PáginasDESCRITOR

terça-feira, 9 de março de 2021

CORONAVÍRUS CONCIENTIZAÇÃO 6º E 7º ANO

 

A partir da leitura, reflita e associe à sua rotina familiar e domiciliar as informações do texto.

TEXTO I

O QUE É CORONAVÍRUS?

       Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Fonte: https:// www.saude.gov.b (25/03/2020).


TEXTO II

PERÍODO DE INCUBAÇÃO DO CORONAVÍRUS

        Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias


 

TEXTO III

QUANTO TEMPO O NOVO CORONAVÍRUS VIVE EM UMA SUPERFÍCIE OU NO AR?          Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe uma média de tempo da sobrevivência do vírus fora de seres humanos, mas existem algumas táticas de prevenção. Entenda.           

       Estudos avaliados pela OMS apontam que o vírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, vários dias. Isto pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente. 

        A OMS está avaliando pesquisas em andamento sobre a maneira como o novo coronavírus é disseminado. Estudos até o momento sugerem que o vírus que causa o COVID-19 é transmitido principalmente pelo contato com gotículas respiratórias, e não pelo ar.

Fonte: https:// www.saude.gov.b (25/03/2020).


TEXTO IV

Como se proteger

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
    Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.
    Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes.  As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminada.                    https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger

1-     De acordo com as fontes responsáveis pela publicação dos textos, é possível afirmar que as informações contidas nos textos são verídicas ou confiáveis? Justifique.

............................................................................................................................................................................

2-       Durante a quarentena, por conta do COVID-19, relate como está sendo sua rotina domiciliar. Conte o que tem aprendido durante esse período.

........................................................................................................................................................................

3-         Marque o que sua família tem feito e  como você tem contribuído para o controle à propagação do coronavírus e quais métodos de proteção vocês têm utilizado.

(    ) Ajudar com as tarefas domésticas de acordo com a sua idade;

(    ) Uma rodada de jogos e brincadeiras;

(    ) Valorizar as conversas em família;

(    ) Estudar as lições passadas na escola;

(    ) Ler;

(    ) Separar brinquedos e roupas que não são mais usados para doação;

(    ) Cozinhar receitas divertidas acompanhados dos pais;

(    ) Não chamar colegas ou visitas para casa;

(    ) Ficar em casa atendendo às orientações de distanciamento social;

(    ) Manter distância dos idosos que estiverem em casa.


FONTE:https://www.claudio.mg.gov.br/arquivos/23715_11%20DE%20MAIO%206%C2%BA%20ANO%20L%C3%8DNGUA%20PORTUGUESA.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário