PáginasDESCRITOR

domingo, 16 de fevereiro de 2025

FATO OPINIÃO RIO EDUCA

 FATO ou OPINIÃO?

ADAPTADO DE 

https://multirio.rio.rj.gov.br/materialrioeduca/pdf/viewer.php?arquivo=material-rioeduca-8-ordm-ano&pdf=../arquivos/pdf_06026_web-pdf-2025-rioeduca-8-ordm-ano.pdf&id=6026

Distinguir o que seja fato e o que seja opinião sobre os fatos em situações de interação oral

Distinguir um fato de uma opinião.

Avaliar a fidedignidade de informações sobre um mesmo fato divulgado em diferentes veículos e mídias.

 

Leia a tirinha:


 


 

1. Por que, na opinião da personagem, as redes sociais tiram nossa paz?

 

2. Qual é o fato presente nessa tirinha?

 

3. Levando em consideração a expressão facial da personagem no último quadrinho, podemos deduzir que os memes proporcionam a ela que tipo de sentimento?

 

FURTO DE FLOR

 

           Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber e flor não é para ser bebida.

          Passei-a para o vaso e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor se a contemplarmos bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.

          Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:

          – Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!

Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.

 

 

4. Retire do texto um fato e uma opinião.

Fato - ____________________________________________________________________________________________

Opinião - _________________________________________________________________________________________

 

5. Em que trecho do 2{ parágrafo do texto fica evidente a preocupação do narrador com a possível morte da flor que ele furtara?

___________________________________________________________

 

As enchentes de minha infância

           Sim, nossa casa era muito bonita, verde, com uma tamareira junto à varanda, mas eu invejava os que moravam do outro lado da rua, onde as casas dão fundos para o rio. Como a casa dos Martins, como a casa dos Leão, que depois foi dos Medeiros, depois de nossa tia, casa com varanda fresquinha dando para o rio.

          Quando começavam as chuvas a gente ia toda manhã lá no quintal deles ver até onde chegara a enchente. As águas barrentas subiam primeiro até a altura da cerca dos fundos, depois às bananeiras, vinham subindo o quintal, entravam pelo porão. Mais de uma vez, no meio da noite, o volume do rio cresceu tanto que a família defronte teve medo.

          Então vinham todos dormir em nossa casa. Isso para nós era uma festa, aquela faina de arrumar camas nas salas, aquela intimidade improvisada e alegre. Parecia que as pessoas ficavam todas contentes, riam muito; como se fazia café e se tomava café tarde da noite! E às vezes o rio atravessava a rua, entrava pelo nosso porão, e me lembro que nós, os meninos, torcíamos para ele subir mais e mais. Sim, éramos a favor da enchente, ficávamos tristes de manhãzinha quando, mal saltando da cama, íamos correndo para ver que o rio baixara um palmo – aquilo era uma traição, uma fraqueza do Itapemirim. Às vezes chegava alguém a cavalo, dizia que lá, para cima do Castelo, tinha caído chuva muita, anunciava águas nas cabeceiras, então dormíamos sonhando que a enchente ia outra vez crescer, queríamos sempre que aquela fosse a maior de todas as enchentes.

BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. 3. ed.Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1962. p. 157

 

6. Releia o trecho a seguir. “Então vinham todos dormir em nossa casa. Isso para nós era uma festa, aquela faina de arrumar camas nas salas, aquela intimidade improvisada e alegre.” Do trecho, registre no quadro abaixo o que se pede.

FATO _______________________________________________________

OPINIÃO________________________________________________________

 

7. A expressão que revela uma opinião sobre o fato “... vinham todos dormir em nossa casa” (ℓ. 10), é

(A) “Às vezes chegava alguém a cavalo...”

(B) “E às vezes o rio atravessava a rua...”

(C) “e se tomava café tarde da noite!”

(D) “Isso para nós era uma festa...”

 

HISTÓRIA ESTRANHA

          Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se vê com sete anos de idade. Está com quarenta, quarenta e poucos. De repente dá com ele mesmo chutando uma bola perto de um banco onde está a sua babá fazendo tricô. Não tem a menor dúvida que é ele mesmo. Reconhece a sua própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena.

          Um dia ele estava jogando bola no parque quando de repente aproximou-se um homem e... O homem aproxima-se dele mesmo. Ajoelha-se, põe as mãos nos seus ombros e olha nos seus olhos. Seus olhos se enchem de lágrimas. Sente uma coisa no peito. Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo. Como eu era inocente. Como os meus olhos eram limpos. O homem tenta dizer alguma coisa, mas não encontra o que dizer. Apenas abraça a si mesmo, longamente. Depois sai caminhando, chorando, sem olhar para trás.

          O garoto fica olhando para a sua figura que se afasta. Também se reconheceu. E fica pensando, aborrecido: quando eu tiver quarenta, quarenta e poucos, como eu vou ser sentimental!

 VERÍSSIMO, Luís F.. Comédias para se ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

 

8. CONFLITO GERADOR- O fato a partir do qual se desenvolve a história/acontecimento. QUE FATO GERA A HISTÓRIA?

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

'Geleira do Juízo Final' corre mais risco de derretimento do que a ciência sabia, diz novo estudo

          Geleira é uma das mais largas na Terra e seu derretimento pode fazer subir um metro o nível do mar, afetando cidades em todo o mundo. Pesquisa alerta que oceanos mais quentes estão influenciando.

          A pesquisa foi feita por um grupo com especialistas de universidades dos Estados Unidos e do Canadá com o apoio da Agência Espacial Norte Americana (Nasa). Eles usaram imagens de satélite, ou seja, feitas a partir do espaço, para monitorar a geleira e a descoberta foi que ela estava se movimentando, empurrada pela água quente do oceano.

 

 

9. O trecho “Geleira é uma das mais largas na Terra e seu derretimento pode fazer subir um metro o nível do mar, afetando cidades em todo o mundo. Pesquisa alerta que oceanos mais quentes estão influenciando” indica que a consequência do derretimento da geleira é

(A) um fato inescapável.

(B) uma hipótese possível.

(C) um fato improvável.

(D) uma possibilidade inviável

 

10. O trecho “A pesquisa foi feita por um grupo com especialistas de universidades dos Estados Unidos e do Canadá com o apoio da Agência Espacial Norte Americana (Nasa). Eles usaram imagens de satélite, ou seja, feitas a partir do espaço para monitorar a geleira e a descoberta foi que ela estava se movimentando, empurrada pela água quente do oceano”

foi utilizado no corpo do texto com a finalidade de

(A) garantir que a informação é confiável.

(B) constatar que o fato é irreversível.

(C) demonstrar que a ciência é relevante.

(D) atestar que a pesquisa é importante

 

11. leia o trecho abaixo.

Os que defendem que carioca significa “casa de homem branco” se apoiam no processo histórico de fundação da cidade. É que, quando Estácio de Sá derrotou os franceses, em 157, as terras no entorno da Baia de Guanabara foram divididas assim: a banda ocidental ficou com portugueses, que ergueram a cidade do Rio de Janeiro, enquanto a parte oriental ficou com os indígenas chefiados por Arariboia, os temiminós, fundamentais na vitória lusitana sobre as forças francesas. É, portanto, provável que os indígenas tenham designado de “carioca” a área que ficou com os portugueses. Da mesma forma, é bastante plausível pensar que todas as versões sobre a origem da palavra sejam válidas e que, na verdade, vários fatos históricos conspiraram para o uso do termo “carioca” para designar os habitantes do Rio

Agora, retire do fragmento acima o que se pede, reescrevendo as informações  abaixo.

FATO ______________________________________________________

OPINIÃ______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário