PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

SUJEITO E PREDICADO PARTE 3 DE 3

 Atividade: sujeito e predicado. Parte 03 de 03.
HABILIDADE: BNCC (EF07LP07), CE04, SAEB D13.
SUJEITO E PREDICADO
 
Leia a tirinha da Mafalda.
1. Em “Eu confio, tu confias, ele confia, nós confiamos, vós confiais e eles confiam” quais os pronomes pessoais que foram usados como sujeito?
 
Leia a tirinha da quadrinista Clara Gomes
 Disponívem em: <http://bichinhosdejardim.com/celebracoes-adversas/ > acesso em: 28 set.2020.
 
2. No fragmento “TEMOS que celebrar alguns momentos da vida!” o sujeito é classificado como SUJEITO OCULTO, não aparece escrito. O verbo TEMOS se refere a que pronome pessoal.
3. “Vou me permitir uma festa” Como é classificado o sujeito desse fragmento?
4. A que pronome pessoal o verbo VOU se refere?
 
Leia a tirinha da Mafalda.
QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.p.64
5. indique os sujeito nas alternativas abaixo;
a) “A gente não pode ficar tão desanimado”
b) “TEMOS que reagir”
 
6. Classifique  os sujeito nas alternativas abaixo;
a) “A gente não pode ficar tão desanimado”
b) “TEMOS que reagir”
 
7. Na tirinha acima há uma característica da linguagem informal que é substituir o pronome pessoal nós por qual expressão?

      Na língua portuguesa é comum a omissão dos pronomes pessoais quando são sujeitos.  Essa característica ocorre também com pronomes de tratamento.

       Pronomes de Tratamento são formas de tratamento que usamos no trato com as pessoas. Dependendo da pessoa a quem nos dirigimos, do seu cargotítulo, idade, dignidade, o tratamento será familiar ou cerimonioso.

Pronomes de tratamento:

Você

Linguagem Informal

Tratamento familiar – amigos...

Senhor, Senhora

Linguagem Formal

Tratamento de respeito

Vossa Excelência

Linguagem Formal

Altas autoridades – presidente, prefeito...

Vossa Majestade

Linguagem Formal

Tratamento para reis



       Leia a tira.
8. De acordo com a tirinha, qual foi o assunto da aula de Armandinho?
9. Ao se dirigir ao seu pai, que PRONOME DE TRATAMENTO Armandinho deveria ter usado?
 
Leia a charge de Duke.
 
10. No fragmento “Vai pra Venezuela!!!”  o sujeito é classificado como:
a) simples        b) composto            c) oculto
 
11.  Apesar de não estar escrito, no fragmento “Vai pra Venezuela!!!”  quem é o sujeito?
12. “Fiquem no Brasil” O sujeito desse fragmento é classificado como SUJEITO OCULTO. apesar de não estar escrito a que pronome de tratamento o verbo FIQUEM se refere?
 
13. Classifique o sujeito das orações abaixo em simples composto ou oculto.
a) “Amo muito tudo isso”
b) “Beba Coca Cola”
c) O álcool vicia.
d) O arroz e o feijão aumentaram de preço.
e) Chegaram as madrinhas e os padrinhos.
f) Você aprende rápido.
g) Quem faltou?

leia a tira abaixo.
Disponívem em: https://www.humorpolitico.com.br/sid/o-adeus-a-quino/ acesso em:01out.2020.
14. “Siga tranquilo”  
a) O sujeito desse fragmento é classificado como:
b) Qual pronome de tratamento é o sujeito oculto desse fragmento?
c) A que famoso cartunista falecido recentemente esse fragmento se refere?
 
UNIDADE ESCOLAR: C.M. BOTAFOGO
ATIVIDADE ELABORADA PELO PROFESSOR:  DIORGES FERRANTI GONÇALVES
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/121669385170


quarta-feira, 30 de setembro de 2020

PRONOMES 7º ANO

 HABILIDADES: (EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos). (EF07LP13) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto. (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
 Antes de ler o texto, leia apenas o título. Você se lembra deste assunto? O que você já viu sobre os pronomes?
 
NA CASA DOS PRONOMES (Monteiro Lobato)
 
       Todos se dirigiram para a casa dos Pronomes Pessoais. (Reto, Obliquo, Tratamento)
Emília bateu na porta — toque, toque, toque.
      Veio abrir o Pronome Eu.
      — Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
      — Tenho muito gosto em conhecê-los — disse amavelmente o Pronome Eu.
      — E os seus companheiros, os outros Pronomes Pessoais? — perguntou Emília.
      — Estão lá dentro, jantando.
      No refeitório estavam os pronomes Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, Ela e Elas. Esses figurões eram servidos pelos Pronomes Oblíquos. Os meninos viram lá o Me, o Ti, o Nos, o Te, o Ti, o Vos, o O, o A, o Lhe, o Se, e o Si.
      — E ainda há outros serviçais, os Pronomes de Tratamento — disse Eu. — Lá no quintal estão tomando sol os Pronomes Você, Senhor, Senhora, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.
      — E para que servem os senhores Pronomes Pessoais? — perguntou a menina.
     — Nós — respondeu Eu — servimos para substituir os Nomes das pessoas. Os meninos notaram um fato muito interessante — a rivalidade entre o Tu e o Você. O Pronome Você havia entrado do quintal e sentara-se à mesa com toda a brutalidade, empurrando o pobre pronome Tu do lugarzinho onde ele se achava.
      — Que há entre aqueles dois? — perguntou Narizinho. — Parece que são inimigos...
      — Sim — explicou o Pronome Eu. O meu velho irmão Tu anda muito aborrecido porque o tal Você apareceu e anda a atropelá-lo para lhe tomar o lugar.
      — E fora os Pronomes Pessoais não há outros?
      — Há sim — disse Eu —, moram aqui na casa ao lado.
Na outra casa os meninos encontraram os Pronomes POSSESSIVOSMeu, Teu, Seu, Nosso, Vosso e Seus com as respectivas esposas e com os plurais.
Depois encontraram os Pronomes DEMONSTRATIVOSEste, Esse, Aquele  com as suas respectivas esposas e parentes. As esposas eram Esta, Essa, Aquela e os parentes Isto, Isso, Aquilo.
— Muito bem — disse Narizinho. — Vamos adiante. Vejo alguns senhores muito conhecidos.
De fato, mais adiante os meninos encontraram os Pronomes INDEFINIDOS. Eram eles: Algo, Algum, Alguém, Nada, Nenhum, Ninguém, Tudo, Tanto, Tal, Pouco, Quanto, Qual. com as suas respectivas formas femininas e os competentes plurais.
— São umas palavrinhas muito boas, que a gente emprega a toda a hora — comentou Emília.
      Havia ainda os Pronomes RELATIVOS, que servem para indicar uma coisa que está para trás. Eram eles: Que, Quem, O Qual, Cujo, Onde, etc., com as suas respectivas esposas e plurais.
      Por fim conheceram os Pronomes INTERROGATIVOS, que servem para fazer perguntas. Todos usam um Ponto de Interrogação no fim, para que a gente veja que são perguntativos. E os meninos viram lá os Interrogativos: Quê? Qual? Quanto? Quem?
 
1. Escreva o nome de cinco personagens do texto.
2. Por que Eu, Meu, Este, Algo, Que e Quanto estão escritos com letras maiúsculas no texto?
3. A que classe gramatical pertencem as palavras “Eu, Meu, Este, Algo, Que e Quanto?”.
4. Por que o pronome Tu anda aborrecido?
5. De acordo com o texto, para que servem os pronomes pessoais?
6. Os pronomes pessoais se dividem em três grupos. Quais são eles?
7. Quais os seis tipos de pronomes presentes no texto?

 Observe mais uma explicação sobre os pronomes

1. PRONOMES PESSOAIS são aqueles que, além de acompanhar ou substituir um substantivo, representam as pessoas do discurso.

PRONOMES PESSOAIS

Pessoa do discurso

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

Singular

1ª pessoa – quem fala

eu

me, mim, comigo

2ª pessoa – com quem se fala

tu

te, ti, contigo

3ª pessoa – de quem se fala

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

Plural

1ª pessoa – quem fala

nós

nos, conosco

2ª pessoa – com quem se fala

vós

vos, convosco

3ª pessoa – de quem se fala

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo

 2.PRONOMES POSSESSIVOS são palavras que se referem às pessoas do discurso, atribuindo-lhes a posse de algo.

PRONOMES POSSESSIVOS

Pessoa

Singular

Plural

meu, minha

meus, minhas

teu, tua

teus, tuas

seu, sua

seus, suas

nosso, nossa

nossos, nossas

vosso, vossa

vossos, vossas

seu, sua

seus, suas

 3. PRONOMES DEMONSTRATIVOS são aqueles que indicam a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

Pessoa

Variáveis

Invariáveis

1ª – perto de quem fala

este, esta, estes, estas

isto

2ª – perto de quem fala e de quem ouve

esse, essa, esses, essas

isso

3ª – longe de quem fala e de quem ouve

aquele, aquela, aqueles, aquelas

aquilo

4. PRONOMES INDEFINIDOS são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa ou genérica.

PRONOMES INDEFINIDOS

Variáveis

Invariáveis

algum, alguma, alguns, algumas

alguém

todo, toda, todos, todas

tudo

outro, outra, outros, outras

nada

muito, muita, muitos, muitas

algo

pouco, pouca, poucos, poucas

cada

 

5. PRONOMES INTERROGATIVOS introduzem frases interrogativas e  se referem à 3ª pessoa do discurso de modo impreciso. São interrogativos os pronomes:

Que?

Qual? Quais?

Quem?

Quanto? Quanta? Quantos? Quantas?

 Leia a tirinha.

8. Qual o pronome pessoal presente no primeiro quadrinho?
9. O pronome pessoal presente no primeiro quadrinho indica que pessoa do discurso.
10. Qual pronome possessivo presente no ultimo quadrinho?
11. O pronome possessivo presente no último quadrinho se refere a que pessoa do discurso?
12. O que provocou humor na tirinha?
13. Às vezes não escrevemos os pronomes pessoais. No fragmento “.....Não consigo. ......Sou muito tímido.” que pronome pessoal completaria os espaços pontilhados?

 Leia a tira de Ivan Cabral





http://www.ivancabral.com/2015/02/cartum-pronomes-na-vida-real.html

 14. Retire da tirinha um pronome demonstrativo para cada pessoa do discurso.

a) 1ª perto de quem fala

b) 2ª perto de quem fala e de quem ouve

c) 3ª longe de quem fala e de quem ouve

15. Qual fato provocou humor na tira de Ivan Cabral?

 Observe a charge do chargista Newton Silva








http://www.viverderendapassiva.com.br/2014/05/como-calcular-os-juros-do-cheque.html

16. O que provoca humor na charge acima?

17. Como o assaltante deveria ter falado para não ocorresse esse engano?

 ISSO OU ISTO

       Na linguagem oral os pronomes demonstrativos indicam a posição espacial. Já em um texto escrito usamos o pronome ISSO e as formas variáveis ESSE, ESSA, ESSES, ESSAS para substituir algo que já foi escrito. Para o que ainda vai ser escrito usamos o pronome ISTO e as formas variáveis ESTE, ESTA, ESTES, ESTAS.

 18. Complete os espaços abaixo com o pronome demonstrativo adequado.

a) Minha irmã fala sempre ................ provérbio: “Água molhe e pedra dura, tanto bate até que fura”.

b) .................... são os temas da redação do vestibular: famílias, comunidades.

c) ..................... será a notícia da semana: Brasil está na final da Copa América.

d) O fumo é prejudicial à saúde, ......................... já foi comprovado pelos cientistas.

e) O Brasil sediou a Copa América......................notícia não agradou a todos.

 Leia o texto abaixo.

      "Caberia aos pais, como uma das primeiras tarefas na construção da cognição infantil, aprender sobre o comportamento dos filhos, e deveriam fazer isso com a mesma motivação e curiosidade que demonstram quando o assunto é esmiuçar a vida pessoal dos personagens da moda glorificados pelos grandes canais midiáticos..."

https://www.mundosimples.com.br/educacao-dicas-sintomas-de-hiperatividade.htm

19. O pronome demonstrativo em destaque se refere a:

a) a mesma motivação e curiosidade

b) esmiuçar a vida pessoal dos personagens

c) aprender sobre o comportamento dos filhos

d) caberia aos pais

 Leia o texto.

     A Ansiedade é um problema comum a pessoas de todas as classes sociais, etnias, crenças e idades, vale a pena conhecer um pouco mais sobre esse assunto, afinal de contas, a informação útil ainda é um dos agentes mais efetivos quando o efeito esperado é melhorar a nossa qualidade de vida.

https://www.mundosimples.com.br/teste-de-saude-voce-tem-ansiedade.htm

20. O fragmento destacado se refere a:

a) a informação

b) melhorar nossa qualidade de vida

c) a ansiedade

d) um problema

 21. Diga se o pronome destacado é demonstrativo, indefinido ou interrogativo:

a) Este animal não vai participar da exposição.

b) Vários atletas já chegaram.

c) Ninguém quer discutir a questão.

d) Qual é a comida preferida aqui?

e) Estes livros não devem sair da biblioteca.

f) Quantos ainda não votaram?

g) Alguns presidiários se revoltaram.

h) Poucas perguntas ficaram sem resposta.

 22.Que pronomes interrogativos completariam corretamente as frases?

a) __________ é o nome do professor?

b) __________ é aquele rapaz?

c) __________ tempo você nadou?

d) __________ anos você tem?

e) __________ são seus amigos?

 23. Preencha a lacuna usando o pronome possessivo na mesma pessoa em que aparece o pronome pessoal destacado:

Exemplo: Eu vendi minhas joias.

a) Nós reformamos _____________ casa.

b) Ela arrumou ____________ mala.

c) Eu expliquei aos funcionários o ____________ projeto.

d) Nós ouvimos ____________ músicas preferidas.

e) Elas pediram ____________ prêmios.

f) Tu derramaste ____________ lágrimas?

GABARITO:

1. Emília, Eu, Tu, Ele, Nós (Todos os pronomes escritos com letra maiúscula são personagens).

2. Porque são personagens.

3. Pronomes.

4. Porque o pronome Você quer tomar o lugar dele.

5. Servem para substituir o nome das pessoas.

6. Os pronomes pessoais do caso reto, os pronomes pessoais do caso oblíquo e os pronomes de tratamento.

7. Pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes indefinidos, pronomes relativos e pronomes interrogativos.

8. Ela.

9. 3ª pessoa do discurso.

10. Sua.

11. 3ª pessoa do discurso.

12. O personagem procurar uma terapia devido a não conseguir falar com uma mulher e quando chegou ela que o atendeu.

13. Eu.

14.

a) Esta.

b) Esse.

c) Aquele.

 

15. O fato de os turistas pedirem a um ladrão que tirasse foto deles.

16. O homem achar que o assaltante se referia ao papel em sua mão.

17. Ele deveria ter usado o pronome ISTO em vez do pronome ISSO.

18.

a) Este.

b) Estes.

c) Esta.

d) Isso.

e) Essa.

19. C

20. C

21.

a) Demonstrativo.

b) Indefinido.

c) Indefinido.

d) Interrogativo.

e) Demonstrativo.

f) Interrogativo.

g) Indefinido.

h) Indefinido.

22

a) Nossa.

b) Sua.

c) Meu.

d) Nossas.

e) Seus.

f) Tuas. 





 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://nuhtaradahab.wordpress.com/2010/11/13/monteiro-lobato-emilia-no-pais-da-gramatica-capitulo-vi-na-casa-dos-pronomes

http://www.colegionomelini.com.br/midia/arquivos/2014/7/da8026960d3d2d30be918e15dd0d010e.pdf

https://www.mundosimples.com.br/teste-de-saude-voce-tem-ansiedade.htm

https://www.mundosimples.com.br/educacao-dicas-sintomas-de-hiperatividade.htm

http://www.viverderendapassiva.com.br/2014/05/como-calcular-os-juros-do-cheque.html

http://www.willtirando.com.br/fala-com-ela/

http://www.ivancabral.com/2015/02/cartum-pronomes-na-vida-real.html

terça-feira, 29 de setembro de 2020

HAGAR PRONOME CAFÉ DA MANHÃ

 Leia esta tirinha com os personagens Hagar e Helga, criados pelo quadrinista estadunidense Chris Browne.
1De acordo com o primeiro quadrinho, que convite Hagar teria feito a dois amigos?
2. Qual parece ser o objetivo da pergunta feita por Hagar a Helga? O que essa pergunta sugere sobre a relação entre ele e a esposa?
3. No segundo quadrinho, conhecemos o verdadeiro convite feito por Hagar. O que ele pretende?
4. Essa nova informação revela que a pergunta de Hagar tinha outro objetivo. Qual?
5. Para se referir aos convidados, Hagar empregou substantivos. Quais são eles?
6. Que pronome Hagar usa para substituir esses substantivos no segundo quadrinho?
7. Helga também se vale de um pronome para substituir os mesmos substantivos. Que pronome ela usa?
8. Os pronomes usados por Hagar e Helga indicam qual pessoa do discurso?
9. Em sua opinião, que vantagem traz à comunicação a possibilidade de substituir substantivos por pronomes?
 
