PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 3 de abril de 2020

CORDEL CORONA VÍRUS INTERPRETAÇÃO


Coronavírus em cordel


Ave Maria, minha gente,
Que desmantelo total
Um tal de Coronavírus
Fez rebuliço geral
Veio das bandas da China
Essa infecção viral.

O cabra tem logo febre
Sem conseguir controlar
Tosse feito um condenado
Difícil até respirar!
Essa doença danada
Se transmite pelo ar.

Espirro, tosse, catarro
Levam contaminação
A saliva quando fala
Também leva infecção
O vírus também se espalha
Em um aperto de mão.

Como gripe e resfriado,
Precisamos prevenir
Cobrindo a boca e o nariz
Na hora em que for tossir
E objetos pessoais
Não podemos dividir.

Evitar lugar lotado
Com muita aglomeração
Limpar bem os ambientes
E lavar sempre a nossa mão
Esfregar bem direitinho
Usando água e sabão.

Use máscara, álcool em gel
E esse hábito não mude
Se estiver muito doente
Vá ao Posto de Saúde
Pois pra gente controlar
Precisa ter atitude.

Não só pro Coronavírus
Esse cordel vai servir
Todo resfriado ou gripe
Precisamos prevenir
Cuidar bem do nosso corpo
Pra doença não surgir.

Vamos s'imbora cuidar!
Tá todo mundo informado!
Não quero Coronavírus
E nem nenhum resfriado!
Agora é só me seguir:
"Cordel Personalizado"!

(Anne Karolynne)

01) O que é um cordel? Podemos dizer que ele tem caráter informativo?

02) Copie do cordel um vocativo, explicando seu raciocínio:

03) De onde veio o Coronavírus?

04) Transcreva do texto uma interjeição, dizendo o que ela expressa:

05) Localize no cordel uma comparação, explicando-a:

06) Quais são os sintomas do Coronavírus?

07) Como tal doença é transmitida?

08) Quais são as medidas de prevenção que devem ser tomadas?

09) Quando se deve procurar o Posto de Saúde? Por quê?

10) Copie do cordel exemplos de oralidade:

11) Que mensagem o cordel transmite?

12) Como podemos dividir o texto em começo, meio e fim? Delimite-os:

13) Quantas estrofes compõem o cordel? Quantos versos em cada uma delas?

14) De que par de rima você mais gostou? Justifique sua resposta:

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO




ELEMENTOS DA NARRATIVA EXERCÍCIO


1. Considerando os elementos da narrativa, leia cada uma das citações a seguir e coloque, dentro dos parênteses que as precedem, a letra:

V – se a afirmativa for verdadeira;
F – se a afirmativa for falsa.

a) (   )              O espaço é o lugar onde se passa a ação. Exemplo:
“No grande dia Primeiro de Maio, não eram bem seis horas e já o 35 pulara da cama afobado.”   (Mário de Andrade)

b) (   ) A personagem é a pessoa que participa da história. Exemplo:
“Nosso pai era homem cumpridor, ordeiro, positivo; e sido assim desde mocinho e menino, pelo que testemunharam as diversas sensatas pessoas, quando indaguei a informação.” (Guimarães Rosa)
           
c) (   )  O tempo determina a ordem em que os fatos acontecem. Exemplo:
Nossa casa, no tempo, ainda era mais próxima do rio, obra de nem quarto de légua: o rio por aí se   estendendo grande, fundo, calado que sempre.” (Guimarães Rosa)

a) F – F –V
b) F – V – F
c) V – F – V
d) V – V – F

Para narrar uma história, é preciso considerar os elementos: espaço, tempo e personagens. O poema a seguir é um texto narrativo e foi publicado em Libertinagem, livro que Manoel Bandeira lançou em 1930.

Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira-livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro.
Bebeu.
Cantou.
Dançou.
Depois se jogou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

2.Responda, considerando a leitura do poema:

a)    O que aconteceu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Quem é a personagem da história?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c)    Onde (espaço) acontece a história?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


d)    Quando (tempo) aconteceu a história?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


RESPOSTA:
1B
2.
a) Um homem entrou num bar, bebeu, cantou, dançou e matou-se.
b) João Gostoso
c) Bar Vinte de Novembro e a Lagoa Rodrigo de Freitas
d) Numa noite.


