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quinta-feira, 9 de março de 2017

SOPA DE MACARRÃO INTERPRETAÇÃO CEREJA 8º ANO PAG.35,36,37, 38 e 39 / 2017

Sopa de macarrão
O filho olha emburrado o prato vazio, o pai pergunta se não está com fome.
— Com fome eu tô, não tô é com vontade de comer comida de velho.
Lá da cozinha a mãe diz que decretou ― De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
— Não quero filho meu engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer batata frita e carne, carne e batata frita!
Ela vem com a travessa de bifes, o pai tira um, ela senta e tira o outro, o filho continua com o prato vazio.
— Nos Estados Unidos — continua ela — um jornalista passou um mês comendo só fastfood, engordou mais de seis quilos!
— E como é que ele aguentou um mês só comendo isso?! — perguntou o pai, o filho responde:
— Porque é gostoso! — E pega com nojo uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se fosse um bicho.
A mãe diz que é preciso ao menos experimentar para saber o que é ou não gostoso, e o pai diz que, quando era da idade dele, comia cenoura crua, pepino, manga verde com sal, comia até milho verde cru.
— E devorava o cozido de legumes da sua avó! E essa alface? Pra comer, é preciso botar na boca..
O filho enfia a alface na boca, mastiga fazendo careta, pega um bife, a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta:
— Não-senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo!
— Ele continua olhando o prato vazio, até que resmunga:
— Se vocês sempre comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?
O pai diz que isso é da idade, o importante é ter saúde.
— E você, se continuar comendo só fritura, carne, doce e refrigerante, na nossa idade vai pesar mais de cem quilos!
— No Japão — resmunga ele — podia ser lutador de sumo e ganhar uma nota.
— E no Natal — cantarola a mãe — vai ser Papai Noel né? E Rei Momo no carnaval...
— Não tripudie — diz o pai. — Ele ainda vai comer de tudo. Quando eu era menino, detestava sopa. Aí um dia minha mãe fez sopa com macarrão de letrinhas, passei a gostar de sopa!
O filho pergunta o que é macarrão de letrinhas, o pai explica. Ele põe na boca uma rodela de tomate, o pai e a mãe trocam um vitorioso olhar. O pai faz uma voz doce:
— Está descobrindo que salada é gostoso, não está?
— Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.
— Mas catchup você come não é? Pois é feito de tomate!
— E ele também não come ovo — emenda a mãe — mas come maionese, que é feita de ovo!
O filho continua olhando o prato vazio.
— Coma ao menos feijão com arroz — diz o pai.
Ele pega uma colher de feijão, outra de arroz dizendo que viu um filme onde num campo de concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver... Mastiga tristemente, até que o pai lhe bota o bife no prato de novo, mas a mãe retira novamente:
— Ou salada ou nada! Sem chantagem sentimental!
O pai come dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato tristemente.
Depois a mãe retira a comida, ele continua olhando a mesa vazia. Na cozinha, o pai sussura para ela:
— Mas ele comeu duas folhas de alface, não pode comer dois pedaços de bife?!...
Ela diz que de jeito nenhum, desta vez é pra valer; então o pai vai ler o jornal, mas de passagem pelo filho, pergunta se ele não quer um sanduíche de bife — com salada, claro. Não, diz o filho, só quer saber de uma coisa da tal sopa de letras. O pai se anima:
— Pergunte, pergunte!
— Você podia escrever o que quisesse com as letras no prato?
— Claro! Por que, o que você quer escrever?
— Hambúrguer, maionese e catchup
É teimoso que nem o pai, diz a mãe. Teimoso é quem teima comigo, diz o pai. O filho vai para o quarto, só sai na hora da janta: sopa de macarrão. Então, vai escrevendo, e engolindo as palavras: escravidão, carrascos, nojo, e enfim escreve amor, o pai e mãe lacrimejam, mas ele explica:
— Ainda não acabei, tá faltando letra pra escrever: amo rosbife com batata frita...


PELLEGRINI, Domingos.


