FONTE:
COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental:
anos finais: 6ºano-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.
ARTIGO
1. Releia este trecho do relato de viagem da família
Schürmann:
Os mapas e as cartas náuticas indicam que estamos na Ilha dos Pássaros, um santuário de aves. O calor da tarde e a água transparente convidam a um mergulho. Impossível resistir. E quem quer resistir? De volta ao
barco, o crepúsculo nos reserva um espetáculo inesquecível: milhares de
aves, voando em formação, como uma grande ponta de lança pontiaguda, retornam
para seus ninhos, depois de um dia de pescaria em alto-mar. A algazarra é ensurdecedora. A câmara fotográfica de Vilfredo tenta
registrar o momento mágico.
a)
A que classe pertencem as palavras em destaque?
......................................................................................................................
b)
Anote a palavra que antecede cada um dos termos
destacados.
.....................................................................................................................................................................................................................................................
2. Observe a expressão um
espetáculo inesquecível, retirada do trecho acima.
a)
Que situação é caracterizada assim?
.....................................................................................................................
b)
É possível supor que, dos fatos vividos nessa
viagem, esse foi o único momento em que a autora sentiu uma forte emoção?
..........................................................................................................................................................................................................................................................
c)
O sentido dessa expressão poderia ser alterado
por um artigo? Explique.
.........................................................................................................................................................................................................................................................
3. Releia a primeira frase do trecho transcrito na atividade
1.
a)
A que gênero (masculino ou feminino) pertence a
palavra mapas? E a palavra cartas? Como você chegou a essas
conclusões?
.........................................................................................................................................................................................................................................................
b)
Qual seria uma das funções das palavras os e as?
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Definidos
São aqueles que particularizam o substantivo.
o, a, os, as
Indefinidos
São aqueles que generalizam o substantivo.
um, uma, uns, umas
Os artigos podem se unir a outras palavras, como nos
exemplos a seguir.
de + a = da
|
de + o = do
|
|
em + a = na
|
em + o = no
|
|
|
de + as = das
|
de + os = dos
|
em + as = nas
|
em + os = nos
|
Artigo é uma palavra que antecede o
substantivo e tem a função de particularizá-lo ou generalizá-lo. Os artigos
variam em gênero (masculino ou
feminino) e em número
(plural ou singular), de acordo com o substantivo que
acompanham. Os artigos podem ser definidos
ou indefinidos.
Em relatos de viagem, o uso adequado dos artigos é muito
importante para a construção dos sentidos do texto, pois essa classe de
palavras possibilita generalizar ou particularizar sentimentos, impressões,
situações. Os numerais também têm uma função relevante nesse gênero textual, pois
possibilitam precisão no relato dos acontecimentos.
NUMERAL
4. Leia, a seguir, um trecho de um relato de viagem ao
Everest.
Quando o avião
levantou voo com destino a Miami, no dia 31 de agosto de 1991, levava a bordo apenas três integrantes da
expedição: Barney, Kenvy e eu. Éramos a primeira parte do grupo a deixar o
Brasil. Fomos para os EUA somente com a bagagem de mão, para comprar os
equipamentos de montaria, fotografia, filmagem e radiocomunicação. O restante da equipe permaneceria no
Brasil mais duas semanas acertando os últimos detalhes.
Thomaz Brandolim. Everest:
viagem à montanha abençoada. 6. ed. Porto Alegre: L&PM, 2002. p. 34.
a)
Compare as duas frases destacadas no trecho.
Qual delas apresenta informações mais precisas em relação à quantidade de
pessoas? Explique.
..........................................................................................................................................................................................................................................
b)
Qual é a importância de fornecer informações
precisas no relato de viagem?
........................................................................................................................................................................................................................................
c)
O que a palavra primeira indica em relação aos viajantes? Justifique.
.......................................................................................................................................................................................................................................
TIPOS DE NUMERAL
Cardinal Define uma quantidade de seres.
Ordinal Define uma sequência, ordem ou posição.
Multiplicativo Indica multiplicação
Fracionário Indica uma parte ou divisão.
Veja a diferença entre algarismos
(sinais gráficos) e numerais (palavras):
Arábicos
|
Romanos
|
Cardinais
|
Ordinais
|
Multiplicativos
|
Fracionários
|
1
|
I
|
um
|
primeiro
|
-
|
|
2
|
II
|
dois
|
segundo
|
dobro,
duplo, dúplice
|
meio
ou metade
|
|
III
|
três
|
terceiro
|
triplo
ou tríplice
|
terço
|
4
|
IV
|
quatro
|
quarto
|
quádruplo
|
quarto
|
5
|
V
|
cinco
|
quinto
|
quíntuplo
|
quinto
|
6
|
VI
|
seis
|
sexto
|
sêxtuplo
|
sexto
|
7
|
VII
|
sete
|
sétimo
|
séptuplo
|
sétimo
|
8
|
VIII
|
oito
|
oitavo
|
óctuplo
|
oitavo
|
9
|
IX
|
nove
|
nono
|
nônuplo
|
nono
|
10
|
X
|
dez
|
décimo
|
décuplo
|
décimo
|
50
|
L
|
cinquenta
|
quinquagésimo
|
-
|
-
|
100
|
C
|
cem
|
centésimo
|
cêntuplo
|
centésimo
|
1
000
|
M
|
mil
|
milésimo
|
-
|
milésimo
|
1. Leia a tira.
Dik Browne. O melhor de Hagar, o Horrível, Porto Alegre: L&PM, 2006. v. 2.
p. 126.
a) Por que Hagar empregou o
artigo definido o para se referir ao
castelo e o artigo indefinido um para
se referir ao mágico?
..................................................................................................................................................................................................................................
b) Releia a fala de Hagar. Como
ele chegou a essa conclusão a respeito do dono do castelo? Justifique sua
resposta.
........................................................................................................................................................................................................................................
2. Leia os ditados populares a
seguir e observe os termos destacados.
Em terra de cego, quem tem um
olho é rei.
Mais vale um pássaro na mão do
que dois voando.
• Nesses ditados populares, o
termo um indica que os substantivos olho e pássaro são indefinidos ou indica quantidade? Justifique sua
resposta.
...................................................................................................................................................................................................................................................
3. Complete cada lacuna com os
artigos o ou a, de acordo com o significado do substantivo entre parênteses.
a).... cabeça (parte do corpo)
b)...cabeça (líder)
c)...capital (cidade que é a sede
de governo)
d)...capital (dinheiro)
e)...grama (unidade de medida)
f) ...grama (planta)
g)...nascente (local onde nasce
um curso de água)
h)...nascente (nascer do sol)
4. Complete as frases a seguir
com o numeral adequado.
a)Carlos tem 7 anos, Pedro tem
14. Pedro tem ....................................da idade de Carlos. (a metade
/ o dobro / um terço)
b) Cristina
ganhou a corrida; Ana chegou logo atrás dela. Ana chegou em
........................
lugar. (primeiro / segundo / terceiro)
c) Havia meia dúzia de laranjas
na geladeira. Alfredo usou três laranjas para fazer suco. Alfredo, portanto,
usou .................................................das laranjas que havia na
geladeira. (todas / metade / um quarto)
d) Maria comeu três brigadeiros
na festa. João comeu nove. João comeu ...................................de brigadeiros.
(a metade / um terço / o triplo)
A DETERMINAÇÃO E A
INDETERMINAÇÃO EM RELATOS
1. Leia este trecho de um relato de viagem das irmãs Klink,
filhas de Amyr Klink.
Um dia, estávamos
preparando a festa de aniversário do Flávio (tripulante do barco), fazendo o
bolo e os brigadeiros, quando, de repente, os talheres foram jogados para
longe. Ouvimos o barulho da barriga do barco raspando em pedras. O barco
começou a tremer e a balançar. Corremos para ver o que tinha acontecido.
Estávamos encalhados a 30 centímetros de profundidade da água. Que sorte nosso
barco ser de alumínio! Só pelo barulho, um barco com casco de madeira já
estaria no fundo do mar. O esforço para sairmos de lá foi grande. Nosso pai
manobrava a "nossa casa", e o Flávio, um bote. Os dois faziam de tudo para sairmos das pedras que não
estavam nas cartas náuticas. As ondas ajudavam a empurrar o barco para um lado
e para o outro. O barco tombou e ficou meio de lado e, então, caiu
estrondosamente na água, formando ondas no mar. [...]
Laura, Tamara e Marina Klink. Férias na Antártica. São Paulo: Grão, 2014. p, 56.
a) Que situação de perigo é
relatada?
........................................................................................................................
b) Que informações presentes
nesse trecho utilizam algarismos e numerais?
.......................................................................................................................
c) Caso essas informações fossem
retiradas do relato, que mudança haveria?
.........................................................................................................................
d) Ao longo do trecho, que artigo
antecede o substantivo barco quando
este se refere ao transporte da família? Explique o sentido criado pelo artigo.
...........................................................................................................................................................................................................................................
e) Ao indicar outro tipo de
barco, que se opõe ao da família, que artigo é utilizado? Explique o sentido
expresso pelo artigo.
..........................................................................................................................
2. Leia este
outro trecho, também de um relato de viagem:
Éramos quatro
alpinistas de três países diferentes — dois poloneses, um americano e um brasileiro — mas com um único objetivo:
fazer a primeira ascensão durante o inverno do Monte Makalu, de 8 470
metros de altitude, a quinta montanha mais alta do mundo, no coração da
Cordilheira do Himalaia. Os outros cinco alpinistas da equipe estavam no
campo-base avançado, quase dois quilômetros abaixo, ansiosos, aguardando os
acontecimentos.
Thomaz Brandotim. Everest:
viagem à montanha abençoada. 6. ed.
Porto Alegre: L&PM, 2005. p. 10.
a) No trecho, aparecem numerais
indicadores de quantidades definidas e algarismos que substituem os numerais.
A que se referem esses algarismos?
............................................................................................................................
b) O que a palavra quinta indica em relação ao monte
Makalu?
...................................................................................................................
c) Por que razão foram dadas
informações tão precisas sobre a altitude do monte Makalu e sua posição na
lista dos montes mais altos?
...............................................................................................................................
d) Qual é a importância dos
numerais em um relato de viagem? Comente sua resposta, levando em conta a
especificidade e as características dos numerais em relatos de viagem.
.....................................................................................................................................................
Os artigos auxiliam
o leitor a reconhecer o caráter geral ou particular dos substantivos que eles
acompanham, conferindo a esses substantivos a ideia de determinação ou indeterminação.
Os numerais indicam quantidades
definidas e ajudam a especificar as informações
apresentadas nos relatos.