PAIXÃO POR FUTEBOL
A
paixão por futebol aproxima as pessoas de modo instantâneo. Gente que nunca
tinha se visto antes ao se encontrar num mesmo ambiente e começar a discutir o
assunto descobre afinidades imediatas, ou contrariedades eternas, num clima de
intimidade que não costuma ser visto em nenhum outro assunto – ou melhor, só
comparável às paixões pelos personagens das telenovelas.
O esporte era tido como “preparação para
a vida”. Hoje sabemos que ele faz parte da vida, pela importância que as
paixões clubísticas têm na vida das pessoas. Hoje elas são a própria vida
concreta e não meramente simbólica. O volume de negócios assumiu proporções
comerciais inéditas, movimentando um mercado sempre crescente e cada vez mais
diversificado de produtos temáticos, que vão além dos materiais esportivos e
envolvem as marcas dos clubes em vários outros produtos.
No futebol “clássico”, pense nas décadas
entre os anos 50 até 80, o assunto central era o talento, Pelé e Garrincha como
símbolos maiores dessa época. Depois disso ficou claro que esquemas táticos,
preparação física e o dito “espírito de grupo” eram tão importantes quanto o
talento individual. Cada vez se soma mais fatores a isso, como o marketing
clubístico, que gera capacidade de investir no futebol.
Da era do talento, passamos à era dos
grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão
pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa. E
como em toda a cadeia de negócios capitalistas, quanto maior a complexidade dos
negócios, mais ela se presta ao monopólio.
Os maiores em torcida, Flamengo e
Corínthians, recebem mais dinheiro pelas mesmas transmissões de TV do que os
demais clubes que jogam o mesmo campeonato brasileiro. Ninguém espera que, com
tantos interesses envolvidos, a arbitragem possa apitar com o mesmo espírito de
isenção, pois ninguém quer prejudicar sua carreira sendo vetado por Corínthians
ou Flamengo. O mesmo que ocorre no sul com a dupla Gre-Nal, desfavorecida no
Brasileiro diante dos mais poderosos, favorecida no Campeonato Gaúcho contra os
outros.
A paixão pelo futebol se defronta, agora,
com o pragmatismo do “mercado”, o que não chega a ser uma novidade, mas um
acirramento do monopólio. Digamos que um time com folha salarial de 150 mil
enfrente um de 10 milhões. Numa hipótese em que o time menor estivesse vencendo
por 2×0, digamos, quando chegasse ao segundo tempo ele sofreria no mínimo a
marcação de 2 pênaltis e uma expulsão, se o jogo fosse decisivo. Parece
exagero? Não só aconteceu (com o Cruzeiro no Campeonato Gaúcho de 2015) como
também surgiram “comentaristas de arbitragem” para justificar as marcações. Os
negócios não podem parar, mas o futebol perde com isso. Citei o Cruzeiro,
poderia ser outro, o caso do Brasil de Pelotas em 2014, mas o que está em jogo
é uma paixão maior, pelo futebol.
MARTINS,
Montserrat. Paixão por futebol. Disponível em:
www.ecodebate.com.br/2015/04/13/paixao-por-futebol-artigo-de-montserrat-martins.
Acesso em: 26. Maio. 2015.
01.
Qual é o tema abordado no
artigo de opinião?
A PAIXÃO DO BRASILEIRO POR FUTEBOL.
02.
O autor afirma que a paixão
pelo futebol só é comparável a uma outra paixão nacional. Qual é essa outra
paixão? A PAIXÃO PELOS PERSONAGENS DAS TELENOVELAS
03.
O autor faz um apanhado
histórico acerca do futebol no país. Identifique as opiniões do autor do texto
a respeito desse tema.
ELE
FALA DA ÉPOCA DO FUTEBOL CLÁSSICO EM QUE PELÉ E GARRINCHA ERAM OS SÍMBOLOS DO
FUTEBOL NACIONAL.
04.
Que tipos de argumentos o
autor emprega? E onde os emprega?
ÉPOCA
DO ESPORTE PREPARAÇÃO PARA A VIDA - 2º PARÁGRAFO FATOS DO PASSADO DO FUTEBOL –
3º PARÁGRAFO FASE DO FUTEBOL-TALENTO – 4º PARÁGRAFO FASE DOS GRANDES EVENTOS
FUTEBOLÍSTICOS E MARKETING DOS TIMES – 5º PARÁGRAFO
05.
Como o autor define a era do talento no
futebol? FOI ENTRE OS ANOS 50 E 80 EM QUE PELÉ E GARRICHA ERAM OS ÍDOLOS DO
ESPORTE.
06.
O que é um clube-empresa segundo o
autor? SÃO OS GRANDES CLUBES BRASILEIROS COMO CORÍNTHIANS E FLAMENGO
QUE INVESTEM EM MARKETING E NOS GRANDES EVENTOS DO ESPORTE COM TRNSMISSÕES DE
SEUS JOGOS PELA TV.
07.
O autor afirma que o futebol evoluiu. Segundo ele, como o futebol é tratado hoje em dia? COMO UM CLUBE-EMPRESA
EM QUE SE GANHA DINHEIRO EXPLORANDO VÁRIOS ASPECTOS DO TIME E DO ESPORTE.
08.
Qual é a diferença de tratamento dado
aos clubes grandes em oposição aos pequenos clubes? ELES SÃO TRATADOS
COM PRIVILÉGIOS ATÉ MESMO NOS RESULTADOS DAS PARTIDAS EM QUE A ARBITRAGEM
FAVORECE O TIME DE MAIOR DESTAQUE EM DETRIMENTO DO MENOR.
09.
O autor cita fatos que
mostram que nem sempre ganha o melhor. a) Como isso se dá? A ARBITRAGEM NÃO USA
O MESMO ESPÍRITO DE ISENÇÃO, NUM JOGO DECISIVO, O TIME MAIOR LEVA VANTAGEM COM
MARCAÇÕES DE PÊNALTIS E EXPULSÕES DO TIME ADVERSÁRIO.
10.
Como o autor conclui seu texto?
ELE DIRIGE-SE AO LEITOR COMENTANDO QUE HÁ INCLUSIVE COMENTARISTAS DE ARBITRAGEM
E QUE A PAIXÃO PELO FUTEBOL ESTÁ ACIMA DE TUDO.
11.
Ao escrever seu artigo, o autor faz
alguns comentários e se
dirige ao leitor. Retire do texto lido dois exemplos em que esse fato
acontece. “PENSE NAS DÉCADAS...”, “DIGAMOS QUE UM TIME...”, “PARECE EXAGERO?”
12.
Quando o autor diz: “... mas o que está em jogo é uma paixão maior, pelo
futebol.” Há uma ambiguidade.
Quais são os significados implícitos
nessa afirmação? “JOGO”: O JOGO DE FUTEBOL EM SI E “ESTAR EM JOGO”: LEVANDO EM
CONTA, DANDO PREFERÊNCIA.
13.
Por que o autor usou aspas em:
a) O esporte era tido como “preparação para a vida”. IRONIA (INSINUANDO QUE O
ESPORTE PREPARA AS PESSOAS QUE O PRATICAM PARA SE VIVER MELHOR) b) No futebol
“clássico”... NOME ANTIGO DADO AO FUTEBOL. (REFERÊNCIA AO PASSADO) c) ... com o
pragmatismo do “mercado”... IRONIA (INSINUANDO O USO DO DINHEIRO PARA
INFLUENCIAR RESULTADOS DAS PARTIDAS) d) ... surgiram “comentaristas de
arbitragem” para justificar as marcações... IRONIA (IRONIZANDO OS COMENTARISTAS
ESPORTIVOS QUE DEFENDEM A ARBITRAGEM QUE FAVORECE OS TIMES DE MAIOR INFLUÊNCIA)
14.
O artigo lido foi publicado num site denominado EcoDebate. O que futebol tem a ver com um site de questões socioambientais?
NESSE SITE SÃO PUBLICADOS TEXTOS DE ASSUNTOS POLÊMICOS DE INTERESSE GERAL E O
FUTEBOL ATUAL SE ENCAIXA NESTE ASPECTO.
15.
Analise as informações a seguir segundo os elementos estruturais que compõem os
gêneros Artigo de Opinião e Debate.
Os
motivos usados em um texto com a intenção de convencer recebem o nome de
argumentos. V Para convencer o leitor de uma dada opinião, é preciso apresentar
argumentos que devem ser justificados. V
O
exemplo é um tipo de argumento. V
O
texto lido apresenta uma opinião sem o fanatismo futebolístico tão comum entre
os torcedores F Os dados numéricos não são considerados como argumento em um
artigo de opinião. F
A
conclusão em um artigo de opinião deve sempre retomar as ideias apresentadas
anteriormente. F
No texto lido o autor demonstra ser um
fanático torcedor de futebol. F
Chamamos
de Debate o gênero textual em que os interlocutores têm a oportunidade de
discutir, apresentar argumentos e contra-argumentos acerca de um tema de
interesse coletivo, bastante veiculado pelos meios de comunicação em geral. V
A
linguagem que se usa no Debate geralmente é caracterizada pela norma padrão.
Entretanto, em algumas ocorrências poderá haver variações em função do grau de
intimidade entre os participantes, da faixa etária e do nível cultural
referente aos mesmos. V
A
intenção de um Debate é, única e exclusivamente, convencer ou sermos
convencidos, mediante o confronto de experiências. V
16.
Faça a correspondência entre o nome dos elementos estruturais do gênero Artigo
de Opinião citados na primeira coluna e os trechos do texto lido colocados na
segunda coluna:
1 - Introdução. ( 1 ) “A paixão por futebol aproxima as
pessoas de modo instantâneo.”
2 - Conclusão. ( 2
) “Os negócios não podem parar, mas o futebol perde com isso.”
3 - Argumento. (
3 ) “O volume de negócios assumiu proporções comerciais inéditas, movimentando
um mercado sempre crescente e cada vez mais diversificado de produtos
temáticos, que vão além dos materiais esportivos e envolvem as marcas dos
clubes em vários outros produtos.”
4 - Dados históricos. ( 4 ) “No futebol “clássico”, pense
nas décadas entre os anos 50 até 80, o assunto central era o talento, Pelé e
Garrincha como símbolos maiores dessa época.”
5 - Exemplificação. ( 5 ) “Os maiores em torcida,
Flamengo e Corínthians, recebem mais dinheiro pelas mesmas transmissões de TV
do que os demais clubes que jogam o mesmo campeonato brasileiro.”
6 - Comparação. ( 6 ) “Da era do talento, passamos
à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de
transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao
clubeempresa.”
Fonte:
http://www.colegiotamandare.com.br/site/wp-content/uploads/2017/08/AC_AP3_RED_9_GAB.pdf
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