1. ARTIGO
|
• Conhecer as
classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e
fechadas (artigos, numerais,
preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância, regência).
(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores
(adjuntos adnominais – artigos definido
ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com
função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus
próprios textos.
|
2. SUBSTANTIVO
|
• Conhecer as
classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e
fechadas (artigos, numerais,
preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância, regência.
(pag.92) As regulares morfológico-gramaticais, para serem
construídas, dependem de que o aluno já tenha algum conhecimento de
gramática, pois as regras a serem construídas dependem desse conhecimento,
isto é, são definidas por aspectos ligados à categoria gramatical da palavra,
envolvendo morfemas (derivação, composição), tais como: adjetivos de origem
com S; substantivos derivados de adjetivos
com Z. coletivos em /au/ com L; substantivos terminados com o sufixo /ise/
com C (chatice, mesmice); formas
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta
de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas
em início de frases e em substantivos próprios,
segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de
exclamação.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um
texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos
– pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade
do texto.
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções
na oração: agente, ação, objeto da ação.
(EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua
função de atribuição de propriedades aos substantivos.
(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos
na formação de palavras derivadas de substantivos,
de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar
novas palavras.
(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos
nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
(EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de
concordância nominal (relações entre os substantivos
e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o
verbo e o sujeito simples e composto).
(EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial:
substituições lexicais (de substantivos
por sinônimos) ou pronominais
(uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos,
demonstrativos).
(EF07LP13) Estabelecer relações entre partes do texto,
identificando substituições lexicais (de substantivos
por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos,
demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.
(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores
(adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas)
em substantivos com função de sujeito
ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.
(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso,
em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de
pontuação, adjetivos, substantivos,
expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).
|
3. ADJETIVO
|
• Conhecer as
classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e
fechadas (artigos, numerais,
preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância, regência).
(pag.92) As regulares morfológico-gramaticais, para serem
construídas, dependem de que o aluno já tenha algum conhecimento de
gramática, pois as regras a serem construídas dependem desse conhecimento,
isto é, são definidas por aspectos ligados à categoria gramatical da palavra,
envolvendo morfemas (derivação, composição), tais como: adjetivos de origem com S; substantivos derivados de adjetivos com Z.
(EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos
substantivos.
(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na
formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e
para formar novas palavras.
(EF03LP23) Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou
digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais
ou impressas.
(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido(...) decorrentes
do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas,
orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores,
percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações
próprios de cada gênero narrativo.
(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos
e adjetivos e de verbos nos modos
Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
(EF07LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção
própria, adjetivos que ampliam o
sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal.
(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos
noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas,
viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais,
orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas
etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os
fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.
(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores
(adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito
ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.
(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em
textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação,
adjetivos, substantivos,
expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).
|
4. NUMERAL
|
•pag.83 Conhecer as classes de palavras abertas
(substantivos,verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais,
preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas
nas orações e seu funcionamento (concordância, regência).
|
5. PRONOME
|
• Conhecer as classes de palavras abertas (substantivos, verbos,
adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções,
pronomes) e analisar suas funções
sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância,
regência).
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto,
identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou
pronominais (uso de pronomes anafóricos
– pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade
do texto.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção
textual pronomes pessoais,
possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção
textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na
oralidade, os verbos em concordância com pronomes
pessoais/nomes sujeitos da oração.
(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de
coesão pronominal (pronomes
anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição,
conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.
(EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial:
substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de
pronomes anafóricos – pessoais,
possessivos, demonstrativos).
(EF07LP13) Estabelecer relações entre partes do texto,
identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais
(uso de pronomes anafóricos – pessoais,
possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.
(EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de
referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário
apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo,
causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
(
(EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão
temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos,
pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para
adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de
coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase
utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.
(EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando
o antecedente de um pronome relativo
ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.
|
6. VERBO
|
• PAG 83 Conhecer as classes de palavras abertas
(substantivos, verbos, adjetivos e
advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes)
e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento
(concordância, regência).
• PAG 83Conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos
de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação (ponto final,
ponto de interrogação, ponto de exclamação, vírgula, ponto e vírgula,
dois-pontos) e de pontuação e sinalização dos diálogos (dois-pontos, travessão,
verbos de dizer).
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos,
substantivos e verbos e suas
funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção
textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na
oralidade, os verbos em
concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.
(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na
formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para
compreender palavras e para formar novas palavras.
(EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos
instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura
própria desses textos (verbos
imperativos...
(EF03LP14) Planejar e produzir textos injuntivos
instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos...
(EF03LP16) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos
instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a
formatação própria desses textos (verbos
imperativos...
(EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos
instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação
própria desses textos (verbos imperativos...
(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos,
observando o efeito de sentido de verbos
de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso
direto.
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso
direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades
linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e
semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos
ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as
escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo,
(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e
semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos
ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as
escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e
argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a
distribuição dos verbos nos
gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas
de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros
publicitários),
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes
formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que
constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical
típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e
os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso,
dos verbos de enunciação e das
variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados...
(EF67LP10) Produzir notícia impressa tendo em vista características
do gênero – título ou manchete com verbo
no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente
de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa...
(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos
e adjetivos e de verbos nos modos
Indicativo, Subjuntivo e Imperativo:
afirmativo e negativo.
(EF07LP04) Reconhecer, em textos, o verbo como o núcleo das orações.
(EF07LP05) Identificar, em orações de textos lidos ou de
produção própria, verbos de predicação
completa e incompleta: intransitivos e transitivos.
(EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de
concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e
as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).
(EF07LP09) Identificar, em textos lidos ou de produção
própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.
(EF08LP06) Identificar, em textos lidos ou de produção
própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e
modificadores).
(EF09LP05) Identificar, em textos lidos e em produções próprias,
orações com a estrutura sujeito-verbo
de ligação-predicativo.
(EF08LP07) Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria,
complementos diretos e indiretos de verbos
transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente.
(EF09LP06) Diferenciar, em textos lidos e em produções
próprias, o efeito de sentido do uso dos verbos
de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer”.
(EF08LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção
própria, verbos na voz ativa e na
voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo
(agente da passiva).
(EF08LP10) Interpretar, em textos lidos ou de produção
própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais),
usando-os para enriquecer seus próprios textos.
(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos,
de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos,
substantivos, expressões de grau, verbos
e perífrases verbais, advérbios etc.)
|
7. ADVÉRBIO
|
• PAG 83 Conhecer as classes de palavras abertas (substantivos,
verbos, adjetivos e advérbios) e
fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes) e analisar
suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento
(concordância, regência).
(EF69LP20) Analisar
efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do
imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de
palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma
a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e
de outras formas de regulamentação.
(EF07LP09) Identificar, em textos lidos ou de produção
própria, advérbios e locuções adverbiais
que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.
(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos
noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas,
viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções
adjetivas, advérbios, locuções
adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e
explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos
noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.
(EF08LP10) Interpretar, em textos lidos ou de produção
própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais –advérbios e expressões adverbiais),
usando-os para enriquecer seus próprios textos.
(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em
textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de
pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases
verbais, advérbios etc.).
|
8. PREPOSIÇÃO
|
• PAG 83 Conhecer as classes de palavras abertas
(substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes) e
analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento
(concordância, regência).
|
9. CONJUNÇÃO
|
• PAG 83 Conhecer as classes de palavras abertas
(substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais,
preposições, conjunções, pronomes)
e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento
(concordância, regência).
(EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que
estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição,
finalidade.
(EF07LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção
própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por
vírgula, ou por conjunções
que expressem soma de sentido (conjunção
“e”) ou oposição de sentidos (conjunções
“mas”, “porém”).
(EF07LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção
própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por
vírgula, ou por conjunções
que expressem soma de sentido (conjunção
“e”) ou oposição de sentidos (conjunções
“mas”, “porém”).
(EF08LP12) Identificar, em textos lidos, orações
subordinadas com conjunções de uso
frequente, incorporando-as às suas próprias produções.
(EF09LP08) Identificar, em textos lidos e em produções
próprias, a relação que conjunções
(e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as
orações que conectam.
(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso
de recursos de coesão sequencial: conjunções
e articuladores textuais.
(EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso
de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).
|
sábado, 23 de março de 2019
BNCC, CLASSES GRAMATICAIS: ARTIGO, ADJETIVO, SUBSTANTIVO, PRONOME, NUMERAL, VERBO, ADBÉRBIO, PREPOSIÇÃO, CONJUNÇÃO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
maravilhosooooo!!!!
ResponderExcluirBom dia sou a professora Conceição, moro no Amazonas, como faço para adquirir esse material.
ResponderExcluirValeu por compartilhar!!! Obrigada mesmo prof. Diorges.
ResponderExcluir