HABILIDADES: (EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos). (EF07LP13) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.
PRONOMES - REVISÃO:
Os pronomes são
palavras que substituem ou acompanham nomes, evitando repetições desnecessárias ao texto. Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso (eu, tu, ele...). Os pronomes de tratamento referem-se às pessoas com quem se fala
e indicam o grau de formalidade entre os interlocutores (senhor, você...). Pronomes
demonstrativos são aqueles que indicam a posição no tempo ou no espaço (este, esse, aquele...). |
Juninho é muito comilão. Um dia Juninho chegou na
cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:
— Me dá mais um
pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer mais um pastel,
vai explodir.
E o menino:
— Então me dá o salgado e sai de perto!
(Zíraldo. O
livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)
1. Quais pronomes
pessoais poderiam ser usados para substituir os substantivos abaixo?
a) Juninho
b) cozinheira.
2. No texto, foram utilizados dois sinônimos (nomes iguais) para substituir as palavras Juninho e pastel. Qual sinônimo, no texto, se refere a:
a) Juninho
b) pastel
COESÃO
A coesão é a relação entre as partes de um texto. Entre os
recursos coesivos temos a substituição de substantivos por pronomes ou sinônimos. |
O Círculo da Tolerância
Um famoso
senhor com poder de decisão, gritou com um
diretor da sua empresa, porque estava com ódio naquele momento.
O diretor,
chegando em casa, gritou com sua esposa,
acusando-a de que estava gastando demais, porque havia um bom e farto almoço à
mesa.
Sua esposa
gritou com a empregada que quebrou
um prato.
A empregada
chutou o cachorrinho no qual
tropeçara.
O cachorrinho
saiu correndo, e mordeu uma senhora
que ia passando pela rua, porque estava atrapalhando sua saída pelo portão.
Essa senhora
foi à farmácia para tomar vacina e fazer um curativo, e gritou com o farmacêutico,
porque a vacina doeu ao ser aplicada.
O farmacêutico,
chegando à casa, gritou com sua mãe,
porque o jantar não estava do seu agrado.
Sua mãe,
tolerante, um manancial de amor e perdão, acariciou lhe seus cabelos e beijou-o
na testa, dizendo:
“Filho
querido, prometo que amanhã farei os
seus doces favoritos. Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa
noite de sono. Vou trocar os lençóis da sua cama por outros bem limpinhos e
cheirosos para que você descanse bem. Amanhã você se sentirá melhor.”
E abençoou-o,
retirando-se e deixando-o sozinho com os seus pensamentos…
Naquele momento, rompeu o círculo do
ódio, porque esbarrou com a tolerância, a doçura, o perdão e o amor…
https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/
3. Substituas as palavras retiradas do texto por sinônimos.
a) o diretor
b) sua esposa
c) cachorrinho
d) essa senhora
4. Substitua as palavras abaixo por pronomes pessoais.
a) o farmacêutico
b) sua mãe
5. “Naquele momento” faça um resumo com suas palavras sobre qual acontecimento essa expressão se refere.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/
(Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São
Paulo:Melhoramentos, 2000. p. 102.)
a) Ele
b) Ela
2.
a) Menino
b) salgado
3.
a) empregado
b) mulher
c) animal
d) essa pessoa
4.
a) Ele
b) Ela
5. O momento em que a mãe foi
tolerante com o filho e o tratou com amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário