PáginasDESCRITOR

domingo, 21 de março de 2021

PRONOME 6º ANO N QUADROS

 

PRONOME 6º ANO N QUADROS

v  PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo.

 

Ø  PRONOMES PESSOAIS são aqueles que representam as pessoas do discurso.

 

PRONOMES PESSOAIS

Pessoa do discurso

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

1ª pessoa do singular

eu

me, mim, comigo

2ª pessoa do singular

tu

te, ti, contigo

3ª pessoa do singular

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

1ª pessoa do plural

nós

nos, conosco

2ª pessoa do plural

vós

vos, convosco

3ª pessoa do plural

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo

 

Ø  PRONOMES POSSESSIVOS são palavras que se referem às pessoas do discurso, atribuindo-lhes a posse de algo.

 

PRONOMES POSSESSIVOS

Pessoa

Singular

Plural

meu, minha

meus, minhas

teu, tua

teus, tuas

seu, sua

seus, suas

nosso, nossa

nossos, nossas

vosso, vossa

vossos, vossas

seu, sua

seus, suas

 

Ø  PRONOMES DEMONSTRATIVOS são aqueles que indicam a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso.

 

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

Pessoa

Variáveis

Invariáveis

este, esta, estes, estas

isto

esse, essa, esses, essas

isso

aquele, aquela, aqueles, aquelas

aquilo

 

Ø  PRONOMES INDEFINIDOS são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa ou genérica.

PRONOMES INDEFINIDOS

Variáveis

Invariáveis

algum, alguma, alguns, algumas

alguém

todo, toda, todos, todas

tudo

outro, outra, outros, outras

nada

muito, muita, muitos, muitas

algo

pouco, pouca, poucos, poucas

cada

 

Ø  PRONOMES INTERROGATIVOS introduzem frases interrogativas e se referem à 3ª pessoa do discurso de modo impreciso. São interrogativos os pronomes: que, quem, qual (quais), quanto (quanta, quantos, quantas).

 

 

EXERCÍCIOS:

1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

a) Cláudia gosta muito de estudar. ____________________________________________________

b) As mulheres rodearam a criancinha. ________________________________________________

c) Os estudantes participaram da festa. ________________________________________________

d) Mauro é o melhor advogado da cidade. ______________________________________________

 

2) Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.

a) Vovô deu dinheiro para __________ comprar figurinhas.

b) Aquelas flores são para __________?

c) O tênis preto é para __________ jogar futebol.

d) Este caderno é para __________ fazer redações.

e) Esse doce é para você e este é para _________.

 

3) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.

Observação: Os pronomes o, a, os, as se transformam em:

ü  lo, la, los, las – quando vêm depois dos verbos terminados em r, s ou z.

ex: Ele vai vender o carro.

      Ele vai vendê-lo.

ü  no, na, nos, nas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.

ex: Eles levaram o cachorro.

      Eles levaram-no.

 

a) Vou pagar o empregado. ________________________________________________________________

b) Mário cortou a grama. __________________________________________________________________

c) Resolveram os problemas. _______________________________________________________________

d) Vou chamar a menina. __________________________________________________________________

e) É preciso trazer os cadernos diariamente. ___________________________________________________

f) Os alunos deixaram o recado. _____________________________________________________________

g) Ele quebrou os brinquedos. ______________________________________________________________

h) As meninas fizeram a vitamina. ___________________________________________________________

 

4) Preencha a lacuna usando o pronome possessivo na mesma pessoa em que aparece o pronome pessoal destacado:

Exemplo: Eu vendi minhas joias.


a) Nós reformamos _____________ casa.

b) Ela arrumou ____________ mala.

c) Eu explique aos funcionários o ____________ projeto.

d) Nós ouvimos ____________ discos preferidos.

e) Elas pediram ____________ prêmios.

f) Tu derramaste ____________ lágrimas?


 

5) Classifique o pronome destacado de acordo com o seguinte código:


 

 

 

( 1 ) pessoal

( 2 ) possessivo

( 3 ) demonstrativo

( 4 ) indefinido

( 5 ) interrogativo

 

 

 

 

(      ) a) Quem entende essa criança?

(      ) b) Você já leu este livro?

(      ) c) Qual é a atriz principal da peça?

(      ) d) Há poucos erros na redação.

(      ) e) Estes estudantes são muito unidos.

(      ) f) Quero pedir-te maior colaboração.

(      ) g) Ela sempre gostou de ler.

(      ) h) Nosso povo está despertando.

(      ) i) Aquele jornal é bom?

(      ) j) Ninguém vai enfrentar esse problema?


 

6) Entre parênteses, aparecem dois pronomes demonstrativos. Escolha o que preenche corretamente a lacuna:

a) Não me preocupa ____________ mancha que tenho no rosto. (esta – essa)

b) Marcela, é bom ____________ livro que está com você? (este – esse)

c) Ricardo, é seu ____________ caderno aí perto de sua carteira? (esse – aquele)

d) ____________ técnico aqui ao meu lado vai explicar o funcionamento da máquina. (este – esse)

e) Tatiana, ____________ guarda-chuva lá no canto é seu? (esse – aquele)

f) Senhores jurados, ____________ documento aqui é a maior prova da inocência! (este – esse)

 

7) Diga se o pronome destacado é demonstrativo, indefinido ou interrogativo:

a) Este animal não vai participar da exposição. ______________________________

b) Vários atletas já chegaram. ___________________________________________

c) Ninguém quer discutir a questão. _______________________________________

d) Qual é a comida preferida aqui? ________________________________________

e) Esses livros aí não devem sair da biblioteca. ______________________________

f) Quantos ainda não votaram? ___________________________________________

g) Alguns presidiários se revoltaram. ______________________________________

h) Poucas perguntas ficaram sem resposta. __________________________________

 

8) Que pronomes interrogativos completariam corretamente as frases?

a) __________ é o nome do professor?

b) __________ é aquele rapaz?

c) __________ tempo você nadou?

d) __________ anos você tem?

e) __________ são seus amigos?

f) __________ sujeira há na gaveta!

PRONOME 6º ANO N JUNINHO

 PRONOME 6º ANO JUNINHO

 

1) Leia a anedota e identifique todos os pronomes pessoais:

 

O Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:

— Me dá mais um pastel.

E a cozinheira:

— Se você comer mais um pastel, vai explodir.

E ele:

— Então me dá o pastel e sai de perto!

 (Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:

Melhoramentos, 2000. p. 102.)

_______________________________________________________________________________________

 

2) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.

_______________________________________________________________________________________

b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.

_______________________________________________________________________________________

c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.

_______________________________________________________________________________________

d) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.

_______________________________________________________________________________________

e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.

_______________________________________________________________________________________

 

3) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:

 

ela        ele       eu      nos      ti      vocês

  

a) (.......................) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (.......................) levar ao cinema, mas (.......................) anda muito ocupada.

b) Soube que (.......................) vieram a minha casa.

c) Foi a (.......................) que o Francisco convidou para ir a festa com (.......................)

 

4) Faça como o exercício anterior:

 

comigo      contigo      consigo.

 

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (.................................)

b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (.................................)

c) O professor saiu da sala. Ele levou (.................................) as provas dos alunos.

5) Circule os pronomes demonstrativos presentes nas frases abaixo:

a) Aquele menino é inteligente.

b) Isto não estava combinado.

c) Não comprei aquela camisa.

d) Esta bola aqui é minha.

e) Achei aquela roupa muito feia.

 

6) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:

a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.

b) Seus pedidos serão atendidos.

c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.

d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?

e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.

 

7) Complete as lacunas com pronomes demonstrativos:

a) Você quer (..................................) lápis que está comigo?

b) Passe-me (..................................)  caneta que está perto de você.

c) Estamos em novembro, (..................................) ano está passando rapidamente.

d) Vês (..................................) guarda-chuva, aí? É o meu. O teu é (..................................) que aqui está.

e) Wilson e Marlene divertiam-se a valer. (..................................) (Marlene) batia palmas e (..................................) (Wilson) dançava loucamente.

 

8) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.    

a) Escrevi as cartas com capricho.

___________________________________________________________

b) Preciso deixar as roupas na costureira.

_____________________________________________________

c) Leandro fez o trabalho sozinho.

___________________________________________________________

d) Levem as meninas ao colégio.

____________________________________________________________

e) Iremos conhecer os atores brevemente.

_____________________________________________________

 

 

ARTIGO E NUMERAL

https://drive.google.com/file/d/1igltBXR8sb1UTxcrUEyrjkb6VAZTB3pB/view?usp=sharing

GABARITO:

1. Substantivo

 

2. Os, as, um, o, a,

 

3. Milhares de aves voando em formação...

 

4. Mapas – masculino

  Cartas – feminino

 É possível descobrir o gênero através do artigo.

 

5. Indicar o gênero masculino e feminino.

 

6. A primeira indica o número exato: três. Na segunda não dá para saber o número exato.

 

7. Indica que viriam outros após eles.

 

8.

a) Porque o castelo eles conheciam, mas não sabiam que pertencia a um mágico.

b) Porque ele e seus amigos foram transformados em bichos.

 

9. Indicam quantidade.

 

10.

a) A

b) O

c) A

d) O

e) O

f) A

g) A

h) O

 

11.

a) O dobro.

b) Segundo

c) Metade

d) O triplo.

 

12.

a) Algarismo:30

Numeral: dois


quarta-feira, 17 de março de 2021

TIPOS DE FRASES 6º ANO

  

TIPOS DE FRASES

 

        Na comunicação oral, a frase é marcada por uma entonação, por um ritmo. Na escrita, é a pontuação que determina o sentido da frase. Observe os diferentes sentidos que a mesma frase pode assumir conforme a sua pontuação:

      

Ela é uma menina estudiosa? (Está fazendo uma pergunta).

Ela é uma menina estudiosa!!! (Expressa uma critica).

Ela é uma menina estudiosa. (Expressa uma declaração, afirmação)

 

     

 

Frase Interrogativa:

       Nas frases interrogativas utiliza-se o ponto de interrogação [?]. Nestas frases expressa-se uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo. Exemplos:

1. Onde você vai almoçar hoje?

2. Você já fez sua lição de casa?

 

Frase Declarativa:

       Nas frases declarativas utiliza-se o ponto final [.]. Nessas frases expressa-se uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo.

Exemplos:

1. Hoje eu vou almoçar na casa da minha vó.

2. Já terminei toda a minha lição de casa.

3. No final de semana nós iremos ao cinema.

 

Frase Imperativa:

      Nas frases imperativas utiliza-se o ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] . Nessas frases expressa-se uma ordem, um pedido, um convite.

Exemplos:

1. Vá fazer sua lição de casa agora! (ordem)

2. Por favor, vá fazer sua lição de casa. (pedido)

 

Frase Exclamativa:

      Nas frases exclamativas utiliza-se o ponto de exclamação [!]. Nessas frases expressa-se surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Podemos terminar a frase usando mais de um ponto de exclamação.

Exemplos:

1. Nossa que legal!!

2. Oba, vamos ao cinema!!

3. Não quero mais ver você na minha frente!!

 

Frases nominais e verbais

 

     A frase nominal é a frase que não tem verbos (palavras que indicam a ação, estado ou fenômeno da natureza e mudam de acordo o tempo presente, passado e futuro).

Exemplos:

Silêncio!

Antes tarde do que nunca!

    

    As frases verbais são frases que possuem verbos.

Exemplos:

Faça silêncio!

Antes pagar tarde do que nunca!

 

1. Identifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.

a) Menino levado!!!

............................................................

b) Traga-me um copo com água.

..............................................................

c) Devolva meu brinquedo!

........................................................................

d) Quando você terá juízo?

............................................................................

e) Não vou brincar.

....................................................................

f) Por que você não foi à escola?

...................................................................

g) Gosto de estudar.

...............................................................

h) Que susto!

................................................................

 

2. Informe se as frases abaixo são nominais (sem verbo) ou verbais ( com verbo)

a) Tudo bem?

...........................................................

b) Haverá aula amanhã?

..........................................................

c) Está calor.

......................................................

d) Silêncio!

........................................................

e) Há vagas!.

.........................................................

f) Boa noite!

...........................................................

g) Não fomos ao parque.

...........................................................

h) Empreste-me seu livro.

..........................................................

 

3. Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

a. (   ) Frase é todo enunciado de sentido completo.

b. (   ) Frases nominais não possuem verbos.

c. (   ) Frases verbais possuem verbos.

d. (   ) Toda frase deve ser iniciada com letra maiúscula.

e. (   ) Frase interrogativa expressa surpresa.

f. (   ) Frase declarativa expressa ordem ou pedido.

 

4. Numere de acordo com a intenção que o locutor teve ao dizer as frases a seguir.

(1) É bom que você estude, menino!

(2) Que horas são?

(3) Português é fácil de aprender.

(4) Que maravilha!

(5) Desça dessa árvore agora, garoto!

(6) Por gentileza, me dê sua mão.

(   ) Dar uma informação.

(   ) Exprimir uma admiração.

(   ) Fazer um pedido.

(   ) Dar um conselho.

(   ) Fazer uma pergunta.

(   ) Dar uma ordem.



FRASE ORAÇÃO 6º ANO

SE LIGA NA LÍNGUA

HABILIDADES: (EF07LP04) Reconhecer o verbo como núcleo das orações.

FRASE E ORAÇÃO

 Leia esta tirinha

http://www.willtirando.com.br/viva-intensamente-202/

1. A alternativa que NÃO descreve os comportamentos presentes nos primeiros cinco quadrinhos da tirinha é:

a) fake news

b) mentira

c) enganação

d) verdade

 2. Qual alternativa NÃO descreve uma mentira presente nos cinco primeiros quadrinhos.

a) O garoto finge lançar a bolinha para o cachorro buscar.

b) O dono do cão o leva para passear.

c) O garoto diz que o cachorro comeu o trabalho escolar.

d) Um cachorro considerado feio é elogiado por sua beleza.

3. Qual alternativa indica uma CARACTERÍSTICA e não uma ação.

a) bonitinho

b) pega

c) falou

d) comeu

4. No primeiro quadrinho foram usadas quantas palavras para transmitir uma informação?

......................................................

5. Como a fala do primeiro quadrinho poderia ser reescrita utilizando no mínimo três palavras.

.......................................................................

 6. A primeira fala é formada por apenas um VERBO, palavras que indica ação. Que recurso o quadrinista utilizou além da palavra para que compreendêssemos o sentido?

...............................................................................................................................................

7. Em “Falou que íamos passear na pracinha” há uma LOCUÇÃO VERBAL (DOIS VERBOS PARA INDICAR UMA SÓ AÇÃO). Essa locução pode ser trocada pelo verbo:

a) passeamos

b) passearíamos

c) passeássemos

d) passeou

 

VERBO

Verbo são palavras que flexionam de acordo com o tempo verbal presente, passado e futuro. Exemplo.

Presente (agora): O menino faz a lição.

Passado (ontem): O menino fez a lição.

Futuro (amanhã): O menino fará a lição.

 

FAZ, FEZ, e FARÁ são verbos pois apresentam formas diferentes para o presente, passado e futuro.

 

 

       Todas as falas dessa tirinha são FRASES, isto é, uma palavra ou um conjunto de palavras capaz de transmitir informação.

      As FRASES não apresentam uma estrutura fixa. Observe.

 

Que bonitinho!                                       “Pega!”

Frase sem verbo                                Frase formada apenas por verbo

 

 

“Meu cachorro comeu meu trabalho, professora.”

Frase constituída em torno de um único verbo

 

“Falou que íamos passear na pracinha e me trouxe ao veterinário...”

Frase constituída em torno de uma locução verbal e de um verbo

 

        Como você pôde perceber o tamanho das frases também varia muito, podendo apresentar uma única palavra ou várias.

       Frase é uma palavra ou conjunto de palavras capaz de transmitir informação.

        Existe a frase nominal, que não tem verbo.

        E há a frase verbalque apresenta um ou   mais verbos (ou locução verbal).

         Há também a oraçãoque é um enunciado organizado em torno de um único verbo ou de uma locução verbal.

       O verbo (ou a locução verbal) é o núcleo da oração.

 

8. Observe os títulos dos livros a seguir, depois respondam as questões.


   



a) Os títulos desses livros podem ser considerados frases? Por quê?

.........................................................................................................................................

b) Esses títulos são frases verbais ou nominais? Justifique sua resposta.

................................................................................................................................................ 

9. Leia a frase a seguir.

O perigo aumentou.

 Essa frase pode ser chamada de oração? Justifique sua resposta.

 Leia o parágrafo a seguir, extraído do romance Vidas Secas do escritor Graciliano Ramos.

        Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 23. ed. São Paulo: Martins, 1969.

10. Em “Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro” se trocarmos os dois verbos por apenas um teríamos:

a) Os infelizes tinham o dia inteiro.

b) Os infelizes caminharam o dia inteiro.

c) Os infelizes caminharão o dia inteiro. 

11. “mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco,” A reescrita desse fragmento com apenas um verbo ficaria:

a) mas como haviam bastante na areia do rio seco.

b) mas como repousariam bastante na areia do rio seco.

c) mas como repousaram bastante na areia do rio seco.

 12. Quando usamos dois verbos para indicar uma ação temos uma locução verbal. A locução verbal equivale a um verbo. Então a locução verbal equivale a uma oração. Quantas ORAÇÕES há na FRASE abaixo?

“Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro.”

        Na maioria das vezes o segundo verbo da locução verbal apresentará o final R, DO ou NDO. Ex.:

Eu vou viajar amanhã.  

Ela tinha explicado a matéria.

Estou fazendo a lição.

 

13. São características das frases verbais EXCETO:

a) não haver verbo.

b) haver um ou mais verbos.

c) haver verbo ou locução verbal.

14. As frases se caracterizam por iniciar com letra maiúscula e terminar por pausa forte (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação ou reticencias). Leia novamente o parágrafo extraído do romance Vidas Secas e identifique quantas FRASES há nele.

        Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala.

 ......................................................................................................................................

15. Para saber a quantidade de orações basta contar os verbos ou locuções verbais. Cada locução equivale a uma oração e cada verbo também equivale a uma oração. Quantas orações há no parágrafo retirado do romance Vidas Secas?

......................................................................................................................................

16. Leia os títulos de notícia a seguir.

Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do lixo

MARTINS, Helena Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do hxo. Aglncla Brasil, Brasília, 7 jun, 2018. Disponível em. . Acesso em 26 set. 2018

Poluição do plástico será desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente

CAZARRÉ, Maneta. Poluição do plásuco ~ desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Aglncla Brasil. Lisboa. 5 jun. 2018 Disponível em: . Acesso em. 26 set 2018.

a) Quais são os verbos presentes nos títulos das notícias apresentadas?

................................................................................................................

b) Quantos verbos ou locuções verbais formam cada um dos títulos?

............................................................................................................

c) Podemos afirmar que esses títulos de notícia são frases verbais, ou seja, orações? Justifique sua resposta.

......................................................................................................

d) Levante uma hipótese coerente: Por que os autores usaram nos títulos de notícia que você acabou de ler apenas um verbo ou uma locução verbal?

.........................................................................................................

TIPOS DE FRASES

        Na comunicação oral, a frase é marcada por uma entonação, por um ritmo. Na escrita, é a pontuação que determina o sentido da frase. Observe os diferentes sentidos que a mesma frase pode assumir conforme a sua pontuação:      

Ela é uma menina estudiosa? (Está fazendo uma pergunta).

Ela é uma menina estudiosa!!! (Expressa uma critica).

Ela é uma menina estudiosa. (Expressa uma declaração, afirmação)

Frase Interrogativa:

       Nas frases interrogativas utiliza-se o ponto de interrogação [?]. Nestas frases expressa-se uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo. Exemplos:

1. Onde você vai almoçar hoje?

2. Você já fez sua lição de casa?

 

Frase Declarativa:

       Nas frases declarativas utiliza-se o ponto final [.]. Nessas frases expressa-se uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo.

Exemplos:

1. Hoje eu vou almoçar na casa da minha vó.

2. Já terminei toda a minha lição de casa.

3. No final de semana nós iremos ao cinema.

 Frase Imperativa:

      Nas frases imperativas utiliza-se o ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] . Nessas frases expressa-se uma ordem, um pedido, um convite.

Exemplos:

1. Vá fazer sua lição de casa agora! (ordem)

2. Por favor, vá fazer sua lição de casa. (pedido)

 Frase Exclamativa:

      Nas frases exclamativas utiliza-se o ponto de exclamação [!]. Nessas frases expressa-se surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Podemos terminar a frase usando mais de um ponto de exclamação.

Exemplos:

1. Nossa que legal!!

2. Oba, vamos ao cinema!!

3. Não quero mais ver você na minha frente!!

 Frases nominais e verbais

     A frase nominal é a frase que não tem verbos (palavras que indicam a ação, estado ou fenômeno da natureza e mudam de acordo o tempo presente, passado e futuro).

Exemplos:

Silêncio!

Antes tarde do que nunca!

    

    As frases verbais são frases que possuem verbos.

Exemplos:

Faça silêncio!

Antes pagar tarde do que nunca!

17. Identifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.

a) Menino levado!!!

............................................................

b) Traga-me um copo com água.

..............................................................

c) Devolva meu brinquedo!

........................................................................

d) Quando você terá juízo?

............................................................................

e) Não vou brincar.

....................................................................

f) Por que você não foi à escola?

...................................................................

g) Gosto de estudar.

...............................................................

h) Que susto!

................................................................

18. Informe se as frases abaixo são nominais (sem verbo) ou verbais ( com verbo)

a) Tudo bem?

...........................................................

b) Haverá aula amanhã?

..........................................................

c) Está calor.

......................................................

d) Silêncio!

........................................................

e) Há vagas!.

.........................................................

f) Boa noite!

...........................................................

g) Não fomos ao parque.

...........................................................

h) Empreste-me seu livro.

..........................................................

19. Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

a. (   ) Frase é todo enunciado de sentido completo.

b. (   ) Frases nominais não possuem verbos.

c. (   ) Frases verbais possuem verbos.

d. (   ) Toda frase deve ser iniciada com letra maiúscula.

e. (   ) Frase interrogativa expressa surpresa.

f. (   ) Frase declarativa expressa ordem ou pedido.

20. Numere de acordo com a intenção que o locutor teve ao dizer as frases a seguir.

(1) É bom que você estude, menino!

(2) Que horas são?

(3) Português é fácil de aprender.

(4) Que maravilha!

(5) Desça dessa árvore agora, garoto!

(6) Por gentileza, me dê sua mão.

(   ) Dar uma informação.

(   ) Exprimir uma admiração.

(   ) Fazer um pedido.

(   ) Dar um conselho.

(   ) Fazer uma pergunta.

(   ) Dar uma ordem.

  

BIBLIOGRAFIA:

ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 23. ed. São Paulo: Martins, 1969.

http://www.willtirando.com.br/viva-intensamente-202/