PáginasDESCRITOR

terça-feira, 30 de maio de 2017

FÁBULA INTERPRETAÇÃO O LOBO E O CORDEIRO

PROF. DIORGES.
ALUNO.............................................................................................turma...........data......

 GÊNERO TEXTUAL: FÁBULA 
 TIPOLOGIA TEXTUAL: NARRAÇÃO.
As fábulas são pequenas histórias que geralmente têm animais como personagens que falam e se comportam como seres humanos, e quase sempre terminam com uma moral, isto é, um ensinamento.

O LOBO E O CORDEIRO, autor: La Fontaine



      1.Um cordeiro a sede matava nas águas limpas de um regato. Eis que se avista um lobo que por lá passava em forçado jejum, aventureiro inato, e lhe diz irritado:
       2.- "Que ousadia a tua, de turvar, em pleno dia, a água que bebo! Hei de castigar-te!"
       3 - "Majestade, permiti-me um aparte" - diz o cordeiro.
       4- "Vede que estou matando a sede água a jusante, bem uns vinte passos adiante  de onde vos encontrais. Assim, por conseguinte, para mim seria impossível cometer tão grosseiro acinte."
         5   - "Mas turvas, e ainda mais horrível foi que falaste mal de mim no ano passado.
         6 - "Mas como poderia" - pergunta assustado o cordeiro -, "se eu não era nascido?"
         7 - "Ah, não? Então deve ter sido teu irmão."
         8-"Peço-vos perdão mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu não tenho mano."
         9 - "Então, algum parente: teus tios, teus pais... Cordeiros, cães, pastores, vós não me poupais; por isso, hei de vingar-me" - e o leva até o recesso da mata, onde o esquarteja e come sem processo.

        10 - A razão do mais forte é a que vence no final (nem sempre o Bem derrota o Mal).
La Fontaine

1. Responda às questões de acordo com o texto.

a)      Quem são as personagens?
.........................................................................................................................................................................
 b)      O que o lobo diz ao cordeiro quando o vê bebendo a água?
.........................................................................................................................................................................
c)     O que o cordeiro respondeu ao lobo diante o que ele falou?
.......................................................................................................................................................................
d)      Que fez o lobo com o cordeiro?
........................................................................................................................................................................


2. Releia o primeiro parágrafo do texto e localize as palavras que permitem caracterizar o LOBO e a ÁGUA.
Lobo:..................................................................................................................................................................
Água..................................................................................................................................................................

3. Essa caracterização é importante para a estória?
..........................................................................................................................................................................

4. A forma como o lobo se dirige ao cordeiro é a mesma a ele? O que demonstra essa forma de tratamento?
..........................................................................................................................................................................

Linguagem Informal: Num contexto em que o falante está rodeado pela família ou pelos amigos, normalmente emprega uma linguagem informal, podendo usar expressões normalmente não usadas em discursos públicos (palavrões ou palavras com um sentido figurado que apenas os elementos do grupo conhecem). Um exemplo de uma palavra que tipicamente só é usada na linguagem informal, em português europeu, é o adjetivo “chato”.

linguagem Formal: A linguagem formal, pelo contrário, é aquela que os falantes usam quando não existe essa familiaridade, quando se dirigem aos superiores hierárquicos ou quando têm de falar para um público mais alargado ou desconhecido. É a linguagem que normalmente podemos observar nos discursos públicos, nas reuniões de trabalho, nas salas de aula, etc.

5. A linguagem utilizada no texto é formal ou informal? Retire um fragmento que comprove sua resposta.
..........................................................................................................................................................................

6. Pesquise o significado das palavras a seguir usando o dicionário.
a) regato....................................................................................................................................                                                       
b) acinte...................................................................................................................................
c) jejum ...................................................................................................................................                                                       
d) recesso...................................................................................................................................
e) aventureiro ...........................................................................................................................                                              
f) esquarteja...............................................................................................................................
g) inato...................................................................................................................................
h) aparte...................................................................................................................................
i) jusante...................................................................................................................................


7. Reescreva as frases a seguir com outras palavras.
a) “Um cordeiro matava a sede nas águas limpas de um regato”.
................................................................................................................................................................................
b) “Seria impossível cometer tão grosseiro acinte”.
................................................................................................................................................................................
8. Uma fábula é narrada em 3ª pessoa, isto é, o narrador não participa da história, sendo portanto, um narrador-observador. Observe as falas  a seguir e informe de quem é cada uma delas.
a) Um cordeiro a sede matava nas águas limpas de um regato.
..............................................................................................................................................................................
b) - "Mas turvas, e ainda mais horrível foi que falaste mal de mim no ano passado”.
..............................................................................................................................................................................
c) - "Peço-vos perdão mais uma vez, mas deve ser engano, pois eu não tenho mano."
............................................................................................................................................................................
 9. Que elemento o narrador usa para mostrar o diálogo entre as personagens?

............................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário