GOVERNAR
Os garotos da rua resolveram brincar de
Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de
todos.
– Pois não – aceitou Martim. – Daqui por
diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de
vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e
pagará meu lanche.
– Com que dinheiro? – atalhou Januário.
– Cada um de vocês contribuirá com um
cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
– E que é que nós lucramos com isso? –
perguntaram em coro.
– Lucram a certeza de que têm um bom
Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual
com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
– Assim não vale. O Presidente deve ser
nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos
vantagens.
– Eu sou o Presidente e não posso ser
igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e
perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser
Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.
(Carlos Drummond de Andrade.
Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record)
1. “pediram-lhe que governasse para o bem de todos.” O pronome LHE faz
referência:
a) aos garotos
b) ao governo
c) ao presidente
d) ao Martim
2. “Vocês obedecem,
democraticamente.” O advérbio DEMOCRATICAMENTE significa.
a) de modo ditatorial
b) de modo igual
c) de modo diferente
d) de modo autoritário
3. “Já estou sentindo como este
cargo é cheio de espinhos.” A palavra ESPINHOS no contexto está no sentido:
a) conotativo/figurado e indica
dificuldades
b) conotativo/figurado e indica
ponta afiada.
c) denotativo/real e indica
sofrimento.
d) denotativo/real e indica
problemas.
4. Qual o sinônimo da palavra DISSOLVIDA.
a) extinta.
b) preservada
c) conservada
d) mantida
5. Sobre o presidente escolhido podemos afirmar
que:
a) foi um adulto
b) O texto não informa o nome.
c) foi o Martim
d) foi o narrador.
01 – A ideia de governar, na
visão do personagem presidente é governar:
(A) para o bem de todos.
(B) para ter privilégios.
(C) com seriedade.
(D) para o bem dos estudantes.
(E) para resolver os problemas do
bairro.
02 – O nome do presidente
escolhido é:
(A) Antônio.
(B) Joaquim.
(C) Marcos.
(D) Januário.
(E) Martim.
03 – Duas expressões ou palavras
ressaltam situações do mundo infantil. São elas:
(A) exercícios escolares e
lanches.
(B) serão multados e minha
comitiva.
(C) escolher presidente e
governar.
(D) contribuição financeira e
serão multados.
(E) perderão o direito e cargo
cheio de espinhos.
04 – No final da história, o
presidente:
(A) resolveu o problema do lanche
na escola.
(B) resolveu o problema dos
exercícios escolares.
(C) conversou com os professores
sobre os problemas dos alunos.
(D) foi retirado do cargo.
(E) viajou com sua comitiva.
05 – “...este cargo é cheio de
espinhos.” O antônimo da expressão destacada é:
(A) ocupado.
(B) grosso.
(C) maciço.
(D) Vazio.
(E) contém muito.
1 - Quais são as personagens da
narração?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Quem é personagem principal,
isto é, o protagonista da história?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - O que os personagens
resolveram fazer?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Por que o Presidente foi
deposto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Assinale as características
do presidente que o texto apresenta:
a. ( ) mandão
b. ( ) autoritário
c. ( ) democrático
d. ( ) justo
e. ( ) egoísta
6 - Que outro título você daria ao texto?
____________________________________________________________________________________________________________
7 - Escreva sim ou não, de acordo
com o texto:
a. ( ) As autoridades devem aproveitar-se de
seus cargos para tirar benefícios próprios.
b. ( ) As autoridades devem agir para o bem de
todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.
8 - Justifique sua resposta à
questão 7.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 - Se você fosse Prefeito da sua
cidade, o que faria para beneficiar as pessoas que moram nela?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Que continuação você daria a
esta narrativa? Use folha do caderno.
GABARITO
1 - Martim, Clóvis, Januário e
mais dois garotos citados no texto. O texto passa a ideia de que o grupo de
garotos é maior, mas não informa quantos.
2 - Martim
3 - Resolveram brincar de Governo
4 - Porque os meninos viram que
ele só queria ser servido e não servir ao grupo; que ele se achava superior ao
grupo e ainda exigia coisas ilegais como alguém pagar por suas despesas
particulares (lanches) e fazer os seus deveres (tarefas escolares).
5 - a. (x) mandão b. (x) autoritário e. (x) egoísta
6 - Resposta individual. O titulo
deve ter relação com o assunto do texto.
7 - a. Não b. Sim
8 - A justificativa das duas
alternativas ( a = não / b = sim ) deve apresentar argumentos que as
sustentem, inclusive ilustradas com situações concretas.
9 - Resposta individual.
10 – Resposta individual.
http://meucantinhodesugestes.blogspot.com/2016/01/governar.html
1. O conto é um texto narrativo
em que os fatos são apresentados numa sucessão cronológica, cuja indicação pode
ser feita de forma direta por meio de advérbios ou expressões de tempo, ou pode
ser dada de uma forma indireta, por meio da apresentação dos fatos numa ordem
que não pode ser alterada, para não se incorrer em incoerência.
a. No texto Governar, como se dá
a indicação da passagem do tempo?
b. Quais são os elementos
linguísticos que marcam a evolução dos fatos no tempo?
2. Os elementos básicos da
narrativa são: personagens, espaço, tempo, fato ou fatos narrados e o narrador.
a. Dentre os elementos básicos da
narrativa, quais os que aparecem no primeiro parágrafo do texto?
b. Em relação à coerência, qual a
importância da segunda frase do primeiro parágrafo para a continuidade da
história?
“Escolheram presidente e
pediram-lhe que governasse para o bem de todos”
c. Qual informação presente nessa
introdução é fundamental para o desenvolvimento coerente da história?
d. A história é construída no
universo do faz-de-conta, em que se associam o mundo adulto com o mundo
infantil. Nesse primeiro momento, o que caracteriza cada um desses mundos?
e. Em uma narrativa, quando os
fatos não são localizados no tempo (quando ) e no espaço (onde) é porque esses
elementos não são importantes para a história ou porque os fatos narrados se
aplicam em qualquer época e lugar. No caso do texto Governar, a que se deve a
não localização dos fatos no tempo e no espaço?
3. Observe esta passagem do
texto:
“__Pois não, aceitou Martim.
Daqui por diante vocês farão os meus exercícios escolares e eu assino. Januário
pagará o meu lanche."
O presidente escolhido revela-se
bastante autoritário e egoísta. Quais os elementos linguísticos possibilitam
essa dedução?
4. O tema abordado no conto –
governar – é uma realidade do mundo adulto. Que termos foram usados para se
referir ao mundo infantil?
5. Qual era a visão de Martim – a
personagem presidente - sobre a ação de governar? Explique.
6. Percebe-se que há no texto uma
forte crítica ao governo, feita por meio de uma brincadeira infantil. Que
características governamentais negativas são criticadas no texto?
7. A quem se direciona a crítica
que pode ser inferida na frase: “E o que nós lucramos com isso?"
8. Quais são as tarefas do
governante a que se refere o texto, considerando a realidade do mundo infantil?
Comprove sua resposta com elementos do texto.
9. A demagogia dos governantes
está presente na fala do presidente de brincadeira. Transcreva do texto a
passagem que comprova essa afirmação.
10. Observe:
“Eu sou o presidente e não posso
ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão
multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas.
Pensam que ser presidente é moleza? Já estou sentindo como esse cargo é cheio
de espinhos”.
Que comportamentos do governo
estão sendo são criticados?
http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=716
Nenhum comentário:
Postar um comentário