PáginasDESCRITOR

domingo, 28 de maio de 2017

SUJEITO CLASSIFICAÇÃO EXERCÍCIOS

1.Copie o sujeito das orações abaixo e classifique-o.
a) Ontem faltou apenas um professor. ___________________________________
b) Naquela enchente, morreu uma criança._______________________________
c) Naquela rua, ocorreu um acidente ontem. _________________________________
d) Já deu uma hora.__________________________________________
e) Na segunda-feira, chegou uma visita para nós.__________________________________

2. Agora, reescreva as orações do exercício anterior, passando o sujeito para o plural e observando a concordância do verbo com o sujeito.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Classifique o sujeito das orações.
a) Aquele senhor não conseguiu entrar no ônibus.___________________________
b) Voltem para casa mais cedo, meninas!___________________________
c) Durante o jantar, caíram pratos e copos no chão.___________________________
d) Instalaram uma nova emissora de rádio na nossa cidade.__________________________
e) Na primavera, sempre há muitas flores nos jardins e árvores.________________________
f) No clube, só se fala do campeonato de vôlei._____________________________
g) Com o frio, geou em muitas cidades do Sul.________________________________
h) Nossa; como faz calor no Nordeste!___________________________________
i) Que fazes aqui, sozinho, a essa hora?_________________________________

4. Reescreva as orações, tornando o sujeito indeterminado. Veja os exemplos:
Ele tratou desse assunto na reunião.
sujeito simples: ele
Trataram desse assunto na reunião.
sujeito indeterminado (verbo na 3ª pessoa do plural)
Tratou-se desse assunto na reunião.
sujeito indeterminado (verbo na 3ª pessoa do singular + pronome se)
a) Ela necessitava de ajuda naquela hora.
__________________________________________________________
b) Ele confia em nosso trabalho.
___________________________________________________________
c) Ela obedeceu a todos os pedidos.
___________________________________________________________
d) Ele pensava na melhoria da qualidade de ensino.
____________________________________________________________

5. Substitua o verbo haver pelo verbo existir, fazendo as modificações necessárias. Observe:
Há muitas pessoas na rua.
sujeito inexistente (verbo na 3ª pessoa do singular)
Existem muitas pessoas na rua.
sujeito simples: muitas pessoas (o verbo concorda com o sujeito)
a) Na cidade, havia muitas diversões para os jovens.
________________________________________________________
b) Haverá coisa melhor do que esse passeio?
______________________________________________________
c) Precisa haver menos guerra e mais amor.
___________________________________________________
d) Há muitas crianças com fome no Brasil.
_____________________________________________________

        Ele fez anos no mês passado, amorzinho. Até contei a você que oferecemos a ele uma batedeira. Soubemos que a mulher dele precisava de batedeira, fizemos uma vaquinha, pronto. Mas por que você diz que para mim só existem dois signos?

ANDRADE, Carlos Drummond de.

6. Aponte e classifique os sujeitos das seguintes formas verbais:
a) fez__________________________________________
b) contei________________________________________
c) oferecemos_____________________________________
d) soubemos_______________________________________
e) precisava_______________________________________
f) fizemos_________________________________________

7. Nas orações que seguem, classifique o sujeito.
a) Naquela empresa, trabalha-se durante a noite.
-__________________________________________
b) Viajavam mãe, filhos ê companheiros pela estrada da vida.
_____________________________________________
c) Eles sempre se houveram com dignidade.
_____________________________________________
d) Deve ainda haver muitos conhecedores de latim.
______________________________________________
e) Alfredinho, ontem no clube falaram multo mal de você.
____________________________________________

8. Reescreva os seguintes períodos, transformando suas orações em orações sem sujeito.
Veja o modelo.
Existe um restaurante chinês perto daqui.
Há um restaurante chinês perto daqui.
a) Existem muitos cheques sem fundo.
____________________________________________________
b) Existirá um novo caminho para o sítio?
______________________________________________________
c) Devem existir situações semelhantes.
_____________________________________________________
d) Existem crianças que não têm acesso à educação.
______________________________________________________
9. Os verbos impessoais, com exceção do verbo ser, não possuem sujeito; assim, devem
permanecer na terceira pessoa do singular. Sabendo disso, reescreva as frases abaixo, corrigindo-as.
a) Vão fazer três anos que ela não aparece.
______________________________________________________
b) Haviam pelo menos cinco pessoas naquela sala.
______________________________________________________
c) Podem haver mais três pessoa interessadas na vaga.
_______________________________________________________
d) Fazem duas semanas que chegamos de viagem.
_______________________________________________________


10. Reescreva as orações abaixo, passando os termos destacados para o plural.
a) Precisa-se de datilógrafo.
________________________________________
b) Vende-se máquina.
__________________________________________
c) Arruma-se vídeogame.
______________________________________________
d) Acredita-se em jogo melhor.
_____________________________________________
e) Plastifica-se documento.
___________________________________________
f) Apela-se para o céu.
______________________________________________
g) Vende-se apartamento na praia
________________________________________________

11.Reescreva as orações que não possuem sujeito.
a) Havia me equivocado na resolução do problema.
_____________________________________________________
b) Há muitos problemas a resolver neste país.
_____________________________________________________
c) Na minha rua havia uma árvore centenária.
________________________________________________________
d) Houve sérios incidentes automobilísticos naquela estrada durante os feriados.
_______________________________________________________________________
e) Hei de conseguir resolver este problema.
________________________________________________________________
f) Tinha havido brigas no salão durante o baile.
________________________________________________________________

Faça com que as orações abaixo tenham sujeito indeterminado.
Modelo: Os professores falaram muito sobre trabalho.
Falaram muito sobre trabalho.
Falou-se muito sobre trabalho.
a) As firmas precisavam de mão de obra especializada.
_______________________________________________________________
______________________________________________________________
b) Na festa, os convidados falaram muito bem de você, Paulo.
_______________________________________________________________
______________________________________________________________
c) Todos necessitam de sua colaboração, amigo.
_______________________________________________________________
______________________________________________________________

12. Justifique a ausência de sujeito dos verbos destacados.
a) Havia um barulho ensurdecedor de britadeira.
____________________________________
b) Deve haver muitos candidatos para esse emprego.
__________________________________________
c) Hoje faz dois dias que estou gripada.
__________________________________________-
d) Eram cinco de julho de 1977.
___________________________________________
e) Choveu no Norte, geou no Sul e nem relampejou aqui.
__________________________________________

Classifique o sujeito em simples, composto, indeterminado. Identifique também as orações
sem sujeito.
a) Anda-se muito em São Paulo.
___________________________________________________________
b) Abraçaram-se contentes os jogadores e técnicos vitoriosos.
____________________________________________________________
c) Os olhos parados, bonitos e tristes fixavam o horizonte.
________________________________________________________________
d) A cadeira de balanço e o tricô inacabado lembravam-me os tempos de infância.
_____________________________________________________________
e) Ainda eram pequenas as casas exportadoras de cacau.”
__________________________________________________________
f) Tocaram a campainha?
_________________________________________________________
g) Eram mágicos o barulho da pipoca e o cheiro do café.
__________________________________________________________
h) Trovejou toda a noite.
____________________________________________________________
i) “Largaram-me numa praia deserta do rio Amazonas.”
_______________________________________________________
j) “O fogo passou; a casa da cruz caiu.”
______________________________________________________________
k) De repente ela soltou um grito...

____________________________________________________________



FONTE: OBJETIVO.

SUJEITO E PREDICADO

1. Circule o sujeito.
a) “A pêndula do bar martelou seis horas.”
b) “Por minha vontade eu ficava ouvindo aquele menino a vida inteira.”
c) “Dona Anita deu meia dúzia de beliscões no caçula...”
d) “Genoveva não se defendia de um erro ou de um perjúrio.”
e) “Atrás dele vinha o rapaz de cabelos louros, encaracolados, com os olhos azuis muito abertos.”
f) “Os seus hábitos estranhos deixavam perplexos os moradores da rua.”
g) “Vai alta no céu a lua da Primavera.”
h) “A casa de palha do negro Damião, o fogo comeu num instante.”

2. Separe o sujeito do predicado e informe se a oração está na ordem direta ou inversa.
Modelo: No horizonte, sumia o sol lentamente.
Sujeito: o sol
Predicado: sumia lentamente no horizonte
Ordem Inversa
a) Aquela gritaria deixava-me tonta.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

b) No lixo da feira, crianças garantiam o seu almoço.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

c) Surgiu ao longe uma estrela.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

d) Moças e rapazes procuravam divertimentos.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

e) Por todas as firmas ele passou à procura de emprego.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________
f) Ninguém aguardava o sorteio.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

g) Foram à escola Pai mãe e filho.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

h) Poucos entenderam o plano.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

i) Dominava o meu coração uma saudade imensa.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

j) Inconformados, os candidatos derrotados deixaram o país.
Sujeito_________________________________________________
Predicado _________________________________________________

3. Separe o sujeito do predicado e identifique o núcleo do sujeito.
a) Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico.
b) As duas crianças estavam na creche da prefeitura.
c) A madeira é usada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas.
d) Aqueles poucos atores reuniram-se em protesto no sindicato.
e) A luta em defesa do ambiente é necessária e fundamental.
f) As florestas nativas de São Paulo sobrevivem em pequena parte do território estadual.

4. Junte os dois períodos num só, transformando sujeito simples em sujeito composto.

Modelo: O pai foi viajar. O filho foi viajar.
O pai e o filho foram viajar.
a) O consumo de carne bovina aumentou. A produção de leite aumentou.
______________________________________________________________________
b) A fome deve ser evitada. A violência deve ser evitada.
_________________________________________________________________________
c) Os cartazes do candidato foram censurados. As palavras do candidato foram censuradas.
________________________________________________________________________
d) Os policiais localizaram os sonegadores de impostos. Os fiscais localizaram os sonegadores de impostos.
___________________________________________________________________________________________________
e) Os jornais noticiavam o acidente da Petrobrás. As rádios noticiavam o acidente da Petrobrás.
______________________________________________________________________________________________


FRASE ORAÇÃO PERÍODO EXERCÍCIOS

DESCRIÇÃO: FRASE/ ORAÇÃO/ PERÍODO

Frase é um enunciado linguístico de sentido completo.
Oração é um enunciado organizado em torno de um verbo ou de uma locução verbal.
Período é a frase constituída de uma ou mais orações.
Quando há apenas uma oração, dizemos que o período é simples.
Quando o período tem mais de uma oração, dizemos que o período é composto.

Atividades:
1) Sublinhe os verbos (ou as locuções verbais) e separe as orações dos períodos compostos a seguir com uma barra.
a) Não concordo com suas atitudes, pois elas vão de encontro aos meus princípios.
b) O povo anseia que haja uma eleição justa, pois a última obviamente não o foi.
c) Vinícius de Moraes já morreu, mas não morreram seus poemas e músicas, pois sua criação artística é eterna.
d) O professor elaborou um exercício simples, mas a prova foi bastante complexa.

2) Assinale o período que tem apenas uma oração.
a) (      ) O cachorro brincava com as pessoas, mas não se afastava da esquina.
b) (      ) Quando o rapaz apontava lá longe, o cãozinho saía correndo.
c) (      ) A noiva do rapaz casou-se com um primo.
d) (      ) O tempo passou e as pessoas se esqueceram do rapaz.

3) Sublinhe os verbos (ou as locuções verbais) das orações abaixo e classifique os períodos em simples ou composto.
a) A noite está fria, ponha um agasalho. ______________________________________________________.
b) Na festa, a turma cantou, dançou e se divertiu. ______________________________________________________.
c) Vai chover, vamos embora. ______________________________________________________.
d) Ele está estudando muito para o exame final. ______________________________________________________.
e) Hoje, vamos sair mais cedo de casa. ______________________________________________________.
f) Pegue logo suas coisas, estamos atrasados. ______________________________________________________.

4) Escolha conjunções do quadro para preencher as lacunas do texto.
Dica: Nem todas as conjunções do quadro precisam ser usadas e algumas delas podem ser usadas mais de uma vez.

porque              se              e              mas              enquanto              quando              assim que              porém              portanto
          
O cãozinho sabia ______________________ o rapaz voltava do trabalho; por isso,  ______________________ chegava aquela hora, ele ia correndo até a esquina ______________________ lá ficava à espera de seu dono bem-amado. ______________________ o dono não chegava, o cãozinho se distraía um pouco com as outras pessoas, ______________________ nunca se afastava muito da esquina. ______________________ via o rapaz, ele ficava contente ______________________ saía correndo para ir encontrá-lo.

5) Leia estas passagens e observe as conjunções destacadas.
I - "O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança.”
II - "Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido...”

a) Na passagem I, a conjunção mas expressa ideia de:
(     ) explicação                   (     ) conclusão                   (     ) oposição ou contraste                   (     ) tempo
b) Na passagem II, a conjunção quando expressa ideia de:
(     ) condição                   (     ) tempo                   (     ) conclusão                   (     ) comparação         


  FONTE:   Prof.ª: Fernanda Menezes de Carvalho Cançado                

FRASE ORAÇÃO PERÍODO TEORIA EXERCÍCIOS

FRASE/ ORAÇÃO/ PERÍODO

Frase é um enunciado linguístico de sentido completo.
Oração é um enunciado organizado em torno de um verbo ou de uma locução verbal.
Período é a frase constituída de uma ou mais orações.
Quando há apenas uma oração, dizemos que o período é simples.

Quando o período tem mais de uma oração, dizemos que o período é composto.

1) Classifique em: (PS) Período Simples ou (PC) Período Composto. Grife os verbos e separe os orações com uma barra.
a) (       ) Neste ano elegeremos nosso presidente.
b) (       ) O vira-lata latiu e espantou o quero-quero.
c) (       ) Poucas pessoas concordaram com nossa proposta.
d) (       ) Vocês falam muito e agem pouco.
e) (       ) Confie em você, brigue por suas ideias, seja persistente!
f) (       ) Os políticos ganham muito e o povo ganha pouco.
g) (       ) Ficou descontente com o resultado.
h) (       ) Aproximou-se do telefone, iniciou a ligação, mas desistiu.
i) (       ) Eu soube tudo antecipadamente.
j) (       ) Não escreverei nada nem darei entrevista.
k) (       ) Criança tem idade, faz aniversário, apaga velinhas.
l) (       ) O piloto crê muito em sua possibilidade de vitória.
m) (       ) Todos insistem, protestam, gesticulam.
n) (       ) Se tu a amasses, serias feliz.
o) (       ) A primeira folha do caderno estava amassada.
p) (       ) Ontem, meu amigo obteve um desconto nesta loja.
q) (       ) Ela deseja conversar, mas tem medo.
r) (       ) A simpática jovem é atriz.
s) (       ) Muitos confiaram em sua pesquisa.
t) (       ) Estudarei muito e passarei de ano.
u) (       ) Falou sobre suas viagens.
v) (       ) Vibramos, quando soubemos o resultado.
w) (       ) Eba! Acertei todas as questões.

2) Classifique o período em simples e composto. Se tiver mais de uma oração, separe-as e diga o número de orações. Observe o modelo:
Escovou os dentes, / pegou o material escolar / e saiu.
Período composto de três orações.
a) Passarei pela sua casa hoje de tarde, para terminarmos o trabalho.
_______________________________________________________________________________
b) Vou ao clube agora de manhã.
_______________________________________________________________________________
c) Driblou o primeiro, driblou o segundo, mas chutou fora.
_______________________________________________________________________________
d) Cheguei ao local, parei, observei tudo atentamente, fiz alguns comentários com o líder e saí.
______________________________________________________________________________



FONTE: Prof.ª: Fernanda Menezes de Carvalho Cançado

FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.

Leia:
dos quadrinhos muito gostei cascão do ( um conjunto de palavras)

 Gostei muito dos quadrinhos do Cascão ( uma frase)

Agora reescreva cada conjunto de palavras, organizando-o em frase.
a) vende na vermelha cachorro-quente Leo praia
________________________________________________________________
b) outros as nossas novelas em fazem países sucesso
________________________________________________________________
c) Bia muito aniversário da dançamos de festa na
______________________________________________________________
d) ecológicas ser reservas preservadas as precisam
________________________________________________________________


Pai não entende nada
- Um biquíni novo?
- É, pai.
- Você comprou um no ano passado!
- Não serve mais, pai. Eu cresci.
- Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
- Não serve, pai.
- Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
- Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.

(VERÍSSIMO, Luís Fernando)


“Aquele pai, também, não entendia nada.”

a) Quantas palavras há nesse trecho?
______________________________________________________________________
b) Marque as alternativas corretas. Essas palavras:
( ) vêm organizadas em uma determinada sequência.
( ) estão desorganizadas.
( ) vêm isoladas, não estabelecendo relações entre si.
( ) mantêm relações de sintaxe e de sentido, concordando entre si.
( ) têm sentido completo, dentro do contexto.
( ) não têm sentido completo.
c) O trecho inicia com letra maiúscula ou minúscula? Que sinal de pontuação marca o seu final?
d) O trecho transmite uma mensagem? Qual?
________________________________________________________________________

Este conjunto de palavras – “Aquele pai, também, não entendia nada.” – é denominado frase.

Frase – é a palavra ou o conjunto organizado de palavras, com sentido completo,
que estabelece comunicação.

Leia e compare as frases.
I. “Um biquíni novo?”
II. “Você comprou um no ano passado!”
a) Sublinhe os verbos das frases.
b) O que você observou a respeito das frases em relação aos verbos?
__________________________________________________________________________

Em sintaxe, a frase com verbo é chamada período.

Período – é a frase que se organiza em torno de um ou mais verbos (ou locuções
verbais), constituindo-se, portanto, de uma ou mais orações.


Leia e compare as frases.

I. “— Como não serve?”    
a) Sublinhe o(s) verbo(s).
b) Como essa frase é chamada?
c) Nesse período:
( ) não há verbo.
( ) há 1 verbo.
( ) há 2 verbos.
( ) há 3 verbos.

II. “No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15.”
a) Sublinhe o(s) verbo(s).
b) Como essa frase é chamada?
c) Nesse período:
( ) não há verbo.
( ) há 1 verbo.
( ) há 2 verbos.
( ) há 3 verbos.

Portanto, no período I, há apenas uma oração e no II, duas orações.

Oração – organiza-se em torno de um verbo ou de uma locução verbal, podendo
ou não ter sentido completo.

De acordo com o número de orações, o período classifica-se em:

Período         simples ‐ possui apenas uma oração (um verbo ou uma locução verbal)
Período                      composto ‐ possui duas ou mais orações (dois ou mais verbos)

Como não serve?”
1 frase com verbo
1 oração (1 verbo)
1 período simples

“No ano passado você tinha 14 ano, este ano tem 15.”
1 frase com verbo
2 orações (2 verbos)
1 período composto






Complete o quadro com frases do texto “Pai não entende nada”.

Tipos de frase
Frases do texto
Pontuação final
Declarativa afirmativa


Declarativa negativa


Interrogativa


Exclamativa


Imperativa



Relacione as colunas.
( a ) Saia agora mesmo!                                                 ( ) declarativa afirmativa
( b ) Você quer ir ao teatro?                                            ( ) declarativa negativa
( c ) Não poderei acompanhá-lo.                                    ( ) exclamativa
( d ) Como estou satisfeito com o meu presente!           ( ) interrogativa negativa
( e ) Gosto muito de vocês.                                             ( ) interrogativa
( f ) Você não participou da gincana?                              ( ) imperativa

Escreva nos parênteses PS para período simples e PC para período composto. Observe os
verbos e as locuções verbais destacados.
( ) O carro velho do vovô subia lentamente a ladeira íngreme.
( ) Não consegui montar o quebra-cabeça, pois faltavam peças.
( ) O guia da excursão explicava com detalhes as atrações turísticas, para que todos aproveitassem bem a viagem.
( ) Os novos celulares oferecem aos consumidores muitas vantagens.


Leia o texto com a entonação que julgar adequada.
O que me diz...
Que frio! Que vento! Que calor! Que caro! Que absurdo! Que bacana! Que tristeza! Que
tarde! Que amor! Que besteira! Que esperança! Que modos! Que noite! Que graça! Que horror!
Que doçura! Que novidade! Que susto! Que pão! Que vexame! Que mentira! Que confusão!
Que vida! Que coisa! Que talento! Que alívio! Que nada... [...]
Que fazer senão ir na onda? Lá isso... Quer dizer. Pois não. É mesmo. Nem por isso. Depende.
É possível. Antes isso. É claro. É lógico. É óbvio. É de lascar. Essa não! E daí? Sai
dessa. [...]
Carlos Drummond de Andrade.

Faça o que se pede:
a) Quantas frases nominais há no texto? Copie duas.
___________________________________________________________________________
b) Retire todas as frases verbais.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Das frases verbais, só uma constitui período composto. Copie-a e explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Pense em seu dia-a-dia e responda: qual tipo de frase faz com que o texto se torne mais
ágil, mais direto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Portanto, em sua opinião, foi ocasional ou intencional a escolha por esse tipo de frase? Por que elas foram empregadas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) O título do texto está adequado ao emprego desse tipo de frase? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Responda:
a) Ao construir esse trecho do texto, o autor utilizou maior quantidade de:
( ) frases nominais ( ) frases verbais
b) Em sua opinião, o que sugere o uso desse tipo de frase? Que efeito causa no leitor?
_______________________________________________________________________-


LEIA:














a) Copie as orações desse período e sublinhe os verbos.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
b) Os verbos mantiveram-se em uma mesma oração? Explique.
___________________________________________________________________________

Leia a notícia.
Boa notícia
       A comunidade de pandas cresce na China graças a um programa de reprodução em cativeiro. O Japão também vem mostrando resultados para salvar esses animais da extinção. Em dezembro, Mei-Mei, uma panda de 7 anos do zoológico de Shirahama, deu o à luz Yuhin, de 17 centímetros e 190 gramas. Com o filhote, agora são sete pandas vivendo sob proteção no Japão.
São Paulo, O Globo

Agora sublinhe os verbos das frases retiradas do texto e complete o quadro adequadamente.
“A comunidade de pandas cresce na China graças a um programa de reprodução em cativeiro”

Pergunta
sim
Não
Justificativa..................................................................
É frase?



É período?



É oração



É período simples



É período composto?




“Com o filhote, agora são sete pandas vivendo sob proteção no Japão.”


Pergunta
sim
Não
Justificativa..................................................................
É frase?



É período?



É oração



É período simples



É período composto?





Sem repetir as frases do quadro (exercício 13), copie do texto Boa notícia:
a) um período simples e sublinhe o verbo (ou locução verbal).
________________________________________________________________________
b) um período composto e sublinhe os verbos (ou locuções verbais).
__________________________________________________________________________

Agora, copie cada oração do período composto, selecionado no item b , e sublinhe o verbo ou a locução verbal de cada uma.
__________________________________________________________________________

1. Leia:

Sociedade

O homem disse para o amigo:
— Breve irei a tua casa
e levarei minha mulher.

O amigo enfeitou a casa
e quando o homem chegou com a mulher,
soltou uma dúzia de foguetes.

O homem comeu e bebeu.
A mulher bebeu e cantou.
Os dois dançaram.
O amigo estava muito satisfeito.

Quando foi hora de sair,
o amigo disse para o homem:
— Breve irei a tua casa.
E apertou a mão dos dois.

No caminho o homem resmunga:
— Ora essa, era o que faltava.
E a mulher ajunta: — Que idiota.

— A casa é um ninho de pulgas.
— Reparaste o bife queimado?
O piano ruim e a comida pouca.

E todas as quintas-feiras
eles voltam à casa do amigo
que ainda não pôde retribuir a visita.

Carlos Drummond de Andrade,

Agora faça o que se pede.

a) As frases “— Que idiota!” e “O piano ruim e a comida pouca” são:
( ) frases nominais ( ) frases verbais

b) As frases acima podem ser orações?
( ) sim. ( ) não

c) Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________

2. Responda:
a) A frase verbal “— Breve irei a tua casa / e levarei minha mulher.” é um:
( ) período simples ( ) período composto

b) A frase verbal acima possui:
( ) uma oração ( ) duas orações ( ) três orações