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segunda-feira, 5 de junho de 2017

CARTA TEORIA

http://ivanleite09.blogspot.com.br/2011/09/genero-textual-carta-texto-epistolar.html

Gênero textual: Carta – Texto epistolar
(1) Trabalho apresentado aos colegas da EE João Baptista Marigo Martins


*atualizado em 30.09.2011
Gênero textual: Carta – Texto Epistolar

Definição de carta:

Carta é uma mensagem [comunicação breve que transmite uma informação]escrita que se envia a uma pessoa, geralmente num envelope; missiva, epístola.
(Mini Dicionário - Houaiss: 2004)

Carta é um escrito que se envia a outrem com cumprimentos, pedidos, ordens, notícias etc; epístola; missiva.
(Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Círculo do livro:1988)

Carta é um escrito, fechado em envelope, que se dirige a alguém; missiva.
(Dicionário Michaelis – UOL – Eletrônico)

Carta é uma Correspondência [ação de trocar informação] escrita que se envia a uma ou várias pessoas; missiva; epístola.
(Mini Dicionário – Caldas Aulete: 2004)

Carta é uma comunicação (informação, esclarecimento) manuscrita ouimpressa devidamente acondicionada e endereçada a uma ou várias pessoas; missiva, epístola.
(Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0 – 2004)

Resumindo:

A carta é um texto escrito no qual alguém transmite uma informação a um destinatário ou leitor, que interpreta o sentido e assume determinada atitude diante da informação recebida.
[Enciclopédia do estudante; Vol. 08; pág. 156.]

Proposta Curricular do Estado de São Paulo:

A Proposta curricular do Estado de São Paulo de Língua Portuguesa trabalha em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio o eixo de organização: Tipologia Textual  e Gêneros Textuais diversos.

Tipologia textual:

Nas situações reais de comunicação, diferentes textos, compostos em diferentes linguagens, podem apresentar uma organização interna semelhante.
Dolz; Pasquier e Schnouwly organizam os textos em 5 tipos:

1 - Narrar:
É a capacidade de criar uma história verossímil;

2 - Relatar:
É a representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo;

3 - Descrever ações (instruir):
É a regulação mútua de comportamentos;

4 - Expor:
É a apresentação textual de diferentes formas de saberes;

5 - Argumentar:
É a sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição.


Gênero textual:
É um nome que se dá às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam elas formais ou informais.


TIPOLOGIA TEXTUAL   (X)   GÊNERO TEXTUAL

NARRAR: Fábula; crônica; conto; romance...
RELATAR: Carta; notícia; entrevista; currículo...

ARGUMENTAR: Editorial; requerimento; anúncio publicitário..

EXPOR: Seminário; verbetes em geral; relatório...

DESCREVER AÇÕES
[INSTRUIR]: Receitas; regras de jogos...


O Gênero textual carta:
                         
gênero textual carta pessoal classifica-se na tipologia relatar, que tem a característica principal de representar pelo discurso as experiências vividas, situadas no tempo.

O Texto epistolar:
Epístola é uma palavra de origem latina cujo sinônimo é carta. É, portanto, uma forma de expressão escrita, em geral com finalidade prática.Os textos epistolares são, normalmente, escritos alternando-se a primeira e a segunda pessoa do singular (eu/tu).

EXEMPLO:


CARTA LITERÁRIA:

Quero que abras os olhos, Eugênio, que acordes enquanto é tempo.”

Peço que pegues a minha Bíblia que está na estante de livros, perto do rádio, leias apenas o Sermão da Montanha. Não te será difícil achar, pois a página está marcada com uma tira de papel.”
[Olhai os lírios do campo, Érico Verissimo]

            Linguagem:

Por meio de uma carta, é possível saber o nível cultural dos interlocutores, sua personalidade e o tipo de relação que existe entre eles. Pode-se entender a epístola como uma variante de conversação oral em forma escritaPor isso, o estilo epistolar caracteriza-se por apresentarespontaneidadenaturalidadesinceridade, cortesia, e afeto.


Tipos de carta e suas características:

Existem diferentes tipos de carta; elas variam de acordo com o seu propósito e conteúdo e com a pessoa a quem são dirigidas (destinatários). Cada tipo caracteriza-se por um uso particular da linguagem:

Entre amigos: Tem estilo despojado, revela familiaridade e afabilidade, de acordo com o grau de intimidade com o destinatário.

Comercial: Apresenta estrutura fixa. Estilo breve e cortês.

Propagandística: Dirigida ao público amplo, aparece em jornais, revistas e outros tipos de publicação.

Familiar: Manifesta carinho e afeto a um familiar.

Informativa: Utiliza-se para comunicar decisões, convocações, acordos etc.

Literária: Reflexo dos sentimentos e sensações do autor ou de personagens de uma obra literária.

Social: Comunicações sobre atos sociais, participações de eventos, convites etc.

De agradecimento: Expressa admiração ou gratidão por um favor realizado.

De felicitação: Envia-se por ocasião de bodas, aniversário, formatura ou outro acontecimento feliz.

De pêsames: Escrita motivada pelo falecimento de alguém íntimo do destinatário.

Tratamento:

Deve-se selecionar o tratamento dado ao destinatário:     a escolha do tratamento mais adequado (senhor, Vossa Excelência, você) ou o grau de cortesia presente no texto informam o tipo de relação que existe entre os interlocutores.

Características Gerais das Cartas:

O que os alunos devem saber:

Remetente: aquele que escreve a carta;

Destinatário: aquele para quem a carta foi escrita;

Local e Data: lugar e data em que foi escrita,

Saudação e Vocativo: modo de chamar a pessoa a quem se destina e o nome do destinatário;

Conteúdo: corpo da carta;

Desfecho/despedida: encerramento;

Assinatura: carta pessoal não usa sobrenome;

P.S.: post-scriptum [latim] = “depois de escrito”;

E.t. : em tempo;

C.E.P. : Código de endereçamento postal com oito dígitos (XXXXX-XXX);


Carta Pessoal:

A carta pessoal é um texto escrito em papel, geralmente fechado, que uma pessoa manda a outra. É um dos meios de comunicação mais antigos e pode-se recorrer a ele para contar fatos da vida cotidiana, fazer um convite, felicitar, agradecer, enviar alguma informação importante, fazer críticas ou reclamar de algum acontecimento desagradável.
Costumava-se escrever as cartas pessoais à mão, mas hoje em dia muitos preferem usar o computador para redigir e depois imprimir o texto.




Partes da Carta Pessoal:

Podem se dividir as cartas pessoais nas seguintes partes:

1 – Cabeçalho;
2 – Saudação e vocativo;
3 – Corpo do texto;
4 – Despedida e assinatura;
      5 – Pós-escrito.                  

Exemplos:

1 – Cabeçalho:
Na margem superior esquerda escrevem-se tanto o local como a data em que a carta é redigida.
[Santo André, 08 de setembro de 2011]

2- Saudação e Vocativo:
Há várias formas de expressar a saudação, em geral utiliza-se: “Querido/querida”; “Caro/cara”, ou dependendo do grau de intimidade: “Oi, tudo bem?”; até saudações formais: “Estimado/ estimada”.
[Vocativo: Nome do destinatário]

[Cara Cecília,]

3- Corpo da Carta:
            Nessa parte se redige a informação que se quer transmitir. Normalmente, inicia-se com um parágrafo introdutório sobre o objetivo da carta.

[Por fim encontrei um pouco de tempo para poder te contar tudo que passei nestas últimas semanas...]

4- Despedida e Assinatura:
Existem diferentes formas. As mais comuns: “Com carinho”; “Um abraço”; “Atenciosamente” e “Saudações”.
                      
[Um forte abraço do seu amigo,
                                                            
                                                                                  CARLOS]




5- Pós-escrito:
É usado quando se quer acrescentar uma informação após o final da carta. Indica-se esse elemento com a abreviatura P.S. (post-scriptum ‘em latim’ = após o escrito).


[P.S.: Diga-me quais são as melhores datas para que eu vá ao Rio de Janeiro visitá-la, assim vamos nos organizando.]





3 - PROPOSTA DA REDAÇÃO SARESP 2009:

Redija também uma carta para um (a) amigo (a) contando sobre um livro de Monteiro Lobato ou de outro escritor que você leu recentemente e revele os motivos de sua admiração. Não se esqueça de colocar, no início, o nome da pessoa a quem a carta se destina e, no final, o nome do autor da carta, que é você. Escreva seu texto na folha a ele destinada.


CORREÇÃO:

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS:

1 – TEMA:
Será avaliado como ocorreu a compreensão da proposta de redação e seu desenvolvimento no texto produzido.

2- GÊNERO:
Será avaliado o conhecimento organizacional do gênero, ou seja, o domínio do uso das características básicas do gênero carta pessoal.

3- COESÃO/ COERÊNCIA:
Será avaliada a manutenção da perspectiva da autoria, do remetente, do assunto/informação e dos elementos de tempo e espaço, na organização da sequência lógica dos enunciados.

4- REGISTRO:
Será avaliada a aplicação das convenções e normas do sistema da escrita: (ortografia, segmentação de palavras, frases e parágrafos, concordância e regência, pontuação).


BIBLIOGRAFIAS:

Enciclopédia do estudante: redação e comunicação: técnicas de pesquisas, expressão oral e escrita. Augusta Magalhães de Moraes... [et al.] – 1ª. Edição – São Paulo: Moderna, 2008 – Volume 8;

Manual de Redação – Saresp 2009

Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Língua Portuguesa, 2008;

Ivan Leite – Santo André – 08.09.2011 – Inverno – 10h00m


CARTUM X CHARGE TEORIA

O cartum se caracteriza com uma anedota gráfica em que nele podemos visualizar a presença da linguagem verbal associada à não verbal. Suas abordagens dizem respeito a situações relacionadas ao comportamento humano, mas não estão situadas no tempo, por isso são denominadas de atemporais e universais, ou seja, não fazem referência a uma personalidade em específico. Cientes disso, torna-se importante compreendermos que o nome cartum proveio de um acontecimento ocorrido em Londres, em 1841. Tal acontecimento diz respeito ao fato de o príncipe Albert, no intuito de decorar o Palácio de Westminster, ter promovido um concurso de desenhos feitos em grandes cartões (cartoons em inglês), os quais seriam colados às paredes.

A charge, um tanto quanto diferente do cartum, satiriza situações específicas, situadas no tempo e no espaço, razão pela qual se encontra sempre apontando para um personagem da vida pública em geral, às vezes um artista, outras vezes um político, enfim. Em se tratando da linguagem, também costuma associar linguagem verbal e não verbal. Outro aspecto para o qual devemos atentar diz respeito ao fato de a charge, expressa na língua francesa, possuir significado de “carga”, aderindo por completo à intenção do chargista, ou seja, a de que ele realmente atua de forma crítica numa situação de ordem social e política. Que tal então conferirmos um exemplo?


COMPLEMENTO NOMINAL TEORIA EXERCÍCIOS

COMPLEMENTO NOMINAL

COMPLEMENTO NOMINAL: é o termo que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e liga-se a ele por meio de preposição.
Ex.: Tenho confiança em você.  nome (confiança - substantivo) complemento nominal

Atividades:
1) Faça como no exemplo:
Todos admiram você.
Todos têm admiração por você.
a) As pessoas necessitam de ajuda.
___________________________________________________________________________________________________________
b) Não é tão difícil amar o próximo.
___________________________________________________________________________________________________________
c) Os diretores se interessam por seu trabalho.
___________________________________________________________________________________________________________
d) Os jovens resistem mais ao fracasso.
___________________________________________________________________________________________________________
e) Sempre é bom conversar com nossos pais.
___________________________________________________________________________________________________________
f) Comer frutas beneficia a saúde.
___________________________________________________________________________________________________________
g) Conheço minha profissão.
___________________________________________________________________________________________________________

2) Circule os complementos nominais das orações seguintes:
a) A poluição é prejudicial à saúde.
b) A construção da casa demorou muito tempo.
c) Toda criança tem necessidade de carinho.
d) A invenção da imprensa foi um fato muito importante.
e) É preciso que haja respeito à natureza.
f) A leitura de jornais mantinha-o informado.
g) Carlos ficou aflito com a notícia.
h) O consumidor tem interesse por novos produtos.
i) A propaganda pode ser útil à comunidade.
j) Você tem confiança nesse anúncio?
k) Luís ficou responsável por tudo.
l) Eles tinham inclinação para a guerra.



3) Circule os COMPLEMENTOS NOMINAIS das orações seguintes: INDIQUE COM UMA SETA  SE ELE SE REFERE A UM ADJETIVO, SUBSTANTIVO OU ADVERBIO
a) Essa lei é benéfica à cidade.
b) O cãozinho é obediente ao treinador.
c) A explicação será útil aos presentes.
d) Ele tem necessidade de ajuda.
e) Temos confiança em você.
f) Márcia é muito dedicada à família.
g) Ela está preparada para o exame.
h) O nadador está orgulhoso do resultado obtido.
i) Bruno está ansioso por esse encontro.
j) O cigarro é prejudicial à saúde.




4) Classifique os termos destacados em:
OBJETO INDIRETO COMPLEMENTO NOMINAL
a) Todos nós precisamos de liberdade. ___________________________________________________________________________
b) Eu espero minha volta ao antigo emprego. ______________________________________________________________________
c) Quem não precisa de ajuda? _________________________________________________________________________________
d) Não tenho muita resistência ao calor. __________________________________________________________________________
e) Cada um sabe de suas necessidades. ___________________________________________________________________________
f) Os conselhos foram úteis a todos. ______________________________________________________________________________
g) Sempre gostei muito de poesia. _______________________________________________________________________________
h) A deputada foi atenciosa para com todos. _______________________________________________________________________
i) Mamãe tem muita confiança em você. __________________________________________________________________________
j) Eles estão precisando de ti. ___________________________________________________________________________________

5) Analise a função dos termos destacados: objeto direto, objeto indireto ou complemento nominal.
a) Duvidamos da sinceridade dela. ______________________________________________________________________________
b) Vocês receiam a vitória. _____________________________________________________________________________________
c) A invenção da imprensa foi uma revolução. _____________________________________________________________________
d) Você deve ter confiança no médico. ___________________________________________________________________________
e) O desenhista enviou os projetos à diretoria. ______________________________________________________________________
f) Era necessária uma ajuda aos desamparados. ____________________________________________________________________
g) O Ministério da Educação venderá material escolar. ______________________________________________________________

6) Classifique os termos destacados em:

ADJUNTO ADNOMINAL COMPLEMENTO NOMINAL
a) As paredes da casa estavam manchadas. ________________________________________________________________________
b) A venda da casa foi realizada pela imobiliária. ___________________________________________________________________
c) A discussão dos alunos não acabou bem. ________________________________________________________________________
d) As noites de inverno são frias. ________________________________________________________________________________
e) O adiamento do jogo foi mal recebido. __________________________________________________________________________
f) Foi conveniente a prisão do criminoso. _______________________________________________________________________

FONTE: http://www.colegionomelini.com.br/