PáginasDESCRITOR

sábado, 13 de março de 2021

VARIAÇÃO LINGUISTICA BBB21 OS BASTIÃO

VARIAÇÃO SOCIAL

LEIA A TIRINHA ABAIXO.




http://www.willtirando.com.br/valendo-um-milhao-antonio/

1. De acordo com o texto Antônio:

a) Estudou pouco, concluiu apenas o ensino fundamental do 1º ao 9º ano

b) Teve acesso a todas as etapas do ensino, inclusive estudou no exterior

c) Concluiu o ensino fundamental e o ensino médio.

d) Teve sua formação a distância, por isso leu 36 livros.

2. Antônio gosta de “Chopin”. A palavra destacada se refere a

a) Um tipo de chope servido em taças pequenas

b) Um tipo de bebida amarga.

c) Um pianista e compositor.

d) Um campeão de SUDOKU.

3. Responda a questão do quarto quadrinho: Qual o apelido dos inseparáveis amigos Caio e Rodolfo no BBB21?

a) Os Bastião

b) Os Chicos

c) Os Sertanejos

d) Zezé di Camargo e Luciano

4. A expressão de Antônio no último quadrinho indica que ele:

a) Sabe a resposta, pois estudou muito e leu muitos livros

b) Não sabe a resposta, pois há conhecimentos que não são adquiridos na escola.

c) Não sabe a resposta, porque não estudou o suficiente.

d) Sabe a resposta, porque está sorrindo.

5. A tirinha nos permite inferir que:

a) os conhecimentos escolares e os conhecimentos de mundo são importantes.

b) Só os conhecimentos adquiridos no mundo são importantes

c) Apenas os conhecimentos escolares são importantes.

d) apenas os conhecimentos escolares são cobrados e programas de perguntas.

 

GABARITO

1. B

2. C

3. A

4. B

5. A

sexta-feira, 12 de março de 2021

FUNÇÕES DA LINGUAGEM: METALINGUAGEM

1. Marque a alternativa em que NÃO  HÁ emprego de metalinguagem.

a)








b)








https://www.humorcomciencia.com/blog/portugues/

C)









http://artecomentada.blogspot.com/2011/03/mc-escher-matematica-artes.html

D)








https://doutorpepper.com.br/damas-2/

 leia a tira

http://www.willtirando.com.br/o-quebrador-de-paredes/

2. No texto acima a presença da METALINGUAGEM se dá devido a presença de :

a) Um poema falando sobre como fazer um poema

b) Uma campanha publicitária sobre a publicidade

c) Uma música que fala sobre a música

d) Uma tirinha falando sobre a produção de uma tirinha.


3. Em qual do textos  abaixo  NÃO há metalinguagem?

a) Desencanto


Eu faço versos como quem chora
De desalento. . . de desencanto. . .
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.

Manuel Bandeira BANDEIRA, M., A Cinza das Horas, Teresópolis, 1917.

 

b) Emoções (Roberto Carlos)


Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando pra você
E as mesmas emoções sentindo
São tantas já vividas
São momentos que eu não esqueci

 

c) Catar feijão (João Cabral de Melo Neto)


Catar feijão se limita com escrever:
Jogam-se os grãos na água do alguidar
E as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.

Educação pela pedra, João Cabral de Melo Neto, 1965.

 

d) Meteoro (Luan Santana)

Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração
Você é raio de saudade
Meteoro da paixão
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar
Ah! Como é bom poder te amar!


GABARITO 

1.D

2.D

3.D


terça-feira, 9 de março de 2021

BIG BROTHER DESCRITOR, 04

 

Descritor 03 – INFERIR O SENTIDO DE UMA PALAVRA OU EXPRESSÃO, DESCRITOR 04-INFERIR UMA INFORMAÇÃO (...)/HABILIDADE (EF69LP44)-INFERIR A PRESENÇA DE VALORES(...) (EF67LP33)/DESCRITOR17-PONTUAÇÃO.

1. INFERIR é encontrar uma mensagem que NÃO está escrita ou visível. Leia a tira abaixo para responder a questão 01 sobre inferência.












Disponível em: http://www.willtirando.com.br/anesia-548/  acessado em 20/02/2021

 1. A partir da leitura da tirinha e de seu conhecimento sobre as entrevistas que os EX-BBB dão ao programa Encontro com Fatima Bernardes é possível inferir que:

a) OBBB vai virar o programa da Fátima Bernardes.

b) As personagens estão falando sobre o programa BBB21.

c) Na casa os participantes fazem coisas más, porém quando saem postam de bonzinhos.

d) As personagens estão tomando café.

 

2. A expressão “os que se dizem bonzinhos” indica pessoas:

a) boas

b) honestas

c) hipócritas

d) de pequena estatura.

 

3. Uma das finalidades da vírgula é indicar a omissão de um verbo. Em qual das alternativas o autor usou uma vírgula em vez de um verbo?

a) Saiu Nego Di.

b) Depois, a Karol

c) Em breve sairá a Lumena.

d) Os maus estão saindo, um a um.

 

GABARITO:

1. C

2. C

3. B


CORONAVÍRUS CONCIENTIZAÇÃO 6º E 7º ANO

 

A partir da leitura, reflita e associe à sua rotina familiar e domiciliar as informações do texto.

TEXTO I

O QUE É CORONAVÍRUS?

       Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Fonte: https:// www.saude.gov.b (25/03/2020).


TEXTO II

PERÍODO DE INCUBAÇÃO DO CORONAVÍRUS

        Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias


 

TEXTO III

QUANTO TEMPO O NOVO CORONAVÍRUS VIVE EM UMA SUPERFÍCIE OU NO AR?          Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe uma média de tempo da sobrevivência do vírus fora de seres humanos, mas existem algumas táticas de prevenção. Entenda.           

       Estudos avaliados pela OMS apontam que o vírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, vários dias. Isto pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente. 

        A OMS está avaliando pesquisas em andamento sobre a maneira como o novo coronavírus é disseminado. Estudos até o momento sugerem que o vírus que causa o COVID-19 é transmitido principalmente pelo contato com gotículas respiratórias, e não pelo ar.

Fonte: https:// www.saude.gov.b (25/03/2020).


TEXTO IV

Como se proteger

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
    Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.
    Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes.  As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminada.                    https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger

1-     De acordo com as fontes responsáveis pela publicação dos textos, é possível afirmar que as informações contidas nos textos são verídicas ou confiáveis? Justifique.

............................................................................................................................................................................

2-       Durante a quarentena, por conta do COVID-19, relate como está sendo sua rotina domiciliar. Conte o que tem aprendido durante esse período.

........................................................................................................................................................................

3-         Marque o que sua família tem feito e  como você tem contribuído para o controle à propagação do coronavírus e quais métodos de proteção vocês têm utilizado.

(    ) Ajudar com as tarefas domésticas de acordo com a sua idade;

(    ) Uma rodada de jogos e brincadeiras;

(    ) Valorizar as conversas em família;

(    ) Estudar as lições passadas na escola;

(    ) Ler;

(    ) Separar brinquedos e roupas que não são mais usados para doação;

(    ) Cozinhar receitas divertidas acompanhados dos pais;

(    ) Não chamar colegas ou visitas para casa;

(    ) Ficar em casa atendendo às orientações de distanciamento social;

(    ) Manter distância dos idosos que estiverem em casa.


FONTE:https://www.claudio.mg.gov.br/arquivos/23715_11%20DE%20MAIO%206%C2%BA%20ANO%20L%C3%8DNGUA%20PORTUGUESA.pdf

PROSA POEMA POESIA DIFERENÇA 7º ANO

 

PROSA X POEMA X POESIA

 

       PROSA é um TEXTO DIVIDIDO EM PARÁGRAFOS. Ou seja, em um texto em prosa escrevemos até o final da linha, alterando seu cumprimento apenas no início e no fim do parágrafo. Além disso, o texto em prosa tem seus parágrafos divididos em frases.

 

       Quando falamos em POEMA, nos referimos à forma em que um determinado texto é apresentado. Isto é, POEMA é um TEXTO DIVIDIDO EM VERSO, estrofe e que pode apresentar rimas, métrica, ritmo, etc. Ou seja, o poema é algo concreto, pode ser visto, é a estrutura formal de um texto.

 

       Por outro lado, quando falamos em POESIA, nos referimos À CAPACIDADE QUE UM TEXTO TEM DE DESPERTAR SENTIMENTOS e emoções no leitor. A poesia é dotada de beleza, por isso emociona. Por estar relacionada à emoção e à noção de belo, a poesia pode estar em um poema, assim como também em uma imagem, uma música, um quadro, uma flor, etc.

 

       Além das características expostas acima, também usamos o termo PROSA para nos referirmos a um texto cujo conteúdo se opões ao do TEXTO POÉTICO, ou seja, é algo que sem muito sentimento, que não emociona.

Disponível em:< https://canaldoensino.com.br/blog/entenda-a-diferenca-entre-poema-e-poesia-prosa > acesso em 05/03/2021

 

Leia o texto abaixo:

Oração da maçaneta (Gióia Júnior)

Não há mais bela música

que o ruído da maçaneta da porta

quando meu filho volta para casa.

 

Volta da rua, da vasta noite,

da madrugada de estranhas vozes,

e o ruído da maçaneta

e o gemer do trinco,

o bater da porta que novamente se fecha,

o tilintar inconfundível do molho de chaves

são um doce acalanto,

uma suave cantiga de ninar.

 

Só assim fecho os olhos,

posso afinal dormir e descansar.

 

1. A Oração da Maçaneta é um texto em prosa ou um poema? Por quê?

..................................................................................................................................................................................................................................................

2. Esse texto possui poesia? Por quê?

..................................................................................................................................................................................................................................................

3. Esse poema desperta sentimentos em vários tipos de pessoas, mas qual seria o público alvo desse poema?

a) filhos

b) pais

c) irresponsáveis

d) amigos

 

4. Marque a alternativa que melhor indica a finalidade do poema Oração da Maçaneta.

a) convencer o leitor a ficar em casa.

b) despertar sentimentos no leitor.

c) provocar humor

d) defender um ponto de vista

 

Leia o texto abaixo:

Dia dos pais

        “pai. você sempre liga sem ter nada especial a dizer. você pergunta o que estou fazendo ou onde estou e se o silêncio entre nós se estende por uma vida, dou um jeito de encontrar perguntas que possam fazer a conversa continuar.

        O que eu queria mesmo te dizer é: eu sei que o mundo te despedaçou. foi com tudo pra cima de você, não te culpo por não saber ser delicado comigo às vezes fico acordada pensando em todos os machucados que você têm e nunca vai dizer. eu venho do mesmo sangue dolorido, do mesmo osso tão sedento por atenção que desabo em mim mesma. eu sou sua filha e sei que a conversa fiada é o único jeito que você conhece de dizer que me ama, porque é o único jeito que eu conheço.”

KAUR, Rupi disponível em: encurtador.com.br/eoBK7

 

5. O texto Dia dos Pais está dividido em parágrafos e frases ou em estrofe e versos?

...........................................................................................................................

6. De acordo com sua resposta a questão cinco, o texto Dia dos Pais é um texto em prosa ou um poema.

..........................................................................................................................

7. Nesse texto há poesia, ou seja, o texto tem como finalidade provocar sentimentos no leitor?

(   ) sim   (  ) não

 8. Agora resuma com suas palavras o que é:

a) prosa......................................................................................................................

b) poema......................................................................................................................

c) poesia.....................................................................................................................

 

sexta-feira, 5 de março de 2021

DESCRITOR 01- 6º ANO - INFORMAÇÃO EXPLÍCITA - SOL

 

 Localizar informações explícitas em um texto

Caro aluno, sabemos que os textos apresentam algumas informações que são identificadas mais facilmente, a partir de uma leitura atenta do texto, que chamamos de informações explícitas. Na questão a seguir, você deverá ler o texto com atenção, buscando identificar e compreender as informações que ele apresenta.

Leia o texto abaixo.

 

Sol: luz e vida

       O Sol é considerado uma estrela pequena, comparado com as grandes estrelas que são milhares de vezes maiores que ele. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o Sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio, e está bem longe da Terra: cerca de 150 milhões de quilômetros.

      Sua luz leva pouco mais de oito minutos para atingir a superfície terrestre. A radiação emitida pelo Sol é fonte de vida e de energia essencial para a Terra. A energia solar impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que depois cai como chuva e neve) e estimula o processo de fotossíntese das plantas (que fornece a energia para a sobrevivência dos organismos vivos).

Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm. Acesso em 23 mar 2020.

 

1. De acordo com o texto, a energia solar também é responsável pela:

a) distância entre a Terra e Sol.

b) evaporação da água.

c) falta de energia na Terra.

d) produção de hidrogênio.

 

Galo de campina

       O galo de campina, conhecido na Amazônia por tangará, pertence à família do cardeal. Suas penas são escuras, mas a cabeça e o pescoço são vermelhos. Alimenta-se de sementes, frutinhas e insetos.

      Vive em bandos nas caatingas do Nordeste e no Brasil Central, do mesmo jeito que outro pássaro, o corrupião. Os dois são considerados as mais belas aves da região.

O galo de campina não canta quando está engaiolado. Só canta em liberdade, numa certa época do ano, e de manhã bem cedinho.

       Em Alagoas, onde ele tem fama de cantor, é treinado e vendido a preços muito elevados.

Fonte: Secretaria da Educação/FDE. Ler e escrever: livro de textos do aluno. São Paulo, 2008.

2. De acordo com o texto, o galo de campina é vendido por um preço elevado:

a) em Alagoas.

b) na Amazônia.

c) no Brasil Central.

d) no Nordeste.

 

Leia o texto abaixo.

Pescaria

Estava o homem pescando, calmamente, quando o Bocão e a mãe dele se aproximaram do pescador. O Bocão disse:

- Pega um peixe pra eu ver.

O homem ficou caladinho. Aí, o Bocão disse de novo:

- Ei, moço, pega um peixe pra eu ver.

Nada. Aí, o Bocão repetiu:

- Ô moço, pega um peixe pra eu ver.

Aí, a mãe do Bocão disse:

- Não pegue, não, moço, enquanto ele não pedir por favor.

Fonte: ZIRALDO. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2005. p. 58.

 

3. Na fala da mãe com o pescador, é possível observar que ela queria que seu filho fosse:

a) calmo.

b) educado.

c) esperto.

d) rápido.

 

GABARITO:

1. B

2. A

3. B

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

https://www.alvaresmachado.sp.gov.br/arquivos/downloads/6_ANO_-port_e_mat_6-4.pdf

 

 

quinta-feira, 4 de março de 2021

LINGUAGEM VERBAL NÃO VERBAL E MISTA

 

Linguagem

 

O que é linguagem? É o uso da língua ( no nosso caso o português)  como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Porém  a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também, de gestos e imagens, sinais, expressões fisionômicas...

 

Linguagem verbal: É a que se utiliza de palavras, tanto na forma  oral ( falada) quanto na forma escrita.

 

Linguagem não verbal: Não se utiliza das palavras para se comunicar.

       Exemplos: placas, figuras, gestos, objetos, cores. o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio” (Quando representado por símbolos), o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito (sem palavras).

 

Linguagem mista: A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das HQ, charges, cartoons e anúncios publicitários. Quando utiliza imagem e palavras ao mesmo tempo.

 

 

1. Responda V para verdadeiro e F para falso:

 

(  ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.

(  ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal.

(  ) As placas de trânsito com palavras é exemplo de linguagem não verbal.

(  ) As placas de trânsito sem palavras é exemplo de linguagem não verbal.

(  ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.

 

(  ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.

 

2. Com base nos estudos acerca da linguagem, responda de forma resumida o que é:

a)linguagem.

................................................................................................................................................

b) linguagem verbal.

................................................................................................................................................

c) linguagem não verbal.

................................................................................................................................................

 3. Classifique os exemplos abaixo em linguagem verbal, linguagem não verbal ou linguagem mista. Justifique sua resposta.

a) Semáforo (sinal).

.............................................................................................................................

b) Cédula de 50 reais.

..............................................................................................................................

c) Carta.

..............................................................................................................................

d) Símbolo de "sanitário masculino"

...............................................................................................................................

e) Bloco com anotações escritas

...............................................................................................................................

f) Gestos

...............................................................................................................................

g) Cartões usados no futebol

...............................................................................................................................

 Leia a tira e responda:

http://www.muitohumor.com.br/avisa-a-hora-que-bater/#axzz6o9vC8a6y

4. O que o homem do carro esperava que o homem do lado de fora fizesse?

..............................................................................................................................

5. Por quê o homem achou que o outro havia entendido?

..............................................................................................................................

6. O homem de fora entendeu a mensagem? Justifique.

...............................................................................................................................

7. Sobre a presença da linguagem verbal, não verbal ou mista, responda qual podemos observar:

a) No primeiro quadrinho.

...............................................................................................................................

b) No segundo quadrinho.

...............................................................................................................................

c) No terceiro quadrinho.

...............................................................................................................................

 

8. Explique de acordo com sua resposta à questão acima:

a) A linguagem mista utiliza.........................................e.......................................

b) a linguagem não verbal não utiliza.........................................................

c) a linguagem verbal utiliza .....................................................................

 

9. Identifique o tipo de linguagem em cada item

a) 

......................................................................................

 b) 



.....................................................................................

 

c) PROIBIDO FUMAR

.....................................................................................

 

d)

............................................................................

 

e) 



..................................................................................

 

10. Em jogo de futebol há exemplos de linguagem verbal, não verbal e mista. Indique que tipo de linguagem representa cada item abaixo.

a) bandeira de impedimento.

........................................................................................

b) carão vermelho ou amarelo.

......................................................................................

c) apito do juiz.

......................................................................................

d) a voz do locutor.

.......................................................................................


GABARITO 

1. V, V, F, V, F, V.

2.

a) É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas.

b) É a que se utiliza de palavras, tanto na forma oral (falada) quanto na forma escrita.

c) Não se utiliza das palavras para se comunicar.

3.

a) Linguagem não verbal.

b) Linguagem mista.

c) Linguagem verbal

d) Linguagem não verbal.

e) Linguagem verbal.

f) Linguagem não verbal

g) Linguagem não verbal.

4. Avisasse se ia bater.

5. Porque ele fez um sinal de positivo com a mão.

6. Não. Ele olhou a hora a que bateu e não avisou se ia bater.

7.

a) Mista

b) Não verbal. (A expressão da personagem olhando para o carro, os riscos que indicam movimento).

c) Não verbal. (Se estivesse escrito: dez horas e quarenta e cinco minutos, seria verbal).

8.

a) linguagem verbal e não verbal.

b) palavras escritas ou faladas.

c) palavras.

9.

a) Linguagem não verbal

b) Linguagem mista.

c) Linguagem verbal

d) Linguagem não verbal.

e) Linguagem mista

10.

a) Linguagem não verbal

b) Linguagem não verbal

c) Linguagem não verbal

d) Linguagem verbal.