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Gênero textual: Carta – Texto
epistolar
(1) Trabalho apresentado aos colegas
da EE João Baptista Marigo Martins
*atualizado em 30.09.2011
Gênero textual: Carta – Texto
Epistolar
Definição de carta:
Carta é uma mensagem [comunicação breve que transmite uma
informação]escrita que se envia a uma pessoa, geralmente
num envelope; missiva, epístola.
(Mini Dicionário -
Houaiss: 2004)
Carta é um escrito que se envia a outrem com cumprimentos, pedidos,
ordens, notícias etc; epístola; missiva.
(Grande
Enciclopédia Larousse Cultural. Círculo do livro:1988)
Carta é um escrito, fechado em envelope, que se dirige a
alguém; missiva.
(Dicionário Michaelis
– UOL – Eletrônico)
Carta é uma Correspondência [ação de trocar informação] escrita que
se envia a uma ou várias pessoas; missiva; epístola.
(Mini Dicionário –
Caldas Aulete: 2004)
Carta é uma comunicação (informação, esclarecimento) manuscrita ouimpressa devidamente
acondicionada e endereçada a uma ou várias pessoas; missiva, epístola.
(Novo Dicionário
Eletrônico Aurélio versão 5.0 – 2004)
Resumindo:
A carta é um texto
escrito no qual alguém transmite uma informação a um destinatário ou leitor,
que interpreta o sentido e assume determinada atitude diante da informação
recebida.
[Enciclopédia do
estudante; Vol. 08; pág. 156.]
Proposta Curricular do Estado de São
Paulo:
A Proposta
curricular do Estado de São Paulo de Língua Portuguesa trabalha em todas as
séries do Ensino Fundamental e Médio o eixo de organização: Tipologia
Textual e Gêneros Textuais diversos.
Tipologia textual:
Nas situações reais
de comunicação, diferentes textos, compostos em diferentes linguagens, podem
apresentar uma organização interna semelhante.
Dolz; Pasquier e
Schnouwly organizam os textos em 5 tipos:
1 - Narrar:
É a capacidade de
criar uma história verossímil;
2 - Relatar:
É a representação
pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo;
3 - Descrever ações
(instruir):
É a regulação mútua
de comportamentos;
4 - Expor:
É a apresentação
textual de diferentes formas de saberes;
5 - Argumentar:
É a sustentação,
refutação e negociação de tomadas de posição.
Gênero textual:
É um nome que se dá
às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam elas formais
ou informais.
TIPOLOGIA TEXTUAL (X)
GÊNERO TEXTUAL
NARRAR: Fábula; crônica; conto; romance...
RELATAR: Carta; notícia; entrevista; currículo...
ARGUMENTAR: Editorial; requerimento; anúncio
publicitário..
EXPOR: Seminário; verbetes em geral;
relatório...
DESCREVER AÇÕES
[INSTRUIR]: Receitas; regras de jogos...
O Gênero textual carta:
O gênero
textual carta pessoal classifica-se na tipologia relatar,
que tem a característica principal de representar pelo discurso as experiências
vividas, situadas no tempo.
O Texto epistolar:
Epístola é uma
palavra de origem latina cujo sinônimo é carta. É, portanto, uma forma de
expressão escrita, em geral com finalidade prática.Os textos epistolares são,
normalmente, escritos alternando-se a primeira e a segunda pessoa do singular
(eu/tu).
EXEMPLO:
CARTA LITERÁRIA:
“Quero que abras os
olhos, Eugênio, que acordes enquanto é tempo.”
“Peço que pegues a minha Bíblia que está na
estante de livros, perto do rádio, leias apenas
o Sermão da Montanha. Não te será difícil achar, pois a
página está marcada com uma tira de papel.”
[Olhai os lírios do
campo, Érico Verissimo]
Linguagem:
Por meio de uma
carta, é possível saber o nível cultural dos interlocutores, sua personalidade
e o tipo de relação que existe entre eles. Pode-se entender a epístola como uma
variante de conversação oral em forma escrita. Por
isso, o estilo epistolar caracteriza-se por apresentarespontaneidade, naturalidade, sinceridade,
cortesia, e afeto.
Tipos de carta e suas
características:
Existem diferentes
tipos de carta; elas variam de acordo com o seu propósito e conteúdo e com a
pessoa a quem são dirigidas (destinatários). Cada tipo caracteriza-se por um
uso particular da linguagem:
Entre amigos: Tem estilo despojado, revela familiaridade e afabilidade, de
acordo com o grau de intimidade com o destinatário.
Comercial: Apresenta estrutura fixa. Estilo breve e cortês.
Propagandística: Dirigida ao público amplo, aparece em jornais, revistas e outros
tipos de publicação.
Familiar: Manifesta carinho e afeto a um familiar.
Informativa: Utiliza-se para comunicar decisões, convocações, acordos etc.
Literária: Reflexo dos sentimentos e sensações do autor ou de personagens de
uma obra literária.
Social: Comunicações sobre atos sociais, participações de eventos,
convites etc.
