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quarta-feira, 19 de outubro de 2022

CONJUNÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

 EXERCÍCIO FÁCIL  PARA FIXAÇÃO DAS CINCO CONJUNÇÕES TERMINADAS EM AIS.

CONJUNÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS TERMINADAS EM AIS.

Conjunções

Relação de

Conjunções Subordinativas mais comuns:

1.temporais

tempo

quando, enquanto, mal (= a assim que) assim que, depois que, desde que, logo que...

2.causais

causa

que, porque, porquanto, como (= a porque) pois que, uma vez que, visto que, já que,

3.finais

finalidade

para que, a fim de que

4.condicionais

condição

se, caso, contanto que, desde que, a menos que, a não ser que...

5.proporcionais

proporção

 à proporção que, à medida que

 

      CRESCER

      A medida  que cresço passo a entender melhor as coisas. Quando erro por ignorância, não sou culpado e faz  parte da vida. Já que estamos aqui para que possamos aprender com nossos erros e acertos. Porém, se erro sabendo, não devo reclamar, pois é minha culpa. Porque quem erra duas vezes deve ser condenado.

 

1. CLASSIFIQUE as conjunções destacadas em TEMPORAIS, CAUSAIS, FINAIS, CONDICIONAIS E PROPORCIONAIS.

A) À MEDIDA QUE _____________________________________

B) QUANDO __________________________________________

C) PARA QUE ____________________________________________

D) SE ________________________________________________

E) PORQUE.___________________________________________

 

ESQUECIMENTO

      Uma vez que homem, nos esquecemos do bem recebido e do mal praticado. Enquanto o homem se esquece se perde no tempo, na vida vivida e não vivida. Visto que o homem se esquece continuamente, ficam pelo caminho fragmentos, pedaços e partes, incompletas: alma, coração, pés, cabelos, palavras. Caso o homem desmorone, deve tentar continuamente se reconstruir.  A fim de que entenda que sua essência é formada de pensamentos que vêm à tona sem ser invocados e depois dormem. E logo que chegam o comandam. À proporção que ele esquece a sua evolução, declina. Esquece as sensações de verdade e vive uma realidade de mentira.

 

2. Diga se as conjunções indicam RELAÇÃO DE TEMPO, CAUSA FIM, CONDIÇÃO OU PROPORÇÃO:

a) UMA VEZ QUE __________________________________________________________

b) ENQUANTO ____________________________________________________________

 c) CASO _________________________________________________________________

d) A FIM DE QUE ___________________________________________________________

e) VISTO QUE _____________________________________________________________

3. Troque a conjunção em negrito no texto abaixo por outra do mesmo grupo.

TUDO MENTIRA

       Ninguém gosta de admitir esta dura verdade: todos mentem. Mentem para que agrade a alguém, PARA QUE

________________________possa escapulir de uma encrenca, para que seja o herói de alguma aventura nunca vivida ou para que leve vantagem na vida.  Com  suas  pernas curtas,  a  mentira  caminha no passo do homem ENQUANTO ______________________o mundo é mundo e não dá o menor sinal de perder o fôlego, muito pelo contrário. Todos temos um pouco — ou muito — de Pinocchio.

      Há milhares de anos, PORQUE ___________________já estava conformado com o fato de que viver sem pregar uma mentirinha e tão impossível como viver sem respirar, o filósofo chinês Confúcio recomendava que se apelasse para esse  recurso SE ___________________a verdade prejudicasse uma família ou a nação. É um conselho maroto, como sabem os chefes de clãs e dirigentes políticos para quem nunca foi difícil fazer o que pregava o venerado sábio.

              Aristóteles, pensador grego, aceitava a mentira A PROPORÇÃO QUE ___________________________ diminuísse ou aumentasse uma verdade.

             O teólogo Santo Agostinho resolveu complicar o assunto descrevendo seis tipos diferentes de mentira: a que prejudica alguém, mas é útil a outro; a que prejudica sem beneficiar ninguém; a que se comete pelo prazer de mentir; a que se conta para divertir alguém; a que leva ao erro religioso e a que ele considerava a “boa” mentira, que salva a vida de uma pessoa.

 


terça-feira, 18 de outubro de 2022

TEXTO DE OPINIÃO PAIXÃO POR FUTEBOL

 

PAIXÃO POR FUTEBOL

       A paixão por futebol aproxima as pessoas de modo instantâneo. Gente que nunca tinha se visto antes ao se encontrar num mesmo ambiente e começar a discutir o assunto descobre afinidades imediatas, ou contrariedades eternas, num clima de intimidade que não costuma ser visto em nenhum outro assunto – ou melhor, só comparável às paixões pelos personagens das telenovelas.

       O esporte era tido como “preparação para a vida”. Hoje sabemos que ele faz parte da vida, pela importância que as paixões clubísticas têm na vida das pessoas. Hoje elas são a própria vida concreta e não meramente simbólica. O volume de negócios assumiu proporções comerciais inéditas, movimentando um mercado sempre crescente e cada vez mais diversificado de produtos temáticos, que vão além dos materiais esportivos e envolvem as marcas dos clubes em vários outros produtos.

       No futebol “clássico”, pense nas décadas entre os anos 50 até 80, o assunto central era o talento, Pelé e Garrincha como símbolos maiores dessa época. Depois disso ficou claro que esquemas táticos, preparação física e o dito “espírito de grupo” eram tão importantes quanto o talento individual. Cada vez se soma mais fatores a isso, como o marketing clubístico, que gera capacidade de investir no futebol.

      Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa. E como em toda a cadeia de negócios capitalistas, quanto maior a complexidade dos negócios, mais ela se presta ao monopólio.

      Os maiores em torcida, Flamengo e Corínthians, recebem mais dinheiro pelas mesmas transmissões de TV do que os demais clubes que jogam o mesmo campeonato brasileiro. Ninguém espera que, com tantos interesses envolvidos, a arbitragem possa apitar com o mesmo espírito de isenção, pois ninguém quer prejudicar sua carreira sendo vetado por Corínthians ou Flamengo. O mesmo que ocorre no sul com a dupla Gre-Nal, desfavorecida no Brasileiro diante dos mais poderosos, favorecida no Campeonato Gaúcho contra os outros.

      A paixão pelo futebol se defronta, agora, com o pragmatismo do “mercado”, o que não chega a ser uma novidade, mas um acirramento do monopólio. Digamos que um time com folha salarial de 150 mil enfrente um de 10 milhões. Numa hipótese em que o time menor estivesse vencendo por 2×0, digamos, quando chegasse ao segundo tempo ele sofreria no mínimo a marcação de 2 pênaltis e uma expulsão, se o jogo fosse decisivo. Parece exagero? Não só aconteceu (com o Cruzeiro no Campeonato Gaúcho de 2015) como também surgiram “comentaristas de arbitragem” para justificar as marcações. Os negócios não podem parar, mas o futebol perde com isso. Citei o Cruzeiro, poderia ser outro, o caso do Brasil de Pelotas em 2014, mas o que está em jogo é uma paixão maior, pelo futebol.

 

MARTINS, Montserrat. Paixão por futebol. Disponível em: www.ecodebate.com.br/2015/04/13/paixao-por-futebol-artigo-de-montserrat-martins. Acesso em: 26. Maio. 2015.

 

01. Qual é o tema abordado no artigo de opinião?

 A PAIXÃO DO BRASILEIRO POR FUTEBOL.

 

02. O autor afirma que a paixão pelo futebol só é comparável a uma outra paixão nacional. Qual é essa outra paixão? A PAIXÃO PELOS PERSONAGENS DAS TELENOVELAS

 

03. O autor faz um apanhado histórico acerca do futebol no país. Identifique as opiniões do autor do texto a respeito desse tema.

ELE FALA DA ÉPOCA DO FUTEBOL CLÁSSICO EM QUE PELÉ E GARRINCHA ERAM OS SÍMBOLOS DO FUTEBOL NACIONAL.

 

04. Que tipos de argumentos o autor emprega? E onde os emprega?

ÉPOCA DO ESPORTE PREPARAÇÃO PARA A VIDA - 2º PARÁGRAFO FATOS DO PASSADO DO FUTEBOL – 3º PARÁGRAFO FASE DO FUTEBOL-TALENTO – 4º PARÁGRAFO FASE DOS GRANDES EVENTOS FUTEBOLÍSTICOS E MARKETING DOS TIMES – 5º PARÁGRAFO

05. Como o autor define a era do talento no futebol? FOI ENTRE OS ANOS 50 E 80 EM QUE PELÉ E GARRICHA ERAM OS ÍDOLOS DO ESPORTE.

 

06. O que é um clube-empresa segundo o autor? SÃO OS GRANDES CLUBES BRASILEIROS COMO CORÍNTHIANS E FLAMENGO QUE INVESTEM EM MARKETING E NOS GRANDES EVENTOS DO ESPORTE COM TRNSMISSÕES DE SEUS JOGOS PELA TV.

 

07. O autor afirma que o futebol evoluiu. Segundo ele, como o futebol é tratado hoje em dia? COMO UM CLUBE-EMPRESA EM QUE SE GANHA DINHEIRO EXPLORANDO VÁRIOS ASPECTOS DO TIME E DO ESPORTE.

 

08. Qual é a diferença de tratamento dado aos clubes grandes em oposição aos pequenos clubes? ELES SÃO TRATADOS COM PRIVILÉGIOS ATÉ MESMO NOS RESULTADOS DAS PARTIDAS EM QUE A ARBITRAGEM FAVORECE O TIME DE MAIOR DESTAQUE EM DETRIMENTO DO MENOR.

 

09. O autor cita fatos que mostram que nem sempre ganha o melhor. a) Como isso se dá? A ARBITRAGEM NÃO USA O MESMO ESPÍRITO DE ISENÇÃO, NUM JOGO DECISIVO, O TIME MAIOR LEVA VANTAGEM COM MARCAÇÕES DE PÊNALTIS E EXPULSÕES DO TIME ADVERSÁRIO.

 

10. Como o autor conclui seu texto? ELE DIRIGE-SE AO LEITOR COMENTANDO QUE HÁ INCLUSIVE COMENTARISTAS DE ARBITRAGEM E QUE A PAIXÃO PELO FUTEBOL ESTÁ ACIMA DE TUDO.

 

11. Ao escrever seu artigo, o autor faz alguns comentários e se dirige ao leitor. Retire do texto lido dois exemplos em que esse fato acontece. “PENSE NAS DÉCADAS...”, “DIGAMOS QUE UM TIME...”, “PARECE EXAGERO?”

 

12. Quando o autor diz: “... mas o que está em jogo é uma paixão maior, pelo futebol.” Há uma ambiguidade. Quais são os significados implícitos nessa afirmação? “JOGO”: O JOGO DE FUTEBOL EM SI E “ESTAR EM JOGO”: LEVANDO EM CONTA, DANDO PREFERÊNCIA.

 

13. Por que o autor usou aspas em: a) O esporte era tido como “preparação para a vida”. IRONIA (INSINUANDO QUE O ESPORTE PREPARA AS PESSOAS QUE O PRATICAM PARA SE VIVER MELHOR) b) No futebol “clássico”... NOME ANTIGO DADO AO FUTEBOL. (REFERÊNCIA AO PASSADO) c) ... com o pragmatismo do “mercado”... IRONIA (INSINUANDO O USO DO DINHEIRO PARA INFLUENCIAR RESULTADOS DAS PARTIDAS) d) ... surgiram “comentaristas de arbitragem” para justificar as marcações... IRONIA (IRONIZANDO OS COMENTARISTAS ESPORTIVOS QUE DEFENDEM A ARBITRAGEM QUE FAVORECE OS TIMES DE MAIOR INFLUÊNCIA)

 

14. O artigo lido foi publicado num site denominado EcoDebate. O que futebol tem a ver com um site de questões socioambientais? NESSE SITE SÃO PUBLICADOS TEXTOS DE ASSUNTOS POLÊMICOS DE INTERESSE GERAL E O FUTEBOL ATUAL SE ENCAIXA NESTE ASPECTO.

 

15. Analise as informações a seguir segundo os elementos estruturais que compõem os gêneros Artigo de Opinião e Debate.

Os motivos usados em um texto com a intenção de convencer recebem o nome de argumentos. V Para convencer o leitor de uma dada opinião, é preciso apresentar argumentos que devem ser justificados. V

O exemplo é um tipo de argumento. V

O texto lido apresenta uma opinião sem o fanatismo futebolístico tão comum entre os torcedores F Os dados numéricos não são considerados como argumento em um artigo de opinião. F

A conclusão em um artigo de opinião deve sempre retomar as ideias apresentadas anteriormente. F

 No texto lido o autor demonstra ser um fanático torcedor de futebol. F

Chamamos de Debate o gênero textual em que os interlocutores têm a oportunidade de discutir, apresentar argumentos e contra-argumentos acerca de um tema de interesse coletivo, bastante veiculado pelos meios de comunicação em geral. V

A linguagem que se usa no Debate geralmente é caracterizada pela norma padrão. Entretanto, em algumas ocorrências poderá haver variações em função do grau de intimidade entre os participantes, da faixa etária e do nível cultural referente aos mesmos. V

A intenção de um Debate é, única e exclusivamente, convencer ou sermos convencidos, mediante o confronto de experiências. V

 

16. Faça a correspondência entre o nome dos elementos estruturais do gênero Artigo de Opinião citados na primeira coluna e os trechos do texto lido colocados na segunda coluna:

1 - Introdução.                 ( 1 ) “A paixão por futebol aproxima as pessoas de modo instantâneo.”

2 - Conclusão.                 ( 2 ) “Os negócios não podem parar, mas o futebol perde com isso.”

3 - Argumento.         ( 3 ) “O volume de negócios assumiu proporções comerciais inéditas, movimentando um mercado sempre crescente e cada vez mais diversificado de produtos temáticos, que vão além dos materiais esportivos e envolvem as marcas dos clubes em vários outros produtos.”

4 - Dados históricos.           ( 4 ) “No futebol “clássico”, pense nas décadas entre os anos 50 até 80, o assunto central era o talento, Pelé e Garrincha como símbolos maiores dessa época.”

5 - Exemplificação.           ( 5 ) “Os maiores em torcida, Flamengo e Corínthians, recebem mais dinheiro pelas mesmas transmissões de TV do que os demais clubes que jogam o mesmo campeonato brasileiro.”

6 - Comparação.              ( 6 ) “Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clubeempresa.”

 

Fonte: http://www.colegiotamandare.com.br/site/wp-content/uploads/2017/08/AC_AP3_RED_9_GAB.pdf

 

domingo, 16 de outubro de 2022

GOVERNAR INTERPRETAÇÃO CONTO

 

GOVERNAR 

       Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.

       – Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.

       – Com que dinheiro? – atalhou Januário.

       – Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.

       – E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.

       – Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.

       – Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.

       – Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.

       Foi deposto, e dissolvida a República.

(Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record)

 

1. “pediram-lhe que governasse para o bem de todos.” O pronome LHE faz referência:

a) aos garotos

b) ao governo

c) ao presidente

d) ao Martim

 

2. “Vocês obedecem, democraticamente.” O advérbio DEMOCRATICAMENTE significa.

a) de modo ditatorial

b) de modo igual

c) de modo diferente

d) de modo autoritário

 

3. “Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.” A palavra ESPINHOS no contexto está no sentido:

a) conotativo/figurado e indica dificuldades

b) conotativo/figurado e indica ponta afiada.

c) denotativo/real e indica sofrimento.

d) denotativo/real e indica problemas.

 

4. Qual o sinônimo da palavra DISSOLVIDA.

a) extinta.

b) preservada

c) conservada

d) mantida

 

5.  Sobre o presidente escolhido podemos afirmar que:

a) foi um adulto

b) O texto não informa o nome.

c) foi o Martim

d) foi o narrador.

 

 

https://depsec.unifap.br/antigos/concursos/pmm_2004/prova_pmm_2004/nivel_fundamental/prova_servente.pdf

 

01 – A ideia de governar, na visão do personagem presidente é governar:

(A) para o bem de todos.

(B) para ter privilégios.

(C) com seriedade.

(D) para o bem dos estudantes.

(E) para resolver os problemas do bairro.



02 – O nome do presidente escolhido é:

(A) Antônio.

(B) Joaquim.

(C) Marcos.

(D) Januário.

(E) Martim.



03 – Duas expressões ou palavras ressaltam situações do mundo infantil. São elas:

(A) exercícios escolares e lanches.

(B) serão multados e minha comitiva.

(C) escolher presidente e governar.

(D) contribuição financeira e serão multados.

(E) perderão o direito e cargo cheio de espinhos.



04 – No final da história, o presidente:

(A) resolveu o problema do lanche na escola.

(B) resolveu o problema dos exercícios escolares.

(C) conversou com os professores sobre os problemas dos alunos.

(D) foi retirado do cargo.

(E) viajou com sua comitiva.



05 – “...este cargo é cheio de espinhos.” O antônimo da expressão destacada é:

(A) ocupado.

(B) grosso.

(C) maciço.

(D) Vazio.

(E) contém muito.

 

1 - Quais são as personagens da narração?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Quem é personagem principal, isto é, o protagonista da história?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - O que os personagens resolveram fazer?

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4 - Por que o Presidente foi deposto?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Assinale as características do presidente que o texto apresenta:

a. (   ) mandão

b. (   ) autoritário

c. (   ) democrático

d. (   ) justo

e. (   ) egoísta

 

6 -  Que outro título você daria ao texto?

____________________________________________________________________________________________________________

7 - Escreva sim ou não, de acordo com o texto:

a. (    ) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.

b. (    ) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.

 

8 - Justifique sua resposta à questão 7.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 - Se você fosse Prefeito da sua cidade, o que faria para beneficiar as pessoas que moram nela?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – Que continuação você daria a esta narrativa? Use folha do caderno.

 

GABARITO

1 - Martim, Clóvis, Januário e mais dois garotos citados no texto. O texto passa a ideia de que o grupo de garotos é maior, mas não informa quantos.

2 - Martim

3 - Resolveram brincar de Governo

4 - Porque os meninos viram que ele só queria ser servido e não servir ao grupo; que ele se achava superior ao grupo e ainda exigia coisas ilegais como alguém pagar por suas despesas particulares (lanches) e fazer os seus deveres (tarefas escolares).

5 - a. (x) mandão   b. (x) autoritário    e. (x) egoísta

6 - Resposta individual. O titulo deve ter relação com o assunto do texto.

7 - a. Não       b. Sim

8 - A justificativa das duas alternativas ( a = não   / b = sim  ) deve apresentar argumentos que as sustentem, inclusive ilustradas com situações concretas.

9 - Resposta individual.

10 – Resposta individual.

http://meucantinhodesugestes.blogspot.com/2016/01/governar.html

 

 

 

1. O conto é um texto narrativo em que os fatos são apresentados numa sucessão cronológica, cuja indicação pode ser feita de forma direta por meio de advérbios ou expressões de tempo, ou pode ser dada de uma forma indireta, por meio da apresentação dos fatos numa ordem que não pode ser alterada, para não se incorrer em incoerência.

 

a. No texto Governar, como se dá a indicação da passagem do tempo?

b. Quais são os elementos linguísticos que marcam a evolução dos fatos no tempo?

 

2. Os elementos básicos da narrativa são: personagens, espaço, tempo, fato ou fatos narrados e o narrador.

a. Dentre os elementos básicos da narrativa, quais os que aparecem no primeiro parágrafo do texto?

b. Em relação à coerência, qual a importância da segunda frase do primeiro parágrafo para a continuidade da história?

 

“Escolheram presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos”

 

c. Qual informação presente nessa introdução é fundamental para o desenvolvimento coerente da história?

d. A história é construída no universo do faz-de-conta, em que se associam o mundo adulto com o mundo infantil. Nesse primeiro momento, o que caracteriza cada um desses mundos?

e. Em uma narrativa, quando os fatos não são localizados no tempo (quando ) e no espaço (onde) é porque esses elementos não são importantes para a história ou porque os fatos narrados se aplicam em qualquer época e lugar. No caso do texto Governar, a que se deve a não localização dos fatos no tempo e no espaço?

 

3. Observe esta passagem do texto:

 

“__Pois não, aceitou Martim. Daqui por diante vocês farão os meus exercícios escolares e eu assino. Januário pagará o meu lanche."

 

O presidente escolhido revela-se bastante autoritário e egoísta. Quais os elementos linguísticos possibilitam essa dedução?

 

4. O tema abordado no conto – governar – é uma realidade do mundo adulto. Que termos foram usados para se referir ao mundo infantil?

 

5. Qual era a visão de Martim – a personagem presidente - sobre a ação de governar? Explique.

 

6. Percebe-se que há no texto uma forte crítica ao governo, feita por meio de uma brincadeira infantil. Que características governamentais negativas são criticadas no texto?

 

7. A quem se direciona a crítica que pode ser inferida na frase: “E o que nós lucramos com isso?"

 

8. Quais são as tarefas do governante a que se refere o texto, considerando a realidade do mundo infantil? Comprove sua resposta com elementos do texto.

 

9. A demagogia dos governantes está presente na fala do presidente de brincadeira. Transcreva do texto a passagem que comprova essa afirmação.

 

10. Observe:

“Eu sou o presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser presidente é moleza? Já estou sentindo como esse cargo é cheio de espinhos”.

 

Que comportamentos do governo estão sendo são criticados?

 

http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=716

 

 

 

 

 

AS PÉROLAS - INTEPRETAÇÃO - CONTO

 

As pérolas  140 palavras

 

      Dentro do pacote de açúcar, Renata encontrou uma pérola. A pérola era evidentemente para Renata, que sempre desejou possuir um colar de pérolas, mas sua profissão de doceira não dava para isto.. Agora vou esperar que cheguem as outras pérolas – disse Renata, confiante. E ativou a fabricação de doces, para esvaziar mais pacotes de açúcar. Os clientes queixavam-se de que os doces de Renata estavam demasiado doces, e muitos devolviam as encomendas. Por que não aparecia outra pérola?  Renata deixou de ser doceira qualificada, e ultimamente só fazia arroz-doce.

     Envelheceu.

     A menina que provou o arroz-doce, aquele dia, quase ia quebrando um dente, ao mastigar

um pedaço encaroçado. O caroço era uma pérola.  A mãe não quis devolvê-la a Renata, e disse: “Quem sabe se não aparecerão outras, e eu farei com elas um colar de pérolas? Vou encomendar arroz-doce toda semana.

 

(Carlos Drummond de Andrade)

 

1. Em que circunstância Renata encontrou uma pérola dentro do pacote de açúcar?

a) Por acaso.

b) Porque procurou durante muito tempo.

c) Porque sua mãe fazia doces.

d) Por azar.

e) Por infelicidade.

 

2. Por que Renata achou o fato de encontrar a pérola “extraordinário”?

a)Porque sempre se encontravam pérolas em sacos de açúcar.

b)Porque não gostava de pérolas.

c)Porque sempre desejou ter um colar de pérolas.

d)Porque as pérolas são parecidas com os doces.

e)Porque sua mãe queria um colar de pérolas.

 

3. A menina mordeu o “pedaço encaroçado” e só depois viu que era:

a) um dente

b) um doce

c) um caroço

d) uma pérola

e) um colar

 

4. A menina ativou a produção de doces para:

a) fazer mais doces de mamão.

b) esvaziar mais pacotes de açúcar.

c) comprar um colar de pérolas.

d) achar um tesouro.

e) ir ao supermercado fazer compras.

 

5. Os clientes começaram a se queixar e:

a) compravam mais doces.

b) vendiam os doces.

c) gostavam cada vez mais dos doces.

d) queriam que embrulhassem os doces.

e) devolviam as encomendas.

 

6. Em “A mãe não quis devolvê-la Renata...”, o termo “-la” está se referindo especificamente à:

a) menina

b) pérola

c) encomenda

d) Renata

e) mãe da doceira

 

fonte: https://docplayer.com.br/57796420-Texto-i-para-as-questoes-de-01-a-06-as-perolas.html

 

 

Após ler atentamente o texto e responda às questões a seguir:

 

1)“Dentro do pacote de açúcar, Renata encontrou uma pérola.”

 

 (   ) por acaso                               (    )  porque procurou

 

 

2).Com que finalidade Renata esvaziou mais pacotes de açúcar?

 

______________________________________________________________________

 

 

3).Depois disso os clientes de Renata começaram a reclamar e a devolver as encomendas. Por quê?

 

______________________________________________________________________

 

 

4) qual palavra  no texto a indica que Renata passou a vida inteira esperando outra pérola?

 

(   ) encontrou                  (   )   fazia                    (   ) envelheceu               (   )  desejou

 

Fonte: http://textoemmovimento.blogspot.com/2012/07/texto-as-perolas-interpretacao-6-ano.html