PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 14 de março de 2019

PASSE PARA O DISCURSO DIRETO, PASSE PARA O DISCURSO INDIRETO COM RESPOSTAS


I - Passe do discurso direto para o indireto:
1. O treinador disse:
 - Você precisa treinar mais.
2. Ele reclamou:
 - Eu não gosto desse bolo.
3. Simone disse:
 - Eu vou trocar o livro.
4. Minha mãe me disse:
 - Seu pai saiu há 10 minutos.
5. Bruna afirmou:
 - Eu já li o livro.
6. O ladrão gritou:
 - Passe o dinheiro.
7. O menino choramingou:
 - Quero a minha bola de volta.
8. O juiz ordenou ao jogador:
 - Saia da quadra.
9. A garota disse ao pai:
 - Preciso de dinheiro para comprar um caderno.
10. As crianças pediram ao mágico:
 - Fique mais um pouco.

RESPOSTAS
I - Passe do discurso direto para o indireto:
1. O treinador disse que eu precisava treinar mais.
2. Ele reclamou que não gostava daquele bolo.
3. Simone disse que ia trocar o livro.
4. Minha mãe me disse que meu pai havia saído há 10 minutos.
5. Bruna afirmou que já tinha lido o livro.
6. O ladrão gritou para que eu passasse o dinheiro.
7. O menino choramingou querendo a sua bola de volta.
8. O juiz ordenou ao jogador que saísse da quadra.
9. A garota disse ao pai que precisava de dinheiro para comprar um caderno.
10. As crianças pediram ao mágico que ficasse mais um pouco.


II - Passe do discurso indireto para o direto:
1. Bruna afirmou que não sabia nada do caso.
2. O menino explicou que tinha visto muita gente no portão do colégio.
3. Aline confirmou que estava apaixonada.
4. O instrutor perguntou se estava chovendo.
5. A enfermeira falou que naquele hospital não tinha mais vaga disponível.
6. Leidiene disse ao colega que ele precisava estudar.
7. Lucas perguntou ao Renato Filho se ele tinha comido camarão na praia.
8. Ana Paula avisou decidida que ia falar com a diretora.
9. O pai disse ao filho que não podia lhe dar o dinheiro porque ainda não tinha
recebido.
10. O namorado disse à namorada que ela era a mulher da vida dele.

RESPOSTAS
II - Passe do discurso indireto para o direto:
1. Bruna afirmou:
- Eu não sei do caso.
2. O menino explicou:
_ Eu vi muita gente no portão do colégio.
3. Aline confirmou:
_ Eu estou apaixonada.
4. O instrutor perguntou:
_ Está chovendo?
5. A enfermeira falou:
_ No hospital não há mais vaga disponível.
6. Leidiene disse ao colega:
_ Você precisa estudar.
7. Lucas perguntou ao Renato Filho:
_ Você comeu camarão na praia?
8. Ana Paula avisou decidida:
_ Eu vou falar com a diretora.
9. O pai disse ao filho:
_ Eu não posso lhe dar o dinheiro porque ainda não recebi.
10. O namorado disse à namorada:
_ Você é a mulher da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário