) HISTORIA

f) HORROR

g) ALERGICO

h) HUMOR

I) FAMILIA

J) FOLEGO


Nenhum comentário:

Postar um comentário