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sábado, 15 de outubro de 2022

PERDEDOR, VENCEDOR - INTERPRETAÇÃO ATIVIDADE CRÔNICA

 Perdedor, vencedor

       O perdedor cumprimentou o vencedor. Apertaram-se as mãos por cima da rede. Depois foram ao vestiário. Enquanto tiravam a roupa, o perdedor apontou para a raquete do outro e comentou, sorrindo:

       - Também, com essa raquete...

      Era uma raquete importada, último tipo. Muito melhor do que a do perdedor. O vencedor sorriu, mas não disse nada. Começou a descalçar os tênis. O perdedor comentou, ainda sorrindo:

      - Também, com esses tênis...

      O vencedor quieto. Também sorrindo. Os dois ficaram nus e entraram no chuveiro. O perdedor examinou o vencedor e comentou:

      - Também, com esse físico...

     O vencedor perdeu a paciência.

      - Olha aqui - disse. - Você poderia ter um físico igual ao meu, se se cuidasse. Se perdesse essa barriga. Você tem dinheiro, senão não seria sócio deste clube. Pode comprar uma raquete igual à minha e tênis melhores que os meus. Mas sabe de uma coisa? Não é equipamento que ganha jogo. É a pessoa. É a aplicação, a vontade de vencer, a atitude. E você não tem uma atitude de vencedor. Prefere atribuir a derrota à minha raquete, aos meus tênis, ao meu físico, a tudo menos a você mesmo. Se parasse de admirar tudo que é meu e mudasse de atitude, você também seria um vencedor, apesar dessa barriga.

      O perdedor ficou em silêncio por alguns segundos, depois disse:

      - Também, com essa linha de raciocínio...

Perdedor, vencedor (Luís Fernando Veríssimo)

1. Assinale a alternativa que apresenta humor.

a) - Também, com essa raquete...

b) - Também, com esses tênis...

c) - Também, com esse físico...

d) - Também, com essa linha de raciocínio...

 

2.  O perdedor cumprimentou o vencedor.A palavra destacada só NÃO pode ser substituída por;

a) congratulação

b) felicitação

c) saudação

d) tamanho

 

3. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma opinião.

a) O perdedor cumprimentou o vencedor.

b) E você não tem uma atitude de vencedor.

c) Você tem dinheiro, senão não seria sócio deste clube.

d) - Você poderia ter um físico igual ao meu, se se cuidasse.

 

4. “- Também, com essa raquete...” O narrador utilizou as reticências para os leitores imaginar o restante da frase. Qual das alternativas seria um final mais adequado levando em conta o contexto.

a) até eu ganharia.

b) qualquer um ganharia.

c) todo mundo ganharia.

d) até uma criança ganharia.

 

5. O texto pertence ao gênero:

a) conto

b) crônica

c) carta

d) lenda.

 

OBS. Trabalhei a leitura dos dois textos abaixo durante duas aulas.Uma turma de 6º ano tranquila e uma de 7º mais agitada. cada texto foi lido três vezes por alunos que queriam ler. Depois pedi que fizessem o cabeçalho colocando o nome no caderno, copiassem a letra da alternativa correta e o que estava escrito. Ex: D. lenda. Conforme foram terminando trouxeram o caderno e deixaram na mesa para eu corrigir. Nas duas turmas, dois  gabaritaram. A menor quantidade de acertos foi quatro. A maioria acertou entre seis e oito.

 GÊNERO TEXTUAL: CONTO - GOVERNAR (Carlos Drummond Andrade)

 

       Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.

       – Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.

       – Com que dinheiro? – atalhou Januário.

       – Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.

       – E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.

       – Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.

       – Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.

       – Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.

       Foi deposto, e dissolvida a República.

 

1. “pediram-lhe que governasse para o bem de todos.” O pronome LHE faz referência:

a) aos garotos

b) ao governo

c) ao presidente

d) ao Martim

 

2. “Vocês obedecem, democraticamente.” O advérbio DEMOCRATICAMENTE significa.

a) de modo ditatorial

b) de modo igual

c) de modo diferente

d) de modo autoritário

 

3. “Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.” A palavra ESPINHOS no contexto está no sentido:

a) conotativo/figurado e indica dificuldades

b) conotativo/figurado e indica ponta afiada.

c) denotativo/real e indica sofrimento.

d) denotativo/real e indica problemas.

 

4.  Sobre o presidente escolhido podemos afirmar que:

a) foi um adulto

b) O texto não informa o nome.

c) foi o Martim

d) foi o narrador.

 

5. A ideia de governar, na visão do personagem presidente é governar:

a) para o bem de todos.

b) para ter privilégios.

c) com seriedade.

d) para o bem dos estudantes.

 

6. Duas expressões ou palavras ressaltam situações do mundo infantil. São elas:

a) exercícios escolares e lanches.

b) serão multados e minha comitiva.

c) escolher presidente e governar.

d) contribuição financeira e serão multados.


7. No final da história, o presidente:

a) resolveu o problema do lanche na escola.

b) resolveu o problema dos exercícios escolares.

c) conversou com os professores sobre os problemas dos alunos.

d) foi retirado do cargo.

 

 

 

GÊNERO TEXTUAL: CRÔNICA - Perdedor, vencedor (Luís Fernando Veríssimo)

 

    N   O perdedor cumprimentou o vencedor. Apertaram-se as mãos por cima da rede. Depois foram ao vestiário. Enquanto tiravam a roupa, o perdedor apontou para a raquete do outro e comentou, sorrindo:

 

    P     - Também, com essa raquete...

 

    N   Era uma raquete importada, último tipo. Muito melhor do que a do perdedor. O vencedor sorriu, mas não disse nada. Começou a descalçar os tênis. O perdedor comentou, ainda sorrindo:

 

    P  - Também, com esses tênis...

 

    N O vencedor quieto. Também sorrindo. Os dois ficaram nus e entraram no chuveiro. O perdedor examinou o vencedor e comentou:

 

    P - Também, com esse físico...

 

    N O vencedor perdeu a paciência.

 

    V - Olha aqui, você poderia ter um físico igual ao meu, se se cuidasse. Se perdesse essa barriga. Você tem dinheiro, senão não seria sócio deste clube. Pode comprar uma raquete igual à minha e tênis melhores que os meus. Mas sabe de uma coisa? Não é equipamento que ganha jogo. É a pessoa. É a aplicação, a vontade de vencer, a atitude. E você não tem uma atitude de vencedor. Prefere atribuir a derrota à minha raquete, aos meus tênis, ao meu físico, a tudo menos a você mesmo. Se parasse de admirar tudo que é meu e mudasse de atitude, você também seria um vencedor, apesar dessa barriga.

 

   N O perdedor ficou em silêncio por alguns segundos, depois disse:

 

   P   - Também, com essa linha de raciocínio...

 

8. Assinale a alternativa que apresenta humor.

a) - Também, com essa raquete...

b) - Também, com esses tênis...

c) - Também, com esse físico...

d) - Também, com essa linha de raciocínio...

 

9.  O perdedor cumprimentou o vencedor. A palavra destacada só NÃO pode ser substituída por:

a) congratulação

b) felicitação

c) saudação

d) tamanho

 

10. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma opinião.

a) O perdedor cumprimentou o vencedor.

b) E você não tem uma atitude de vencedor.

c) Você tem dinheiro, senão não seria sócio deste clube.

d) - Você poderia ter um físico igual ao meu, se se cuidasse.

 

11. “- Também, com essa raquete...” O narrador utilizou as reticências para os leitores imaginar o restante da frase. Qual das alternativas seria um final mais adequado levando em conta o contexto.

a) até eu ganharia.

b) qualquer um ganharia.

c) todo mundo ganharia.

d) até uma criança ganharia.

 

 

 

 

 

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