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terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

CRÔNICA - APELO - MACHISMO

 

APELO

          Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.

          Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.

          Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

Dalton Trevisan.

 

 

 

1. Qual o tema central do conto que você leu

a) Um homem que narra e descreve sua rotina após ser abandonado.

b) Um homem que narra e descreve sua sede de amar.

c) Um homem que narra e descreve a briga pelo sal no tomate.

d) Um homem que narra e descreve a primeira vez que o leite coalhou.

 

2. A narrativa do conto acontece em

a) 3ª pessoa narrador onisciente.

b) 2ª pessoa.

c) 1ª pessoa.

d) 3ª pessoa narrador observador.

 

 

 

3. O trecho abaixo que confirma que a narração do conto acima está em 1ª pessoa, narrador-personagem é

a) “(...) o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho (...)”

b) “(...) