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terça-feira, 30 de maio de 2017

FÁBULA O GALO QUE LOGROU A RAPOSA 16 QUESTÕES MARCAR X

O galo que logrou a raposa
http://profkathiabazoni.blogspot.com.br/p/interpretacao-de-textos_01.html

Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “...Deixa estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, - esperteza e meia.

1. Na frase: “ E rapou-se”. Entende-se que o personagem:
a) Foi embora devagar.
b) Saiu correndo.
c) Raspou a mesa.
d) Sentou-se.
 2. O tema do texto é:
a) O galo que recebeu a raposa.
b) O galo que logrou a raposa.
c) O galo que casou com a raposa.
d) O galo que bicou a raposa.
 3. Para fugir da raposa, o galo foi empoleirar-se:
a) Em um galho quebrado.
b) Em um tronco.
c) Em uma árvore.
d) Em uma parreira.
4. Por que a raposa resolveu desistir da confraternização com o galo?
a) A raposa ficou com medo do galo.
b) A raposa lembrou que tinha outro compromisso.
c) A raposa tem medo de cachorros
d) A raposa ficou com raiva do galo.
 5. Um velho galo matreiro. A palavra grifada significa:
a) Malvado.
b) Atrevido.
c) Asqueroso.
d) Astuto.
6. A opinião do autor desse texto a respeito da raposa é que ela é:
a) Um animal dorminhoco.
b) Um animal preguiçoso.
c) Um animal lento.
d) Um animal esperto.
 7. Qual é o gênero textual apresentado?
a) Fábula.
b) Receita.
c) Carta.
d) Convite.
 8. Qual a finalidade desse texto?
a) Dar uma idéia.
b) Dar os parabéns.
c) Dar uma lição de moral.
d) Dar uma informação.
 9. De acordo com a imagem, o galo demonstra:
a) Acreditar na proposta da raposa.
b) Não acreditar na proposta da raposa.
c) Que ele já estava lá quando a raposa apareceu.
d) Que ele vai descer para abraçá-la.
10. De que modo a raposa desabafou-se diante da atitude do galo em recebê-la de cima da árvore?
a) Animadamente.
b) Tristemente.
c) Alegremente.
d) Apressadamente.
 11. Qual foi o motivo pelo qual o galo recebeu a raposa, empoleirado?
a) Para ficar mais imponente.
b) Para se sentir seguro.
c) Para cantar mais alto.
d) Para bicar os frutos da árvore.
 12. No trecho “...para que eles também tomem parte na confraternização.” , a palavra grifada se refere a:
a) Cães.
b) Raposa.
c) Galo.
d) Lobo.
13. O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?
a) A esperteza da raposa.
b) A esperteza do galo.
c) A esperteza na floresta.
d) A esperteza do galo e da raposa.
14. No texto, o traço de humor está no fato de:
a) A subida do galo na árvore.
b) A chegada dos cães.
c) A raposa desculpar-se fingindo tristeza.
d) A novidade contada pela raposa.
15. No trecho “...Deixe estar, seu malandro, que já te curo!...”, as aspas tem efeito de:
a) Marcar a fala de alguém.
b) Marcar que alguém está desapontado.
c) Marcar que alguém quer falar.
d) Marcar um diálogo.
16. O texto é narrado por quem?
a) Pelo galo.
b) Pela raposa.
c) Pela raposa e o galo.

d) Pelo narrador.

FÁBULA INTERPRETAÇÃO O LOBO E O CORDEIRO

PROF. DIORGES.
ALUNO.............................................................................................turma...........data......

 GÊNERO TEXTUAL: FÁBULA 
 TIPOLOGIA TEXTUAL: NARRAÇÃO.
As fábulas são pequenas histórias que geralmente têm animais como personagens que falam e se comportam como seres humanos, e quase sempre terminam com uma moral, isto é, um ensinamento.

O LOBO E O CORDEIRO, autor: La Fontaine



      1.Um cordeiro a sede matava nas águas limpas de um regato. Eis que se avista um lobo que por lá passava em forçado jejum, aventureiro inato, e lhe diz irritado:
       2.- "Que ousadia a tua, de turvar, em pleno dia, a água que bebo! Hei de castigar-te!"
       3 - "Majestade, permiti-me um aparte" - diz o cordeiro.
       4- "Vede que estou matando a sede água a jusante, bem uns vinte passos adiante  de onde vos encontrais. Assim, por conseguinte, para mim seria impossível cometer tão grosseiro acinte."
         5   - "Mas turvas, e ainda mais horrível foi que falaste mal de mim no ano passado.
         6 - "Mas como poderia" - pergunta assustado o cordeiro -, "se eu não era nascido?"
         7 - "Ah, não? Então deve ter sido teu irmão."
         8-"Peço-vos perdão mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu não tenho mano."
         9 - "Então, algum parente: teus tios, teus pais... Cordeiros, cães, pastores, vós não me poupais; por isso, hei de vingar-me" - e o leva até o recesso da mata, onde o esquarteja e come sem processo.

        10 - A razão do mais forte é a que vence no final (nem sempre o Bem derrota o Mal).
La Fontaine

1. Responda às questões de acordo com o texto.

a)      Quem são as personagens?
.........................................................................................................................................................................
 b)      O que o lobo diz ao cordeiro quando o vê bebendo a água?
.........................................................................................................................................................................
c)     O que o cordeiro respondeu ao lobo diante o que ele falou?
.......................................................................................................................................................................
d)      Que fez o lobo com o cordeiro?
........................................................................................................................................................................


2. Releia o primeiro parágrafo do texto e localize as palavras que permitem caracterizar o LOBO e a ÁGUA.
Lobo:..................................................................................................................................................................
Água..................................................................................................................................................................

3. Essa caracterização é importante para a estória?
..........................................................................................................................................................................

4. A forma como o lobo se dirige ao cordeiro é a mesma a ele? O que demonstra essa forma de tratamento?
..........................................................................................................................................................................

Linguagem Informal: Num contexto em que o falante está rodeado pela família ou pelos amigos, normalmente emprega uma linguagem informal, podendo usar expressões normalmente não usadas em discursos públicos (palavrões ou palavras com um sentido figurado que apenas os elementos do grupo conhecem). Um exemplo de uma palavra que tipicamente só é usada na linguagem informal, em português europeu, é o adjetivo “chato”.

linguagem Formal: A linguagem formal, pelo contrário, é aquela que os falantes usam quando não existe essa familiaridade, quando se dirigem aos superiores hierárquicos ou quando têm de falar para um público mais alargado ou desconhecido. É a linguagem que normalmente podemos observar nos discursos públicos, nas reuniões de trabalho, nas salas de aula, etc.

5. A linguagem utilizada no texto é formal ou informal? Retire um fragmento que comprove sua resposta.
..........................................................................................................................................................................

6. Pesquise o significado das palavras a seguir usando o dicionário.
a) regato....................................................................................................................................                                                       
b) acinte...................................................................................................................................
c) jejum ...................................................................................................................................                                                       
d) recesso...................................................................................................................................
e) aventureiro ...........................................................................................................................                                              
f) esquarteja...............................................................................................................................
g) inato...................................................................................................................................
h) aparte...................................................................................................................................
i) jusante...................................................................................................................................


7. Reescreva as frases a seguir com outras palavras.
a) “Um cordeiro matava a sede nas águas limpas de um regato”.
................................................................................................................................................................................
b) “Seria impossível cometer tão grosseiro acinte”.
................................................................................................................................................................................
8. Uma fábula é narrada em 3ª pessoa, isto é, o narrador não participa da história, sendo portanto, um narrador-observador. Observe as falas  a seguir e informe de quem é cada uma delas.
a) Um cordeiro a sede matava nas águas limpas de um regato.
..............................................................................................................................................................................
b) - "Mas turvas, e ainda mais horrível foi que falaste mal de mim no ano passado”.
..............................................................................................................................................................................
c) - "Peço-vos perdão mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu não tenho mano."
............................................................................................................................................................................
 9. Que elemento o narrador usa para mostrar o diálogo entre as personagens?

............................................................................................................................................................................

FÁBULA A CORUJA E A ÁGUIA INTERPRETAÇÃO

A coruja e a águia

Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
 
Basta de guerra — disse a coruja. 
— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.

— Perfeitamente — respondeu a águia. 
— Também eu não quero outra coisa.

— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?

— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.

— Está feito! — concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.

 

Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.

 
Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…


Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece. 
                                     
                    Em: FábulasMonteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição. 


CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO


01. Quem são os personagens principais? 
________________________________________________________________
02. A fábula tem algumas características especiais. Quais são elas? 
_______________________________________________________
03. Como a coruja descreveu seus filhotes? 
_______________________________________________________________________
04. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
_______________________________________________________
 
05. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique.
_______________________________________________________

07. Transcreva uma fala de cada personagem do texto:
______________________________________________________





08 - Leia novamente o texto A coruja e a águia e assinale as alternativas corretas

1) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:
a) dois filhotinhos lindos                           
c) dois filhotinhos horríveis
b) três filhotinhos lindos                           
d)três filhotinhos horríveis
2)  A coruja disse para a águia que seus filhotes eram:
a) lindos e tristes                                              
c) lindos e alegres
b) alegres e feios                                               
d) feios  e tristes
3) A águia quando encontrou os filhotes da coruja não os reconheceu porque:
(a) achou-os muito bonitos                        
(b) eles estavam dormindo
(c) eles eram horríveis para a águia   
(d) eles estavam piando muito alto
4) A moral “ Quem ama o feio, bonito lhe parece”, nos ensina que:
a) Não devemos amar as pessoas feias
b) Quando gostamos de alguém, mesmo que ela seja feia nos parecerá ser bonita.
c) O amor torna as pessoas mais feias
d) A beleza não é tudo.
5) A razão para a coruja considerar seus filhotes muito bonitos é porque:
(a) era cega              
(b) era muito convencida
(c) não enxergava muito bem
(d) era a mãe deles
6) Essa história trata especialmente de:
a) incompreensão   
(b) mentira         
( c) esperteza          
(d) ingratidão
7) Esse texto é:
(a) uma poesia 
(b) Texto informativo   
(c) um conto de fadas 

(d) uma fábula

segunda-feira, 29 de maio de 2017

FÁBULA A CAUSA DA CHUVA 10 QUESTÕES DE MARCAR X

 A CAUSA DA CHUVA
(MILLOR FERNANDES, Fábulas Fabulosas)
1.Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.
2 – Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.
3 – Ora, que bobagem! disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
4 – Como assim? disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que tem dentro.
5. Nesse momento começou a chover.
6- Viram? gritou a galinha. O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
7 – Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.
8. – Mas, como assim? tornava a lebre. Parecem cegos? Não vêem que a água cai das folhas das árvores?

Assinale a única opção correta de acordo com o texto:
1. Percebe-se claramente que a causa principal da inquietação dos animais era:
 a.(   ) a chuva que caía    
 b.(   ) a falta de chuva        
 c.(   ) as discussões sobre animais
 d.(   ) a conclusão  a que chegaram

2. A resposta à questão 1 é evidenciada pela seguinte frase do texto:
a.(   ) “Uns diziam que ia chover…”
b.(   ) “… outros diziam que ainda ia demorar.”
 c.(   ) “Mas não chegavam a uma conclusão.”
d.(   ) “Não chovia há muitos e muitos meses.”

3. O sapo achou que o esclarecimento feito pela galinha era:
 a.(   ) correto      
 b.(   ) aceitável    
 c.(   ) absurdo    
 d.(   ) científico

4. A expressão do texto que justifica a resposta da questão 3 é:
a.(   ) “Como assim?” (par. 4)    
b.(   ) “Viram?” (par. 6)     
c.(   ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)
d.(   ) “Parecem cegos?”

5. A atitude da lebre diante das explicações dadas pelos outros animais foi de:
a.(   ) dúvida interrogativa      
b.(   ) aceitação resignada       
c.(   ) conformismo exagerado
d.(   ) negação peremptória

6. A expressão do texto que confirma a resposta à questão 5 é:
 a.(   ) “Como assim?” (par. 4)    
 b.(   ) “Viram?” (par. 6)  
 c.(   ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)
 d.(   ) “Parecem cegos?” (par.

7. A fábula de Millôr Fernandes é uma afirmativa de que:
a.(   ) as pessoas julgam os fatos pela aparência
b.(   ) cada pessoa vê as coisas conforme o seu estado e seu ponto de vista
c.(   ) todos tem uma visão intuitiva dos fenômenos naturais
d.(   ) o mundo é repleto de cientistas

8. O relato nos leva a concluir que:
a.(   ) a galinha tinha razão
b.(   ) a razão estava com o sapo
c.(   ) A lebre julgava-se dona da verdade.
d.(   ) as opiniões estavam objetivamente erradas.

9. Cada um dos animais teve sua afirmação satisfeita quando:
a.(   ) a discussão terminou
b.(   ) chegaram a um acordo
c.(   ) começou a chover
d.(   ) foram apartados por outro animal

10. Toda fábula encerra um ensinamento. Podemos sintetizar o ensino desta fábula através da frase:
a.(   ) A mentira tem pernas curtas.
b.(   ) As aparência enganam.
c.(   ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
d.(   ) Não julgueis e não sereis julgados.

GABARITO
1. b     2. D    3. C    4. C   5. D      6. A    7. A       8. D      9. C       10. B


FÁBULA A LEBRE E A TARTARUGA RIOEDU 4 Q. MARCAR X

Aluno:...........................................................................................f6103 data:05/10


I
A lebre e a tartaruga
Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga.
A lebre vivia caçoando da lentidão da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga, já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a
lebre para uma corrida.
A lebre, muito segura de si, aceitou prontamente.
Não perdendo tempo, a tartaruga pôs-se a caminhar, com seus passinhos
lentos, porém firmes.
Logo a lebre ultrapassou a adversária e, vendo que ganharia fácil, parou e
resolveu cochilar.
Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.
Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada,
toda sorridente.
Moral da história: Devagar se vai ao longe!

1. O episódio da narrativa que contribui para a vitória da tartaruga é
(A) a decisão da lebre de parar e cochilar.
(B) o desafio de realizar uma corrida com a lebre.
(C) o desafio de correr para garantir a vantagem.
(D) a decisão firme de caminhar com passos lentos.




1. O trecho que EXPRESSA UMA OPINIÃO a respeito de um dos personagens é
(A) “Logo a lebre ultrapassou a adversária...”
(B) “Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga.”
(C) “A lebre, muito segura de si, aceitou prontamente.”
(D) “Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.


3. A finalidade deste texto é ensinar ao leitor que
(A) o sono renova as energias do corpo.
(B) a caçoada do adversário garante a vitória.
(C) o êxito depende de dedicação e persistência.
(D) o esporte é necessário para manutenção da saúde.

4. As características do texto “A lebre e a tartaruga”, tais como – o tipo de personagens
e a presença de moral –, exemplificam o texto conhecido como
(A) conto.
(B) fábula.
(C) notícia.
(D) lenda.


5. Em: “A lebre, muito segura de si, aceitou prontamente.” A palavra em destaque expressa ideia de
(a) dúvida.
(b) afirmação.
(c) tempo.
(d) intensidade.
(e) modo



FÁBULA INTERPRETAÇÃO O GATO E O MACACO MARCIA KUPSAS

O gato e o macaco Márcia Kupsas
O gato e o macaco eram animais domésticos. Um dia, o macaco descobriu castanhas assando no braseiro e correu a chamar o gato:

- Venha, amigo! Com sua habilidade nas patas, será fácil pegar as castanhas para nós!

O gato, envaidecido, pôs-se a tirar as castanhas do braseiro, deixando-as de lado. O macaco ia devorando as castanhas e falando:

- Isso, senhor gato! Muito bem! Pegue agora aquela ali, e essa outra...

O gato, com o pêlo chamuscado, ia tirando as castanhas, enquanto o macaco o elogiava e as comia. De repente, voltou a cozinheira, que os enxotou com a vassoura.

O gato e o macaco esconderam-se no quintal. Irritado, o gato falou:

- De que adiantou tanto esforço? Queimei o pêlo, sujei as patas e não comi castanha nenhuma!

Ao que o macaco, subindo em uma árvore, respondeu:

- Pois é, amigo gato. Agora você já sabe: o bom bocado não é para quem o faz, mas para quem o come.

1) Indique:
a) Personagens:________________________________________________
b) Tempo:______________________________________________
c) Conflito:_____________________________________________
d) Narrador:_____________________________________________
e) Moral:_________________________________________________

2) Os dois personagens dessa fábula formam um confronto entre o forte e o fraco. 
a) Quem, na visão do narrador, venceu a batalha? Por quê? 
______________________________________________________________
b) Foi justa a decisão do narrador? Por quê? 
______________________________________________________________
3) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “queimado”.
_____________________________________________

4) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “bravo”. 
______________________________________________

5) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “expulsou”.
_________________________________________________

6) Escreva as razões para as seguintes ações dos personagens:
a) Esconderam-se no quintal:______________________________________
b) O gato irritou-se:__________________________________________
c) O macaco subiu no alto de uma árvore:_____________________________

7) Qual o motivo de o macaco tratar o gato como amigo?
________________________________________________________

8) O macaco realmente considerava o gato como um amigo? Justifique:
_________________________________________________________

9) Classifique os substantivos abaixo conforme o exemplo:
a) gato:________________________________________
b) macaco:_____________________________________
c) habilidade:___________________________________
d) vassoura:________________________________
e) quintal:____________________________________

10) Quais substantivos primitivos de:
a) braseiro:_________________________________

b) cozinheira:__________________________________

FÁBULA O GALO QUE LOGROU A RAPOSA 10 QUESTÕES DE MARCAR X

O GALO QUE LOGROU A RAPOSA (Monteiro Lobato)

      Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo:” … Deixa estar, seu malandro, que já te curo!…” E em voz alta:
      – Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
      – Muito bem! – exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundolimpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas… como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
      Ao ouvir falar de cachorros Dona Raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
       – Infelizmente, amigo Co-ri-co-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a     festa, sim? Até logo.
      E raspou-se.  Contra esperteza, – esperteza e meia.

1. Em: “Um velho galo matreiro, percebendo…” (parág. 1), a palavra grifada significa:
a.(    ) notando     
b.(   ) adivinhando     
c.(   ) supondo   
d.(   ) prevendo

2. Em: “… percebendo a aproximação da raposa…” (parág. 1) a palavra grifada significa:
a.(   ) proposta    
b.(   ) intenção     
c.(   ) voz       
d.(   ) chegada

3. Em: “…empoleirou-se numa árvore,” (parág. 1), a palavra sublinhada pode ser substituída por:
a.(   ) escondeu-se    
b.(   ) subiu     
c.(   ) pulou     
d.(   ) encolheu-se

4. Em: “A raposa, desapontada, murmurou consigo…” (parág. 1), a palavra sublinhada significa:
a.(   ) disse em voz alta 
b.(   ) falou disfarçadamente      
c.(   ) resmungou    
d.(   ) pensou

5. Em: “- Muito bem! – exclamou o galo.” (parág. 3), a palavra sublinhada significa:
a.(   ) falar em voz alta e com admiração            
b.(   ) falar em tom de censura
c.(   ) falar demonstrando aprovação                  
d.(   ) falar em tom autoritário

6. Em: “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras…” (parág. 3), a expressão sublinhada equivale a:
a.(   ) entre as      
b.(   ) apesar das      
c.(   ) longe das    
d.(   ) sem as

7. Em: “…e tratou de pôr-se a fresco…” (parág. 4) a expressão grifada quer dizer:
a.(   ) ir para um lugar onde não faça calor      
b. (   ) sair para o ar livre      
c.(   ) ir saindo        
d.(   ) colocar-se a salvo

8 Em: “E raspou-se.” (parág. 6), a expressão sublinhada significa:
a.(   ) saiu calmamente    
b.(   ) saiu precipitadamente     
c.(   ) escondeu-se       
d.(   ) feriu-se

9. Quando o galo se empoleirou na árvore, a raposa ficou:
a.(   ) zangada      
b.(   ) decepcionada       
c.(   ) indiferente    
d.(   ) contente

10. A respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma: “Deixa estar, seu malandro, que já te curo!” (parág. 1). Isso significa que ela pensou em:
a.(   ) aliviar o sofrimento do galo    
b.(   ) dar uma lição no galo    
c.(   ) cozinhar o galo    
d.(   ) fazer amizade com o galo