O LOBO E O CORDEIRO (NÍVEL FUNDAMENTAL)
Estamos apresentado mais uma versão da fábula O LOBO E O
CORDEIRO, desta vez escrita por Monteiro Lobato.
O LOBO E O CORDEIRO
Estava o cordeiro a beber num córrego, quando apareceu um
lobo esfaimado, de horrendo aspecto.
– Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? –
disse o monstro arreganhando os dentes. – Espere, que vou castigar tamanha
má-criação!…
O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:
– Como posso turvar a água que o senhor vai beber se
ela corre do senhor para mim?
Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta.
Mas não deu o rabo a torcer.
– Além disso – inventou ele – sei que você andou falando mal
de mim o ano passado.
– Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci
este ano?
Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:
– Se não foi você, foi seu irmão mais velho, o que dá no
mesmo.
– Como poderia ser meu irmão mais velho, se sou filho único?
O lobo, furioso, vendo que com razões claras não vencia o
pobrezinho, veio com uma razão de lobo faminto:
– Pois se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!
E – nhoque! – sangrou-o no pescoço.
Contra a força não há argumentos.
(Monteiro Lobato, Fábulas, São Paulo,
Brasiliense)
_____________________________________________________________________________
1. O texto que você acabou de ler é:
a. ( ) uma crônica em que o autor trata de um
assunto do dia-a-dia.
b. ( ) uma fábula, isto é, uma pequena história
com ensinamento moral.
c. ( ) um conto de fadas.
2. Quais são os personagens do texto?
3. O lobo e o cordeiro, sendo animais, são personagens
do texto porque:
a. ( ) antigamente os animais falavam.
b. ( ) na história, eles agem, falam e
raciocinam como se fossem pessoas.
c. ( ) o texto fala sobre eles.
4. O autor caracteriza o lobo como um animal:
a. ( ) carnívoro e que se alimenta de outros
animais.
b. ( ) de aspecto horrível, cruel, ruim, e
injusto.
c. ( ) muito faminto.
5. Como o autor carateriza o cordeiro?
6. As respostas e os argumentos que o cordeiro apresentou ao
lobo:
a. ( ) eram sem fundamentos.
b. ( ) foram respostas com fundamento, válidas e
justas.
c. ( ) eram respostas que o lobo não conseguia
entender.
7. Observando as respostas que o cordeiro deu ao lobo,
podemos perceber que ele tratou bem ao lobo. Que palavra aparece repetida nas
respostas do cordeiro, provando esse bom tratamento?
8. O lobo e o cordeiro foram ao mesmo córrego. Com que
finalidade cada um se dirigiu para lá?
9. O autor quis sugerir no final da história, quando o
cordeirinho foi devorado pelo lobo, que:
a. ( ) a força sempre vence a razão.
b. ( ) nem sempre quem tem razão vence uma
disputa.
c. ( ) podemos explorar os mais fracos.
10. Explique, com suas palavras, a moral da história ( a
última linha do texto ).
____________________________________________________________
GABARITO
Questão
- b
- o
lobo e o cordeiro
- b
- b
- como
um animal inocente e medroso.
- b
- Ele
usou a palavra “senhor” que demonstra referência e respeito
- Para
matar a sede
- B
- Resposta
pessoal. Deve conter explicações coerentes sobre o fato de que quem não
quer ser convencido, não existem razões que o convençam.
Fonte: http://portugues.camerapro.com.br/texto-para-interpretacao-11-o-lobo-e-o-cordeiro-nivel-fundamental/
Nenhum comentário:
Postar um comentário