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segunda-feira, 14 de setembro de 2020

SUJEITO E PREDICADO / VARIEDADES LINGUÍSTICAS PARTE 01 DE 03 (EF07LP07) CE04, SAEB D13

 Atividade: sujeito e predicado. Parte 01 de 03.

HABILIDADE: BNCC (EF07LP07), CE04, SAEB D13. 

SUJEITO E PREDICADO

SUJEITO é o termo da oração sobre o qual se declara algo.

PREDICADO é o termo que indica o que foi declarado sobre o sujeito.

TERMO: Quando estudamos as partes de uma oração cada parte chamamos de termo.

 1. Divida as orações abaixo em duas partes: (Quem? Ou O quê) e o que foi informado sobre (Quem? ou O quê?). Depois grife o verbo ou a locução verbal (dois verbos que indicam uma ação).

Ex.: Jhennifer ן bebeu refrigerante.

a) Ana e Paula gostam de suco.

b) Jhennifer vai comprar água.

c) Ana Paula comprará água de coco.

d) Um carro derrubou o poste.

e) O poste foi derrubado por um carro

f) As alunas do colégio Botafogo fizeram as atividades de Português.

g) Paula ouve música.

h) Quem ouve música?

i) Guilherme e Pedro fizeram a lição.

j) Alguém fez a lição?

k) João arrumou a sala.

l) A sala foi arrumada por João.

m) O exercício está certo.

n) Isso está certo?

  • Nas orações acima a parte (termo) de que falamos algo é chamada de sujeito.

Para identificá-la perguntamos ao verbo (O QUE?) ou (QUEM).

Ex.: a) Jhennifer bebeu refrigerante. Quem bebeu refrigerante? (Jhennifer)

Ex.: g) As alunas do colégio Botafogo fizeram as atividades de Português. Quem fez as atividades? (As alunas do colégio Botafogo)

  • A outra parte (termo) será tudo que não for sujeito. Se eu identifico o sujeito, o que sobra é o predicado.
  • O predicado, a principio se divide em duas partes (termos) o verbo ou locução verbal e os complementos, ou seja, o que não for verbo.

Obs.: Um erro que alguns alunos cometem é em vez de iniciar a pergunta com (Quem?) ou (O quê?) iniciam com o verbo Ex.: Ex.: a) Jhennifer bebeu refrigerante. Bebeu o quê?

 

 2. Circule o sujeito e sublinhe o predicado.

a) Flamengo e Fluminense jogaram ontem.

b) Chegaram as madrinhas e os padrinhos.

c) Os meninos foram à praia.

d) A turma viajou no sábado.

e) Nós precisamos acordar cedo.

f) Eu terminei.

g)Terminei.

h) Pegaram meu lápis.

i) Choveu.

       Há orações em que o sujeito está oculto ou indeterminado. Nesse caso só temos predicado. São exemplos as alternativas G,H e I do exercício 2.


3. Ligue o sujeito ao predicado.

(1) O aluno            (   ) é proibida.              

(2) Os alunos        (   ) é proibido.

(3) Nós                  (   ) estudaram muito.

(4) A entrada         (   ) estudou muito.

(5) O celular          (   ) sou esforçado.

(6) Eu                    (   ) somos esforçados.

    Na linguagem chamada de formal, culta ou padrão se o sujeito estiver no plural ou for formado por duas palavras importantes (sujeito composto) o verbo deverá ficar no plural.  Ás vezes na fala as pessoas não seguem essa regra, quando isso acontece dizemos que a linguagem é informal ou coloquial. Também pode haver concordancia de gênero (feminino e masculino) com alguns verbos como ser, estar, ficar, permanecere continuar.

 4. Classifique a linguagem abaixo em formal (concordância do verbo com o sujeito) ou informal(sem concordância do verbo com o sujeito.

a) Os meninos correu.

b) O menino correu.

c) Elas reclama de tudo.

d) Ele reclama de tudo.

e) O feijão e o arroz aumentou de preço.

f) O feijão e o arroz aumentaram de preço.

GABARITO:

a) Ana e Paula / gostam de suco.

b) Jhennifer / vai comprar água.

c) Ana Paula / comprará água de coco.

d) Um carro / derrubou o poste.

e) O poste / foi derrubado por um carro

f) As alunas do colégio Botafogo / fizeram as atividades de Português.

g) Paula / ouve música.

h) Quem / ouve música?

i) Guilherme e Pedro / fizeram a lição.

j) Alguém / fez a lição?

k) João / arrumou a sala.

l) A sala / foi arrumada por João.

m) O exercício / está certo.

n) Isso / está certo?

2.  sujeito EM NEGRITO sublinhe o predicado.

a) Flamengo e Fluminense jogaram ontem.

b) Chegaram as madrinhas e os padrinhos.

c) Os meninos foram à praia.

d) A turma viajou no sábado.

e) Nós precisamos acordar cedo.

f) Eu terminei.

g) Terminei.

h) Pegaram meu lápis.

i) Choveu.

 

3. Ligue o sujeito ao predicado.

 

(1) O aluno            (4) é proibida.              

(2) Os alunos        (5) é proibido.

(3) Nós                  (2) estudaram muito.

(4) A entrada         (1) estudou muito.

(5) O celular          (6) sou esforçado.

(6) Eu                    (3) somos esforçados.

 

4. Classifique a linguagem abaixo em formal (concordância do verbo com o sujeito) ou informal(sem concordância do verbo com o sujeito.

a) Os meninos correu. Informal.

b) O menino correu. Formal.

c) Elas reclama de tudo. Informal.

d) Ele reclama de tudo. Formal.

e) O feijão e o arroz aumentou de preço. Informal.

f) O feijão e o arroz aumentaram de preço. Formal.


domingo, 13 de setembro de 2020

VERBETE E LENDA BNCC(EF67LP28), (EF69LP29)

VERBETE: TEORIA

        Dicionários e enciclopédias são obras de referência, isto é, de consulta, que se organizam em verbetes.  Um verbete é um conjunto formado por uma palavra e as diferentes acepções que informam seus significados.  Outro dado que pode constar de um verbete é o ano de entrada da palavra na língua portuguesa, como faz o Dicionário Houaiss da lín­gua portuguesa. Ao lodo do palavra propaganda, ele informa: "( 1858 d. MS6)". Isso significo que o palavra foi registrado pelo primeiro vez numa obra em língua portuguesa no ano de 1858. Em seguido, aparece a fonte em que a palavra apareceu - que, no caso de propaganda, foi  Dicionário da língua portuguesa, de Antonio de Morais Silvo (MS), em sua sexta edição (6). As explicações sobre siglas e fontes de citação aparecem nas páginas iniciais do dicionário.

Leia o verbete abaixo

>propaganda

(pro.pa.gan.da) sf.

1. Ação ou resultado de propagar, de difundir; PROPAGAÇÃO;

2. Difusão, vulgarização de ideias, princípios, conhecimentos, teorias etc.; PROPAGAÇÃO; PROSELITISMO;

3. Mkt. Publ. Difusão de mensagem de caráter informativo ou educativo;

4. Mkt. Publ. Difusão de mensagem visual, musical, verbal etc., de caráter persuasivo que busca destacar um produto ou serviço passível de ser consumido;

5. Mkt. Publ. A peça em que se faz essa difusão; ANÚNCIO; RECLAME.

1. No endereço eletrônico que indica de onde o verbete foi extraído, é possível identificar o nome do dicionário. Qual é ele?
2. Logo abaixo do nome do verbete, aparece uma divisão da palavra em pequenas partes. Qual o nome de cada uma dessas partes?
a) letra
b) sílaba
c) palavra
3. Uma das divisões da palavra está em itálico (pro.pa.gan.da). Esse destaque indica:
a) uma sílaba tônica  
b) uma sílaba átona    
c) uma sílaba errada
4. A abreviação sf. Indica:
a) substantivo masculino    
b) substantivo feminino       
c) substantivo formativo
5. Cada número indica uma nova acepção da palavra, ou seja, um significado. Copie o significado que você acha mais comum.
6. Que significado você acha que a abreviação Mkt.  Publ. indica:
a) marketing publicitário 
b) mercado publicitário
c)  marketing público
Leia o verbete do Dicionário Houaiss da língua portuguesa

propaganda (1858 cf. MS6)

1. divulgação, propagação de uma ideia, uma crença, uma religião, apostolado, proselitismo, catequese.

2. ação ou efeito de exaltar as qualidades de algo ou alguém, para um grande numero de pes­soas, anuncio, reclame [...]

 
7. Qual o significado do conteúdo entre parênteses (1858 cf. MS6)?
Leia o texto abaixo.

“Criança (s.f.)

é sorrir por causa de um sorvete, e não ter medo de fazer cara feia se não gostar. é ter blusa de personagens de desenho e pantufas de bichinho. é não entender as maldades do mundo. é um anjo que esqueceu de vestir as asas. é uma risada gostosa e sincera. é um ser que acredita na bondade dos outros. é quem pensa que o nariz cresce quando mente. fonte do amor mais sincero que eu já recebi.”

por João Doederlein o @akapoeta ou Contos Mal Contados, em O Livro dos Ressignificados. https://kodomonosono.org.br/feliz-dia-das-criancas/ 
8. O texto acima se parece com um verbete? Por quê?
9. Os verbetes utilizam linguagem formal, objetiva e impessoal. Retire um fragmento da definição dada por João Doederlein para explicar a palavra “criança” que seja informal.
10. Procure na referência bibliográfica abaixo do texto o nome do livro de onde foi retirado o texto.
11. O que significa a palavra “ressignificados” usada por Deoderlein?
Leia a tirinha da Mafalda.








12.  Mafalda observa os movimentos do pai O que ele procurava no dicionário?
13.  Mafalda sabia qual era a função do livro que o pai tinha nas mãos? Explique?
14. Explique o que um leitor procura num dicionário.
15. Releia o box VERBETE: TEORIA  e responda o que é um verbete?
16. Responda às questões das alternativas abaixo (respostas pessoais):
a) Em que tipo de situação você precisou consultar um verbete de dicionário?
b) Você já abriu um dicionário ao acaso para descobrir palavras novas?
c) Informe se Já consultou uma enciclopédia on-line ou impressa. Como foi a experiência?
LENDA: TEORIA 1

      A história que você vai ler é uma lenda contada pelos Juruna, um povo indígena do Centro-Oes­te e do Norte do Brasil. As lendas revelam a maneira pela qual determinadas sociedades entendem e explicam o mundo, em especial os fenômenos da natureza. Nesta lenda, você vai conhecer a ori­gem dos rios Xingu e Amazonas, que atravessam uma área que abrange uma espetacular variedade de fauna e flora, com espécies ainda hoje não catalogadas. Antes da leitura, imagine de que forma os antepassados dos indígenas jurunas explicaram a criação desses rios.

 
A lenda do Xingu e do Amazonas
Antigamente, tudo era seco.
       Os índios jurunas moravam na floresta, onde não havia rio nem água para beber. A dona da água era a juriti. Toda água que existia estava com ela, guardada em três grandes tambores.
       Uma tarde, os filhos da mulher do pajé, que estavam com sede, foram pedir água para a juriti, que cantava no alto do açaizeiro.
       — Juriti! Estamos com muita sede! Dê um pouco de água para bebermos!
       Mas ela não deu. Os índios voltaram acabrunhados para casa; não aguentavam mais a sede e começaram a chorar.
       Cinaã, a mãe dos meninos, perguntou por que estavam chorando e eles contaram o que tinha acontecido. Ela disse que não deviam mais procurar a juriti porque era perigoso.
       — Dentro dos tambores de água há muitos peixes que podem ata­car vocês — disse a mãe para os meninos.
       Mas os garotos não deram atenção a ela. Estavam com tanta sede que voltaram a procurar a juriti. Pegaram um pau e quebraram os tambores. Imediatamente, a água começou a escorrer lá de dentro, e junto com a água vieram os peixes.
       A juriti ficou muito brava. Os meninos saíram correndo. Deram um pulo bem grande para fugir dos peixes, mas o maior de todos co­meu Itajiba, um dos meninos. O peixão engoliu a cabeça e o corpo do garoto, mas as pernas ficaram para fora da boca.
       Os outros dois irmãos correram mais rápido. E a água que seguia atrás deles ia formando rios e cachoeiras. O peixão seguia os meni­nos, levando muita água com ele. Essa água toda formou o rio Xingu.
       Os dois índios continuaram a fugir do peixão para o norte, até dar no estado do Amazonas. Lá chegando, conseguiram agarrar as pernas de Itajiba, que ainda estavam para fora da boca do peixão. Cortaram as pernas do irmão, assopraram o sangue que escorreu e, por mágica, o corpo do garoto se refez: Itajiba nasceu de novo.
       Então, os três juntos sopraram toda aquela água e formaram um rio muito largo e comprido: o Amazonas.
       Depois disso, voltaram juntos para casa e contaram para toda a aldeia que tinham quebrado os tambores. A partir desse dia todos tiveram água para sempre.
(Inspirada em "A origem dos rios", lenda coletada por Herbert Baldus e registrada na obra Estórias e lendas dos índios.) Silvana Salerno. Qual é o seu Norte? São Paulo:
 
17. O que você imaginou sobre a criação dos rios Xingu e Amazonas se confirmou após a leitura da lenda?
18. Copie a alternativa correta a respeito da lenda sobre a origem dos rios Xingu e Amazonas.
I. A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada por meio de fatos científicos.
II. A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada por  fatos imaginários.
III. A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada por meio de fatos jornalísticos.
19. Em que tempo (Quando?) e espaço (Onde?) ocorre o fato narrado?
20. Qual é a motivação para a ação inicial das personagens na história?
21. Que punição os meninos sofreram ao desobedecer à mãe e às leis da natureza?
22. Como o desfecho (Fim) se relaciona com o início da lenda, ou seja, o que a desobediência dos meninos provocou?
23. Copie a alternativa que indica o foco narrativo da lenda que você leu?
a) primeira pessoa – o narrador participa da história.
b) terceira pessoa – o narrador não participa da história
 
LENDA: TEORIA 2

       As lendas narram acontecimentos que se passaram em um tempo remoto e em um espaço marcado pela natureza. Nelas, fatos históricos podem se misturar com fatos imaginários.

      Em geral, as lendas são narradas em terceira pessoa para representar a voz de toda a comunidade, daqueles que herdaram as tradições de seus antepassados

    Leia o texto abaixo.
O papel das lendas e mitos na cultura indígena
Entenda como os índios passam seus conhecimentos de geração a geração
       À noite, as crianças sentam ao redor de uma fogueira e ouvem as histórias contadas pelos mais velhos. As lendas [indígenas] são divertidas e temperadas de muita imaginação — índios que falam com animais, estrelas que caem na Terra, guerreiros que vão para o céu. [...]
        Vale lembrar que os índios não possuem registros escritos e, em geral, são os mitos e as lendas de cada tribo que repassam a cultura desse povo ao longo dos anos. Como são contadas de geração a geração, certamente essas histórias se transformaram com o tempo. [...] a partir dessas lendas podemos imaginar como viviam os índios há cerca de 4 mil anos.
Maria Ganem. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: (http://chc.org.br/o-papel-das­lendas-e-mitos-na-cultura-indigena/). Acesso em: 27 set. 2018.
24. Sobre o texto O papel das lendas e mitos na cultura indígena responda:
a) O trecho do artigo lido comenta a existência de lendas nas quais estrelas caem na Terra e indígenas falam com animais. Cite uma passagem da lenda do Xingu e do Amazonas em que essa característica aparece.
b) De acordo com o artigo acima, de que modo as narrativas indígenas conse­guiram chegar até o nosso tempo?
c) Você conhece outras narrativas indígenas? Se sim, quais?
LENDA/MITO

      O mito é uma narração de caráter fantástico, normalmente protagonizada por personagens sobrenaturais e heroicos, sendo usado para explicar fatos da realidade e fenômenos naturais que não eram compreendidos pelos povos antigos. Este tipo de narração procura explicar a origem do mundo, os fenômenos da natureza ou determinados aspectos religiosos vinculados a uma comunidade ou civilização, com a utilização de simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis, misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que existiram de fato.

