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domingo, 5 de abril de 2020

INTEJEIÇÃO 6º ANO ALPHA EXERCICIOS E TEORIA


INTERJEIÇÃO
FONTE: Costa, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

1. Releia o seguinte trecho do relato de experiência de vida:

       “Marquei com um construtor de barcos famoso na época, eu falei "Olha, eu quero fazer um barco para atravessar o Atlântico". Ele falou "Ó, vem aqui que nós vamos fazer para você".

a) Nas falas presentes, quais termos expressam chamamento?
..............................................................................................................................
b) Que efeito esses termos provocam? Copie a alternativa correta no caderno.
I. A utilização desses termos expressa a maneira como a frase foi dita originalmente, revelando a interação entre os interlocutores.
II. O uso desses termos revela a forma como se deu o contato entre os participantes do diálogo, indicando a falta de proximidade entre eles.
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2. Releia este outro trecho do relato:

       “Não tenho medo de ter dúvidas também. Eu tinha muitas dúvidas... "Deus do céu, eu não quero morrer no meio do Atlântico." Então, assim, eu analisei de modo... primeiro apaixonado pela ideia, mas depois de modo muito frio.”

a) Nesse trecho, que expressão indica um apelo ou chamamento?
.........................................................................................................................
b) Ao utilizar essa expressão, que sensação o navegador revela?
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ANOTE AÍ!
        As palavras que expressam sensações, emoções e sentimentos são chamadas de interjeições. Na fala, elas são reconhecidas pela entonação que o falante emprega ao pronunciá-las e, na escrita, são identificadas, sobretudo, pelo ponto de exclamação (!). As interjeições se apresentam por meio de:
- sons vocálicos: ah!; oh!; hã; ui!; eia!
- palavras únicas: olá!; tchau!; puxa!; viva!; boa!
- locuções interjetivas: ora bolas!; puxa vida!

       O contexto de uso evidencia o sentido das interjeições. Veja os exemplos abaixo e reflita se você costuma utilizá-las com os sentidos indicado.

SENTIDO Admiração
INTERJEIÇÕES ah!; oh!
Advertência
opa!; cuidado!
Alívio ou cansaço
ufa!; até que enfim!
Chamamento
alá!;    psiu!; á!;            i5!;       ei!
Desejo
tomara!
Despedida
tchaul; até logo!
Dor
ai!;       ui!
Dúvida
sei lá...; hum...; hã?

SENTIDO
Encorajamento
INTERJEIÇÕES
avante!; força!
Irritação, indignação
nossa!; que coisa!
Espanto ou surpresa
uau!; ora essa!; oh!
Pedido de silêncio
psiu!; quieto!
Medo ou pavor
uh!; ui!; meu Deus!
Pena
oh!; que pena...
Satisfação ou alegria
oba!; viva!; huhu!
Zombaria
uuhh!
,




1. Identifique, nas frases abaixo, interjeições e locuções interjetivas, indicando o que elas expressam.
a)     Oba! Amanhã vamos ao cinema.
b)    Meu Deus! Eu nunca vi uma chuva tão forte como essa!
c)     Ei! Cuidado! Não entre nessa sala! Você não tem equipamento apropriado.
d)    Vá em frente! Você sabe muito bem o que fazer.
e)     Chega! Eu não consigo dormir com esse barulho!
f)      Arre! Essa gripe acabou com minha semana!

2. Leia a tira a seguir.


a)  Que situação apresentada na tira incomoda os marcianos?
....................................................................................................
b)  Dois acontecimentos surpreendem o astronauta. Quais são eles?
......................................................................................................
c)  Ao ser surpreendido, o astronauta utiliza interjeições. Quais são elas?
.........................................................................................................
d)  Que relação há entre o uso de interjeições e o fato de o texto ser uma tira?
...................................................................................................
3. Nos diálogos abaixo, substitua a fala do segundo interlocutor por uma interjeição adequada à situação.
a) — Vamos à praia no próximo fim de semana?
  Fico muito feliz com o convite!
..................................................................................................
b) — Foi você que fez isso aqui?
  Desculpe-me, eu não sei do que você está falando!
..................................................................................................
c) — Ela não foi indicada para ser a treinadora do time.
  Estou muito triste com a notícia!
................................................................................................
4. Complete os espaços  usando interjeições de acordo com as situações indicadas entre parênteses.
a)  ..............................Esse café está muito quente! (dor)
b)  ............................ Esse Lugar não me parece seguro! (suspeita)
c)  Amanhã conseguiremos terminar nossos trabalhos! ..........................................(alívio)
d)  .................................... Você está correndo muito! (advertência)
e)  ........................................ Essa comida está deliciosa! (satisfação)
f)   Ele chegará a tempo? ........................................ (esperança)
g) .......................................... Pensei que você não fosse chegar! Está atrasado uma hora! (impaciência)
h)  ....................................... Eu espero por isso desde que cheguei aqui na escola! (desejo)
i)   ................................................. Depois das cinco eu não vou ao parque. É muito escuro! (medo)


4. Leia a tira.

a)  No segundo quadrinho, o que interjeição "Aaaaaai! " expressa?
.............................................................................................................................................
b)  Para Mafalda, quem disse essa interjeição? Por que ela supõe isso?
............................................................................................................
c)  A suposição de Mafalda estava correta? Explique.
...................................................................................................
d)  Há, ainda, outra interjeição na tira. Qual? O que ela expressa?
.......................................................................................................
5.   Leia este trecho de notícia.
Mas que zica!
Conheça o vírus que está se espalhando pelo Brasil e entenda por que ele pode ser perigoso
[. .1
O vírus zika, conhecido pelos cientistas desde 1947, foi identificado pela pri­meira vez na África, em macacos. Até muito recentemente, não havia causado grandes estragos. Mas, já nos anos 2000, começaram a surgir notícias de surtos da doença nas ilhas Yap, na Micronésia, e depois na Polinésia Francesa. Até que, no final de 2014, apareceram os primeiros casos no Brasil.
[...]Catarina Chagas. Mas que zica! Ciência Hoje das Crianças, 17 fev. 2016. Disponível em: <http://chc.org.br/mas-que-zica/>. Acesso em: 31 ago. 2018.
• Identifique a interjeição presente no texto acima. Qual é o sentido indicado?
..........................................................................................................................................................................................................
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6.   Em que situações você usaria as expressões abaixo?
Que caro!, Que chato!, Que tarde!, Que alívio!.
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7. Qual é o sentido indicado em cada grupo de locução interjetiva a seguir?
a)  Que besteira!; Ora bolas!, Que vexame!
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b)  Que bacana!; Legal!; Que doçura!
........................................................................................................
c)  Que horror!; Que susto!; Credo!
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8. Indique o significado de cada interjeição nas situações sugeridas a seguir.
a)  "Puxa!" - dita por um estudante ao ser aprovado no vestibular.
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b)  "Psiu!" - dita por um enfermeiro aos presentes na sala de espera.
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c)  "Psiu!" - dita por um rapaz a um amigo que passa na rua.
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ANOTE AÍ
As interjeições auxiliam na construção de sentido dos textos, possibilitando maior expressividade e intensificando o que se quer comunicar. De acordo com o contexto de produção e o modo como são proferidas, as interjeições podem assumir diferentes sentidos.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

INTERJEIÇÃO POEMA EXERCÍCIOS QUIZ

INTERJEIÇÃO TIRA EXERCÍCIOS QUIZ


INTERJEIÇÃO TEORIA


10 - INTERJEIÇÃO
Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas. Observe o exemplo:
Droga! Preste atenção quando eu estou falando!
No exemplo acima, o interlocutor está muito bravo. Toda sua raiva se traduz numa palavra: Droga!
Ele poderia ter dito: - Estou com muita raiva de você! Mas usou simplesmente uma palavra. Ele empregou a interjeição Droga!
As sentenças da língua costumam se organizar de forma lógica: há uma sintaxe que estrutura seus elementos e os distribui em posições adequadas a cada um deles. As interjeições, por outro lado, são uma espécie de "palavra-frase", ou seja, há uma ideia expressa por uma palavra (ou um conjunto de palavras - locução interjetiva) que poderia ser colocada em termos de uma sentença. Veja os exemplos:
  1. BravoBis!
bravo e bis: interjeição
sentença (sugestão): "Foi muito bom! Repitam!"
  1. AiAiAi! Machuquei meu pé...
ai: interjeição
sentença (sugestão): "Isso está doendo!" ou "Estou com dor!"
A interjeição é um recurso da linguagem afetiva, em que não há uma ideia organizada de maneira lógica, como são as sentenças da língua, mas sim a manifestação de um suspiro, um estado da alma decorrente de uma situação particular, um momento ou um contexto específico.
Exemplos:
  1. Ah, como eu queria voltar a ser criança!
ah: expressão de um estado emotivo = interjeição
  1. Hum! Esse pudim estava maravilhoso!
hum: expressão de um pensamento súbito = interjeição
O significado das interjeições está vinculado à maneira como elas são proferidas. Desse modo, o tom da fala é que dita o sentido que a expressão vai adquirir em cada contexto de enunciação.
Exemplos:
  1. Psiu!
contexto: alguém pronunciando essa expressão na rua
significado da interjeição (sugestão): "Estou te chamando! Ei, espere!"
  1. Psiu!
contexto: alguém pronunciando essa expressão em um hospital
significado da interjeição (sugestão): "Por favor, faça silêncio!"
  1. Puxa! Ganhei o maior prêmio do sorteio!
puxa: interjeição
tom da fala: euforia
  1. Puxa! Hoje não foi meu dia de sorte!
puxa: interjeição
tom da fala: decepção
As interjeições cumprem, normalmente, duas funções:
a) Sintetizar uma frase exclamativa, exprimindo alegria, tristeza, dor, etc.
Por exemplo:
- Você faz o que no Brasil?
-Eu? Eu negocio com madeiras.
-Ah, deve ser muito interessante.
b) Sintetizar uma frase apelativa
Por exemplo:
Cuidado! Saia da minha frente.
As interjeições podem ser formadas por:
a) simples sons vocálicos: Oh!, Ah!, Ó, Ô.
b) palavras: Oba!, Olá!, Claro!
c) grupos de palavras (locuções interjetivas): Meu Deus!, Ora bolas!
A ideia expressa pela interjeição depende muitas vezes da entonação com que é pronunciada; por isso, pode ocorrer que uma interjeição tenha mais de um sentido.
Por exemplo:
Oh! Que surpresa desagradável! (ideia de contrariedade)
Oh! Que bom te encontrar. (ideia de alegria)
Classificação das Interjeições

Comumente, as interjeições expressam sentido de:

Advertência: Cuidado!, Devagar!, Calma!, Sentido!, Atenção!, Olha!, Alerta!

Afugentamento: Fora!, Passa!, Rua!, Xô!

Alegria ou Satisfação: Oh!, Ah!,Eh!, Oba!, Viva!

Alívio: Arre!, Uf!, Ufa! Ah!

Animação ou Estímulo: Vamos!, Força!, Coragem!, Eia!, Ânimo!, Adiante!, Firme!, Toca!

Aplauso ou Aprovação: Bravo!, Bis!, Apoiado!, Viva!, Boa!

Concordância: Claro!, Sim!, Pois não!, Tá!, Hã-hã!

Repulsa ou Desaprovação: Credo!, Irra!, Ih!, Livra!, Safa!, Fora!, Abaixo!, Francamente!, Xi!, Chega!, Basta!, Ora!

Desejo ou Intenção: Oh!, Pudera!, Tomara!, Oxalá!

Desculpa: Perdão!

Dor ou Tristeza: Ai!, Ui!, Ai de mim!, Que pena!, Ah!, Oh!, Eh!

Dúvida ou Incredulidade: Qual!, Qual o quê!, Hum!, Epa!, Ora!

Espanto ou Admiração: Oh!, Ah!, Uai!, Puxa!, Céus!, Quê!, Caramba!, Opa!, Virgem!, Vixe!, Nossa!, Hem?!, Hein?, Cruz!, Putz!

Impaciência ou Contrariedade: Hum!, Hem!, Irra!, Raios!, Diabo!, Puxa!, Pô!, Ora!

Pedido de Auxílio: Socorro!, Aqui!, Piedade!

Saudação, Chamamento ou Invocação: Salve!, Viva!, Adeus!, Olá!, Alô!, Ei!, Tchau!, Ô, Ó, Psiu!, Socorro!, Valha-me, Deus!

Silêncio: Psiu!, Bico!, Silêncio!

Terror ou Medo: Credo!, Cruzes!, Uh!, Ui!, Oh!

Saiba que:

   As interjeições são palavras invariáveis, isto é, não sofrem variação em gênero, número e grau como os nomes, nem de número, pessoa, tempo, modo, aspecto e voz como os verbos. No entanto, em uso específico, algumas interjeições sofrem variação em grau. Deve-se ter claro, neste caso, que não se trata de um processo natural dessa classe de palavra, mas tão só uma variação que a linguagem afetiva permite. Exemplos: oizinho, bravíssimo, até loguinho.
Locução Interjetiva

Ocorre quando duas ou mais palavras formam uma expressão com sentido de interjeição.

Por exemplo :

Ora bolas!     Quem me dera!       Virgem Maria!     Meu Deus!       Ó de casa!
Ai de mim!     Valha-me Deus!     Graças a Deus!       Alto lá!          Muito bem!
Observações:

1) As interjeições são como frases resumidas, sintéticas.

Por exemplo:


Ué! = Eu não esperava por essa!
Perdão! = Peço-lhe que me desculpe.
2) Além do contexto, o que caracteriza a interejeição é o seu tom exclamativo; por isso, palavras de outras classes gramaticais podem aparecer como interjeições.

Por exemplo:

Viva! Basta! (Verbos)
Fora! Francamente! (Advérbios)
3) A interjeição pode ser considerada uma "palavra-frase" porque sozinha pode constituir uma mensagem.

Por exemplo:


Socorro!
Ajudem-me!
Silêncio!
Fique quieto!
4) Há, também, as interjeições onomatopaicas ou imitativas, que exprimem ruídos e vozes.

Por exemplo:

Pum! Miau! Bumba! Zás! Plaft! Pof!
Catapimba! Tique-taque! Quá-quá-quá!, etc.
5) Não se deve confundir a interjeição de apelo "ó" com a sua homônima "oh!", que exprime admiração, alegria, tristeza, etc. Faz-se uma pausa depois do" oh!" exclamativo e não a fazemos depois do "ó" vocativo.

Por exemplo:

"Ó natureza! ó mãe piedosa e pura!" (Olavo Bilac)
Oh! a jornada negra!" (Olavo Bilac)
6) Na linguagem afetiva, certas interjeições, originadas de palavras de outras classes, podem aparecer flexionadas no diminutivo ou no superlativo.

Por exemplo:

Calminha! Adeusinho! Obrigadinho!
Interjeições, leitura e produção de textos

Usadas com muita frequência na língua falada informal, quando empregadas na língua escrita, as interjeições costumam conferir-lhe certo tom inconfundível de coloquialidade. Além disso, elas podem muitas vezes indicar traços pessoais do falante - como a escassez de vocabulário, o temperamento agressivo ou dócil, até mesmo a origem geográfica. É nos textos narrativos - particularmente nos diálogos - que comumente se faz uso das interjeições com o objetivo de caracterizar personagens e, também, graças à sua natureza sintética, agilizar as falas. Natureza sintética e conteúdo mais emocional do que racional fazem das interjeições presença constante nos textos publicitários.

INTERJEIÇÃO EXERCÍCIOS


1. Identifique as interjeições e as locuções interjetivas das frases. 
a. Xi! Meu dinheiro acabou... 
b. Bom dia, rapazes!
c. Cuidado! Você pode se machucar!
d. Adeus, crianças!
e. Ai! É meu pé que está embaixo!
f. Meu Deus! Que miséria!
g. Ai de mim, se não fizer a lição!

2) Qual o significado das interjeições.

 admiração  – espanto    – aversão  - alívio

 Nossa! Como você é formidável!
.........................................
 Ufa! Terminamos o trabalho em tempo hábil.
...............................................
Credo! Não gostei do que você falou.
................................................
 Nossa! Que homem estranho está percorrendo pelas ruas do bairro.
.............................................................

3) Substitua as frases por interjeições.
  Psiu!  – Credo!  - Vamos!  - Atenção!
a – Fiquem quietos! A aula já começou.
.............................................................
b – Não aprovo! Sua atitude desagradou a todos.  
................................................................. 
c - Vais conseguir! Sigas adiante, pois serás um vencedor.
.............................................................................
d -  Esteja mais atento! Esta estrada oferece riscos aos condutores.
........................................................................

2. Identifique as interjeições e classifique-as conforme os sentimentos ou emoções que exprimem. 
MEDO – ADMIRAÇÃO – ALEGRIA – AGRADECIMENTO – ESPANTO – ADVERTÊNCIA
– SILÊNCIO – AVERSÃO – IMPACIÊNCIA – ALÍVIO 
a. Obrigada, é muita gentileza de sua parte. (agradecimento)
b. Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho!(alívio)
c. Ah! Você aqui a esta hora!(espanto, admiração)
d. Puxa! Pensei que não viesse mais. (impaciência)
e. Puxa! Você é realmente um artista. (admiração)
f. Calma, que tudo acabará bem. (advertência)
g. Ih, que bagunça está aqui!(aversão)
h. Olá! Que bom revê-lo!(alegria)
i. Nossa, que lugar lindo!!!(admiração)
j. Oba! A festa vai começar!(alegria)
k. Psiu! As crianças estão dormindo.(silêncio)
l. Credo, que coisa horrível!(medo)


) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
 “_____ que nada tenha acontecido com Maurício.” “_____! Com quem eu estou falando?” “_____,
você fala demais!”
a) Oxalá, hum, irra
b) Tchau, que pena, claro
c) Hum, claro, ué
d) Queira Deus, alô, bico calado
7) “Nossa Senhora! Como você pôde fazer isso!” A locução interjetiva destacada expressa:
a) espanto
b) saudação
c) satisfação
d) desejo
8) Assinale a oração que expressa pena:
a) Chega! Não aguento mais!
b) Quem me dera ganhar uma herança!
c) Pobre coitado! Nem casa tem.
d) Bravo! Cante mais uma vez.




EXERCÍCIOS:
1) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!





2) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração
a) Caramba! Como ela samba! _______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo. _______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite? _______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí. ___________________________________________________________
f) Xi! Esse cara aqui de novo. _______________________________________________________



3) Faça como o exercício anterior:
espanto – aplauso – preocupação – animação - pena
a) Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura. ______________________________________
b) Coragem, breve chegaremos! ______________________________________________________
c) Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho. ____________________________________________
d) Epa, que barulho é esse aí na porta? ________________________________________________
e) Céus, como mentem nossos políticos. _______________________________________________




INTERJEIÇÃO EXERCÍCIO