PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 28 de maio de 2020

ENTREVISTA AUTOR DA TIRA ARMANDINHO 6º ANO RIO18


ENTREVISTA ALEXANDRE BECK: AUTOR DO PERSONAGEM ARMANDINHO. 6º ANO RIO18

Quando começou a fazer tirinhas?
     Eu também estudei publicidade. Quando acabei, em 2000, o jornal Diário Catarinense estava precisando de ilustrador e fui por hobby. Dois anos depois apareceu uma vaga para fazer tirinhas e criei personagens. Alguns eram baseados em amigos meus. Eu ocupava a metade de um dia fazendo. Geralmente faço os esboços à mão e uso o computador para vetorizar e colorir. Saí do jornal em 2005 e voltei em 2009. Certo dia, um ano depois, pediram três tirinhas para uma matéria sobre economia em que os pais conversavam com as crianças. Assim surgiu o Armandinho.

De onde veio a escolha do nome?
     Foi um concurso. As pessoas sugeriram nomes e deram a justificativa. Armandinho, segundo o leitor que venceu, é porque ele sempre está armando algo.

Por que só vemos as pernas dos pais?
Não foi algo planejado, mas funcionou e eu gostei muito. Levava o dia quase inteiro para pensar numa tirinha, fazer o rascunho, vetorizar e colorir. Então me pediram três e eu precisei correr. Só fiz as pernas. Acabou que hoje eu prefiro assim. Muita gente pede para ver o rosto dos pais do Armandinho, mas eu acho que o importante é mostrar a essência da pessoa e não cor, tamanho e aparência.

Por que a cabeça do Armandinho é tão grande e o corpo dele tão fininho?
Meus outros personagens tinham uma proporção mais equilibrada. Uma vez estava conversando com uma colega e comentando que precisava desenhar alguns personagens da cintura para cima para mostrar bem as expressões. Funcionava, mas eu não estava satisfeito. Então ela deu a ideia e tentei fazer com proporções diferentes. Gostei do resultado. Também acho que personagem de tirinha precisa ser compacto.

Você tem filhos? Eles gostam de desenhar?
Minha filha mais nova tem dez anos, é a Fernanda. Ela gosta muito de desenhar pessoas patinando e bichos. Parece comigo quando era criança. Por isso dei a ela um porquinho-da-índia quando fez cinco anos. A Fê, que aparece nas tirinhas, é inspirada nela. Tenho outro filho, com 18 anos, que gosta mais de tecnologia e engenharia mecânica. Criei um personagem

1 – Em que jornal foram publicadas as primeiras tirinhas do personagem Armandinho?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – O termo destacado no trecho “Dois anos depois apareceu uma vaga para fazer tirinhas e criei personagens. Alguns eram baseados em amigos meus.”
Está substituindo a palavra.
______________________________________________.

3 – Qual foi a justificativa dada pelo leitor para a escolha do nome “Armandinho”?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Na entrevista, o cartunista explica por que ele só desenha as pernas dos pais de Armandinho. Explique, com suas palavras, por que ele decidiu fazer isso.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Reescreva a frase, substituindo a palavra em destaque por outra, sem alterar o sentido do que está sendo dito.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Reescreva a frase, trocando a expressão destacada, utilizando uma linguagem mais formal:
_________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Que homenagem Alexandre Beck fez a sua filha Fernanda?
______________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário