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sexta-feira, 26 de maio de 2017

VOZES VERBAIS ATIVA, PASSIVA, REFLEXIVA, EXERCÍCIOS

1 - Em que voz estão os verbos nas frases a seguir:

a- No Natal, as crianças invadem as lojas dos shoppings.
______________________________________________
b- A pequena praça era enfeitada por luzes coloridas.
________________________________________________
c- Diariamente chegava à cidade o velho trem de carga.
_____________________________________________
d- Eu me machuquei com um martelo.
___________________________________________________________
e- São divulgados , através da TV , os resultados da loteria.
__________________________________________
f- As lagartas destruíram o pomar.
______________________________________________________________
g- A praia era iluminada por um lindo sol de setembro.
______________________________________________
h- O ser humano criou muitos rituais religiosos.
____________________________________________________
i- Os alunos se abraçaram.
____________________________________________________________________
j- O lobo machucou a ovelha.
___________________________________________________________________
k- O juiz foi vaiado pela torcida.
_______________________________________________________
l- As ruas foram lavadas pela chuva.
_____________________________________________________________
m- Os exercícios foram feitos por Carlos .
__________________________________________________________
n- Muitos animais foram domesticados pelo homem.
_________________________________________________
o- Muitos animais fogem do contato com o homem.
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p- A jovem se penteava diante do espelho.
_________________________________________________________
r- A cidade foi cercada pelo exército.
______________________________________________________________
s- O goleiro desviou a bola.
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2-Transforme as orações em voz passiva sintética. Atenção à concordância.

a) Babás são contratadas.
______________________________________________________________________
b) Casa é alugada em condomínio.
______________________________________________________________
c) A festa foi comemorada.
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d) Propostas foram estudadas.
_________________________________________________________________
 e) Bicicletas são anunciadas a preços baixos.
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3. Transforma as orações abaixo em voz passiva analítica.

a) Nintendo lidera guerra dos games.
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b) Cuba prepara reaparição de Fidel Castro.
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c) Empresas adotam a prática da ginástica Laboral.
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d) Certidão digital reduziu a papelada.
____________________________________________________________
e) O comitê estabeleceu a premiação.
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4. Assinale  SI para sujeito indeterminado VR para voz reflexiva ou PS para voz passiva sintética:

a) (    )Precisa-se de empregada.                           b) (    ) Vive-se bem.
c) (    ) Você se surpreendeu!                                 d) (    )O furacão se movia rapidamente.
e) (    ) Aluga-se consultório.                                  f)  (    ) Eu me dividi.
g) (    ) Você não precisa se descabelar.


VOZES VERBAIS EXERCÍCIOS MARCAR X

VOZES VERBAIS

01- Marque a alternativa INCORRETA com a informação dada entre parênteses:
(a) "Deu-me as lições sem uma só das intragáveis ternuras". (Voz ativa)
(b) Alugavam-se diversos apartamentos para as férias. (Voz passiva reflexiva)
(c) Ela o viu naquela festa. (Voz ativa)
(d) Não se obtêm bons resultados. ( Voz passiva sintética)
(e) Provocavam-se as sobreposições de imagens visuais. (Voz sintética)

02- A alternativa que NÃO apresenta perfeita concordância quanto à conversão da VOZ
ATIVA PARA PASSIVA é:
(a) Viram-me. / Fui visto.
(b) Vamos fazer a lição. / A lição vai ser feita por nós.
(c) Abri o caderno. / O caderno tem sido aberto por mim.
(d) Devemos preparar tudo. / Tudo deve ser preparado por nós.
(e) Meu amigo fazia os trabalhos. / Os trabalhos eram feitos por meu amigo.

03- Marque a alternativa cuja passagem para a VOZ ATIVA tenha sido INCORRETA.
(a) Se as alunas fossem amadas por ti. / Se tu amasses as alunas.
(b) Por quem vós fostes convidados para a festa, rapazes?/ Quem vos convidou para a festa, rapazes?
(c) Aqueles alunos com dificuldades de aprendizagem têm sido orientados pelos novos professores./ Os novos professores orientam aqueles alunos com dificuldades de aprendizagem.
(d) O respeito de meus pais pelas ficções foi transmitido por mim. / Eu transmiti o respeito de meus pais pelas ficções.
(e) Os três mecânicos devem consertar o carro./ O carro deve ser consertado pelos três mecânicos.

04- Indique a opção em que ocorre a VOZ REFLEXIVA:
(a) Come-se bem neste restaurante.
(b) Precisa-se de carpinteiros.
(c) O prisioneiro conseguiu desvencilhar-se das cordas.
(d) Ouviu-se um grande estrondo lá pras bandas da mata.
(e) Quem não chora não mama.

05- “Via de regra, os garimpos são tocados hoje por uma gente sem horizontes ...”
Transpondo a frase para a VOZ ATIVA, a forma verbal passará a ser:
(a) tocaria;
(b) tocavam;
(c) toca;
(d) tinha tocado;
(e) serão tocados.

06- Transpondo-se para a VOZ PASSIVA a frase - “As mudanças na dieta estão causando uma mudança gradual na fisiologia do organismo.”- a forma verbal resultante será:
(a) têm causado;
(b) foi causada;
(c) estão sendo causadas;
(d) está sendo causada;
(e) foram causadas.

07- “Acredito que Maria tenha feito a lição.” Passando-se a oração para a VOZ PASSIVA, o verbo ficará assim:
(a) foi feita;
(b) tenha sido feita;
(c) esteja sendo feita;
(d) tenha estado feita;
(e) seja feita.

08- Transportando para a VOZ PASSIVA a frase - “Eu estava revendo, naquele momento, as provas tipográficas do livro.”- obtém-se a forma verbal . . .
(a) ia revendo;
(b) estava sendo revista;
(c) seriam revistas;
(d) comecei a rever;
(e) estavam sendo revistas.

09- Transpondo para a VOZ ATIVA a frase - “O processo deve ser revisto pelos dois funcionários”, obtém-se a forma verbal:
(a) deve-se rever;
(b) devem rever;
(c) será revisto;
(d) reverão;
(e) rever-se-á.

10- A forma PASSIVA ANALÍTICA que correspondente ao enunciado - “Vi, no claro azul do céu, um papagaio de papel, alto e largo.” - é a seguinte:
(a) O garoto viu, no claro azul do céu, um papagaio de papel, alto e largo.
(b) Um papagaio de papel, alto e largo, estava sendo visto pelo menino, no claro azul do céu.
(c) No claro azul do céu, era visto um papagaio de papel, alto e largo, por mim.
(d) Alto e largo, um papagaio de papel foi visto por mim no claro azul do céu.
(e) Foi visto pelo menino, no claro azul do céu, um papagaio de papel.

11- A transformação PASSIVA ANALÍTICA da frase “A religião te inspirou esse anúncio” apresentará o seguinte resultado:
(a) Tu te inspiraste na religião para esse anúncio.
(b) Esse anúncio inspirou-se na tua religião.
(c) Tu foste inspirado pela religião nesse anúncio.
(d) Esse anúncio te foi inspirado pela religião.
(e) Tua religião foi inspirada nesse anúncio.

12- (FCC) A frase que admite transposição para a VOZ PASSIVA é:
(a) Perto da Igreja, todos os poderosos do mundo parecem diletantes.
(b) A Concordata poderá incluir o retorno do ensino religioso.
(c) Há estatísticas controvertidas sobre esse poder eclesiástico.
(d) Não são incomuns atos religiosos com finalidade política.
(e) O Brasil é um país estratégico para a Igreja Católica.

13- Assinale a alternativa em que a passagem da VOZ ATIVA para a PASSIVA ANALÍTICA esteja INCORRETA:
(a) “Acredito que Maria tenha feito a lição”. / Acredito que a lição tenha sido feita por Maria.
(b) “Eu estava revendo, naquele momento, as provas tipográficas do livro”. / As provas tipográficas, naquele momento, foram revistas por mim.
(c) "Não acredito que Pedro tenha falado a verdade". / Não acredito que a verdade tenha sido falada por Pedro.
(d) “Um grupo de teatro amador encenará a peça teatral”. / A peça teatral será encenada por um grupo de teatro amador.

(e) “O coordenador teria cadastrado os pretendentes ao cargo”./ Os pretendentes ao cargo teriam sido cadastrados pelo coordenador.
FONTE C. MARISTA

GÊNERO TEXTUAL E-MAIL TEORIA

Breve descrição do e-mail

I – Situação comunicativa
Autor/destinatário: usuários da internet.

Objetivo: várias possibilidades: solicitar, lembrar, comentar, convidar, informar e opinar, entre outros.

Suporte/circulação: provedores da internet.

II – Conteúdo temático
Relato de situações diversas, como rotina (escolar, de trabalho), passeio, viagem, novas/ inusitadas experiências etc., vinculadas a períodos, espaços e temas variados; solicitações, etc.

III – Construção composicional e marcas linguísticas (estilo)
a) Na escrita para envio de um e-mail, estão presentes:
• “para” (endereço digital de um ou mais destinatários);
• “assunto”;
• “cópias/cópias ocultas”; destinatários copiados (não são os principais, mas devem, por alguma razão, ter ciência da mensagem);
• “anexar arquivo” e “procurar” (para inserir documentos que acompanharão a mensagem);
• produção do texto contendo abertura/saudação inicial, texto vinculado ao assunto apresentado e fechamento/despedida.
b) Na elaboração de uma resposta a uma mensagem enviada, estão presentes:
• “para” (endereço eletrônico do autor da mensagem inicial);
• “assunto” (indicado por “Re:” e seguido do assunto já apresentado na mensagem inicial);
• “cópias/cópias ocultas”;
• “anexar arquivo” e “procurar” (para inserir documentos que acompanharão a mensagem);
• texto contendo abertura/saudação, resposta definida pelo e-mail enviado e fechamento/despedida.
• em geral, escrito em primeira pessoa.
• em geral, apresenta informalidade e objetividade nas informações.



FÁBULA O MACACO E O CROCODILO 14 QUESTÕES

O macaco e o crocodilo
O macaco vivia numa mangueira perto da margem do rio. Certo dia, um crocodilo se aproximou.
“ Humm”, o crocodilo pensou, “ Estou com vontade de comer coração de macaco no jantar” Então, ele disse para o macaco:
-- Desça da árvore para brincar comigo.
-- Eu não posso brincar com estranhos – respondeu o macaco.
-- Mas eu quero lhe mostrar uma mangueira do outro lado do rio, que dá mangas muito melhores
do que sua árvore.
-- É mesmo? --- exclamou o macaco. --- Mas eu não sei nadar.
-- Não tem problema --- sorriu o crocodilo. --- Pule nas minhas costas que eu o ajudo a atravessar o rio.
O macaco pulou nas costas do crocodilo. Logo estavam no meio do rio.
De repente, o crocodilo começou a mergulhar, com o macaco ainda em suas costas.
-- Socorro ! Pare ! Estou me afogando ! – gritou o macaco.
-- Segure-se --- o crocodilo sorriu. – Eu vou afogá-lo, pois quero comer coração de macaco no jantar, e você foi burro suficiente para confiar em mim.
-- Ah – lamentou- se o macaco. --- Eu gostaria que tivesse me contado a verdade. Ai eu teria trazido meu coração comigo.
-- Quer dizer que você deixou seu coração na mangueira ? – perguntou, descrente, o crocodilo.
-- Mas é claro – respondeu o macaco. ---Nesta selva perigosa os macacos não correm por ai com seus corações. Nós os deixamos em casa. Mas vou lhe dizer o que podemos fazer. Você me leva para mangueira com frutas maduras, do outro lado do rio, e depois podemos voltar para pegar o meu coração.
-- Nada disso – desdenhou o crocodilo. --- Vamos voltar e pegá-lo agora mesmo! Segure – se aí!
-- Tudo bem. – concordou o macaco.
Então o crocodilo deu meia volta e rumou para a mangueira do macaco. Assim que eles chegaram à margem, o macaco subiu a árvore e jogou uma manga na cabeça do crocodilo.
-- Meu coração está aqui em cima, crocodilo estúpido! – disse ele. --- Se quiser comê-lo, vai ter de subir até aqui e pegar !
O macaco e o crocodilo. Fábula do mundo todo. São Paulo. Editora Melhoramento, 2004 pp. 35-36.


1. Quais as personagens da fábula?
____________________________________________________________________________________
2.  O texto está escrito em verso ou prosa?

____________________________________________________________________________________
3.  O objetivo do gênero textual fábula é
____________________________________________________________________--


4. A) apresentar as personagens.
B) ensinar apanhar mangas.
C) informar sobre a vida de jacarés.
D) passar uma lição de moral.
E) relatar uma ocorrência policial.

5.  O fato que dá início ao conflito da narração ocorre quando o
A) macaco pulou nas costas do crocodilo
B) crocodilo começos a nadar.
C) macaco subiu na árvore.
D) crocodilo acreditou na promessa.
E) macaco jogou uma manga no crocodilo.

6. O macaco pulou nas costas do crocodilo porque
A) o rio era muito largo.
B) confiava no amigo.
C) gostava de brincar.
D) gostava de aventuras.
E) não sabia nadar.

7. O crocodilo aproximou-se do macaco para
A) ajudar o vizinho que não sabia nadar.
B) brincar com ele no rio.
C) satisfazer um desejo próprio.
D) tornar-se seu melhor amigo.
E) ajudar o macaco a pegar mangas.

8.  No trecho “- Ah – lamentou o macaco.”, percebe-se que ele estava
A) fingindo.
B) assustado.
C) nervoso.
D) sorridente.
E) furioso.



9. Quando o macaco se viu em apuros para se livrar do crocodilo
A) pediu auxílio ao crocodilo para subir na mangueira.
B) nadou até a margem do rio e subiu na árvore mais alta.
C) apanhou uma manga parecida com coração e deu ao crocodilo.
D) disse que tinha esquecido o coração em casa e precisava apanhá-lo.
E) girou o crocodilo dentro da água até que o mesmo ficasse tonto.

10.  O crocodilo resolveu voltar porque queria
A) afogar o macaco no rio.
B) ajudar o macaco.
C) ensinar o macaco ao nadar.
D) pegar o coração do macaco.
E) apanhar mangas maduras.


11.  O argumento utilizado pelo macaco para não cumprir a promessa, foi
A) Vamos voltar e pegá-lo agora mesmo! Segure-se aí!
B) O macaco subiu na árvore e jogou uma manga na cabeça do crocodilo.
C) Nesta selva perigosa os macacos não correm por aí com seus corações.
D) Eu gostaria que tivesse me contado a verdade. Aí eu teria trazido meu coração comigo.
E) -- Meu coração está aqui em cima, crocodilo estúpido! – disse ele. --- Se quiser comê-lo, vai ter de subir até aqui e pegar!

12.  Pode-se dizer que esta fábula sugere que o
A) crocodilo é mais esperto que o macaco.
B) macaco é mais esperto que o crocodilo.
C) macaco e crocodilo são engraçados.
D) crocodilo e macaco são muito amigos.
E) o macaco é muito ingênuo.

13. A história trata especificamente da
A) gula.
B) ignorância.
C) esperteza.
D) maldade.
E) pobreza.


14. No texto, para marcar as falas das personagens, é usado
A) travessão.
B) ponto final.
C) dois pontos.
D) ponto de exclamação.
E) ponto de interrogação.


CARTA PESSOAL TEORIA E EXERCÍCIOS.

Breve descrição do gênero carta pessoal

I – Situação comunicativa
Em geral, interlocutores próximos. Na maioria dos casos, a resposta não é dada na mesma hora. Objetivos: relatar ou solicitar algo, desabafar, fazer contatos etc.
O uso dos correios para a entrega da carta é o mais comum.

II – Conteúdo temático
Relato de situações diversas, como rotina (escolar, de trabalho), passeio, viagem, novas/ inusitadas experiências etc., vinculadas a períodos, espaços e temas variados; solicitações etc.

III – Construção composicional e marcas linguísticas (estilo)
• Data completa (local, dia, mês e ano).
• Identificação dos interlocutores.
• Relato de um ou mais fatos relacionados a uma ou mais situações.
• Despedida (uso de expressões como: beijos, com carinho, até breve etc. e indicação do autor).
• Texto na primeira pessoa.
• Uso de marcadores de tempo, como: ontem, hoje, amanhã, mês que vem etc.
• Vocabulário que expressa sensações e sentimentos, como: conquista, alegria, tristeza e  saudade, por meio de adjetivos e advérbios, entre outros.
• Linguagem informal, marcada pela intimidade entre os interlocutores.



Boa Esperança, 25 de Março de 2015.

Querido amigo Paulo,

Estou escrevendo para contar minha aventura das ultimas férias.
Acredita que eu fui visitar juntamente com os meus filhos o Zoológico de São Paulo? Ele é enorme, dá para se perder. Valeu percorrer toda essa distância. As crianças amaram.
Vi muitos animais que eu conhecia, somente pela TV: zebras, o leão e a leoa, cobras de várias espécies, girafas, pássaros de muitas cores, macacos, patos, elefantes... Mas o que achei mais lindo mesmo foram as girafas, você precisa ver, têm pescoços grandess0000000ss!
Cada área tem vários funcionários para cuidar dos animais, Tudo é muito organizado e limpo. Os animais são bem cuidados. Também há muita segurança e avisos de proteção.
Valeu a pena o cansaço da viagem. Vou te esperar aqui em casa para mostrar as fotos e tomar um café conosco.

Beijos,

Joana Maria.


1. O texto que você acabou de ler refere-se a um (a)
A) carta.
B) convite.
C) anúncio.
D) cartaz.
E) notícia.

2. Você notou que a carta tem data? Para que será que ela serve?
____________________________________________________________________________________
3.  Quem está enviando a carta?
A) as crianças
B) a mãe de Paulo
C) o pai de Joana.
D) Joana.
E) Boa Esperança.

4.  Quem receberá a carta?
A) Paulinho.
B) Joana.
C) Boa Esperança.
D) Paulo.
E) As crianças.

5. O assunto dessa carta é
A) a despedida das férias de Joana.
B) uma visita ao zoológico.
C) uma viagem de trem.
D) uma viagem a Boa Esperança.
E) Um passeio inesquecível.

6. Quem foi visitar o zoológico com Joana? Quem estava com ela?

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7.  O que Joana e as crianças viram? Faça uma lista baixo:

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8. Do que ela mais gostou?


____________________________________________________________________________________ 

Cosmópolis, 5 de dezembro de 1948.

Cristina, minha querida prima,

Recebi agora de manhã sua carta de 16 de novembro com bastante atraso (levou alguns dias para chegar). Ontem mesmo escrevi para vocês uma carta pedindo resposta, mas como chegou a sua hoje, não vou postar mais. Vejo também que vocês não receberam, ainda, as cartas que lhe mandei com retratos do Paulinho. Chegaram?
[...] Estou estudando em uma escola para adultos. Lá tenho recebido incentivo para expressar-me. Então resolvi escrever ainda mais, meus textos poéticos. Meu professor tem elogiado.
Tudo o que você disse sobre o último poema que escrevi, enviado em uma das cartas, me incentivou muito também. Tenho pensado muito em publicar um livro com os poemas. Vou começar as negociações com as editoras em breve. ...Parece que em breve terei uma boa notícia. Tenho boas expectativas.

Um beijo para você,

Sempre sua Cristina


1. Qual o local e data da carta?
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 2. Quem é o remetente da carta?

_____________________________________________________________________________________
3.  Que sinais de pontuação aparecem na carta?


_____________________________________________________________________________________



POEMA AS TIAS / DE MÃOS DADAS 6º ANO

Leia o texto “As tias, de Elias José
As tias
A tia Catarina
Cata a linha
A tia Teresa
Bota a mesa
A tia Ceição
Amassa o pão
A tia Lela
Espia a janela
A tia Dora
Só namora
A tia Cema
Teima que teima
A tia Maria
Dorme de dia
A tia Tininha
Faz rosquinha
A tia Marta
Corta batata
A tia Salima
Fecha a rima

Elias José. Namorinho de portão.
São Paulo, Moderna, 1986. Coleção Girassol.


1. Esse texto pertence ao gênero textual _____________________________________________

2.  Essa poesia faz parte do livro:
__________________________________________________________________________

3.  Quantas estrofes há nesse poema?

__________________________________________________________________________

4.  Observe as rimas para cada uma das tias e crie outras. Registre-as nas lacunas abaixo

A tia Teresa __________________
A tia Ceição __________________
A tia Lela ____________________
A tia Maria ___________________
A tia Tininha _________________
A tia Marta ___________________

5.  Localize no texto os nomes das tias que preparam a alimentação e escreva-os abaixo:

___________________________________________________________________________

6.  Qual a tia que põe a mesa?

_________________________________________________________________________
7.  Escolha o nome de uma de suas tias e tente fazer uma estrofe como as de Elias José.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.  Pense em uma “tia” e registre como deve ser as qualidades dela para você:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9.Por que os nomes das tias do texto estão escritos com as iniciais em letras maiúsculas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

De mão em mão
Nas suas mãos eu entrego
Todas as mãos que aqui estão
Vamos ficar de mãos dadas
Disso eu não posso abrir mão.

Tem gente que é mão aberta
Tem gente que é mão de vaca
Tem gente que é mão de ferro
Tem gente que tem mãos de fada.

Tem gente com as mãos leves, bondosas
Tem gente que maltrata com as mãos
Tem gente com mãos carinhosas
Que agradam, afagam e consolam.

Histórias para Ouvir e Cantar – Ed. Globo, 1993.

1.Os versos da segunda estrofe  estão no sentido:

( ) literal
( ) figurado

Por quê?
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2.  O  quarto verso da primeira estrofe demonstra uma atitude de:
A) amizade.
B) tristeza.
C) alegria.
D) entusiasmo.
E) perseverança.

3.  No verso “Vamos ficar de mãos dadas” (v. 3), o que o autor quis expressar?

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CONTO ALEXANDRE O GRANDE 13 QUESTÕES DE MARCAR X

Alexandre, O Grande.
        Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, além de competente general, era também uma pessoa de grande preparo intelectual. Foi educado pelos melhores professores da época e teve como mentor nada menos que o famoso filósofo Aristóteles.
       Mantinha em sua corte as mentes mais brilhantes de seu tempo. Certa vez ele contratou um famoso filósofo para instruí-lo em um determinado assunto que muito o interessava. Depois de alguns meses estudando com o sábio, Alexandre finalmente despediu-o. Ferido em sua autoestima, o filósofo foi procurá-lo e perguntou a razão da sua dispensa. Alexandre respondeu: “Como homem, cometo erros, como filósofo tu não me corriges; ou tu entendes os meus erros, ou não os entende. Se não entendes os meus erros, não és filósofo; se entende e não os corrige, não és meu amigo; por isso, nada podes me ensinar.”



1.O título ao texto “Alexandre, o Grande”, nos dá a ideia de

A) uma pessoa muito rica e com pouco prestígio.
B) alguém com grande reputação, fama e inteligência.
C) uma pessoa com grandes riquezas, mas pouco preparo.
D) alguém que comete muitos erros e não entende as pessoas.
E) alguém com muita coragem, mas sem reconhecimento do povo.

2. A intenção principal do texto é

A) narrar um acontecimento importante da vida de Alexandre.
B) relatar as qualidades e imperfeições de Alexandre.
C) contar como era mal humorado o rei da Macedônia.
D) registrar a boa relação entre Alexandre e o filósofo.
E) Relatar o motivo da contratação do filósofo.

3. De acordo com o texto o significado da expressão “Ferido em sua autoestima, o filósofo foi procurá-lo..quer dizer que

A) o filósofo sentiu-se, apenas, triste.
B) Alexandre apoiou a atitude do filósofo.
C) o filósofo sentiu-se traído por Alexandre.
D) o filósofo sentiu-se desconsiderado por Alexandre.
E) o filósofo ficou comovido com o gesto de Alexandre.


4. Quando Alexandre declara ao filósofo: “Se não entendes os meus erros, não és filósofo; se entende e não os corrige, não és meu amigo. Por isso, nada podes me ensinar.” O que o autor quer dizer?
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5.  O texto narra um acontecimento. Pode-se dizer que ele é um (a)

A) biografia.
B) quadrinho.
C) fábula.
D) notícia.
E) conto.



a) Leia o trecho do texto a seguir:
O rico industrial ficou horrorizado ao encontrar um pescador deitado indolentemente ao lado do seu barco, fumando um cachimbo.
— Mas, por que você não está pescando?
— Porque já peguei peixe suficiente para hoje?
— E por que você não sai para pegar mais peixes?
— O que eu faria com eles?
— Ora, você poderia ganhar dinheiro vendendo-os – explicou o industrial. – Com o dinheiro, poderia consertar o motor do barco, ir a águas mais profundas e pescar ainda mais peixe. Teria então dinheiro para comprar redes de nylon. O que lhe traria ainda mais peixes e mais dinheiro. Logo teria dinheiro para possuir dois barcos... talvez uma frota de barcos. E seria um homem rico como eu.
— E o que eu faria então?
— Ora, você poderia então realmente gozar a vida.
— E o que você acha que eu estou fazendo agora?


6. A finalidade desse texto é
A) Relatar um acontecimento importante.
B) contar uma história engraçada.
C) ensinar a ser um empresário.
D) comparar os dois personagens.
E) descrever os personagens.


7. Conforme o pensamento do pescador, não se deve pescar
A) utilizando redes de nylon.
B) utilizando barcos potentes.
C) durante o dia pois e necessário descansar.
D) mais do que o necessário para o sustento e venda.
E) apenas para vender e guardar o dinheiro.

8.  A palavra “indolentemente” na frase “O rico industrial ficou horrorizado ao encontrar um pescador deitado indolentemente ao lado do seu barco, fumando um cachimbo significa
A) assustado.
B) preguiçosamente.
C) insatisfeito.
D) feliz.
E) acordado.



9. No trecho “Ora, você poderia então realmente gozar a vida.”, a palavra destacada se refere
A) ao industrial.
B) aos peixes.
C) aos barcos.
D) ao pescador.
E) às redes.

10.  A expressão “gozar a vida” na mesma frase significa
A) trabalhar muito para ter privilégios.
B) pescar muito peixe.
C) viver sem preocupações.
D) ter muitos barcos.
E) fumar cachimbos.

11.  O texto é divertido pois,
A) há excesso de preocupação dos dois personagens com a vida.
B) o industrial fica irritado com o estilo de vida do pescador.
C) o industrial fica feliz com a atitude do pescador.
D) o pescador dá uma lição de vida no industrial.
E) o pescador fica furioso com o industrial.

12.  Apesar de não ser rico como o industrial, o pescador nos traz uma reflexão:
A) Não é necessário consumirmos a vida com exageros e preocupações.
B) Temos que pescar o suficiente para o nosso próprio sustento.
C) Pescar pode nos enriquecer e mudar nossa posição social.
D) Todos os trabalhadores merecem descansar o dia todo.
E) É preciso muito dinheiro e esforço para ser feliz.

13.  A principal diferença entre o pescador e o industrial era a
A) vontade de acumular bens para guardar.
B) sabedoria para desfrutar bons momentos.
C) preocupação exagerada dos dois.
D) grande fortuna de ambos.
E) a pobreza de espírito.

FONTE: BRADESCO