quarta-feira, 31 de maio de 2023
terça-feira, 30 de maio de 2023
FÁBULA A RAPOSA E AS UVAS 7º ANO
A raposa e as uvas
No fundo da floresta, habitava uma raposa, felpuda, velha,
ardilosa.
Certa tarde, passando por baixo de uma árvore, olhou para um galho mais alto e viu um macaco com um belíssimo cacho
de uvas na mão. Ficou imediatamente seduzida por aquelas uvas. Mas era o macaco que as tinha, e ele estava bem no alto
da árvore, onde a raposa não poderia alcançar. Então, ela
disse:
– Irmão macaco, como vai de saúde? Creio que sua vista não
anda bem, não é mesmo?
– Do que está falando, irmã raposa? Meus olhos estão agudos
e nítidos como sempre.
– Não acredito... Então, como não vê que essas uvas que você
tem aí em cima estão verdes?
– O quê? Verdes?
– E muito verdes ainda. Se comê-las, vai passar mal!
– Ora, não havia percebido, irmã raposa. Mas, agora que
falou, sim, não amadureceram. Argh! – E atirando fora as uvas,
ainda acrescentou: – Obrigado, irmã raposa! Você me livrou
de uma tremenda dor de barriga!
– Abocanhando o cacho de uvas ainda no ar, a raposa disse,
então:
– Macaco tolo! Verdes que nada! Uma delícia! Nunca provei
melhores!
E foi embora rindo muito com o saboroso sumo das uvas descendo
por sua goela, enquanto o macaco, lá do alto do
galho, estava com muita raiva de si mesmo.
Moral: É fácil desprezar aquilo que não se pode obter.
Vamos entrar agora na ficção das fábulas! As fábulas são
narrativas curtas e geralmente têm
como personagens bichos que apresentam características
humanas. Você já deve ter ouvido falar de
histórias como A raposa ea lebre ou A cigarra e a formiga,
certo? Estas são exemplos de fábulas
que em seu desfecho trazem uma moral para a história
contada.
1. Onde se passa a história contada na fábula?
___________________________________________________________________________________________________
2. Escreva, com suas palavras, um resumo da história contada
no texto 8.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. No trecho "Certa tarde, passando por baixo de uma
árvore, olhou para um galho mais alto e viu um macaco com um
belíssimo cacho de uva na mão.",
a) o termo em destaque indica circunstância
de______________________________________.
b) um dos termos que indica circunstância de lugar
é_________________________________.
4. Em "Ficou imediatamente seduzida por aquelas uvas.
Mas era o macaco que as tinha", que relação a palavra destacada
estabelece entre os períodos?
__________________________________________________________________________________________________
5. Retire do texto uma frase que expresse uma opinião.
__________________________________________________________________________________________________
6. Por que a raposa precisou enganar o macaco para conseguir
obter as uvas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Quais são as características da raposa descritas pelo
autor da fábula?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Observe no texto que o travessão (–) foi usado em vários
momentos da fábula. Qual é a função desse sinal de pontuação
nesse texto ?
__________________________________________________________________________________________________
9. Localize no texto a moral da história e a transcreva
abaixo.
__________________________________________________________________________________________________
10. "– E muito verdes ainda. Se comê-las, vai passar
mal!", a palavra destacada no trecho estabelece entre as ideias do
período uma relação de _____________________.
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14099215/4352917/LINGUAPORTUGUESA.pdf
01 – Por não conseguir alcançar os cachos de uva suspensos
em uma parreira, a raposa afastou-se, comentando que estavam verdes. As uvas
estavam mesmo verdes? Justifique.
Não. As uvas
estavam suculentas e a raposa só as desdenhou por não conseguir apanhá-las.
02 – O que fez com que a raposa voltasse à parreira?
Quando a raposa
percebeu o vento soprando, pensou que ele poderia ter derrubado algumas uvas e
voltou rapidamente para averiguar.
03 – Como toda fábula, está também apresenta uma moral - uma
reflexão sobre o comportamento humano. O que você entendeu da moral da fábula
"A raposa e as uvas"?
Algumas pessoas,
quando não conseguem o que querem, desistem e fingem que não estavam
interessados no objeto desejado.
04 – Releia esta frase da fábula: "Essas uvas já estão
no papo", pensou. Para que foram usadas as aspas?
Para indicar o
pensamento da raposa.
05 – Releia um trecho.
"Matreira, ela comentou para quem quisesse ouvir:
— Reparando bem, essas uvas estão muito verdes. Raposas não
comem uvas verdes, pois dão dor de barriga."
Por que você acha que a raposa fez questão de comentar em
voz alta que as uvas estava m verdes?
Por que ela não
quis admitir que não iria conseguir pegar as uvas.
06 – Faria diferença se a palavra matreira não fizesse parte
da frase? Escolha uma das alternativas.
a) Sim, pois a palavra matreira informa ao leitor o motivo
de a raposa ter feito o comentário em voz alta.
b) Não, pois a palavra matreira não acrescenta uma informação importante sobre a personagem.
https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/04/fabula-raposa-e-as-uvas-jean-de-la.html
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Quem estava há muitos dias sem conseguir caçar?
R.
3) Que ideia a raposa teve para pegar as uvas?
R.
4) O que a raposa conseguiu com esse feito?
R.
5) A raposa parecia ter aprendido a lição?
R.
6) A noite caiu e, sob a luz da lua, a raposa ficava com
mais fome ainda, o tempo passava e ela não conseguia. O que fez então?
R.
7) Olhando para trás, o que a raposa disse para si mesma?
R.
4ºANO https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-a-raposa-e-as-uvas-4o-ano/
CONTO AFRICANO PEQUENO AS DUAS MULHERES E O CÉU 8º ANO
As duas mulheres e o Céu
(Conto africano)
No começo dos
tempos, a distância entre o céu e a terra era bem pequena: não passava da
altura de uma girafa.
Certo dia, numa
aldeia africana, duas mulheres estavam com os seus pilões amassando grãos de
trigo. As duas não paravam de falar. Era uma fofoca atrás da outra. Uma delas,
empolgando-se muito com o falatório, levantou o pilão tão alto que fez um furo
no céu.
–Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! – gritou o céu.
Tão animadas com a
conversa estavam as duas mulheres, que não ouviram o grito.
Acontece que não
parou por aí. O espaço celeste começava a ganhar furos e mais furos porque as
duas mulheres, de tão empolgadas com a conversa, não perceberam que seus pilões
rasgavam o céu, que continuava a gritar.
Lá em cima, o
tapete azulado chorou, berrou e nada adiantou. Finalmente, tomou uma decisão:
– Assim não dá
mais, vou me afastar da terra o máximo que puder.
Subiu, subiu o
mais alto que pôde. Quando chegou lá no topo do mundo, sossegou:
– Aqui está bom.
Ninguém mais vai conseguir me furar.
Todos os furos que
as duas mulheres fizeram nunca mais foram fechados. Os africanos dizem que
esses furos podem ser vistos diariamente durante a noite: são as estrelas do
céu.
BRENMAN, Ilan. “As narrativas preferidas de um contador de
histórias”. Difusão Cultural do Livro, 2005.
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14099216/4352923/LINGUAPORTUGUESA.pdf
1. Qual é a finalidade do conto "As duas mulheres e o
céu"?
______________________________________________________________________________________________________
2. Como já foi dito, o conto é um texto de base narrativa.
Identifique os elementos da narrativa do conto lido:
A)Enredo (Sucessão encadeada de acontecimentos à volta do
assunto principal de uma narrativa.):
______________________________________________________________________________________________________
B) Tempo (período em que passa a história):
__________________________________________________________________
C) Espaço (lugar onde acontece a história):
___________________________________________________________________
D) Tipo de narrador (personagem ou observador):
______________________________________________________________
E) Personagens (seres que dão vida à história):
_______________________________________________________________
3. Transcreva o trecho do segundo parágrafo do texto que
apresenta o fato que motivou a história (o conflito gerador).
______________________________________________________________________________________________________
4. O clímax do conto é o momento em que o céu toma uma decisão para resolver o problema. Qual foi a decisão do céu?
MERGULHO NO TEXTO
1. Por que uma das mulheres furou o céu?
______________________________________________________________________________________________________
2. Qual foi a reação do céu ao ser furado?
______________________________________________________________________________________________________
3. Como as mulheres reagiram com o grito do céu? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
4. Segundo o texto, os furos do céu ainda podem ser vistos.
Como isso é possível?
______________________________________________________________________________________________________
5. Releia os dois trechos do texto abaixo:
"O espaço celeste começava a ganhar furos e mais
furos..."
""Lá em cima, o tapete azulado chorou, berrou e
nada adiantou."
As expressões destacadas retomam que elemento citado do texto?
6. Indique o valor semântico dos elementos coesivos
destacados abaixo:
A) No começo dos tempos, a distância entre o céu e a terra
era bem pequena." ______________________________________
B) "...numa aldeia africana, duas mulheres estavam com
os seus pilões amassando grãos de trigo." ______________________
7. Transcreva do texto um trecho que mostre uma relação de
causa e consequência.
_______________________________________________________________________________________________________
8. No trecho "–
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! – gritou o céu.", o termo
destacado é uma interjeição. O que esse termo exprime?
_______________________________________________________________________________________________________
9. Releia
"Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!". Qual a
intencionalidade ao prolongar a interjeição "AI"?
________________________________________________________________________________________
Questão 1 – O conto africano acima é de natureza:
a) ficcional
b) científica
c) jornalística
d) didática
Questão 2 – Predomina no texto:
( ) a linguagem
formal.
( ) a linguagem
informal.
Questão 3 – Identifique a finalidade do texto “As duas
mulheres e o Céu”:
a) defender uma opinião sobre o surgimento do universo.
b) explicar o surgimento das estrelas do céu.
c) dar informações sobre o céu.
d) apresentar o continente africano.
Questão 4 – O segundo parágrafo do texto apresenta o fato
que motivou a história. Aponte-o:
a) “[…] duas mulheres estavam com os seus pilões amassando
grãos de trigo.”
b) “As duas não paravam de falar.”
c) “Era uma fofoca atrás da outra.”
d) “Uma delas … levantou o pilão tão alto que fez um furo no
céu.”
Questão 5 – No trecho “–Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! –
gritou o céu.”, a reação do céu ao furo foi representada por meio de:
a) um verbo que exprime dor.
b) um substantivo que exprime dor.
c) uma interjeição que exprime dor.
d) um adjetivo que exprime dor.
Questão 6 – Segundo o texto, qual foi a atitude das mulheres
diante do grito do céu?
R.
Questão 7 – O céu começa a resolver o problema quando:
a) chora e berra muito.
b) decide afastar-se da terra o máximo que puder.
c) sobe o mais alto que pode.
d) chega ao topo do mundo.
Questão 8 – De acordo com o conto africano, os furos no céu,
feitos com os pilões pelas duas mulheres da aldeia, tiveram uma consequência.
Identifique-a:
R.
Questão 9 – O conto apresenta duas expressões que retomam o
termo “céu”, evitando a repetição. Localize-as:
R.
CRÔNICA CHOQUE CULTURAL 8ºANO
Crônica: CHOQUE CULTURAL
Luís
Fernando Veríssimo
Todos ficaram
preocupados quando o Márcio e a Bete começaram a namorar porque cedo ou tarde
haveria um choque cultural. Márcio era louco por futebol, Bete só sabia que
futebol se jogava com os pés, ou aquilo era basquete? Avisaram a Bete que para
acompanhar o Márcio era preciso acompanhar a sua paixão e ela disse que não
esquentassem, iria todos os dias com o Márcio ao Beira Mar, se ele quisesse.
- Beira Rio,
Bete...
Naquele
domingo mesmo, Bete estava com Márcio no Beira Rio, pronta para torcer ao seu
lado, e quase provocou uma síncope em Márcio quando tirou o casaco do abrigo.
- O que é
isso?!
Estava com a
camiseta do Grêmio, em marcante contraste com o vermelho que Márcio e todos à
sua volta vestiam. Desculpou-se.
Disse que
pensara que se pudesse escolher uma camiseta que combinasse com a roupa e ...
Está bem, está
bem – interrompeu o Márcio. – Agora veste o casaco outra vez.
- Certo –
disse Bete, obedecendo. E em seguida gritou “Inter!”, depois virou-se para o
Márcio e disse: - O nosso é o Inter, não é?
- É, é.
- Inter! Olha,
eu acho que foi gol!
- O jogo ainda
não começou. Os times estão entrando em campo.
Bete
agarrou-se ao braço de Márcio.
- Você vai me
explicar tudo, não vai? Gol de longe também vale três pontos?
- Não. Vale
dois. O que que eu estou dizendo? Vale um.
Mas Bete não
estava mais ouvindo. Estava acompanhando um movimento no gramado com cara de
incompreensão.
- Pensei que
em futebol se levasse a bola com o pé.
- É com o pé.
- Mas aquele
lá está levando embaixo do braço.
Márcio
explicou que aquele era o juiz, e que estava levando a bola embaixo do braço
para o centro do campo, onde iniciaria o jogo. Não, os outros dois não estavam
ali para evitar que tirassem a bola das mãos do juiz, como no futebol
americano. Eles eram os auxiliares do juiz. O que os auxiliares faziam?
- Bom, quando
um dos auxiliares levanta a bandeira, o juiz dá impedimento.
- E o que o
auxiliar faz com o impedimento?
Márcio
suspirou. Foi o primeiro dos 117 suspiros que daria até o namoro acabar duas
semanas depois. Explicou:
- Os
auxiliares sinalizam para o juiz que um jogador está em impedimento, isto é,
está em posição irregular, impedido de jogar, e o juiz apita.
- Meu Deus!
Márcio olhou
para Bete. O que fora?
- O juiz
apita?! – perguntou Bete, com os olhos arregalados.
- É. O juiz
sopra um apito. Aquilo que ele tem pendurado no pescoço é um apito.
- Ah.
Bete sentiu-se
aliviada. Por alguns instantes, a ideia de um homem que apitava, sabia-se lá
por que mecanismo insólito, quando lhe acenavam uma bandeira, parecia
sintetizar toda a estranheza daquele ambiente em que se metera, por amor. Ele
não apitava. Soprava um apito. Era diferente.
Mas Bete
notou, pela cara do Márcio quando ela disse “Ah”, que estava tudo acabado.
VERÍSSIMO, L.F. A eterna privação do zagueiro absoluto.
Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
Entendendo a crônica:
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14099216/4352923/LINGUAPORTUGUESA.pdf
1. Por que todos ficaram preocupados quando Márcio e Bete
começaram a namorar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Segundo as pessoas que conheciam o casal, o que Bete
deveria fazer para conquistar Márcio?
_______________________________________________________________________________________________________
3. Por que Bete fazia tantas perguntas sem sentido durante a
partida de futebol?
_______________________________________________________________________________________________________
4. Releia o trecho "Márcio suspirou. Foi o primeiro dos
117 suspiros...". Por que Márcio suspirava tanto? Qual foi a
consequência disso?
_______________________________________________________________________________________________________
5. Por que Márcio se espantou ao perceber que a namorada
vestia a camisa do Grêmio?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. "– O nosso é o Inter, não é?" Por que Bete fez
essa pergunta ao namorado?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Por que o namoro de Bete e Márcio não deu certo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Qual é a relação do tema da crônica com o título do
texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. " – O juiz apitou?! – perguntou Bete, com os olhos
arregalados." Qual sentido do verbo destacado foi compreendido por Bete,
a deixando espantada e provocando o humor no texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Qual é a relação de sentido estabelecida pela expressão
destacada no trecho a seguir: "Naquele domingo mesmo, Bete
estava com Márcio no Beira Mar..."?
_______________________________________________________________________________________________________
11. Releia os trechos a seguir:
"– Você vai me explicar tudo, não vai?"
"Mas Bete notou, pela cara de Márcio, quando ela disse
“Ah”, que estava tudo acabado."
A palavra destacada tem o mesmo significado nos dois
trechos? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/05/cronica-choque-cultural-luis-fernando.html
01 – Quem escreveu a crônica Choque cultural?
Luís Fernando
Veríssimo.
02 – Quem seriam os possíveis destinatários deste texto?
Público em
geral.
03 – Que fato deu origem ao texto que você leu?
Dificuldade de
relacionamento.
04 – Qual é o suporte desta crônica?
Livro.
05 – A crônica é quase sempre um texto curto, com poucas
personagens, que se inicia quando os fatos principais da narrativa estão por
acontecer. Por essa razão, o tempo e o espaço são limitados. Na crônica “Choque
cultural”:
a) Quais são as personagens envolvidas na história?
Márcio e Beth.
b) Onde acontecem os fatos narrados?
Em um jogo de
futebol.
c) Qual é o tempo de duração desses fatos?
O tempo de
duração do jogo.
06 – Por que Bete dava tantos “foras”?
Falta de
conhecimento sobre futebol.
07 – Releia o trecho do texto: “Márcio suspirou. Foi o
primeiro dos 117 suspiros que daria até o namoro acabar duas semanas depois.”
Explique a causa de tantos suspiros do personagem Márcio.
Ele já não suportava
responder perguntas sem sentido.
08 – Na crônica, os fatos podem ser narrados por um
narrador-observador ou por um narrador-personagem. Qual é o tipo de narrador na
crônica lida? Justifique com um trecho do texto.
Narrador
observador – “Todos ficaram preocupados quando o Márcio e a Bete começaram a
namorar porque cedo ou tarde haveria um choque cultural”.
09 – Partindo de notícias veiculadas em jornais falados ou
escritos ou em situações do dia-a-dia, o cronista pode representá-las com humor,
reflexão crítica e sensibilidade.
a) Existe uma relação entre a situação vivida pelas
personagens da crônica e a de nosso dia-a-dia? Justifique.
Resposta
pessoal.
b) Que objetivos o autor tem em vista:
( ) Criar humor e divertir.
(x) levar o leitor a refletir criticamente sobre a vida e
comportamentos humanos.
10 – Observe a linguagem empregada na crônica em estudo.
a) Os fatos são narrados:
(x) de forma pessoal, subjetiva de acordo com a visão do
cronista.
( ) são narrados de forma impessoal, objetiva.
b) Que tipo de variedade linguística é adotado na crônica:
( ) a variedade padrão formal
(x) variedade padrão informal.
11 - Sabendo que a crônica fotografa um momento e a
sensibilidade do cronista funciona como um “filtro”, que imprime singularidade
ao retrato do fato. Se você tivesse de escolher um sentimento predominante
nesta crônica, qual seria ele?
Resposta
pessoal.
12 – Qual é o tema do texto?
Fala da
diferença de gosto entre duas pessoas.
13 – Qual é a relação desse tema com o título?
É o gosto e o
conhecimento sobre um determinado assunto.
14 – Segundo os amigos, o que Beth deveria fazer para
conquistar o namorado?
Deveria
acompanhar a sua paixão.
15 – O que significa a expressão “esquentassem” quando Bete
diz para os amigos “que não esquentassem”.
Que ela iria
acompanhar o namorado sempre.
16 – Bete conseguiu atingir o seu propósito de conquistar o
Márcio? Por quê?
Não. Porque não
conseguiu aprender nada.
17 – Durante a partida, Bete não “dava uma dentro”. Para
você, quais foram os “foras” que a Bete deu.
Resposta pessoal
do aluno.
18 – Use a sua criatividade e crie um diálogo no qual Bete
dá um novo fora com relação ao jogo de futebol.
Resposta pessoal
do aluno.
19 – Abaixo existem dois trechos do texto onde aparece a
expressão tudo. Explique o que cada um a quer dizer. Em outras palavras: a que
essas expressões se referem?
"-
Você vai me explicar tudo, não vai? Gol de longe também vale três pontos?"
Que era para o
Márcio explicar todos os acontecimentos dentro da partida de futebol.
"Mas Bete notou, pela cara do Márcio quando ela disse “Ah”, que
estava tudo acabado."
Ela achava que
tinha acabado a partida.
20 – Marque a resposta correta. Após a leitura do texto,
podemos concluir que:
( ) Bete não tinha conhecimento nenhum sobre futebol e
Márcio nem tentou ensinar tudo a ela. Nas entrelinhas pode-se entender que o
namoro acabou porque Márcio pensa que conhecimento de mundo só se aprende na
escola.
(X) Bete demonstrou boa vontade em aprender tudo sobre
futebol. Márcio também estava disposto a ajudar, mas os questionamentos eram
tantos que Márcio acabou desistindo do namoro. Faltou à Bete um tipo de
conhecimento que se chama conhecimento de mundo.
( ) Para que o namoro desse certo, seria preciso que Bete se esforçasse mais para adquirir um conhecimento sobre futebol, coisa que Márcio não estava nem um pouco a fim de ensinar a ela.
segunda-feira, 29 de maio de 2023
TIPOS DE SUJEITO - OCULTO E INDETERMINADO - REVISÃO
ALUNO:
_________________________________________________________DATA______
3. Sujeito oculto (elíptico ou
desinencial):
Dizemos que um sujeito será oculto
quando ele não estiver explícito (escrito) na oração. Embora não esteja explícito (escrito), alguns elementos nos ajudarão
a identificá-lo, entre eles a desinência verbal (“final do verbo”) e também o contexto em que a oração é empregada.
Veja os exemplos:
Chegaremos em casa antes do anoitecer.
Quem
chegará? → Nós. (nós) Chegaremos em casa antes do
anoitecer.
Sujeito oculto: nós (oculto, identificável pela desinência verbal - mos).
Cheguei
cedo. ====== Quem chegou cedo? EU
Sujeito oculto: EU
É
representado pelos pronomes EU, TU, ELE,
NÓS, VOCÊ, VOCÊS, MAS NÃO ESTÁRÁ ESCRITO.
4. Sujeito indeterminado:
O fato de o sujeito ser indeterminado
não quer dizer que ele não exista, certo? Quer dizer apenas que ele não pode
ser identificado na frase, seja porque
não se sabe quem praticou ou sofreu a ação verbal, seja porque a intenção
do enunciador é não dizer. Observe como será possível identificá-lo:
1) Oração com verbo na 3ª pessoa do plural:
FINAL M OU ÃO
Disseram que você estava adoentada.
Quem
disse? → ? (ELES), mas não se sabe,
pode ter sido homem, mulher, uma pessoa ou várias.
Roubaram minha carteira ontem.
Quem
roubou? → ? (ELES), mas não se sabe, pode ter sido homem, mulher, uma pessoa ou
várias.
Sujeito
indeterminado: “ELES”
O
sujeito indeterminado é representado pelos pronomes ELES, MAS NÃO ESTÁRÁ ESCRITO
1. Classifique o sujeito das
orações abaixo em: oculto ou
indeterminado:
a) Quebraram a vidraça
da Dona Maria. ________________________________________________
b) Vou ao cinema na sessão das dez.
__________________________________________________
c) Amanhã, viajaremos bem cedo. ____________________________________________________
d) Roubaram meu talão
de cheques. ___________________________________________________
e) Andam pichando os
muros lá de casa. _______________________________________________
f) Cumprirei a promessa. ___________________________________________________________
g) Dizem que a Gracinha vai casar.
___________________________________________________
h) Esqueci a chave do carro em casa.
__________________________________________________
i) Ficamos tristes com a notícia.
______________________________________________________
j) Contaram a história errada.
________________________________________________________
k) Que alegria! Fizeste a tarefa.
______________________________________________________
l) Procuraram você por todos os lugares.
_______________________________________________
m) Levaram minha carteira.
_________________________________________________________
n) Falarei com ele a respeito desta história.
_____________________________________________
o) Resolveram o problema.
__________________________________________________________
p) Instalaram novas máquinas na fábrica.
_____________________________________________