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terça-feira, 24 de agosto de 2021

GABARITO: OS PIRATAS EXISTEM RELATO DE VIAGEM 6º ANO ALPHA PAG.140

 

GABARITO: OS PIRATAS EXISTEM

RELATO DE VIAGEM 6º ANO ALPHA PAG.140

1.

a) Resposta pessoal. Professor, retome com os alunos as hipóte­ses formuladas antes da leitura.

b) Da viagem de volta ao mundo realizada pela família Schurmann.

c) Heloísa Schurmann

d) Um veleiro.

e) É uma região com belezas na­turais, mas perigosa.

 

2.

a) A aproximação do pôr do sol e a necessidade de um lugar seguro.

b) O sentimento de maravilhar-se, que estava relacionado ao fato de navegarem em um mar tranquilo e de água transparente.

c) O uso dessas expressões possibilita ao leitor imaginar a tran­quilidade do mar, a presença de ventos e a ausência de obstáculos.

 

3.

a) Terceiro e quarto

b) Eles mergulham e podem ob­servar a revoada das aves.

 

4.

a) A aproximação de um barco.

b)Pelo aviso de Jaime.

c)"Sul das Filipinas, Mar de Sulu, terra de piratas!"

 

5.

a) Um barco se aproxima do velei­ro; um dos homens aponta para o veleiro e todos gargalham.

b) O fato de o Centro de Pirataria da Malásia emitir, com frequên­cia, avisos relacionados a ataques de piratas na região.

 

6. Possuem barcos, em geral rouba­dos, e armamento pesado.

 

7.

 1.As mulheres passaram a se  vestir de um Jeito masculino;

 2 Sempre que um barco se apro­ximava, a criança permanecia na cabine:

3 Ao chegarem ao porto, não falavam sobre a rota nem so­bre o destino do barco

 

8.

a) Mudança de posição do barco: grande algazarra; luzes repenti­namente apagadas.

b) II-III-I

 

9.

a) Três meses A informação de que a família Já navegava há dezes­seis anos pelos mares do mundo.

 

b) O leitor conseguirá, por meio dessa informação, ter conheci­mento da grande experiência da família em navegação.

 

10.

a) "Poucos minutos depois" rela­ciona-se com a ação do veleiro de ir para a baía, e "no mesmo ins­tante", com a ação de ouvir gritos.

b) Não seria possível ao leitor ter o conhecimento de quando, de fato, os eventos ocorreram e de qual é a sequência deles.

 

11.

a) "Ilha dos Pássaros"; "Mar das Filipinas" e "Sul das Filipinas, Mar de Sulu"

b) "Ilha dos Pássaros" local onde o veleiro e ancorado; "Mar das Filipinas" local por onde o veleiro navegava havia três meses; "Sul das Filipinas. Mar de Sulu" local onde aconteceram os fatos.

 

12.

a) O nome tem relação com a rota do navegador português Fernão de Magalhães, o primeiro a dar a volta ao mundo, percurso que foi refeito pela família Schurmann.

b) Como a aventura foi acompa­nhada por internautas de muitas nacionalidades, é provável que a família tenha escolhido um nome em inglês por ser uma língua fala­da por grande número de pessoas no mundo; o inglês costuma ser utilizado nas transações comerciais entre as nações e também nas relações diplomáticas.

 

13. Não Provavelmente, ela relatou no livro apenas os fatos que con­siderou mais importantes e inte­ressantes para os leitores.

 

14.

a) Internet, programas de televi­são e livro

b) Na internet ou em programas de televisão, a divulgação dos fatos foi feita praticamente em tempo real Em relação ao livro, é provável que ele tenha sido pu­blicado após o termino da viagem.

 

15.

a) As perguntas são dirigidas aos leitores

b) O efeito é o estabelecimento de um dialogo com o leitor. Como se este pudesse conversar, de fato, com a autora do relato Professor, converse com os alunos sobre as diferentes funções das perguntas retoricas auxiliar na argumenta­ção. Reforçar uma ideia: auxiliar no entendimento de um tema, um assunto ou uma situação; buscar adesão a uma crítica, entre outras.

 

16.

a) Resposta pessoal. Poss1b1l1dade de resposta No trecho "Desde que entramos no Mar das F1l1p1- nas, ha três meses, a tensão e o medo passaram a fazer parte da rotina", o verbo entramos (1- pes­soa do plural) marca que a autora participou do que é relatado.

b) Os relatos de viagem são feitos por alguém que parnc.pa dos fa­tos apresentados: e comum, por­tanto, estarem em 1 pessoa

 

17.

a) Todas as palavras são adjetivos

b) O uso dos adjetivos caracteriza os acontecimentos, possibilitando ao leitor compreender os fatos melhor e com mais detalhes.

 

 

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