PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

CONJUNÇÕES COORDENADAS - EXERCÍCIOS - BNCC 2025

 PARA COPIAR CLIC AQUI:

ALUNO:_________________________________________________TURMA:____DATA:____

 

CONJUNÇÃO

NOME

INDICA

1

      E,                   Nem,

Mas também,      como também...

ADITIVA

ADIÇÃO

2

      Mas,       Porém,       Contudo,

Todavia,   entretanto,     no entatanto

ADVERSATIVA

OPOSIÇÃO

3

Ou...ou, Ora...ora, Quer...quer

ALTERNATIVA

ALTERNÂNCIA

4

     Logo ,    Portanto,     então

Por isso,       assim

CONCLUSIVA

CONCLUSÃO

5

     Que,       Porque,    Porquanto.

EXPLICATIVA

EXPLICAÇÃO

 

1. Circule a conjunção destacada. 2. Diga o nome dela. 3. O que ela indica?

 

     1. CIRCULE A CONJUNCÃO:

2.NOME DA CONJUNÇÃO:

    3. ELA INDICA:

1

Não teve aula, porque faltou água.

 

 

2

Estudei, mas esqueci.

 

 

3

Ou você ajuda, ou não atrapalha.

 

 

4

Penso, logo existo.

 

 

5

O lobo perde o pelo, porém não perde o vício.

 

 

6

 Fique quieto, que está atrapalhando.

 

 

7

 Não demore, porque já é tarde.

 

 

8

 Comprei uma coxinha  e um risole.

 

 

9

João come muito, contudo é magro.

 

 

10

Sou estudioso, porém não praticante.

 

 

11

 Errar é humano, por isso não seja desumano.

 

 

12

 A vida é curta, então aproveite cada minuto.

 

 

13

A luta está difícil, mas não posso desistir.

 

 

14

 A doença vem a cavalo e volta a pé.

 

 

15

A paixão é forte, todavia não dura.

 

 

16

As pessoas não se mexiam nem falavam.

 

 

17

A gente estuda, mas também se diverte.

 

 

18

 A espada vence, mas não convence.

 

 

19

 Te liguei, entretanto  você não atendeu.

 

 

20

Vá na hora marcada ou perderá a vez.

 

 

21

 Meu gato ora fica na cama ora fica no sofá.

 

 

22

Você está certo, contudo não precisa brigar.

 

 

23

Pedro sujou a sala, portanto deve limpar.

 

 

24

O que plantar colherá, por isso plante o bem.

 

 

25

 Se teu pai mandou, então, obedece.

 

 

26

Ana está com frio, porque está tremendo.

 

 

27

 Leve a sombrinha, que está nublado.

 

 

28

 A geração atual não estuda nem trabalha.

 

 

29

Não só cantei como também dancei.

 

 

30

 Não mente, porque é pior.

 

 

31

 Não saí, nem arrumei a casa.

 

 

32

O café está caro, entretanto não fico sem.

 

 

33

 Adiantou a aula, portanto sairemos cedo.

 

 

34

Inglês, como também Artes são fáceis.

 

 

35

 Tens razão, porém controle-se.

 

 

36

 Ora assisto a TV, ora mexo no celular.

 

 

37

Estudamos muito, então deveremos passar.

 

 

38

O pedreiro chegou e começou o serviço.

 

 

39

Caiu porque correu demais.

 

 

40

A rosa é bela, todavia tem espinhos.

 

 

 

BNCC • PAG 83 Conhecer as classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância, regência).(EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.(EF07LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções que expressem soma de sentido (conjunção “e”) ou oposição de sentidos (conjunções “mas”, “porém”).(EF08LP12) Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções. (EF09LP08) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.(EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário