PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 28 de maio de 2020

TIRA CALVIN 6º ANO O MELEQUENTO POLVO RIO 18


TIRA CALVIN 6º ANO  O MELEQUENTO POLVO RIO 18

Vamos continuar conhecendo outros personagens? Calvin é um menino muito criativo e tem um tigre de pelúcia como amigo: Haroldo. O animalzinho “ganha” vida na imaginação de Calvin e os dois passam por muitas aventuras.

Leia as tirinhas e analise o comportamento do personagem em cada uma.

Texto 1




Texto 2

1 – Observe os três primeiros quadrinhos do texto 1. Em que local acontece este trecho da história?
_______________________________________________________________________________________
2 – Os balões de pensamento dos três primeiros quadrinhos do texto 1 indicam a fala do narrador ou do polvo?
_______________________________________________________________________________________

3. “ Sua discreta presença aterroriza o sono da comunidade costeira”
Que palavra do trecho caracteriza a expressão do polvo no 2.º quadrinho do texto 1?
________________________________________________________________________________________

4 – O último quadrinho do texto 1 revela uma surpresa.
a) O que, na verdade, Calvin imagina ser?
_______________________________________________________________________________________
b) Quem é o turista que o polvo agarra?
______________________________________________________________________________________

5 – No texto 1, que atitude de Calvin permite que o leitor descubra que ele é o polvo?
_____________________________________________________________________________________

6 – No Texto 2, onde acontecem os dois momentos da história?
_______________________________________________________________________________________
7 – Circule, no trecho abaixo, a palavra que indica quando Calvin coloca o patinho na banheira.
“[...] sempre coloco meu patinho primeiro.”

Agora, diga: essa palavra indica que esta atitude de Calvin acontece de vez em quando ou é um hábito?
____________________________________________________________________________

8 – Com que objetivo Haroldo acha que Calvin coloca o patinho na banheira?
______________________________________________________________________________________

9 – Qual o real objetivo de Calvin colocar o patinho na banheira?
___________________________________________________________________________________________________________________
10 – Reflita sobre a atitude de Calvin e responda: Se houvesse um tubarão de verdade na banheira, o que aconteceria com o patinho?
_______________________________________________________________________________________

11 – O tubarão poderia estar, de verdade, na banheira de Calvin? O que essa atitude do menino pode nos mostrar sobre o seu modo de ser?
_________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________

TIRA OTTO e HEITOR HORA DO BANHO 6º ANO RIO18


TIRA OTTO e HEITOR HORA DO BANHO 6º ANO RIO18

Leia essas tirinhas do Otto e Heitor.

– Que atitude do personagem, no 1.º quadrinho, demonstra que ele está “vigiando a cidade”?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 –
Qual o significado da palavra destacada?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Que efeito de sentido provoca, no texto, o uso das letras maiúsculas e em negrito no 3.º quadrinho?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – De quem, provavelmente, é a fala do 3.º quadrinho?
_______________________________________________


1 – Que elementos da linguagem não verbal demonstram que os
personagens estão assustados?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
2 – Que palavra da fala dos meninos comprova que eles conhecem um super
herói? Por quê? Se precisar, consulte os colegas e o(a) Professor(a).
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

ENTREVISTA AUTOR DA TIRA ARMANDINHO 6º ANO RIO18


ENTREVISTA ALEXANDRE BECK: AUTOR DO PERSONAGEM ARMANDINHO. 6º ANO RIO18

Quando começou a fazer tirinhas?
     Eu também estudei publicidade. Quando acabei, em 2000, o jornal Diário Catarinense estava precisando de ilustrador e fui por hobby. Dois anos depois apareceu uma vaga para fazer tirinhas e criei personagens. Alguns eram baseados em amigos meus. Eu ocupava a metade de um dia fazendo. Geralmente faço os esboços à mão e uso o computador para vetorizar e colorir. Saí do jornal em 2005 e voltei em 2009. Certo dia, um ano depois, pediram três tirinhas para uma matéria sobre economia em que os pais conversavam com as crianças. Assim surgiu o Armandinho.

De onde veio a escolha do nome?
     Foi um concurso. As pessoas sugeriram nomes e deram a justificativa. Armandinho, segundo o leitor que venceu, é porque ele sempre está armando algo.

Por que só vemos as pernas dos pais?
Não foi algo planejado, mas funcionou e eu gostei muito. Levava o dia quase inteiro para pensar numa tirinha, fazer o rascunho, vetorizar e colorir. Então me pediram três e eu precisei correr. Só fiz as pernas. Acabou que hoje eu prefiro assim. Muita gente pede para ver o rosto dos pais do Armandinho, mas eu acho que o importante é mostrar a essência da pessoa e não cor, tamanho e aparência.

Por que a cabeça do Armandinho é tão grande e o corpo dele tão fininho?
Meus outros personagens tinham uma proporção mais equilibrada. Uma vez estava conversando com uma colega e comentando que precisava desenhar alguns personagens da cintura para cima para mostrar bem as expressões. Funcionava, mas eu não estava satisfeito. Então ela deu a ideia e tentei fazer com proporções diferentes. Gostei do resultado. Também acho que personagem de tirinha precisa ser compacto.

Você tem filhos? Eles gostam de desenhar?
Minha filha mais nova tem dez anos, é a Fernanda. Ela gosta muito de desenhar pessoas patinando e bichos. Parece comigo quando era criança. Por isso dei a ela um porquinho-da-índia quando fez cinco anos. A Fê, que aparece nas tirinhas, é inspirada nela. Tenho outro filho, com 18 anos, que gosta mais de tecnologia e engenharia mecânica. Criei um personagem

1 – Em que jornal foram publicadas as primeiras tirinhas do personagem Armandinho?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – O termo destacado no trecho “Dois anos depois apareceu uma vaga para fazer tirinhas e criei personagens. Alguns eram baseados em amigos meus.”
Está substituindo a palavra.
______________________________________________.

3 – Qual foi a justificativa dada pelo leitor para a escolha do nome “Armandinho”?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Na entrevista, o cartunista explica por que ele só desenha as pernas dos pais de Armandinho. Explique, com suas palavras, por que ele decidiu fazer isso.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Reescreva a frase, substituindo a palavra em destaque por outra, sem alterar o sentido do que está sendo dito.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Reescreva a frase, trocando a expressão destacada, utilizando uma linguagem mais formal:
_________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Que homenagem Alexandre Beck fez a sua filha Fernanda?
______________________________________________________________________________________________________________________________

TIRAS ARMANDINHO MAMÃE, O DINHO... 6º ANO RIO18



TIRAS ARMANDINHO 6º ANO RIO 18

TEXTO 1
1 – Além de Armandinho, há dois personagens que também participam da história. Quem são eles?
_________________________________________________________________________________
2 – Por que, nos quadrinhos, só aparecem as pernas dessas personagens?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – No 1.º quadrinho, o pai chama Armandinho de “Dinho”. No 2.º quadrinho, ele muda o tratamento para “Sr. Armando”. O que esta mudança indica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Que elemento da linguagem não verbal indica o motivo pelo qual o pai está bravo com o menino? ___________________________________________________
5 – Qual é a intenção do personagem ao dizer à mãe que a ama?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – O que, provavelmente, o pai esperava que o personagem contasse para a mãe?
____________________________________________________________________________________
7 – Na sua opinião, o menino mentiu para a mãe? Por quê?
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
8 – Desenhe um último quadrinho com a resposta que você acha que a mãe daria para a declaração do menino.


 TEXTO 2

 TEXTO 3.

1 – Observe o significado da palavra “essencial”, segundo o dicionário Aurélio:
Quais dos significados apresentados podem explicar o sentido dessa palavra no texto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Explique o emprego das aspas no 1.º quadrinho do  TEXTO 2;
________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Qual o efeito de sentido causado pelo emprego do ponto de exclamação junto com o de interrogação no 1.º e 2.º quadrinhos do TEXTO 2 ? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Observe que as reticências foram empregadas no final da fala do 1.º quadrinho e no início da fala do 2.º quadrinho do TEXTO 3. O que o emprego dessas reticências indica? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________

GARFIELD TIRA SE VOCÊ TRABAHLAR 6º ANO RIO 18


GARFIELD  TIRAS 6º ANO RIO 18


1 – Apesar de o personagem aparecer sozinho nos quadrinhos, ele conversa com alguém. Com quem ele está dialogando?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Que palavra ele emprega para se dirigir ao seu interlocutor, ou seja, à pessoa com quem ele está falando?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Por que, na tirinha, a “fala” do personagem aparece em balões de pensamento?
_____________________________________________________________________________________________________________________________


4 – Os personagens das tirinhas têm características próprias que os distinguem uns dos outros. Comparando as atitudes de Garfield, nos dois textos , escreva uma breve descrição do modo de ser do
personagem. Converse com os seus colegas.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


1 – O que significa a fumaça presente no 1.º quadrinho?
________________________________________________________________________________________________

2 – Que efeito de sentido provoca o emprego das reticências no 2.º quadrinho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Que elementos não verbais comprovam que o gato comeu a lasanha?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________


1– Para o consumo de quantas pessoas é indicado o produto? ____________________________
2 – Onde o produto deve ser guardado? Que informações da embalagem permitem que se chegue a
essa conclusão?
________________________________________________________________________________
3 – O produto é artesanal ou industrializado?
_______________________________________________
4 – Qual a novidade da nova embalagem?
________________________________________________
5 – Que expressões comprovam que a mudança na embalagem não alterou a qualidade do produto?
_________________________________________________________________________________


MAFALDA TIRA TODAS PESSOAS SÃO IGUAIS 6º ANO RIO18





1 - Leia o texto e responda:
a) Qual a função do relógio que aparece em todos os quadrinhos?
..............................................................................................................................
b) O que expressa a mudança na cor de fundo dos dois últimos quadrinhos?
..........................................................................................................................
c) O que indica que a personagem Mafalda fala de fora do quarto dos pais nos quadrinhos 1 e 3?
...............................................................................................................................
d) Quem está falando no último quadrinho?
...............................................................................................................................
e) De quem são os outros dois olhos no último quadrinho? E o que eles expressam?
..............................................................................................................................

TIRA MAFALDA A SEMMENTINHA MARCAR X




1ª) No último quadrinho, o uso das letras maiúsculas e do uso da exclamação revelam que Mafalda ficou
a)    triste.
b)   preocupada.
c)    alegre.
d)   indignada.

2ª) A expressão do pai de Mafalda no último quadrinho revela que ele ficou
a)    com raiva.
b)   triste.
c)    confuso.
d)   alegre.

3ª) A finalidade da tirinha acima é
a)    promover reflexão.
b)   gerar dúvida no leitor.
c)    mostrar como se planta uma árvore.
d)   causar humor.

4ª) A tirinha acima apresenta uma linguagem
a)      verbal, somente.
b)      não verbal, somente.
c)      mista.
d)      nenhum tipo de linguagem.

GABARITO:
1ª) d
2ª) c
3ª) d
4ª) c