HAICAIS – MEIO DIA - GABARITO
Leia os haicais
Meio-dia e as sombras somem.
Eis uma escondida
Embaixo do homem
FERNANDES, Millôr. Hai-kais.
Porto Alegre: L&PM, 2011
Olho, alarmado;
E se a vida for
Do outro lado?
FERNANDES, Millôr. Hai-kais.
Porto Alegre: L&PM, 2011
Em nosso universo
Breve, passa, com pressa! e
Graça, a borboleta. ISSA.
In: PIGNATARI, Décio (org.).
31 poetas, 214 poemas: do Rigveda e Safo a Apollinaire. São Paulo: Companhia
das Letras, 1996. p. 78.
1. Releia o haicai de Issa, poeta japonês.
a) Quantos versos o poema apresenta?
Três versos.
b) Quantas sílabas poéticas há em cada verso?
O primeiro e o terceiro versos têm
cinco sílabas cada um; o segundo verso tem sete sílabas
c) Qual é o número total de sílabas poéticas do poema?
O poema tem desessete sílabas
2. Que
característica formal do haicai de Issa também está presente nos haicais do brasileiro Millôr Fernandes?
A
organização em três versos.
3. Geralmente, os
haicais têm como temática a natureza ou o passar do tempo.
a) Qual(is) dos
haicais aborda(m) essa temática?
O haicai de Issa e o primeiro haicai
de Millôr Fernandes
b) Qual é o tema
do(s) outro(s) haicai(s)?
Uma reflexão sobre a realidade: até
que ponto a realidade em que vivemos é a única verdade ou a única realidade?
4. Mesmo sendo muito
breves, os haicais costumam ter grande carga
poética, pois apresentam em poucas palavras observações sutis e reflexões profundas sobre a vida e o mundo.
a) O que o haicai de
Issa descreve poeticamente?
Uma borboleta.
b) No primeiro
haicai de Millôr Fernandes, o que o eu lírico observa
ao meio-dia?
O eu
lírico observa a ausencia de sombras como se elas tivessem se escondido embaixo
das pessoas.
5. A respeito da
linguagem do haicai, responda:
a) Ela é objetiva ou
subjetiva?
Objetiva
b) Ela normalmente
apresenta rimas, ritmo e outras sonoridades?
Não. Pode haver o uso desses
recursos, mas não é uma norma.
c) Ela apresenta
imagens?
Sim normalmente ela apresenta uma
imagem marcante, que sintetiza a ideia básica do haicai, como a imagem da
borboleta passando cheia de graça pelo universo
6. Observe que
nenhum dos haicais lidos apresenta título. Que efeito de sentido esse procedimento provoca no poema?
O título normalmente acrescenta e
orienta os sentidos de um texto. A falta dele concentra toda a significação do
texto nos três versos curtos do haicai.
7. O termo haicai é
formado pelas palavras hai (brincadeira, gracejo) e cai (harmonia, realização), tendo, assim, o
sentido de poema bem-humorado ou
divertido. Na sua opinião, os haicais lidos são
divertidos? Por quê?
Respostas
pessoais
8. No 7º ano, você
provavelmente estudou as características básicas dos poemas em geral. Agora,
junte-se a alguns colegas para resumir as
características específicas do haicai. Para isso, copiem o quadro a seguir no caderno e respondam às questões
de acordo com o que perceberam dos
poemas estudados ou de outros textos conhecidos.
a) Quem são os
interlocutores do haicai?
O eu lírico e os leitores que
apreciam poesia em geral ou, ainda, toda a sociedade. Também é possível
considerar que poemas em geral podem ser feitos sem um interlocutor específico,
pois o poeta pode escrever para si mesmo, como forma de expressar suas emoções.
b) Qual é o objetivo
desses textos?
Entreter, promover emoções e reflexões, entre outras possibilidades.
c) Por onde o haicai
circula?
Em livros, revistas, jornais, sites
e blogues da internet. Também podem ser expostos em locais variados, como
museus, estações de trem e metrô, instalações urbanas, painéis, etc.
d) Como o haicai se
estrutura?
O haicai clássico apresenta três
versos: o primeiro e o terceiro com cinco sílabas poéticas, e o segundo verso,
com sete sílabas poéticas. Em geral não apresenta título.
e) Quais são os
temas mais frequentes no haicai?
Temas ligados à natureza e à
reflexão filosófica, como a passagem do tempo.
f) Como é a
linguagem do haicai?
Objetiva e sintética. Não é
obrigatório o emprego de rimas e ritmo, mas frequentemente apresenta imagens
ricas.
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