PáginasDESCRITOR

domingo, 2 de fevereiro de 2025

CONTO - GAROTO LINHA-DURA - 6 ANO

GAROTO LINHA-DURA

Fonte: pag. 71

https://pdfcoffee.com/passando-a-limpo-aluno-pdf-free.html

 

file:///C:/Users/Dioges/OneDrive/Documentos/pdfcoffee.com_passando-a-limpo-aluno-pdf-free.pdf

 

          Deu-se que Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai.

          Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse seu crime.

          O pai chamou Pedrinho e perguntou:

          - Quem quebrou o vidro, meu filho?

          Pedrinho balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima ideia. O pai achou que o menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois.

          Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo:

          - Pedrinho, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? – E, ante a negativa reiterada do filho, apelou: - Meu filhinho pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você.

          Diante disso, Pedrinho, com a maior cara de pau, pigarreou e lascou:

          - Quem quebrou foi o garoto do vizinho.

          - Você tem certeza?

          - Juro.

          Aí o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo. Pedrinho concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor mostra de remorso. Apenas – quando o pai fez ameaça – Pedrinho pensou um pouquinho e depois concordou.

          Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e – já chateadíssimo – rumou para a casa do vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha ideias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou:

          - Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quando ele vier atender a porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.

( Stanislaw Ponte Preta. A palavra é.... humor. Contos selecionados por Ricardo Ramos. São Paulo:Scipione, 1989.p.84-601.

 

 

1. Depois que quebrou a vidraça jogando bola, Pedrinho sumiu até a hora do jantar “com medo de ser espinafrado pelo pai” . O menino realmente estava com medo? Marque a alternativa correta.

 

 

1. Depois que quebrou a vidraça jogando bola, Pedrinho sumiu até a hora do jantar “com medo de ser espinafrado pelo pai”. Na sua opinião, o menino realmente estava com medo? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O texto mostra uma situação familiar em que os pais desejam repreender uma falta do filho. A mãe sabia que Pedrinho tinha quebrado a vidraça, mas preferiu esperar o pai chegar. Por que você acha que ela própria não repreendeu o filho?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. A forma como os pais educam os filhos varia muito, mas é possível dizer que existem dois modelos básicos de educação: um tradicional e outro moderno. No modelo tradicional, os pais são mais duros com os filhos e dialogam pouco; o pai é a figura principal. Como você imagina que seja o modelo de educação moderno?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. O pai de Pedrinho, ao saber da aprontação do menino, conversou com ele e disse:

“— Pedrinho, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? […] Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você.”

a) Por esse trecho, pode-se dizer que o pai estava procurando seguir um modelo tradicional ou um modelo moderno de educação?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Por essa fala do pai de Pedrinho, pode-se concluir que ele já sabia quem era o culpado?

Por quê?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) O pai de Pedrinho inicialmente chamou o filho de “meu filho” e depois de “meu filhinho”. O que

o pai pretendia com isso?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Com a insistência de Pedrinho, “o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo”. Depois, “chateadíssimo”, pegou o filho pela mão e “rumou para a casa do vizinho”.

a) Qual o sentido de se queimou nesse contexto?

_____________________________________________________________________________

b) Por que, na sua opinião, o pai, mesmo antes de ir, já estava chateadíssimo?

______________________________________________________________________________

6. . Pedrinho, prevendo que o filho do vizinho o desmentiria, deu um conselho ao pai. Por que, na sua opinião, podemos dizer que, em vez do vizinho, Pedrinho é que era um subversivo?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Quanto ao modelo de educação adotado pelos pais de Pedrinho, podemos tirar algumas conclusões.

a) Ele é tradicional (linha-dura), moderno (baseado no diálogo) ou uma mistura dos dois? Por quê?

______________________________________________________________________________

 

b) Na sua opinião, que método o pai iria experimentar depois de sair da casa do vizinho? Por quê?

______________________________________________________________________________

 

 

1. Stanislaw Ponte Preta, o autor do texto, foi um famoso cronista de jornais no Rio de Janeiro. Seus textos geralmente apresentam uma linguagem informal, às vezes com gírias.

Indique o sentido que têm, no texto, as palavras destacadas:

a) “com medo de ser espinafrado pelo pai” repreendido severamente, com dureza

________________________________________________________________

b) “Pedrinho, com a maior cara-de-pau, pigarreou e lascou” cínico, descarado; disse

_________________________________________________________________

c) “o senhor vai logo tacando a mão nele” atirando, lançando

________________________________________________________________

 

2. O texto se inicia por uma expressão pouco usada nos dias de hoje: “Deu-se que Pedrinho estava jogando bola no jardim”. Que outra expressão você empregaria no lugar dessa expressão?

_______________________________________________________________

3. A palavra cara compõe, com outras palavras, algumas expressões bem brasileiras, muito usadas nas variedades não padrão da língua.

a) Identifique o significado das expressões destacadas nas frases abaixo

Ao acusar o filho do vizinho, Pedrinho livrou sua cara.

____________________________________________

O pai, querendo dialogar com o garoto, quebrou a cara.

_____________________________________________

O garoto meteu a cara na casa do amigo.

________________________________________

 

b) Que outras expressões com a palavra cara você conhece? O que elas significam?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

O texto lido mostra que os pais de Pedrinho misturavam os modelos moderno e tradicional de educação e, na situação narrada, não conseguiram fazer com que o filho assumisse o que fez.

1. Em relação à educação dos filhos, que método, na sua opinião, os pais devem adotar para obter bons resultados?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Em que situações, já vividas por você, cada um dos métodos funcionou melhor?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Supondo que um dia você também terá filhos, que método adotará para educá-los? Por quê?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário