PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 7 de junho de 2017

A FAMÍLIA E A FESTA NA ROÇA, TELÁRIS 8º ANO PAG. 233-236, TEXTO TEATRAL

A FAMÍLIA E A FESTA NA ROÇA
                                                  Martins Pena

Personagens

DOMINGOS JOÃO, fazendeiro.
JOANA DA CONCEIÇÃO, sua mulher.
QUITÉRIA, sua filha.
JUCA, estudante de medicina.
ANTÔNIO DO PAU DALHO.
ANGÉLICA, curandeira.
INACINHO, filho de Domingos João.

Quadro 1

O teatro representa uma sala de uma casa da roça, mesquinhamente mobiliada com mesa e cadeiras de pau. Domingos João, sentado à mesa, está vestido de calças de riscado e japona de baetão azul.
(...)

CENA XIII

Entra Juca correndo, seguido de Inacinho.
JUCA – O que há de novo?
JOANA – Senhor doutor, minha filha está para morrer.
JUCA  Chega-se para Quitéria e toma-lhe o pulso e diz – Não é nada; mande vir um copo com água.(sai Joana.)
JUCA, para Domingos – Quando digo que não é nada, falto um pouco à verdade, porque sua filha tem uma inflamação de carbonato de potassa.
DOMINGOS JOÂO, muito espantado – Inflamação de que?
JUCA – De carbonato de potassa.
ANTÔNIO – E isto é perigoso, senhor doutor?
JUCA – Muito; não só para ela, mas para a pessoa que com ela se casar.
ANTÔNIO à parte – Mau! (Entra Joana com um copo de água)
JOANA – Aqui está a água. (Juca toma o copo de água, faz que tira uma coisa da algibeira e a deita dentro do copo.)
JUCA – Este médico vai curá-la imediatamente. ( Dá a Quitéria, que logo que bebe o primeiro gole abre os olhos.)
DOMINGOS JOÃO – Viva o senhor licenciado.
QUITÉRIA, levantando-se  - Minha mãe...
JOANA – Minha filha, o que tem?
JUCA – Esta menina é preciso ter cuidado na sua saúde, e eu acho que se ela se casar com um homem que não entenda de medicina está muito arriscada a sua vida.
DOMINGOS JOÃO – Mas isto é o diabo; já prometi-a ao senhor...(Apontando para Antônio)
ANTÔNIO – mas eu...
JUCA – Arrisca assim a via de sua filha.
DOMINGOS JOÃO – Já dei minha palavra. (Juca coça a cabeça)
QUITÉRIA – Ai, ai eu morro! (Cai na cadeira.)
TODOS – Acuda, acuda, senhor doutor!
JUCA, chegando-se – Agora é outra doença.
DOMINGOS JOÃO – Então, o que é agora?
JUCA – É um eclipse.
DOMINGOS JOÃO, admirado – Ah! ( Juca esfrega as mãos e passa-as pela testa de Quitéria.)
QUITÉRIA, abrindo os olhos – Já estou melhor.
JUCA – vê, Sra. D. Joana, se sua filha não tiver sempre quem trate dela, morrerá certamente. Não é assim Sra. Angélica?(Quando diz essas últimas palavras dá, as escondidas, á Angélica, uma bolsa com dinheiro.)
ANGÉLICA – senhor doutor, tem razão, a menina morre.
DOMINGOS JOÃO – Então o que havemos de fazer?
JUCA – Se eu não estivesse estudando...
JOANA – o senhor licenciado podia...
JUCA – Se meu pai...
DOMINGOS JOÃO – Tenho uma boa fazenda, e o marido da minha filha fica bem aquinhoado
JUCA – Se o Sr. Domingos quisesse...
DOMINGOS JOÃO – Explique-se.
JUCA – Conhecendo as boas qualidades de sua filha, e estimando muito a sua família, me ofereço...
JOANA, com presteza – E o consentimento de seu pai?
JUCA – Esse o terei.
DOMINGOS JOÃO – Mas, a palavra que dei ao Sr. Antônio?
ANTÔNIO – Não se aflija, pois não desejo mais casar-me com uma mulher que tem eclipses.
JUCA – Visto isso, cede?
ANTÔNIO – De boa vontade.
JOANA – Senhor Domingos João, diga ao senhor que sim!
ANGÉLICA – Olhe que sua filha morre!
INACINHO – Meu pai, case- a, com os diabos! O senhor licenciado é boa pessoa.
DOMINGOS JOÃO – já que todos o querem, vá feito. (Para Juca) Minha filha será sua mulher. (Quitéria levanta-se.)
JUCA – Como consente, quisera que eu efetuasse isto o mais breve possível.
DOMINGOS JOÃO – Iremos agora mesmo falar ao vigário, e de caminho podemos ver a festa.
JOANA – Diz bem.
DOMINGOS JOÃO – Vão se vestir. (Saem as duas.)
JUCA – Quando eu acabar meus estudos voltarei para ajudar meu pai.
DOMINGOS JOÃO – Dê-me um abraço. ( Para Inacinho) Já agora não irás amanhã para a cidade. Quem havia de dizer que o Sr. Juca seria meu genro!
ANGÉLICA – deus assim o quis.
DOMINGOS JOÃO – E o quebranto, não? Dizia esta mulher, Sr. Juca, que minha filha tinha quebranto, diabo no corpo, espinhela caída, quando ela não teve senão carbonato de eclipse.
JUCA, rindo-se sem poder se conter – É verdade!
DOMINGOS JOÃO, desconfiado – De que se ri?
JUCA – da asneira da senhora.