De agradecimento: Expressa admiração ou gratidão por um favor realizado.
De felicitação: Envia-se por ocasião de bodas,
aniversário, formatura ou outro acontecimento feliz.
De pêsames: Escrita motivada pelo
falecimento de alguém íntimo do destinatário.
Tratamento:
Deve-se selecionar
o tratamento dado ao destinatário: a escolha do tratamento
mais adequado (senhor, Vossa Excelência, você) ou o grau de cortesia presente
no texto informam o tipo de relação que existe entre os interlocutores.
Características Gerais das Cartas:
O que os alunos devem saber:
Remetente: aquele que escreve a carta;
Destinatário: aquele para quem a carta foi
escrita;
Local e Data: lugar e data em que foi
escrita,
Saudação e Vocativo: modo de chamar a pessoa a quem
se destina e o nome do destinatário;
Conteúdo: corpo da carta;
Desfecho/despedida: encerramento;
Assinatura: carta pessoal não usa
sobrenome;
P.S.: post-scriptum [latim] = “depois
de escrito”;
E.t. : em tempo;
C.E.P. : Código de endereçamento postal
com oito dígitos (XXXXX-XXX);
Carta Pessoal:
A carta pessoal é
um texto escrito em papel, geralmente fechado, que uma pessoa manda a outra. É
um dos meios de comunicação mais antigos e pode-se recorrer a ele para contar
fatos da vida cotidiana, fazer um convite, felicitar, agradecer, enviar alguma
informação importante, fazer críticas ou reclamar de algum acontecimento
desagradável.
Costumava-se
escrever as cartas pessoais à mão, mas hoje em dia muitos preferem usar o
computador para redigir e depois imprimir o texto.
Partes da Carta Pessoal:
Podem se dividir as
cartas pessoais nas seguintes partes:
1 – Cabeçalho;
2 – Saudação e
vocativo;
3 – Corpo do texto;
4 – Despedida e
assinatura;
5 –
Pós-escrito.
Exemplos:
1 – Cabeçalho:
Na margem superior
esquerda escrevem-se tanto o local como a data em que a carta é redigida.
[Santo André, 08 de
setembro de 2011]
2- Saudação e Vocativo:
Há várias formas de
expressar a saudação, em geral utiliza-se: “Querido/querida”; “Caro/cara”, ou
dependendo do grau de intimidade: “Oi, tudo bem?”; até saudações formais:
“Estimado/ estimada”.
[Vocativo:
Nome do destinatário]
[Cara Cecília,]
3- Corpo da Carta:
Nessa
parte se redige a informação que se quer transmitir. Normalmente, inicia-se com
um parágrafo introdutório sobre o objetivo da carta.
[Por fim encontrei um pouco de tempo
para poder te contar tudo que passei nestas últimas semanas...]
4- Despedida e Assinatura:
Existem diferentes
formas. As mais comuns: “Com carinho”; “Um abraço”; “Atenciosamente” e
“Saudações”.
[Um forte abraço do seu amigo,
CARLOS]
5- Pós-escrito:
É usado quando se
quer acrescentar uma informação após o final da carta. Indica-se esse elemento
com a abreviatura P.S. (post-scriptum ‘em latim’ = após o escrito).
[P.S.: Diga-me
quais são as melhores datas para que eu vá ao Rio de Janeiro visitá-la, assim
vamos nos organizando.]
3 - PROPOSTA DA REDAÇÃO SARESP 2009:
Redija também uma
carta para um (a) amigo (a) contando sobre um livro de Monteiro Lobato ou de
outro escritor que você leu recentemente e revele os motivos de sua admiração.
Não se esqueça de colocar, no início, o nome da pessoa a quem a carta se
destina e, no final, o nome do autor da carta, que é você. Escreva seu texto na
folha a ele destinada.
CORREÇÃO:
AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS:
1 – TEMA:
Será avaliado como
ocorreu a compreensão da proposta de redação e seu desenvolvimento no texto
produzido.
2- GÊNERO:
Será avaliado o
conhecimento organizacional do gênero, ou seja, o domínio do uso das
características básicas do gênero carta pessoal.
3- COESÃO/ COERÊNCIA:
Será avaliada a
manutenção da perspectiva da autoria, do remetente, do assunto/informação e dos
elementos de tempo e espaço, na organização da sequência lógica dos enunciados.
4- REGISTRO:
Será avaliada a
aplicação das convenções e normas do sistema da escrita: (ortografia,
segmentação de palavras, frases e parágrafos, concordância e regência,
pontuação).
BIBLIOGRAFIAS:
Enciclopédia do estudante: redação e comunicação: técnicas de pesquisas, expressão oral e
escrita. Augusta Magalhães de Moraes... [et al.] – 1ª. Edição – São Paulo:
Moderna, 2008 – Volume 8;
Manual de Redação – Saresp 2009
Proposta Curricular do Estado de São
Paulo – Língua Portuguesa, 2008;
Ivan Leite – Santo André – 08.09.2011
– Inverno – 10h00m
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