NOME DO ALUNO:
____________________________________________________________________________
PROFESSOR:
DIORGES F. GONÇALVES SÉRIE:
7º ANO DE ESCOLARIDADE TURMA:
F7 103
INSTRUMENTO
AVALIATIVO: AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO
TEXTUAL DATA: ........
VALOR: 9 PONTOS NOTA - ___
1. Os anúncios publicitários têm a
finalidade de promover:
a)...........................................................................................................................................................
b)...........................................................................................................................................................
c)...........................................................................................................................................................
2. A partir da resposta anterior podemos
dizer que esse anúncio promove:
..............................................................................................................................................................
3. Qual o público alvo desse anuncio?
.............................................................................................................................................................................................................................................
4. Qual argumento foi usado no texto
lido para incentivar a vacinação?
.............................................................................................................................................................................................................................................
5. Os anúncios publicitários geralmente
contém as seguintes partes:
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6. Quais dessas
partes estão presentes no anúncio lido.
..............................................................................................................................................................
O cão de Lia
No dia em que Lia leu a história daquele
cachorro, ficou fascinada. Chegou para a
mãe e disse:
"Mãe, quero um cachorro igual ao do
livro!"
E a mãe, sensata como a maioria das
mães, respondeu:
"Minha filha, os cachorros reais
não são iguais aos das histórias. Para começar, os da história ficam ali
paradinhos, não se mexem, não latem, não fazem cocô no tapete, pipi no sofá. Os
cachorros verdadeiros rasgam livros, acabam com as plantas do jardim, comem
sapatos e, quando cismam, rosnam ou até mordem. Já pensou nisso?"
"Mas mãe, eu quero um cachorro como
este aqui!"
"Minha filha, isso é ilusão.
Cachorro de verdade dá trabalho!"
"Mas eu quero ter trabalho."
"Você não vai limpar a sujeira, dar
banho, ensinar, vigiar, passear com coleira, vai?"
"Vou. Eu limpo, dou banho, ensino,
passeio, faço tudo."
"Isso é relativo, minha filha. Muito
relativo."
"Mãe, o que é relativo?"
"Relativo é tudo aquilo que está em
relação com alguma coisa, coisa esta que pode mudar de acordo com a relação que
ela tenha com uma terceira coisa. Se está confuso, vou explicar: no dia em que
tiver outras coisas mais interessantes ou importantes para fazer, você não vai
querer passear, cuidar, limpar, porque não vai ter tempo nem vontade, ou
simplesmente vai estar cansada."
"Mas e se o meu cachorro for um
cachorro relativo?"
"Não existem cachorros
relativos."
"Como não? E se o meu cachorro de
verdade, por causa do amor e dos cuidados que eu vou dar para ele, ficar
maravilhoso, você deixa?"
A mãe encurtou a
conversa:
"Vai depender da sua capacidade de
fazer tudo isso que está prometendo."
Lia, teimosa, juntou um ano de mesada e comprou
um cachorro parecido com o do livro: mesma raça, mesma cor, mesmo jeito.
Levou-o para casa, deu a ele um nome, uma coleira, carinho, atenção, banho e
comida. O cachorro fez pipi no sofá, cocô no tapete, roeu as sandálias de
borracha, fugiu para a rua e ainda comeu três peixes do aquário. Foi dose! Por
um tempo, Lia fez de tudo para educá-lo: limpou, passeou, conversou, ensinou,
vigiou. Mas foi só por um tempo. Hoje, o cão de Lia virou o cão da mãe de Lia,
porque chegou a época das provas. Lia está muito ocupada, e é a mãe quem dá banho,
alimenta, limpa, passeia, cuida, enfim... educa.
Mãe é mãe e promessas são muito relativas.
7. De acordo com a mãe de Lia, que
diferenças existem entre os cachorros reais e os das histórias?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8. Por que o cão de Lia virou o cão da
mãe de Lia?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
9.No conto há o
narrador e as personagens. O narrador conta a história. As personagens participam
dos acontecimentos narrados. Quem são as personagens do conto?
..............................................................................................................................................................
10.Quais são os
elementos da narrativa?
.............................................................................................................................................................................................................................................
11.Quais as partes
que compõem o enredo?
..............................................................................................................................................................
12. Que argumentos a
mãe usou para não comprar um cachorro?
.............................................................................................................................................................................................................................................
13. Quais foram os
argumentos que a filha usou para poder comprar um cachorro?
.............................................................................................................................................................................................................................................
14. O que significa ser relativo?
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
15. Qual o gênero do
texto “O cão de Lia”?
...............................................................................
Leia a receita a
seguir:
Pé de moleque com chocolate
Ingredientes:
500 g de amendoim torrado e sem casca
1 lata de leite condensado
2 medidas de açúcar
2 colheres de sopa de achocolatado em pó
Modo de preparo:
1. Misture tudo em
uma panela em fogo brando até desgrudar do fundo
2. Colocar em um
tabuleiro untado até endurecer, e corte.
17. A que gênero
textual pertence o texto “Pé de moleque
com chocolate”?
...............................................................................
18. Qual a
finalidade do texto “Pé de moleque com chocolate”?
..............................................................................................................................................................
BOA SORTE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário