GAROTO LINHA-DURA
Fonte: pag. 71
https://pdfcoffee.com/passando-a-limpo-aluno-pdf-free.html
file:///C:/Users/Dioges/OneDrive/Documentos/pdfcoffee.com_passando-a-limpo-aluno-pdf-free.pdf
Deu-se que
Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de
contra uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço e
sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai.
Quando o pai
chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi
Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual
ela temia que a criança não confessasse seu crime.
O pai chamou
Pedrinho e perguntou:
- Quem
quebrou o vidro, meu filho?
Pedrinho
balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima ideia. O pai achou que o
menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois.
Na hora em
que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo:
- Pedrinho,
quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? – E, ante a negativa reiterada do
filho, apelou: - Meu filhinho pode dizer quem foi que eu prometo não castigar
você.
Diante
disso, Pedrinho, com a maior cara de pau, pigarreou e lascou:
- Quem
quebrou foi o garoto do vizinho.
- Você tem
certeza?
- Juro.
Aí o pai se
queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer
tudo. Pedrinho concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor
mostra de remorso. Apenas – quando o pai fez ameaça – Pedrinho pensou um
pouquinho e depois concordou.
Terminado o
jantar o pai pegou o filho pela mão e – já chateadíssimo – rumou para a casa do
vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha ideias revolucionárias. Virou-se
para o pai e aconselhou:
- Papai,
esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não.
Quando ele vier atender a porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.
( Stanislaw Ponte Preta. A palavra é.... humor. Contos selecionados por Ricardo Ramos. São Paulo:Scipione, 1989.p.84-601.
1. Depois que quebrou a vidraça jogando bola, Pedrinho sumiu até a hora do jantar “com medo de ser espinafrado pelo pai” . O menino realmente estava com medo? Marque a alternativa correta.
1. Depois que quebrou a vidraça jogando bola, Pedrinho sumiu até a hora do jantar “com medo de ser espinafrado pelo pai”. Na sua opinião, o menino realmente estava com medo? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O texto mostra uma situação familiar em que os pais desejam repreender uma falta do filho. A mãe sabia que Pedrinho tinha quebrado a vidraça, mas preferiu esperar o pai chegar. Por que você acha que ela própria não repreendeu o filho?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. A forma como os pais educam os filhos varia muito, mas é possível dizer que existem dois modelos básicos de educação: um tradicional e outro moderno. No modelo tradicional, os pais são mais duros com os filhos e dialogam pouco; o pai é a figura principal. Como você imagina que seja o modelo de educação moderno?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. O pai de Pedrinho, ao saber da aprontação do menino,
conversou com ele e disse:
“— Pedrinho, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? […]
Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você.”
a) Por esse trecho, pode-se dizer que o pai estava procurando seguir um modelo tradicional ou um modelo moderno de educação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por essa fala do pai de Pedrinho, pode-se concluir que
ele já sabia quem era o culpado?
Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O pai de Pedrinho inicialmente chamou o filho de “meu
filho” e depois de “meu filhinho”. O que
o pai pretendia com isso?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Com a insistência de Pedrinho, “o pai se queimou e disse
que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo”. Depois,
“chateadíssimo”, pegou o filho pela mão e “rumou para a casa do vizinho”.
a) Qual o sentido de se queimou nesse contexto?
_____________________________________________________________________________
b) Por que, na sua opinião, o pai, mesmo antes de ir, já estava chateadíssimo?
______________________________________________________________________________
6. . Pedrinho, prevendo que o filho do vizinho o desmentiria, deu um conselho ao pai. Por que, na sua opinião, podemos dizer que, em vez do vizinho, Pedrinho é que era um subversivo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Quanto ao modelo de educação adotado pelos pais de
Pedrinho, podemos tirar algumas conclusões.
a) Ele é tradicional (linha-dura), moderno (baseado no diálogo) ou uma mistura dos dois? Por quê?
______________________________________________________________________________
b) Na sua opinião, que método o pai iria experimentar depois de sair da casa do vizinho? Por quê?
______________________________________________________________________________
1. Stanislaw Ponte Preta, o autor do texto, foi um famoso
cronista de jornais no Rio de Janeiro. Seus textos geralmente apresentam uma
linguagem informal, às vezes com gírias.
Indique o sentido que têm, no texto, as palavras destacadas:
a) “com medo de ser espinafrado pelo pai” repreendido severamente, com dureza
________________________________________________________________
b) “Pedrinho, com a maior cara-de-pau, pigarreou e lascou” cínico, descarado; disse
_________________________________________________________________
c) “o senhor vai logo tacando a mão nele” atirando, lançando
________________________________________________________________
2. O texto se inicia por uma expressão pouco usada nos dias de hoje: “Deu-se que Pedrinho estava jogando bola no jardim”. Que outra expressão você empregaria no lugar dessa expressão?
_______________________________________________________________
3. A palavra cara compõe, com outras palavras, algumas
expressões bem brasileiras, muito usadas nas variedades não padrão da língua.
a) Identifique o significado das expressões destacadas nas frases abaixo
Ao acusar o filho do vizinho, Pedrinho livrou sua cara.
____________________________________________
O pai, querendo dialogar com o garoto, quebrou a cara.
_____________________________________________
O garoto meteu a cara na casa do amigo.
________________________________________
b) Que outras expressões com a palavra cara você conhece? O que elas significam?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O texto lido mostra que os pais de Pedrinho misturavam os modelos
moderno e tradicional de educação e, na situação narrada, não conseguiram fazer
com que o filho assumisse o que fez.
1. Em relação à educação dos filhos, que método, na sua opinião, os pais devem adotar para obter bons resultados?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Em que situações, já vividas por você, cada um dos métodos funcionou melhor?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Supondo que um dia você também terá filhos, que método adotará para educá-los? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário