CARTA DE RECLAMAÇÃO PARTE 2
31/ 12/17 Equipe
Online - oniine@jcruzeíro.corn.br
A central de
atendimento ao munícipe, que funciona através do canal 156 deixou há muito de
ser uma via de atendimento eficiente aos cidadãos.
Em reclamação
feita a respeito do mato alto e abundante que toma conta da área pública da
Prefeitura, localizada na rua Paulina Bersani Migliori, no Wanel Ville IV (que
traz muitos problemas de animais peçonhentos e segurança pública aos
moradores), a resposta foi que "seria realizada uma vistoria técnica no
local, para avaliarmos as necessidades no prazo de 90 dias".
Ocorre que faz
meses que as mencionadas áreas não são roçadas pela Prefeitura, encontrando-se
em completo estado de abandono.
Ademais, não
faltam reclamações dos munícipes a respeito da mencionada rua. Durante a
realização de terraplenagem para a construção de um condomínio na avenida José
Caetano Graziosi, a circulação intensa de caminhões e maquinário pesado
ocasionou um buraco imenso no pavimento asfáltico na rua José Abel Buckart, o
que cada dia fica pior. Neste caso, foi obtida a resposta que "se encontra
cadastrada a reclamação no banco de dados e será inserida na programação".
Em suma, o
munícipe do bairro somente é lembrado para a cobrança de tributos, porém quando
precisa do serviço público é obrigado a tolerar respostas que indicam que sabem
do problema, contudo sem prazo algum para a solução do mesmo.
Tomo a liberdade de sugerir à
municipalidade, que tanto gosta de reforçar a escassez dos recursos públicos,
que afetam diretamente a qualidade e a periodicidade da prestação do serviço
público, que passe a economizar verbas com a contratação de assessores.
L.
PREFEITURA DE SOROCABA
WANEL Ville. Jorna do Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 31 dez.
2017. Disponível em https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/848217/wanel-ville
1. Nas cartas
pessoais, comerciais, de reclamação, entre outras, alguns elementos são
importantes, como a data e o local de onde se escreve, a saudação a quem ela é
dirigida, o conteúdo da mensagem, a despedida e o nome de quem escreve.
a) Quais dos elementos citados não aparecem na carta de
reclamação que você leu?
O local, a saudação, a despedida e a data em que foi escrita, aparece
apenas a data de publicação no site.
b) Em sua opinião, por que isso aconteceu?
Sugestão de resposta: por se tratar de um site, alguns elementos das
cartas publicadas podem não estar presentes como a data em que o leitor escreveu
ao site. Também é possível que alguns elementos sejam omitidos por questão de
espaço, entre outros motivos.
c) Que outros elementos você observa na carta de reclamação
lida?
A carta possui um titulo, a data de
publicação e o e-mail do jornal no topo e a resposta da Prefeitura.
Releia este trecho da carta.
Em reclamação
feita a respeito do mato alto e abundante que toma conta da área pública
da Prefeitura, localizada na rua Paulina Bersani Migliori, no Wanel Ville IV
(que traz muitos problemas de animais peçonhentos e segurança pública aos
moradores), a resposta foi que "seria realizada uma vistoria técnica no
local, para avaliarmos as necessidades no prazo de 90 dias". Ocorre que faz meses que as mencionadas áreas
não são roçadas pela Prefeitura, encontrando-se em completo estado de abandono.
2. O que causa a insatisfação do autor da carta?
O fato de o lugar estar a quatro meses sem ser roçado, encontrando-se em
estado de abandono e , ainda assim, a resposta da Prefeitura prever o prazo de
90 dias para uma vistoria técnica de avaliação das necessidades.
3. O autor tenta justificar sua insatisfação com os
serviços prestados pela Prefeitura e convencer o leitor a respeito de sua
opinião. Para isso, ele usa explicações e argumentos. Releia este trecho da carta. “A central de atendimento ao munícipe,
que funciona através do canal 156, deixou há muito de ser uma via de atendimento
eficiente aos cidadãos.” Que
argumentos o autor da carta apresenta para justificar sua afirmação e convencer
o leitor a respeito de sua opinião?
Para justificar sua opinião a respeito dos serviços prestados pela
Prefeitura e convencer os leitores do site, o autor da carta usa como argumento
os problemas existentes no bairro e as respostas dadas pela Prefeitura.
O argumento é
um recurso utilizado para convencer alguém a respeito de algo por meio de
dados, fatos, exemplos. A presença de
argumentos para justificar opiniões é uma das
características da carta de reclamação |
Resposta - Prezado L, informamos que a Área de Paisagismo e Manutenção da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) vistoriou a área pública localizada na rua Paulina Bersani Migliori, no Wanel Ville IV, e programou o serviço de roçagem para a segunda quinzena de janeiro de 2018. Com relação ao buraco na rua José Abel Buckart, informamos que uma equipe técnica da (Serpa) foi ao local e o serviço foi executado na última quarta-feira (20).
Sim, porque a roçagem do local foi programado pela Prefeitura com data específica e o buraco foi fechado.
b) Em sua opinião, o fato de a reclamação ter sido publicada em um site e se tornado pública ajudou na resolução do problema? Explique sua resposta.
Sim, pois a divulgação pública do caso pode criar uma imagem negativa da Prefeitura perante um grande número de pessoas, forçando a resolução do problema com mais rapidez.
5. Em sua opinião, escrever e enviar uma carta de reclamação ou solicitação, com argumentos válidos, é uma forma de refletir sobre problemas coletivos e ajudar a resolvê-los? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que reclamar por seus direitos apresentando argumentos válidos e sólidos aos responsáveis pelo problema e solicitando sua solução, é exercer os direitos do cidadão.
Resposta pessoal.
Português: CONEXÃO E USO, 6ºano: ensino fundamental, anos finais/Dileta Delmanto, Laíz B. Carvalho,1ª ed. São Paulo: Saraiva,2018.p.49...
Achei muito bom essa atividade me ajudou bastante, obrigado professor Diorges
ResponderExcluirDe nada!
ExcluirNão me ajudou em nada
ExcluirNão tem o gabarito da parte 3?
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