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terça-feira, 18 de outubro de 2022

TEXTO DE OPINIÃO PAIXÃO POR FUTEBOL

 

PAIXÃO POR FUTEBOL

       A paixão por futebol aproxima as pessoas de modo instantâneo. Gente que nunca tinha se visto antes ao se encontrar num mesmo ambiente e começar a discutir o assunto descobre afinidades imediatas, ou contrariedades eternas, num clima de intimidade que não costuma ser visto em nenhum outro assunto – ou melhor, só comparável às paixões pelos personagens das telenovelas.

       O esporte era tido como “preparação para a vida”. Hoje sabemos que ele faz parte da vida, pela importância que as paixões clubísticas têm na vida das pessoas. Hoje elas são a própria vida concreta e não meramente simbólica. O volume de negócios assumiu proporções comerciais inéditas, movimentando um mercado sempre crescente e cada vez mais diversificado de produtos temáticos, que vão além dos materiais esportivos e envolvem as marcas dos clubes em vários outros produtos.

       No futebol “clássico”, pense nas décadas entre os anos 50 até 80, o assunto central era o talento, Pelé e Garrincha como símbolos maiores dessa época. Depois disso ficou claro que esquemas táticos, preparação física e o dito “espírito de grupo” eram tão importantes quanto o talento individual. Cada vez se soma mais fatores a isso, como o marketing clubístico, que gera capacidade de investir no futebol.

      Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa. E como em toda a cadeia de negócios capitalistas, quanto maior a complexidade dos negócios, mais ela se presta ao monopólio.

      Os maiores em torcida, Flamengo e Corínthians, recebem mais dinheiro pelas mesmas transmissões de TV do que os demais clubes que jogam o mesmo campeonato brasileiro. Ninguém espera que, com tantos interesses envolvidos, a arbitragem possa apitar com o mesmo espírito de isenção, pois ninguém quer prejudicar sua carreira sendo vetado por Corínthians ou Flamengo. O mesmo que ocorre no sul com a dupla Gre-Nal, desfavorecida no Brasileiro diante dos mais poderosos, favorecida no Campeonato Gaúcho contra os outros.

      A paixão pelo futebol se defronta, agora, com o pragmatismo do “mercado”, o que não chega a ser uma novidade, mas um acirramento do monopólio. Digamos que um time com folha salarial de 150 mil enfrente um de 10 milhões. Numa hipótese em que o time menor estivesse vencendo por 2×0, digamos, quando chegasse ao segundo tempo ele sofreria no mínimo a marcação de 2 pênaltis e uma expulsão, se o jogo fosse decisivo. Parece exagero? Não só aconteceu (com o Cruzeiro no Campeonato Gaúcho de 2015) como também surgiram “comentaristas de arbitragem” para justificar as marcações. Os negócios não podem parar, mas o futebol perde com isso. Citei o Cruzeiro, poderia ser outro, o caso do Brasil de Pelotas em 2014, mas o que está em jogo é uma paixão maior, pelo futebol.

 

MARTINS, Montserrat. Paixão por futebol. Disponível em: www.ecodebate.com.br/2015/04/13/paixao-por-futebol-artigo-de-montserrat-martins. Acesso em: 26. Maio. 2015.

 

01. Qual é o tema abordado no artigo de opinião?

 A PAIXÃO DO BRASILEIRO POR FUTEBOL.

 

02. O autor afirma que a paixão pelo futebol só é comparável a uma outra paixão nacional. Qual é essa outra paixão? A PAIXÃO PELOS PERSONAGENS DAS TELENOVELAS

 

03. O autor faz um apanhado histórico acerca do futebol no país. Identifique as opiniões do autor do texto a respeito desse tema.

ELE FALA DA ÉPOCA DO FUTEBOL CLÁSSICO EM QUE PELÉ E GARRINCHA ERAM OS SÍMBOLOS DO FUTEBOL NACIONAL.

 

04. Que tipos de argumentos o autor emprega? E onde os emprega?

ÉPOCA DO ESPORTE PREPARAÇÃO PARA A VIDA - 2º PARÁGRAFO FATOS DO PASSADO DO FUTEBOL – 3º PARÁGRAFO FASE DO FUTEBOL-TALENTO – 4º PARÁGRAFO FASE DOS GRANDES EVENTOS FUTEBOLÍSTICOS E MARKETING DOS TIMES – 5º PARÁGRAFO

05. Como o autor define a era do talento no futebol? FOI ENTRE OS ANOS 50 E 80 EM QUE PELÉ E GARRICHA ERAM OS ÍDOLOS DO ESPORTE.

 

06. O que é um clube-empresa segundo o autor? SÃO OS GRANDES CLUBES BRASILEIROS COMO CORÍNTHIANS E FLAMENGO QUE INVESTEM EM MARKETING E NOS GRANDES EVENTOS DO ESPORTE COM TRNSMISSÕES DE SEUS JOGOS PELA TV.

 

07. O autor afirma que o futebol evoluiu. Segundo ele, como o futebol é tratado hoje em dia? COMO UM CLUBE-EMPRESA EM QUE SE GANHA DINHEIRO EXPLORANDO VÁRIOS ASPECTOS DO TIME E DO ESPORTE.

 

08. Qual é a diferença de tratamento dado aos clubes grandes em oposição aos pequenos clubes? ELES SÃO TRATADOS COM PRIVILÉGIOS ATÉ MESMO NOS RESULTADOS DAS PARTIDAS EM QUE A ARBITRAGEM FAVORECE O TIME DE MAIOR DESTAQUE EM DETRIMENTO DO MENOR.

 

09. O autor cita fatos que mostram que nem sempre ganha o melhor. a) Como isso se dá? A ARBITRAGEM NÃO USA O MESMO ESPÍRITO DE ISENÇÃO, NUM JOGO DECISIVO, O TIME MAIOR LEVA VANTAGEM COM MARCAÇÕES DE PÊNALTIS E EXPULSÕES DO TIME ADVERSÁRIO.

 

10. Como o autor conclui seu texto? ELE DIRIGE-SE AO LEITOR COMENTANDO QUE HÁ INCLUSIVE COMENTARISTAS DE ARBITRAGEM E QUE A PAIXÃO PELO FUTEBOL ESTÁ ACIMA DE TUDO.

 

11. Ao escrever seu artigo, o autor faz alguns comentários e se dirige ao leitor. Retire do texto lido dois exemplos em que esse fato acontece. “PENSE NAS DÉCADAS...”, “DIGAMOS QUE UM TIME...”, “PARECE EXAGERO?”

 

12. Quando o autor diz: “... mas o que está em jogo é uma paixão maior, pelo futebol.” Há uma ambiguidade. Quais são os significados implícitos nessa afirmação? “JOGO”: O JOGO DE FUTEBOL EM SI E “ESTAR EM JOGO”: LEVANDO EM CONTA, DANDO PREFERÊNCIA.

 

13. Por que o autor usou aspas em: a) O esporte era tido como “preparação para a vida”. IRONIA (INSINUANDO QUE O ESPORTE PREPARA AS PESSOAS QUE O PRATICAM PARA SE VIVER MELHOR) b) No futebol “clássico”... NOME ANTIGO DADO AO FUTEBOL. (REFERÊNCIA AO PASSADO) c) ... com o pragmatismo do “mercado”... IRONIA (INSINUANDO O USO DO DINHEIRO PARA INFLUENCIAR RESULTADOS DAS PARTIDAS) d) ... surgiram “comentaristas de arbitragem” para justificar as marcações... IRONIA (IRONIZANDO OS COMENTARISTAS ESPORTIVOS QUE DEFENDEM A ARBITRAGEM QUE FAVORECE OS TIMES DE MAIOR INFLUÊNCIA)

 

14. O artigo lido foi publicado num site denominado EcoDebate. O que futebol tem a ver com um site de questões socioambientais? NESSE SITE SÃO PUBLICADOS TEXTOS DE ASSUNTOS POLÊMICOS DE INTERESSE GERAL E O FUTEBOL ATUAL SE ENCAIXA NESTE ASPECTO.

 

15. Analise as informações a seguir segundo os elementos estruturais que compõem os gêneros Artigo de Opinião e Debate.

Os motivos usados em um texto com a intenção de convencer recebem o nome de argumentos. V Para convencer o leitor de uma dada opinião, é preciso apresentar argumentos que devem ser justificados. V

O exemplo é um tipo de argumento. V

O texto lido apresenta uma opinião sem o fanatismo futebolístico tão comum entre os torcedores F Os dados numéricos não são considerados como argumento em um artigo de opinião. F

A conclusão em um artigo de opinião deve sempre retomar as ideias apresentadas anteriormente. F

 No texto lido o autor demonstra ser um fanático torcedor de futebol. F

Chamamos de Debate o gênero textual em que os interlocutores têm a oportunidade de discutir, apresentar argumentos e contra-argumentos acerca de um tema de interesse coletivo, bastante veiculado pelos meios de comunicação em geral. V

A linguagem que se usa no Debate geralmente é caracterizada pela norma padrão. Entretanto, em algumas ocorrências poderá haver variações em função do grau de intimidade entre os participantes, da faixa etária e do nível cultural referente aos mesmos. V

A intenção de um Debate é, única e exclusivamente, convencer ou sermos convencidos, mediante o confronto de experiências. V

 

16. Faça a correspondência entre o nome dos elementos estruturais do gênero Artigo de Opinião citados na primeira coluna e os trechos do texto lido colocados na segunda coluna:

1 - Introdução.                 ( 1 ) “A paixão por futebol aproxima as pessoas de modo instantâneo.”

2 - Conclusão.                 ( 2 ) “Os negócios não podem parar, mas o futebol perde com isso.”

3 - Argumento.         ( 3 ) “O volume de negócios assumiu proporções comerciais inéditas, movimentando um mercado sempre crescente e cada vez mais diversificado de produtos temáticos, que vão além dos materiais esportivos e envolvem as marcas dos clubes em vários outros produtos.”

4 - Dados históricos.           ( 4 ) “No futebol “clássico”, pense nas décadas entre os anos 50 até 80, o assunto central era o talento, Pelé e Garrincha como símbolos maiores dessa época.”

5 - Exemplificação.           ( 5 ) “Os maiores em torcida, Flamengo e Corínthians, recebem mais dinheiro pelas mesmas transmissões de TV do que os demais clubes que jogam o mesmo campeonato brasileiro.”

6 - Comparação.              ( 6 ) “Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clubeempresa.”

 

Fonte: http://www.colegiotamandare.com.br/site/wp-content/uploads/2017/08/AC_AP3_RED_9_GAB.pdf

 

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