PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 22 de junho de 2017

PROVA 7º ANO 2ºB.2017 ANÚNCIO, CONTO, RECEITA



NOME DO ALUNO: ____________________________________________________________________________
   PROFESSOR:  DIORGES F. GONÇALVES     SÉRIE: 7º ANO  DE ESCOLARIDADE      TURMA:  F7 103
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL    DATA:  ........   VALOR: 9 PONTOS    NOTA - ___






1. Os anúncios publicitários têm a finalidade de promover:
a)...........................................................................................................................................................
b)...........................................................................................................................................................
c)...........................................................................................................................................................

2. A partir da resposta anterior podemos dizer que esse anúncio promove:
..............................................................................................................................................................

3. Qual o público alvo desse anuncio?
.............................................................................................................................................................................................................................................

4. Qual argumento foi usado no texto lido para incentivar a vacinação?
.............................................................................................................................................................................................................................................

5. Os anúncios publicitários geralmente contém as seguintes partes:
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6. Quais dessas partes estão presentes no anúncio lido.
..............................................................................................................................................................


O cão de Lia

       No dia em que Lia leu a história daquele cachorro, ficou  fascinada. Chegou para a mãe e disse:
      "Mãe, quero um cachorro igual ao do livro!"
       E a mãe, sensata como a maioria das mães, respondeu:
       "Minha filha, os cachorros reais não são iguais aos das histórias. Para começar, os da história ficam ali paradinhos, não se mexem, não latem, não fazem cocô no tapete, pipi no sofá. Os cachorros verdadeiros rasgam livros, acabam com as plantas do jardim, comem sapatos e, quando cismam, rosnam ou até mordem. Já pensou nisso?"
      "Mas mãe, eu quero um cachorro como este aqui!"
      "Minha filha, isso é ilusão. Cachorro de verdade dá trabalho!"
      "Mas eu quero ter trabalho."
      "Você não vai limpar a sujeira, dar banho, ensinar, vigiar, passear com coleira, vai?"
      "Vou. Eu limpo, dou banho, ensino, passeio, faço tudo."
      "Isso é relativo, minha filha. Muito relativo."
      "Mãe, o que é relativo?"
      "Relativo é tudo aquilo que está em relação com alguma coisa, coisa esta que pode mudar de acordo com a relação que ela tenha com uma terceira coisa. Se está confuso, vou explicar: no dia em que tiver outras coisas mais interessantes ou importantes para fazer, você não vai querer passear, cuidar, limpar, porque não vai ter tempo nem vontade, ou simplesmente vai estar cansada."
     "Mas e se o meu cachorro for um cachorro relativo?"
     "Não existem cachorros relativos."
     "Como não? E se o meu cachorro de verdade, por causa do amor e dos cuidados que eu vou dar para ele, ficar maravilhoso, você deixa?"
A mãe encurtou a conversa:
      "Vai depender da sua capacidade de fazer tudo isso que está prometendo."
      Lia, teimosa, juntou um ano de mesada e comprou um cachorro parecido com o do livro: mesma raça, mesma cor, mesmo jeito. Levou-o para casa, deu a ele um nome, uma coleira, carinho, atenção, banho e comida. O cachorro fez pipi no sofá, cocô no tapete, roeu as sandálias de borracha, fugiu para a rua e ainda comeu três peixes do aquário. Foi dose! Por um tempo, Lia fez de tudo para educá-lo: limpou, passeou, conversou, ensinou, vigiou. Mas foi só por um tempo. Hoje, o cão de Lia virou o cão da mãe de Lia, porque chegou a época das provas. Lia está muito ocupada, e é a mãe quem dá banho, alimenta, limpa, passeia, cuida, enfim... educa.
    Mãe é mãe e promessas são muito relativas.

7. De acordo com a mãe de Lia, que diferenças existem entre os cachorros reais e os das histórias?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8. Por que o cão de Lia virou o cão da mãe de Lia?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

9.No conto há o narrador e as personagens. O narrador conta a história. As personagens participam dos acontecimentos narrados. Quem são as personagens do conto?
..............................................................................................................................................................

10.Quais são os elementos da narrativa?
.............................................................................................................................................................................................................................................
11.Quais as partes que compõem o enredo?
..............................................................................................................................................................
12. Que argumentos a mãe usou para não comprar um cachorro?
.............................................................................................................................................................................................................................................
13. Quais foram os argumentos que a filha usou para poder comprar um cachorro?
.............................................................................................................................................................................................................................................
 14. O que significa ser relativo?
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
15. Qual o gênero do texto “O cão de Lia”?
...............................................................................

Leia a receita a seguir:
Pé de moleque com chocolate

Ingredientes:
 500 g de amendoim torrado e sem casca
 1 lata de leite condensado
 2 medidas de açúcar
 2 colheres de sopa de achocolatado em pó

Modo de preparo:
1. Misture tudo em uma panela em fogo brando até desgrudar do fundo
2. Colocar em um tabuleiro untado até endurecer, e corte.

17. A que gênero textual pertence o texto  “Pé de moleque com chocolate”?
...............................................................................

18. Qual a finalidade do texto “Pé de moleque com chocolate”?
..............................................................................................................................................................


BOA SORTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário