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segunda-feira, 5 de junho de 2017

CARTA TEORIA

http://ivanleite09.blogspot.com.br/2011/09/genero-textual-carta-texto-epistolar.html

Gênero textual: Carta – Texto epistolar
(1) Trabalho apresentado aos colegas da EE João Baptista Marigo Martins


*atualizado em 30.09.2011
Gênero textual: Carta – Texto Epistolar

Definição de carta:

Carta é uma mensagem [comunicação breve que transmite uma informação]escrita que se envia a uma pessoa, geralmente num envelope; missiva, epístola.
(Mini Dicionário - Houaiss: 2004)

Carta é um escrito que se envia a outrem com cumprimentos, pedidos, ordens, notícias etc; epístola; missiva.
(Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Círculo do livro:1988)

Carta é um escrito, fechado em envelope, que se dirige a alguém; missiva.
(Dicionário Michaelis – UOL – Eletrônico)

Carta é uma Correspondência [ação de trocar informação] escrita que se envia a uma ou várias pessoas; missiva; epístola.
(Mini Dicionário – Caldas Aulete: 2004)

Carta é uma comunicação (informação, esclarecimento) manuscrita ouimpressa devidamente acondicionada e endereçada a uma ou várias pessoas; missiva, epístola.
(Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0 – 2004)

Resumindo:

A carta é um texto escrito no qual alguém transmite uma informação a um destinatário ou leitor, que interpreta o sentido e assume determinada atitude diante da informação recebida.
[Enciclopédia do estudante; Vol. 08; pág. 156.]

Proposta Curricular do Estado de São Paulo:

A Proposta curricular do Estado de São Paulo de Língua Portuguesa trabalha em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio o eixo de organização: Tipologia Textual  e Gêneros Textuais diversos.

Tipologia textual:

Nas situações reais de comunicação, diferentes textos, compostos em diferentes linguagens, podem apresentar uma organização interna semelhante.
Dolz; Pasquier e Schnouwly organizam os textos em 5 tipos:

1 - Narrar:
É a capacidade de criar uma história verossímil;

2 - Relatar:
É a representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo;

3 - Descrever ações (instruir):
É a regulação mútua de comportamentos;

4 - Expor:
É a apresentação textual de diferentes formas de saberes;

5 - Argumentar:
É a sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição.


Gênero textual:
É um nome que se dá às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam elas formais ou informais.


TIPOLOGIA TEXTUAL   (X)   GÊNERO TEXTUAL

NARRAR: Fábula; crônica; conto; romance...
RELATAR: Carta; notícia; entrevista; currículo...

ARGUMENTAR: Editorial; requerimento; anúncio publicitário..

EXPOR: Seminário; verbetes em geral; relatório...

DESCREVER AÇÕES
[INSTRUIR]: Receitas; regras de jogos...


O Gênero textual carta:
                         
gênero textual carta pessoal classifica-se na tipologia relatar, que tem a característica principal de representar pelo discurso as experiências vividas, situadas no tempo.

O Texto epistolar:
Epístola é uma palavra de origem latina cujo sinônimo é carta. É, portanto, uma forma de expressão escrita, em geral com finalidade prática.Os textos epistolares são, normalmente, escritos alternando-se a primeira e a segunda pessoa do singular (eu/tu).

EXEMPLO:


CARTA LITERÁRIA:

Quero que abras os olhos, Eugênio, que acordes enquanto é tempo.”

Peço que pegues a minha Bíblia que está na estante de livros, perto do rádio, leias apenas o Sermão da Montanha. Não te será difícil achar, pois a página está marcada com uma tira de papel.”
[Olhai os lírios do campo, Érico Verissimo]

            Linguagem:

Por meio de uma carta, é possível saber o nível cultural dos interlocutores, sua personalidade e o tipo de relação que existe entre eles. Pode-se entender a epístola como uma variante de conversação oral em forma escritaPor isso, o estilo epistolar caracteriza-se por apresentarespontaneidadenaturalidadesinceridade, cortesia, e afeto.


Tipos de carta e suas características:

Existem diferentes tipos de carta; elas variam de acordo com o seu propósito e conteúdo e com a pessoa a quem são dirigidas (destinatários). Cada tipo caracteriza-se por um uso particular da linguagem:

Entre amigos: Tem estilo despojado, revela familiaridade e afabilidade, de acordo com o grau de intimidade com o destinatário.

Comercial: Apresenta estrutura fixa. Estilo breve e cortês.

Propagandística: Dirigida ao público amplo, aparece em jornais, revistas e outros tipos de publicação.

Familiar: Manifesta carinho e afeto a um familiar.

Informativa: Utiliza-se para comunicar decisões, convocações, acordos etc.

Literária: Reflexo dos sentimentos e sensações do autor ou de personagens de uma obra literária.

Social: Comunicações sobre atos sociais, participações de eventos, convites etc.

