PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 3 de abril de 2020

ADJETIVO TEORIA EXERCICIO ALPHA 6º ANO


Leia o infográfico a seguir que estabelece uma comparação entre a imagem dos dinossauros segundo pesquisas cientificas e a representação deles no filme Jurassic World .

LICENÇA POÉTICA
Liberdade concedida ao escritor para extrapolar as regras da norma-padrão da língua a fim de atingir determinados efeitos. Em sentido mais amplo, refere-se a uma ideia ou concepção que se desvia do uso habitual ou da norma estabelecida.

LICENÇA POÉTICA
“Jurassic world” segue a imagem eternizada nos outros filmes da série

INFOGRÁFICO
CIÊNCIA

FILME

VELOCIRAPTOR

Há 75 milhões de anos
Na vida real, o bicho tinha uma cobertura de penas complexas e provavelmente coloridas, como das aves modernas. Além disso, o velociraptor verdadeiro teria o tamanho de um peru.


VELOCIRAPTOR

O bicho é um lagartão, sem qualquer sinal de penas. São treinados como cães, o que talvez fosse impossível com a espécie que andou na Terra.


BRONTOSSAURO

Há 150 milhões de anos
O mais surpreendente para quem visse um bicho desses vivo seria a cabeça minúscula que talvez ficasse ridícula no filme.

BRONTOSSAURO

O mais famoso dos saurópodes aparece com a cabeça grande demais, pescoço excessivamente fino e pele mais lisa do que deveria .

GALLIMIMUS

Há 70 milhões de anos
Além de também possuir uma cobertura de penas, esse dino avestruz contava provavelmente com uma espécie de bico filtrador, semelhante ao de certas aves aquáticas atuais.

GALLIMIMUS

Tal como no caso do Velociraptor, a falta de penas e o ar de lagarto são os principais defeitos.



1. Copie este quadro no caderno e complete-o com as principais diferenças
entre os dinossauros apresentados no filme e sua descrição científica.

Representação cinematográfica
Descrição científica
Velociraptor


Brontossauro


Gallimimus



2. O infográfico apresenta pistas sobre o porquê da diferença entre a repre­sentação cinematográfica dos dinossauros e a descrição científica deles.
a)   Que afirmação presente no infográfico sugere por que certa característica do brontossauro não foi mostrada no filme?
..................................................................................................................................................................................................................
b)   Pelas informações e imagens mostradas, qual é a incoerência entre o velociraptor cinematográfico e suas características científicas?
..................................................................................................................................................................................................................
c)   Em sua opinião, o que levou o filme a desconsiderar algumas caracte­rísticas dos dinossauros já descritas pela paleontologia?
..............................................................................................................................................................................................................
 3. Releia “Jurassic world” segue a imagem eternizada nos outros filmes da série.
a)   Que termo é utilizado para caracterizar a imagem dos dinossauros nos filmes da série?
...........................................................................................................................................................................................................
b)   O que esse termo indica? Copie a resposta correta no caderno.
I. Indica a ideia de que a representação não realista dos dinossauros fixou-se no imaginário do público.
II. Indica a ideia de que os conhecimentos científicos foram irrelevan­tes ao longo de toda a série de filmes sobre dinossauros.

4. Leia o título e o início da reportagem em que o infográfico foi publicado.
`Jurassic World' ignora descobertas recentes da paleontologia
     O melhor jeito de definir a relação entre "Jurassic World — O Mundo dos Dinossauros" e o que a ciência andou descobrindo sobre os bichos nas últimas décadas é o seguinte: o filme original da série, de 1993, apre­sentou ao público o que havia de mais avançado nas pesquisas dos anos 1980; e o novo, que estreia hoje, continua preso à imagem dos dinos de 30 anos atrás.
Reinaldo José Lopes. 'Jurassic World' ignora descobertas recentes da paleontologia.
Folha de S.Paulo, 11 jun. 2015. Disponível em: ilustrada/2015/06/1640283-jurassic-world-ignora-descobertas-recentes-
da-paleontologia.shtml>. Acesso em: 27 jul. 2018.
a)  Quantos anos decorreram entre os filmes comparados na matéria?
............................................................................................................................................................................................................
b)  Na reportagem, afirma-se que Jurassic World continua preso à imagem dos dinossauros de trinta anos atrás. O que justifica essa afirmação?
..................................................................................................................................................................................................................................................
c)  Que afirmação no infográfico confirma esse trecho da reportagem?
..........................................................................................................................................................................................................

ADJETIVO
1. Da notícia "Cientistas apresentam maior dinossauro do Brasil", releia:
Os titanossauros eram dinossauros herbívoros com o corpo bem de­senvolvido, o pescoço e a cauda muito longos e uma cabeça relativa­mente pequena. Eles habitaram o mundo durante o período cretáceo e eram muito abundantes no supercontinente Gondwana que, no pas­sado, reunia as massas continentais de América do Sul, África, índia, Austrália e Antártica.
a)          Nesse trecho, qual palavra  indica o tipo de alimentação dos titanossauros?
........................................................................................................
b)          Que termo caracteriza o momento em que os titanossauros viveram? Trans­creva-o.
......................................................................................................
c)          Quais substantivos as palavras indicadas nas respostas a e b caracterizam?
.........................................................................................................
d)          Qual é a importância dessas caracterizações para o leitor da notícia?
...................................................................................................

Os adjetivos são palavras que caracterizam substantivos, atribuindo-lhes noções de qualidade, condição, julgamento, estado, etc.

LOCUÇÃO ADJETIVA
2. Releia o trecho a seguir.
O maior dinossauro já encontrado no Brasil foi apresentado ao mundo nesta quarta-feira (05/10) por pesquisadores de várias instituições, reve­lando que o país foi uma terra de gigantes há 60 milhões de anos.
a)          Identifique o substantivo comum que foi utilizado pela jornalista para reto­mar o substantivo próprio Brasil.
.........................................................................................................
b)          Que expressão caracteriza o substantivo terra?
..................................................................................................
c)          A expressão encontrada no item b é composta de quais classes de palavras?
................................................................................................

ANOTA
As expressões formadas por duas ou mais palavras com função de adjetivo recebem o nome de Locuções adjetivas. Geralmente, são formadas por uma preposição e por um substantivo, como em colegas da turma, luz do sol.
Algumas locuções adjetivas podem ser substituídas por um adjetivo com valor equivalente. Observe:
carne de boi = carne bovina
loção de cabelo = loção capilar
amor de irmão = amor fraternal
calendário do aluno = calendário discente




Nenhum comentário:

Postar um comentário