1. Por que a mãe de Quitéria, achava que a filha “estava para” morrer?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Em determinado momento, Juca fala ao pai de Quitéria sobre a saúde da moça. Percebe-se que a intenção de Juca é impressioná-lo sobre a gravidade da doença, utilizando palavras próprias do universo cientifico. Retire do texto trechos que comprovem esta intenção.
______________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Qual alternativa melhor expressa o que Juca pensava sobre Domingos João, o pai de Quitéria, ao fazer essas escolhas de linguagem?
a) esperto e lógico.
b) ingênuo, porém lógico.
c) ingênuo e facilmente impressionável.
d) muito esperto, porém impressionável.

4. Copie do texto uma fala de Juca em que se possa perceber sua verdadeira intenção; convencer os pais de Quitéria de que ele era o marido ideal.
___________________________________________________________________

5. Além do compromisso de casamento assumido entre Domingos João e Antônio, há outro obstáculo que poderia levar o pai da moça a ser contra a união entre Quitéria e Juca.
a) Que obstáculo é esse?
_________________________________________________________________
b) Como Juca consegue vencer essa dificuldade?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6. Copie o que cada personagem faz para que o plano de Juca e Quitéria se concretize.
Joana:_____________________________________________________________
Antônia:____________________________________________________________
Inacinho:___________________________________________________________
Angélica:___________________________________________________________

7. Ao expor as atitudes de cada personagem, a peça teatral realiza, pelo humor, uma crítica social, o que é próprio da comédia de costumes. Em sua opinião, o que as atitudes das personagens revelam sobre os valores de cada uma delas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________





22 comentários:

  1. Respostas
    1. 1.A mãe de Quitéria achava q a filha ia morrer,por q eles estava "desmaiada".

      Excluir
  2. 4 conhecendo as boas qualidades de sua filha e estimando muito a sua família me ofereço ...

    ResponderExcluir
  3. Cadê a resposta eu quero é a resposta ? Respondam porfavor !

    ResponderExcluir
  4. Resposta 3- Alternativa(C) Ingênuo e facimente impressionável

    ResponderExcluir
  5. Você a atividade da página 241 desse mesmo texto?????? Urgente

    ResponderExcluir
  6. Kd o resto das respostas???
    Na minha opinião teria que ser todas respondidas

    ResponderExcluir
  7. Prfv preciso de todas as repostas pra hoje prfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- porque disseram à ela que sua filha estava com uma doença e que sem os cuidados necessários morreria

      Excluir
  8. 2-quando digo que não é nada, falta pouco para a verdade, porque sua filha tem uma inflamação carbonata de potassa

    ResponderExcluir
  9. 3-letra D. muito esperto, porém, impressionável

    ResponderExcluir
  10. 4- ve, Sra. D. Joana, se sua filha não tiver quem cuide quem a trate, morrerá certamnete

    ResponderExcluir
  11. 5a- o obstáculo era o amor de Antônio pela jovem Quitéria

    ResponderExcluir
  12. 5b- Juca diz que que a moça possui uma doença que pode ser perigosa caso se case com alguem que não entanda sobre a doença

    ResponderExcluir