Estudo do texto "A Sopa de Macarrão"

Estudo do texto

Ø   COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
1.    O texto apresenta uma família à mesa, na hora do almoço. Porém, há um conflito: o filho está com fome, mas não tem vontade de comer “comida de velho”.
a)    O que ele chama de “comida de velho”?
b)    Qual a comida preferida dele?
2.    Cada uma das personagens assume uma atitude diante do conflito, o que revela muito sobre elas. Leia o que dizem e caracterize-as com um dos adjetivos a seguir.
Conciliador(a)           inflexível           teimoso(a)            condescendente

a)    A mãe; “ – Não-senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo”
b)    O pai: “— Não tripudie {...] Ele ainda vai comer de tudo.”
c)    O filho: “Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.”

3.    Releia este trecho, do início do texto:

Lá da cozinha a mãe diz que decretou ― De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
1.                 a)   O que o verbo  decretar  expressa nessa situação?
1.                 b)    O emprego desse verbo nessa situação confirma ou nega sua resposta no item a da questão anterior? Por quê?

4.    A mãe quer que o filho engorde e tenha problemas de saúde mais tarde. Para convencê-lo, ela usa de diferentes recursos, entre eles a informação, a ironia e a ação direta. Observe estes trechos:
·              “a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta”
·            “E no Natal [...] vai ser papai Noel, NE? E rei Momo no carnaval...”
·            “um jornalista um m~es só comendo a tal fasy-food, engordou mais de seis quilos!”

Qual dos trechos exemplifica a tentativa de convencer:
1.                 a)      pela informação?
1.                 b)      pela ironia?
1.                 c)      pela ação direta?

5.     Diante da pressão que recebe, o filho também se vale de diferentes recursos para convencer os pais. Observe estes argumentos:
·         “Se vocês sempre comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?”
·         “No Japão [...] podia ser lutador de sumo e ganhar uma nota.”
·         “Porque ele é gostoso!”
·         “num campo de concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver...”

1.                 a)    Desses argumentos, qual é o único que tem relação direta com as preferências alimentares do menino?
1.                 b)    Qual deles procura esvaziar o forte argumento da preocupação com a saúde?
1.                 c)    Qual dles tenta provocar remorso nos pais?

6.    O pai, por duas vezes, relembra hábitos alimentares de sua infância.
a)    Como eram esses hábitos? Com a finalidade ele os cria?
b)    Um dos hábitos do pai atraia o interesse do menino. Qual foi ele? Por que o menino ficou interessado?

7.    No jantar, os pais tentam novamente fazer o filho comer, oferecendo-lhe sopa de macarrão de letrinhas.
a)    Que mensagem o filho tenta transmitir aos pais com as palavras que escreve?
b)    Qual é essa palavra?
c)    Por que a contemplação dessa palavra provoca humor no final do texto?

8.    O texto “Sopa de macarrão” é uma crônica humorística. Quase sempre, além de provocar o riso, o texto de humor também faz críticas. Que críticas o texto lido faz?

- A Linguagem do Texto "Sopa de Macarrão"



Ø  A LINGUAGEM DO TEXTO

1.    1- Observe este enunciado do texto:

“O pai come dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato tristemente.”

O enunciado é formado por três orações, que apresentam estrutura sintática semelhante: sujeito + verbo + advérbio de modo + (dolorosamente, furiosamente, tristemente).
Considerando a situação vivida pelas personagens, explique o efeito de sentido que essa construção e emprego dos advérbios produzem no enunciado.

2.    2 - A expressão fast-food é de origem inglesa e designa a alimentação de preparo e consumo rápidos, principalmente lanches.
a)    Que outras palavras de origem estrangeira aparecem no texto para designar elementos da culinária?
b)    De que país, principalmente, vem, na atualidade, a influência sobre nossos hábitos alimentares?

3.   3 - A palavra mas é empregada várias vezes no texto.
a)    Que sentido essa palavra expressa: de adição, de oposição, de explicação ou de causas?
b)    Considerando o assunto do texto e o diálogo mantido entre as personagens, como você justifica tantas repetições dessas palavras?

4.    4 - A expressão que-nem, utilizada em “É teimoso que-nem o pai”, é bastante empregada na linguagem coloquial.
a)    Que sentido ela tem nessa situação?
b)    Que outra palavra ou expressão poderia substituí-la?


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