TIRA ADJETIVO SUBSTANTIVO EXERCÍCIOS MALUQUINHO TARTARUGA FILOMENA


SUBSTANTIVO , ADJETIVO EXERCICIOS TIRA MALUQUINHO TARTARUGA FILOMENA


Patricinha (Forro Saborear)

E eu de longe olhando o jeito dela
Será que tenho chance pra dançar com ela?
Minha timidez não deixa eu encostar
Será meu Deus quem vai chamar a patricinha pra dançar?
Chama a patricinha pra dançar
(Chama, chama)
Junto com o forró saborear

Responda.
1. Explique porque o substantivo patricinha está escrito com letra maiúscula e depois com letra minúscula.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
2. Qual o significado da palavra patricinha de acordo com o texto?
...............................................................................................................................

3.Qual das alternativas abaixo apresenta um adjetivo indicando tamanho pequeno.
a) Comprei uma casinha na praia.
b) Venha cá, filhinha!
c) Ele mora pertinho daqui.
d) Que filminho monótono!
e) Esqueci os pratinhos para festa.






4. No terceiro quadrinho da tirinha a palavra tartaruguinha foi usada com sentido de:
a) ironia
b) desprezo
c) carinho
d) tartaruga pequena.

5. Indique o significado das expressões formadas por adjetivos e substantivos:
Venha para sua casa nova......................................................................
Venha para sua nova casa.....................................................................
Ele é um mau aluno........................................................................
Ele é um aluno mau.......................................................................
Ele era um senhor delegado....................................................................
Ele era delegado senhor..........................................................................
mulher pobre vestia azul....................................................................
pobre mulher vestia azul.....................................................................
Essa é sua única chance ........................................................................
Essa é uma chance única.........................................................................
Hoje encontrei meu velho amigo.
Hoje encontrei meu amigo velho.


FATO OPINIÃO ADJETIVO ARTIGO EXERCICIOS



I) Escreva um parágrafo dando sua opinião sobre um filme e um programa de tv.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

II) Escreva um parágrafo relatando um fato sobre um filme e um programa de tv.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

III) IDENTIFIQUE SE HÁ “FATO” OU “OPINIÃO” NAS SEGUINTES FRASES.

1. Não tenho dúvida de que Adolfo canta melhor que Gilberto Alves.
________________________________________________________________________________
2. O último CD do Roberto Carlos vendeu três mil cópias.
________________________________________________________________________________
3. Milton e Cesar são irmãos.
________________________________________________________________________________
4. Nada melhor que um copo de refrigerante para matar a sede.
________________________________________________________________________________
5. Ninguém faz brigadeiros como mamãe.
________________________________________________________________________________
6. Martha Medeiros é cronista de ZERO HORA.
________________________________________________________________________________
7. O Atlético Mineiro é o melhor time do país.
________________________________________________________________________________
8. O dia 3 de dezembro é o Dia Mundial da Luta contra a AIDS.
________________________________________________________________________________
9. Uma maquiagem suave tornará você irresistível.
________________________________________________________________________________
10. O Colégio  Municipal Botafogo fica situado no bairro Botafogo.
________________________________________________________________________________





IV) Nas frases abaixo a palavra destacada está sendo usada como adjetivo ou substantivo?

1) Ontem dei lugar para um velhinho no ônibus.
________________________________________________________________________
2) meu sapato já está bem velhinho, preciso de outro.
________________________________________________________________________
3) O povo brasileiro espera com expectativa a copa do mundo.
________________________________________________________________________
4) O brasileiro adora comemorar.
________________________________________________________________________
5) O pão francês é o mais gostoso para o café da manhã.
________________________________________________________________________

6) O francês veio passar o carnaval no Brasil e ficou maravilhado.
_______________________________________________________________________

7) Precisa-se de jovens magros para modelo.
________________________________________________________________________
8) Os magros nem sempre são saudáveis.
________________________________________________________________________

9) Aquele rapaz é feio.
________________________________________________________________________

10) Quem ama o feio bonito lhe parece.
_________________________________________________________________________

 ARTIGO
Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.
Classificação dos Artigos
Artigos Definidos: determinam os substantivos de maneira precisa.
Artigos Indefinidos:  determinam os substantivos de maneira vaga.
V) Complete o quadro de classificação dos artigos.
............................................................  
.........
........
.............
..........
...........................................................
.........
.........
.............
..........

ADJETIVO TIRA PAQUERA 6 EXERCICIOS





a) Transcreva os adjetivos utilizados para caracterizar o paquera (o cara) no primeiro quadrinho.
________________________________________________________________________
b) Agora, transcreva o adjetivo para caracterizar o paquera no último quadrinho.
________________________________________________________________________
c) Os adjetivos empregados no primeiro quadrinho caracterizam o paquera física ou psicologicamente?
______________________________________________________________________
d) E o adjetivo empregado no último quadrinho caracteriza o paquera física ou psicologicamente?

_______________________________________________________________________


2) Faça o que se pede
.a) Copie a frase em que a palavra Doces é uma adjetivo
I- As mangas doces eram colhidas pelas crianças
.II - Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces. _______________________________________________________________________
b) Copie a frase em que a palavra velho é adjetivo
.I - Um velho apareceu na rua.
II - Um homem velho apareceu na rua.
 _______________________________________________________________________
c) Copie a frase em que a palavra estranho é adjetivo.
I - As crianças chegaram a lugar estranho.
II - Um estranho pediu-nos
______________________________________________________________________

3) Acrescente aos substantivos destacados as características indicadas nos parênteses. Se necessário, modifique a forma da(s) palavra(s)que você vai acrescentar. Veja o exemplo: Ana colheu flores. (vermelho) Ana colheu flores vermelhas.
a) Maria entrou num jardim. (florido) ___________________________________
b) As crianças colheram laranjas. (saboroso /maduro) ______________________________________  ________________________________
c) Na praça havia muitas crianças. (esperto /alegre) ______________________________________

4) Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.
a)O velho usava um chapéu grande.
b) As crianças caminhavam felizes pelas ruas.
c) D. Teresa tinha umas idéias malucas.
d) O bom aluno consegue bons resultados.
e) A garota ficou nervosa com o irmão.
f) Encontrei um pobre cãozinho abandonado.
g) As crianças pequenas estavam alegres.
h) Aquele garoto tem cabelos ruivos e longos.

5) As frases a seguir são parecidas, mas têm significados diferentes.         

I - Essa roupa cara não me serve.
II - Essa roupa, cara, não me serve.

Explique qual a diferença gramatical entre os termos das duas orações.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6)Circule o predicativo e informe se ele é do sujeito ou do objeto.
a) O telefone chegou perfeito.
b) Mantenha a tampa do vaso sanitário fechada.
c) Tina me chamou de bobo.
d) Os maus-tratos deixaram o colega triste.
e) O menino chegou atrasado.
f) A moça viajou de avião nervosa.
g) A jovem passeava sozinha na praça.
h) Eu nasci otimista.
i) Ele participou da conversa animado.
j) Os atletas não consideraram o juiz imparcial.

















ADJETIVO TEORIA EXERCICIO ALPHA 6º ANO


Leia o infográfico a seguir que estabelece uma comparação entre a imagem dos dinossauros segundo pesquisas cientificas e a representação deles no filme Jurassic World .

LICENÇA POÉTICA
Liberdade concedida ao escritor para extrapolar as regras da norma-padrão da língua a fim de atingir determinados efeitos. Em sentido mais amplo, refere-se a uma ideia ou concepção que se desvia do uso habitual ou da norma estabelecida.

LICENÇA POÉTICA
“Jurassic world” segue a imagem eternizada nos outros filmes da série

INFOGRÁFICO
CIÊNCIA

FILME

VELOCIRAPTOR

Há 75 milhões de anos
Na vida real, o bicho tinha uma cobertura de penas complexas e provavelmente coloridas, como das aves modernas. Além disso, o velociraptor verdadeiro teria o tamanho de um peru.


VELOCIRAPTOR

O bicho é um lagartão, sem qualquer sinal de penas. São treinados como cães, o que talvez fosse impossível com a espécie que andou na Terra.


BRONTOSSAURO

Há 150 milhões de anos
O mais surpreendente para quem visse um bicho desses vivo seria a cabeça minúscula que talvez ficasse ridícula no filme.

BRONTOSSAURO

O mais famoso dos saurópodes aparece com a cabeça grande demais, pescoço excessivamente fino e pele mais lisa do que deveria .

GALLIMIMUS

Há 70 milhões de anos
Além de também possuir uma cobertura de penas, esse dino avestruz contava provavelmente com uma espécie de bico filtrador, semelhante ao de certas aves aquáticas atuais.

GALLIMIMUS

Tal como no caso do Velociraptor, a falta de penas e o ar de lagarto são os principais defeitos.



1. Copie este quadro no caderno e complete-o com as principais diferenças
entre os dinossauros apresentados no filme e sua descrição científica.

Representação cinematográfica
Descrição científica
Velociraptor


Brontossauro


Gallimimus



2. O infográfico apresenta pistas sobre o porquê da diferença entre a repre­sentação cinematográfica dos dinossauros e a descrição científica deles.
a)   Que afirmação presente no infográfico sugere por que certa característica do brontossauro não foi mostrada no filme?
..................................................................................................................................................................................................................
b)   Pelas informações e imagens mostradas, qual é a incoerência entre o velociraptor cinematográfico e suas características científicas?
..................................................................................................................................................................................................................
c)   Em sua opinião, o que levou o filme a desconsiderar algumas caracte­rísticas dos dinossauros já descritas pela paleontologia?
..............................................................................................................................................................................................................
 3. Releia “Jurassic world” segue a imagem eternizada nos outros filmes da série.
a)   Que termo é utilizado para caracterizar a imagem dos dinossauros nos filmes da série?
...........................................................................................................................................................................................................
b)   O que esse termo indica? Copie a resposta correta no caderno.
I. Indica a ideia de que a representação não realista dos dinossauros fixou-se no imaginário do público.
II. Indica a ideia de que os conhecimentos científicos foram irrelevan­tes ao longo de toda a série de filmes sobre dinossauros.

4. Leia o título e o início da reportagem em que o infográfico foi publicado.
`Jurassic World' ignora descobertas recentes da paleontologia
     O melhor jeito de definir a relação entre "Jurassic World — O Mundo dos Dinossauros" e o que a ciência andou descobrindo sobre os bichos nas últimas décadas é o seguinte: o filme original da série, de 1993, apre­sentou ao público o que havia de mais avançado nas pesquisas dos anos 1980; e o novo, que estreia hoje, continua preso à imagem dos dinos de 30 anos atrás.
Reinaldo José Lopes. 'Jurassic World' ignora descobertas recentes da paleontologia.
Folha de S.Paulo, 11 jun. 2015. Disponível em: ilustrada/2015/06/1640283-jurassic-world-ignora-descobertas-recentes-
da-paleontologia.shtml>. Acesso em: 27 jul. 2018.
a)  Quantos anos decorreram entre os filmes comparados na matéria?
............................................................................................................................................................................................................
b)  Na reportagem, afirma-se que Jurassic World continua preso à imagem dos dinossauros de trinta anos atrás. O que justifica essa afirmação?
..................................................................................................................................................................................................................................................
c)  Que afirmação no infográfico confirma esse trecho da reportagem?
..........................................................................................................................................................................................................

ADJETIVO
1. Da notícia "Cientistas apresentam maior dinossauro do Brasil", releia:
Os titanossauros eram dinossauros herbívoros com o corpo bem de­senvolvido, o pescoço e a cauda muito longos e uma cabeça relativa­mente pequena. Eles habitaram o mundo durante o período cretáceo e eram muito abundantes no supercontinente Gondwana que, no pas­sado, reunia as massas continentais de América do Sul, África, índia, Austrália e Antártica.
a)          Nesse trecho, qual palavra  indica o tipo de alimentação dos titanossauros?
........................................................................................................
b)          Que termo caracteriza o momento em que os titanossauros viveram? Trans­creva-o.
......................................................................................................
c)          Quais substantivos as palavras indicadas nas respostas a e b caracterizam?
.........................................................................................................
d)          Qual é a importância dessas caracterizações para o leitor da notícia?
...................................................................................................

Os adjetivos são palavras que caracterizam substantivos, atribuindo-lhes noções de qualidade, condição, julgamento, estado, etc.

LOCUÇÃO ADJETIVA
2. Releia o trecho a seguir.
O maior dinossauro já encontrado no Brasil foi apresentado ao mundo nesta quarta-feira (05/10) por pesquisadores de várias instituições, reve­lando que o país foi uma terra de gigantes há 60 milhões de anos.
a)          Identifique o substantivo comum que foi utilizado pela jornalista para reto­mar o substantivo próprio Brasil.
.........................................................................................................
b)          Que expressão caracteriza o substantivo terra?
..................................................................................................
c)          A expressão encontrada no item b é composta de quais classes de palavras?
................................................................................................

ANOTA
As expressões formadas por duas ou mais palavras com função de adjetivo recebem o nome de Locuções adjetivas. Geralmente, são formadas por uma preposição e por um substantivo, como em colegas da turma, luz do sol.
Algumas locuções adjetivas podem ser substituídas por um adjetivo com valor equivalente. Observe:
carne de boi = carne bovina
loção de cabelo = loção capilar
amor de irmão = amor fraternal
calendário do aluno = calendário discente