Confira a seguir as características dos mitos:

  • Possui caráter explicativo ou simbólico;
  • Busca explicar as origens do mundo e do homem por meio personagens como deuses ou semideuses;
  • Explica a realidade por meio de suas histórias sagradas,

     As lendas são relatos folclóricos transmitidos oralmente, com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. As histórias são fantásticas e são criados com elementos de ficção que podem ser baseadas em algum acontecimento histórico.

       As lendas são contadas ao longo do tempo e podem ser modificados pela imaginação das pessoas e, por este motivo, uma mesma lenda pode ser diferente entre uma população e outra, adaptando-se às circunstâncias de cada comunidade.

Este tipo de narração costuma servir para explicar algum acontecimento histórico ou de uma determinada comunidade.

      Confira a seguir as características das lendas:

  •       Mistura a realidade dos fatos com fantasia ou ficção;
  •       Faz parte da tradição oral;
  •      Os fatos reais e históricos servem como suporte às histórias;
  •      Por serem repassadas oralmente, sofrem mudanças ao longo do tempo.

 
25. Qual das alternativas abaixo se relaciona aos mitos e qual se relaciona às lendas?
a) São narrativas contadas por meio da tradição oral para transmitir algum en­sinamento, revelando aspectos da cultura dos povos que as criaram.
b) São narrativas que cumprem a função de explicar o surgimento do mundo, os fenômenos naturais, os sentimentos e comportamentos humanos, além de serem o fundamento para rituais religiosos e para a conduta social de um povo.
26. O gênero textual do texto “A lenda do Xingu e do Amazonas” é:
a) lenda
b) mito
c) conto
d) poema
27. A tipologia textual do texto “A lenda do Xingu e do Amazonas” é:
a) narração
b) dissertação
c) descrição
d) injunção
28. Qual o objetivo do gênero textual lenda?
a) explicar fatos e transmitir ensinamentos;
b) explicar fatos relacionados a religiões e transmitir ensinamentos;
c) contar uma história;
d) provocar sensibilidade, sentimentos.
GABARITO:
1.Aulete
2.b
3.a
4. A peça em que se faz a difusão, anúncio
5.a
6. O ano de entrada da palavra na lingua portuguesa, a fonte em que a palavra apareceu e a edição
7. Não, porque a linguagem é informal, subjetiva e pessoal.
8. É um anjo que esqueceu de vestir asas.
9.O livro dos Ressignificados
10. Dar outro significado
11.O significado de uma palavra
12. Não, pois ela acha que ele está lendo e não pesquisando uma palavra
13. o significado das palavras que ele desconhece
14. É um conjunto formado por uma palavra e as diferentes acepçoes que informa seus significados.
15. 
a)resposta pessoal
b) resposta pessoal
c) resposta pessoal
16. resposta pessoal
17. II
18. O tempo é indeterminado e o espaço é a floresta.
19.A sede.
20. Eles foram perseguidos por peixes gigantes e um deles foi mordido.
21. A desobediencia dos meninos foi a causa do surgimento do rio.
22. b.
23. "_Juriti estamos com muita sede"
24. 
a = lenda
b = mito
25.a
26.a
27.b
BIBLIOGRAFIA:
FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.
BALDUS, Herbert. (1963). Estórias e Lendas dos Índios. Gráfica Editora EDIGRAF Ltda. São Paulo
Maria Ganem. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: (http://chc.org.br/o-papel-das­lendas-e-mitos-na-cultura-indigena/). Acesso em: 27 set. 2018

sábado, 12 de setembro de 2020

BNCC HABILIDADES (EF67LP04),(EF67LP05),(EF69LP05)

 HABILIDADES: (EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato. (EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância. (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
INTRODUÇÃO AOS TEXTOS DE OPINIÃO: TEMA/TESE /ARGUMENTOS.
        Há muitas palavras que são sinônimas, porém não é adequado utiliza-las em qualquer contexto. Por exemplo, sinônimo de casa: residência, domicílio, habitação, lar, morada, moradia, vivenda.
 
1. Complete os espaços abaixo com os sinônimos para casa.
a) Fazemos entregas à_________________
b) O governo fez um projeto de ___________________
c) Vende-se uma______________
d) Toda criança precisa de um _________________
 
TEMA/ASSUNTO
Leia o texto a seguir.
























 2. Qual o assunto da tirinha.
a) preocupação
b) prova
c) estudo
d) passar
3. Qual a opinião de Charlie Brown sobre o assunto?
a) ele acha fácil passar na prova
b) ele acha difícil passar na prova
c) ele acha impossível passar na prova
d) ele está preocupado com a prova
 
4. Sobre os argumentos usados por Charlie Brown para defender sua opinião podemos afirmar que:
a) Ele faz uma comparação, ou seja, uma analogia.
b) Ele cita dados estatísticos (números) que provam que é impossível
c) Ele mostra que na história nunca uma pessoa passou em uma prova
d) Ele não apresenta um argumento que sustente sua opinião.
5. A leitura do texto permite inferir que:
a) As meninas são mais estudiosas que os meninos.
b) As crianças não gostam de estudar.
c) O Charlie Brown tentou estudar, mas achou o conteúdo muito fácil.
d) O Charlie Brown não tentou estudar, por isso acha que a prova será difícil.
 DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO E TEMA
         O assunto tem um significado mais amplo, mais genérico e pode ser desdobrado em temas.
         Observe, por exemplo: CidadaniaEcologiaTerrorismoHorário Político; todos são assuntos, não há delimitação.
        O tema é um recorte do assunto. Ele acarreta necessariamente um ponto de vista e dá margem à discussão. Não se esqueça de que nas redações são apresentados temas, portanto não fale da ideia geral, respeite o tema.
 
6. Na tirinha o assunto é uma prova.  Qual das alternativas abaixo não poderia ser tema da tirinha.
a) A preocupação de alunos com as provas escolares.
b) O hábito de alunos não estudar para provas.
c) A impossibilidade de alguns alunos realizarem provas.
d) A prática de alunos fazer provas sem estudar. 
7. Indique o assunto das manchetes de jornal abaixo com apenas uma das palavras para cada alternativa: saúde, educação, esporte.
a) “UFJF aprova ensino remoto emergencial na graduação”
b) “China concede primeira patente de vacina contra Covid-19 para CanSino, diz mídia estatal”
c) Domènec comemora primeira vitória: "Jogamos como o verdadeiro Flamengo do ano passado"
DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO E TEMA: CONCLUSÃO
       Para produção de texto é essencial saber a diferença entre assunto e tema.
       Na interpretação de texto, geralmente as duas palavras são usadas como sinônimas.
 
PARTE II: TESE/OPINIÃO
O que é tese na redação?
       Na redação, a tese é a sua opinião, o seu ponto de vista sobre o tema proposto. Ela pode ser apresentada por meio de declarações afirmativas ou negativas.
       Essa palavrinha vem do grego “thesis”, que significa “proposição”. É aquilo que você vai expor e defender em sua redação através de bons argumentos, tentando convencer o leitor sobre seu ponto de vista.
       Você pode defender qualquer tese, desde que ela respeite os direitos humanos e a diversidade cultural.
        Porém, é importante ter em mente que a tese é um posicionamento crítico. Isso significa que você não deve se ater a ideias de senso comum. Demonstre autoria, seja crítico e reflexivo ao expor sua opinião.
 
8.Leia o cartum abaixo.



















a) Qual a opinião do homem sobre os professores?
b) O homem apresentou algum argumento para fundamentar sua opinião? 
9. Leia o texto abaixo.
Receitas da vovó
Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. É verdade. Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada região. E ainda servem como passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou falando)
 
a) Qual a opinião do autor sobre as receitas que só nossa mãe ou avó sabe fazer?
b) Ele apresentou argumentos para comprovar o que ele afirmou?
c) Retire do texto dois argumento utilizados pelo autor para confirmar sua afirmação (opinião).
 