De agradecimento: Expressa admiração ou gratidão por um favor realizado.

De felicitação: Envia-se por ocasião de bodas, aniversário, formatura ou outro acontecimento feliz.

De pêsames: Escrita motivada pelo falecimento de alguém íntimo do destinatário.

Tratamento:

Deve-se selecionar o tratamento dado ao destinatário:     a escolha do tratamento mais adequado (senhor, Vossa Excelência, você) ou o grau de cortesia presente no texto informam o tipo de relação que existe entre os interlocutores.

Características Gerais das Cartas:

O que os alunos devem saber:

Remetente: aquele que escreve a carta;

Destinatário: aquele para quem a carta foi escrita;

Local e Data: lugar e data em que foi escrita,

Saudação e Vocativo: modo de chamar a pessoa a quem se destina e o nome do destinatário;

Conteúdo: corpo da carta;

Desfecho/despedida: encerramento;

Assinatura: carta pessoal não usa sobrenome;

P.S.: post-scriptum [latim] = “depois de escrito”;

E.t. : em tempo;

C.E.P. : Código de endereçamento postal com oito dígitos (XXXXX-XXX);


Carta Pessoal:

A carta pessoal é um texto escrito em papel, geralmente fechado, que uma pessoa manda a outra. É um dos meios de comunicação mais antigos e pode-se recorrer a ele para contar fatos da vida cotidiana, fazer um convite, felicitar, agradecer, enviar alguma informação importante, fazer críticas ou reclamar de algum acontecimento desagradável.
Costumava-se escrever as cartas pessoais à mão, mas hoje em dia muitos preferem usar o computador para redigir e depois imprimir o texto.




Partes da Carta Pessoal:

Podem se dividir as cartas pessoais nas seguintes partes:

1 – Cabeçalho;
2 – Saudação e vocativo;
3 – Corpo do texto;
4 – Despedida e assinatura;
      5 – Pós-escrito.                  

Exemplos:

1 – Cabeçalho:
Na margem superior esquerda escrevem-se tanto o local como a data em que a carta é redigida.
[Santo André, 08 de setembro de 2011]

2- Saudação e Vocativo:
Há várias formas de expressar a saudação, em geral utiliza-se: “Querido/querida”; “Caro/cara”, ou dependendo do grau de intimidade: “Oi, tudo bem?”; até saudações formais: “Estimado/ estimada”.
[Vocativo: Nome do destinatário]

[Cara Cecília,]

3- Corpo da Carta:
            Nessa parte se redige a informação que se quer transmitir. Normalmente, inicia-se com um parágrafo introdutório sobre o objetivo da carta.

[Por fim encontrei um pouco de tempo para poder te contar tudo que passei nestas últimas semanas...]

4- Despedida e Assinatura:
Existem diferentes formas. As mais comuns: “Com carinho”; “Um abraço”; “Atenciosamente” e “Saudações”.
                      
[Um forte abraço do seu amigo,
                                                            
                                                                                  CARLOS]




5- Pós-escrito:
É usado quando se quer acrescentar uma informação após o final da carta. Indica-se esse elemento com a abreviatura P.S. (post-scriptum ‘em latim’ = após o escrito).


[P.S.: Diga-me quais são as melhores datas para que eu vá ao Rio de Janeiro visitá-la, assim vamos nos organizando.]





3 - PROPOSTA DA REDAÇÃO SARESP 2009:

Redija também uma carta para um (a) amigo (a) contando sobre um livro de Monteiro Lobato ou de outro escritor que você leu recentemente e revele os motivos de sua admiração. Não se esqueça de colocar, no início, o nome da pessoa a quem a carta se destina e, no final, o nome do autor da carta, que é você. Escreva seu texto na folha a ele destinada.


CORREÇÃO:

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS:

1 – TEMA:
Será avaliado como ocorreu a compreensão da proposta de redação e seu desenvolvimento no texto produzido.

2- GÊNERO:
Será avaliado o conhecimento organizacional do gênero, ou seja, o domínio do uso das características básicas do gênero carta pessoal.

3- COESÃO/ COERÊNCIA:
Será avaliada a manutenção da perspectiva da autoria, do remetente, do assunto/informação e dos elementos de tempo e espaço, na organização da sequência lógica dos enunciados.

4- REGISTRO:
Será avaliada a aplicação das convenções e normas do sistema da escrita: (ortografia, segmentação de palavras, frases e parágrafos, concordância e regência, pontuação).


BIBLIOGRAFIAS:

Enciclopédia do estudante: redação e comunicação: técnicas de pesquisas, expressão oral e escrita. Augusta Magalhães de Moraes... [et al.] – 1ª. Edição – São Paulo: Moderna, 2008 – Volume 8;

Manual de Redação – Saresp 2009

Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Língua Portuguesa, 2008;

Ivan Leite – Santo André – 08.09.2011 – Inverno – 10h00m


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