POESIA: IDENTIDADE - PEDRO BANDEIRA
Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
Às vezes sou.
"o meu queridinho",
às vezes sou
"moleque malcriado".
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço
goleador!
Mas o que importa
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris. 4. Ed. São Paulo:
Moderna, 2009.
Entendendo a poesia:
01 – Quantas linhas há na poesia “Identidade”?
Vinte e cinco
linhas.
02 – Essas linhas encontram-se agrupadas ou separadas por
espaços em branco?
As linhas 1 a 19
estão separadas das linhas 20 a 25 por um espaço em branco.
03 – Quantos versos formam a poesia “Identidade”? E quantas
estrofes?
A poesia é
formada por 25 versos e duas estrofes.
04 – Leia a fonte que indica o livro do qual essa poesia foi
retirada e responda às questões a seguir.
a) De que livro essa
poesia foi retirada?
Do livro Cavalgando o arco-íris.
b) Qual é o nome do
autor da poesia?
Pedro Bandeira.
c) Pedro Bandeira é
um autor adulto. Mas a voz que fala na poesia não é a de um adulto.
Considerando essa afirmação, responda: A quem podemos atribuir a fala do texto?
Qual verso traz essa indicação?
A um menino. O último verso.
05 – Releia os versos a seguir.
Às vezes sou.
"o meu
queridinho",
às vezes sou
"moleque
malcriado".
Os versos
destacados acima aparecem entre aspas. Isso acontece porque o eu lírico:
a) Quer dar destaque
a duas maneiras de ser que ele atribui a si mesmo.
b) Pretende mostrar
duas maneiras de ser que ele atribui a si mesmo e que se opõem.
c) Destaca duas
maneiras de ele ser na voz de outras pessoas.
06 – Em que situação o eu lírico é considerado “o meu
queridinho”?
Provavelmente,
quando faz coisas boas e as pessoas elogiam o comportamento dele.
07 – E em qual situação ele é considerado “moleque
malcriado”?
Provavelmente,
quando responde mal às pessoas, principalmente aos adultos.
08 – Reproduza a poesia “Identidade” em uma folha à parte.
Escreva os itens a seguir ao lado dos versos da poesia a que cada um deles
corresponde.
· Como os
outros veem o menino – Corresponde ao trecho que vai do 3° ao 6° verso.
· Como o menino
se vê – Corresponde ao trecho que vai do 7° ao 19° verso.
· O menino
rejeita a opinião dos outros a seu respeito – Corresponde ao 20° e 21° verso.
· O menino se
aceita como é – Corresponde aos quatro últimos versos.
09 – Na poesia que você reproduziu, circule a expressão que
indica que o menino vai falar sobre como ele se vê?
Os alunos
deverão circular a expressão “Para mim”.
10 – O menino fala que é “rei”, “herói”, “caubói” e “mosca”.
a) Essas identidades
fazem parte da imaginação ou da realidade do menino? Por quê?
Elas fazem parte da imaginação dele, pois são identidades
irreais.
b) Podemos dizer que
essas palavras estão relacionadas à identidade dele? Por quê?
Sim, pois o eu lírico revela que se vê dessa maneira: como
rei, herói, caubói e mosca.
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