Sopa de macarrão
O filho olha
emburrado o prato vazio, o pai pergunta se não está com fome.
— Com fome eu tô,
não tô é com vontade de comer comida de velho.
Lá da cozinha a mãe
diz que decretou ― De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai
passar fome.
— Não quero filho
meu engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer batata frita e
carne, carne e batata frita!
Ela vem com a
travessa de bifes, o pai tira um, ela senta e tira o outro, o filho continua
com o prato vazio.
— Nos Estados Unidos
— continua ela — um jornalista passou um mês comendo só fastfood, engordou mais
de seis quilos!
— E como é que ele
aguentou um mês só comendo isso?! — perguntou o pai, o filho responde:
— Porque é gostoso!
— E pega com nojo uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se
fosse um bicho.
A mãe diz que é
preciso ao menos experimentar para saber o que é ou não gostoso, e o pai diz
que, quando era da idade dele, comia cenoura crua, pepino, manga verde com sal,
comia até milho verde cru.
— E devorava o
cozido de legumes da sua avó! E essa alface? Pra comer, é preciso botar na
boca..
O filho enfia a
alface na boca, mastiga fazendo careta, pega um bife, a mãe pula na cadeira,
pega o bife de volta:
— Não-senhor! Só
com salada pra valer, arroz, feijão, tudo!
— Ele continua
olhando o prato vazio, até que resmunga:
— Se vocês sempre
comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?
O pai diz que isso
é da idade, o importante é ter saúde.
— E você, se
continuar comendo só fritura, carne, doce e refrigerante, na nossa idade vai
pesar mais de cem quilos!
— No Japão —
resmunga ele — podia ser lutador de sumo e ganhar uma nota.
— E no Natal —
cantarola a mãe — vai ser Papai Noel né? E Rei Momo no carnaval...
— Não tripudie —
diz o pai. — Ele ainda vai comer de tudo. Quando eu era menino, detestava sopa.
Aí um dia minha mãe fez sopa com macarrão de letrinhas, passei a gostar de
sopa!
O filho pergunta o
que é macarrão de letrinhas, o pai explica. Ele põe na boca uma rodela de
tomate, o pai e a mãe trocam um vitorioso olhar. O pai faz uma voz doce:
— Está descobrindo
que salada é gostoso, não está?
— Não, peguei
tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que
tomate também é nojento.
— Mas catchup você
come não é? Pois é feito de tomate!
— E ele também não
come ovo — emenda a mãe — mas come maionese, que é feita de ovo!
O filho continua
olhando o prato vazio.
— Coma ao menos
feijão com arroz — diz o pai.
Ele pega uma colher
de feijão, outra de arroz dizendo que viu um filme onde num campo de
concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver...
Mastiga tristemente, até que o pai lhe bota o bife no prato de novo, mas a mãe
retira novamente:
— Ou salada ou
nada! Sem chantagem sentimental!
O pai come
dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato tristemente.
Depois a mãe retira
a comida, ele continua olhando a mesa vazia. Na cozinha, o pai sussura para
ela:
— Mas ele comeu
duas folhas de alface, não pode comer dois pedaços de bife?!...
Ela diz que de
jeito nenhum, desta vez é pra valer; então o pai vai ler o jornal, mas de
passagem pelo filho, pergunta se ele não quer um sanduíche de bife — com
salada, claro. Não, diz o filho, só quer saber de uma coisa da tal sopa de
letras. O pai se anima:
— Pergunte,
pergunte!
— Você podia
escrever o que quisesse com as letras no prato?
— Claro! Por que, o
que você quer escrever?
— Hambúrguer,
maionese e catchup
É teimoso que nem o
pai, diz a mãe. Teimoso é quem teima comigo, diz o pai. O filho vai para o
quarto, só sai na hora da janta: sopa de macarrão. Então, vai escrevendo, e
engolindo as palavras: escravidão, carrascos, nojo, e enfim escreve amor, o pai
e mãe lacrimejam, mas ele explica:
— Ainda não acabei,
tá faltando letra pra escrever: amo rosbife com batata frita...
PELLEGRINI,
Domingos.
Estudo do texto "A Sopa de Macarrão"
Estudo
do texto
Ø COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
1. O texto apresenta uma família à mesa,
na hora do almoço. Porém, há um conflito: o filho está com fome, mas não tem
vontade de comer “comida de velho”.
a) O que ele chama de “comida de velho”?
b) Qual a comida preferida dele?
2. Cada uma das personagens assume uma
atitude diante do conflito, o que revela muito sobre elas. Leia o que dizem e
caracterize-as com um dos adjetivos a seguir.
Conciliador(a)
inflexível
teimoso(a)
condescendente
a) A mãe; “ – Não-senhor! Só com salada
pra valer, arroz, feijão, tudo”
b) O pai: “— Não tripudie {...] Ele ainda
vai comer de tudo.”
c) O filho: “Não, peguei tomate para tirar
da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é
nojento.”
3. Releia este trecho, do início do texto:
Lá da cozinha a mãe diz
que decretou ― De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar
fome.
1.
a) O que o verbo decretar expressa nessa
situação?
1.
b) O emprego desse verbo nessa situação confirma ou nega sua resposta no
item a da questão anterior? Por quê?
4. A mãe quer que o filho engorde e tenha
problemas de saúde mais tarde. Para convencê-lo, ela usa de diferentes
recursos, entre eles a informação, a ironia e a ação direta. Observe estes
trechos:
·
“a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta”
·
“E no Natal [...] vai ser papai Noel, NE? E rei
Momo no carnaval...”
·
“um jornalista um m~es só comendo a tal fasy-food,
engordou mais de seis quilos!”
Qual dos trechos exemplifica a
tentativa de convencer:
1.
a) pela informação?
1.
b) pela ironia?
1.
c) pela ação direta?
5. Diante da pressão que recebe, o
filho também se vale de diferentes recursos para convencer os pais. Observe
estes argumentos:
· “Se vocês sempre
comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?”
· “No Japão [...] podia
ser lutador de sumo e ganhar uma nota.”
· “Porque ele é gostoso!”
· “num campo de
concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver...”
1.
a) Desses argumentos, qual é o único que tem relação direta com as
preferências alimentares do menino?
1.
b) Qual deles procura esvaziar o forte argumento da preocupação com a
saúde?
1.
c) Qual dles tenta provocar remorso nos pais?
6. O pai, por duas vezes, relembra hábitos
alimentares de sua infância.
a) Como eram esses hábitos? Com a
finalidade ele os cria?
b) Um dos hábitos do pai atraia o
interesse do menino. Qual foi ele? Por que o menino ficou interessado?
7. No jantar, os pais tentam novamente
fazer o filho comer, oferecendo-lhe sopa de macarrão de letrinhas.
a) Que mensagem o filho tenta transmitir
aos pais com as palavras que escreve?
b) Qual é essa palavra?
c) Por que a contemplação dessa palavra
provoca humor no final do texto?
8. O texto “Sopa de macarrão” é uma
crônica humorística. Quase sempre, além de provocar o riso, o texto de humor
também faz críticas. Que críticas o texto lido faz?
- A Linguagem do Texto "Sopa de Macarrão"
Ø A LINGUAGEM DO TEXTO
1. 1- Observe este enunciado do texto:
“O pai come dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato tristemente.”
O enunciado é formado por três orações, que apresentam estrutura sintática semelhante: sujeito + verbo + advérbio de modo + (dolorosamente, furiosamente, tristemente).
Considerando a situação vivida pelas personagens, explique o efeito de sentido que essa construção e emprego dos advérbios produzem no enunciado.
2. 2 - A expressão fast-food é de origem inglesa e designa a alimentação de preparo e consumo rápidos, principalmente lanches.
a) Que outras palavras de origem estrangeira aparecem no texto para designar elementos da culinária?
b) De que país, principalmente, vem, na atualidade, a influência sobre nossos hábitos alimentares?
3. 3 - A palavra mas é empregada várias vezes no texto.
a) Que sentido essa palavra expressa: de adição, de oposição, de explicação ou de causas?
b) Considerando o assunto do texto e o diálogo mantido entre as personagens, como você justifica tantas repetições dessas palavras?
4. 4 - A expressão que-nem, utilizada em “É teimoso que-nem o pai”, é bastante empregada na linguagem coloquial.
a) Que sentido ela tem nessa situação?
b) Que outra palavra ou expressão poderia substituí-la?
Cadê O Resto Das Respostas Ein?
ResponderExcluirnão tem respostas, são só as perguntas
ExcluirPreciso muito de um resumo desse texto
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirQuer ver as respostas desse texro
ResponderExcluirSim
ExcluirSim
Excluircade o resto das respostas
ResponderExcluirQual é o conflito?
ResponderExcluirQue relação há entre o titulo e o texto?
ResponderExcluir