GABARITO
1.O convite para que tomassem o café da manhã na casa dele.
2. O objetivo de Hagar é saber a opinião de Helga sobre o convite aos amigos. A pergunta sugere que ambos têm uma relação respeitosa.
3. Hagar pretende passar a noite jogando cartas com os amigos, algo que se estenderá até o café da manhã.
4.Conseguir a aprovação de Helga para algo que, provavelmente, não a agradaria.
5.Amigos, EarlKarl.
6.O pronome eles.
7.O pronome (l)os.
8. 3a pessoa (do plural).
9.Resposta pessoal. É importante que os alunos percebam que o uso de pronomes evita a repetição de termos.

FONTE: ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 7º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.pag.67



domingo, 27 de setembro de 2020

POEMA VOZES-MULHERES 7º ANO

 
Vozes-mulheres
A voz de minha bisavó ecoou
criança
nos porões do navio.
Ecoou lamentos
de uma infância perdida.
A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.
A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela.
A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
e
fome.
A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.
A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
o eco da vida-liberdade.
ConCeição evaristo. In: Luiz CarLos dos santos (Org.). Antologia da poesia negra
brasileira: o negro em versos. São Paulo: Moderna, 2005. p. 74-75. (Lendo & Relendo).
 
1. O poema percorre vários tempos históricos.
a) A partir de qual estrofe revela-se o tempo presente?
b) Quais situações vividas pela população negra, principalmente pelas mulheres, estão retratadas nas estrofes anteriores à indicada no item a?
c) Na terceira estrofe, retrata-se uma condição da mulher negra que persiste em nossa sociedade. Que condição é essa? Por que ela ainda ocorre?
d) As situações retratadas parecem referir-se apenas à família do eu lírico?
Explique sua resposta.
 
2. Na quarta estrofe, o eu lírico diz “A minha voz ainda / ecoa versos perplexos”.
a) Que palavra foi usada nesses versos para remeter aos versos anteriores?
b) Em sua opinião, que sentimento o eu lírico transmite por meio desses versos?
3. Na última estrofe, o eu lírico demonstra confiar em sua filha como agente da mudança. O que há de diferente no comportamento dessa filha?
 
 
GABARITO
1.
a. Quarta estrofe.
b. A vinda para o Brasil nos navios negreiros, o trabalho escravo e a permanência na condição de pobreza.
c. Espera-se que os alunos mencionem a condição de empregadas domésticas e de lavadeiras, funções muito exercidas pela mulher negra, que tem menos condições de estudar e por isso não consegue trabalhos que lhe propiciem uma renda melhor.
d. Não. São situações que se referem a grande parte das mulheres negras do país.
 
2.
a. ainda
b. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem que, por meio desses versos, o eu lírico experimenta os sentimentos de dor e indignação vivenciados por sua mãe, avó e bisavó.
 
3. A voz da filha do eu lírico está associada à ação (“o ato”), como diz o trecho “A voz de minha filha / recolhe em si / a fala e o ato”.
 

 

 

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

REGÊNCIA CHEGAR A CHEGAR EM

Leia o texto publicitário abaixo.













1. No texto acima no que se refere à regência do verbo chegar:
a) Está correta, pois Macaé é um adjunto adverbial de lugar.
b) Está incorreta, pois Macaé é um adjunto adverbial de tempo.
c) Está correta, pois Macaé é objeto indireto e os objetos indiretos podem ser regidos pela preposição em ou a.
d) Está incorreta, pois o verbo chegar exige a preposição a para adjuntos adverbiais de direção ou destino.

CONCORDÂNCIA

1. No fragmento “PROIBIDO A ENTRADA” no que se refere à concordância podemos afirmar que:
a) está correto;
b) está errado;
c) é opcional (facultativo);
d) depende da bibliografia sugerida.