10. Leia a tirinha de Alexandre Back.







a) Que texto o menino mostra para a menina no terceiro quadrinho?
b) De acordo com o contexto o que a menina está segurando.
c) Uma afirmação ou negação baseada em fatos, pesquisas é chamada de:
      (   ) tese       (   ) opinião
d) Uma afirmação ou negação sem fundamentos é chamada de:
      (   ) tese        (  ) opinião
 
TESE/OPINIÃO CONCLUSÃO:
Ao produzir um texto de opinião eu preciso provar o que afirmo ou nego, essa afirmação é chamada tese.
Em uma conversa com amigos eu não preciso provar com pesquisas, entrevistas ou fatos o que afirmo. Essa afirmação é uma opinião.
 
PARTE III ARGUMENTAÇÃO.
     O que é argumentar?
      Argumentar é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de determinado fato.
       Quem argumenta, como a própria palavra sugere, se vale de argumentos, que nada mais são que razões, verdades, fatos, virtudes e valores (éticos, estéticos, emocionais) tão amplamente reconhecidos que, justamente por isso, servem de alicerce para a tese defendida.
       Assim como num jogo, quem argumenta faz suas “jogadas” para se sair vencedor: entre outras coisas, afirma, nega, contesta, explica, promete, profetiza, critica, dá exemplos, ironiza. E todas essas jogadas estão a serviço da criação de um clima favorável à adesão do público às posições defendidas. A cada “lance”, o argumentador se esforça para comprovar que está indo pelo caminho certo; caso contrário, perderá credibilidade e será vencido.
       Um auditório é o conjunto dos que assistem a um debate, acompanham ou se interessam potencialmente pelo assunto em questão. Nos grandes debates, ele é o representante da opinião pública. Por isso mesmo, a função do auditório é frequentemente decisiva para o debate. Quando alguém escreve uma carta a um jornal, por exemplo, argumentando contra uma posição defendida em determinada matéria, está querendo convencer, antes de tudo, o conjunto dos leitores, ou seja, o auditório.
      Todo jogador desenvolve estratégias, isto é, um plano e um estilo próprios de ação verbal para, por meio deles, vencer o adversário. No jogo argumentativo, entretanto, é preciso convencer, ou seja, vencer com a ajuda de todos, que precisam aderir à tese.
Leia o texto abaixo.
Golfinho também é gente
        Apesar do título acima, esclareço logo que eu não acho que golfinhos sejam “humanos”.
       Mas podem ser “pessoas”. Se considerarmos uma pessoa como um ser autônomo e ciente de sua identidade, então, os golfinhos têm todo o direito de pleitear essa distinção.      Em um estudo que fiz em 2001 com minha colega Diana Reiss – Ph.D. em cognição e comportamento animal –, provamos que os golfinhos- nariz-de-garrafa reconhecem a si mesmos em espelhos. Essa é uma capacidade rara no mundo animal, um clube que, além de humanos, só havia admitido os chimpanzés-anãos. Pelo menos até onde a ciência sabia.
MARINO, Lori. Galileu: março, 2010.
11. Que dado cientifico comprova a tese do autor?
 
12. Marque a alternativa que NÃO apresenta um fato:
a) os golfinhos- nariz-de-garrafa reconhecem a si mesmos em espelhos.
b) os chimpanzés-anãos reconhecem a si mesmos em espelho
c) os golfinhos têm todo o direito de pleitear essa distinção
d) um estudo que fiz em 2001 com minha colega Diana Reiss – Ph.D.
 
13. A tese defendida pelo autor do texto é:
a) Golfinhos são humanos
b) Golfinho também é gente
c) Golfinhos podem ser pessoas
d) Os golfinhos tem direitos
 
14. O argumento que sustenta a tese de que os golfinhos podem ser pessoas é:
a) Os golfinhos reconhecem a si mesmos em espelhos.
b) Os golfinhos têm direito de reivindicar a classificação de pessoas.
c) Pelo menos até onde a ciência sabia.
d) Uma pessoa é um ser autônomo e ciente de sua identidade.
 
Leia o texto.
Português popular
         O Brasil anda mesmo em alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade. Segundo a coluna do jornalista Anselmo Góis, no jornal O Globo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções “linguísticas”: a chance de aprender a língua russa – por causa dos Jogos de Inverno em Sogi, que serão realizados em 2014 – e o português – haja vista a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro. Resultado: apenas 5 pessoas, em meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo. Em contrapartida, os outros 200 preferiram estudar a língua falada no Brasil. Nosso idioma vai muito bem, obrigado.
Língua Portuguesa, ano 4, n. 53, mar. 2010, p. 11.
 
15. Qual a tese defendida pelo autor?
a) O Brasil anda mesmo em alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.
b) O Comitê Olímpico Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções “linguísticas”:
c) Apenas 5 pessoas, em meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo
d) Em contrapartida, os outros 200 preferiram estudar a língua falada no Brasil.
 
16. Nesse texto, qual é o argumento utilizado pelo autor para sustentar sua tese?
a) O Brasil anda mesmo em alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.
b) O Comitê Olímpico Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções ‘linguísticas.
c) Haja vista a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro.
d) Apenas 5 pessoas, em meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo.
 
17. O argumento utilizado pelo autor para confirmar sua tese se baseia em:
a) Dados históricos
b) Dados estatísticos, (números).
c) Estudo científico
d) Citação de exemplos.
 
18. Leia a tira abaixo para responder as alternativas de a, b e c..
a) Qual argumento da mãe para convencer o menino a comer verduras e legumes?
b) Que argumento que a mãe uso para ela comer verduras e legumes.
c) Em que se baseia o humor presente na tirinha.
 

RESUMO.

O texto de opinião

 Possui um estrutura que deve ser seguida. A estrutura é a seguinte: fato, opinião, tese e argumento. Vamos entender o que cada um deles significa?

  • Fatos: é quando alguma coisa aconteceu.

Por exemplo: O vulcão Anak Krakatoa registrou duas erupções na noite de ontem e lançou uma coluna de cinzas que chegou a 500 metros de altura no céu da Indonésia.

  • Opinião: é algo em que você acredita. Não podemos contestar porque é algo totalmente pessoal.

Por exemplo: No Brasil não há vulcões, todos gostariam de morar aqui.

  • Tese: É o seu posicionamento em relação ao mundo, é aquilo que você defende e deseja convencer as pessoas (essas podem concordar ou não).

Por exemplo: a corrupção existe no Brasil, em grande parte, porque não há Justiça eficiente.

  • Argumentação: é a defesa da tese, construída com base em exemplos (fatos) e análises (conclusões que tiramos a partir da observação dos fatos), sempre com o objetivo de convencer o leitor da nossa tese.

https://www.stoodi.com.br/blog/redacao/redacao-como-fazer-uma-boa-argumentacao/

 GABARITO:
GABARITO
1.
a) domicílio
b) habitação
c) casa
d) lar
2.b
3. c
4.d
5. d
6.c
7. 
a) ensino ou educação
b) saúde ou vacina
c) esporte
8. 
a) Professor deveria trabalhar por amor.
b) Não.
9. 
a) É parte importante da cultura brasileira.
b) Sim.  
c) Resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Mostram como se fala ou se falava em determinada região.
10. 
a) Um “meme”
b) Uma redação ou um artigo de opinião.
c) tese
d) opinião.
11. Estudo feito por ele em 2001.
12. c
13. c
14. d
15. a
16. d
17. b
18. 
a) Pra ficar forte. Você tá muito magro.
b) Pra emagrecer
c) O argumento ser o mesmo tanto para ficar forte (engordar) quanto para emagrecer.
BIBLIOGRAFIA:
MARINO, Lori. Galileu: março, 2010.
Língua Portuguesa, ano 4, n. 53, mar. 2010, p. 11.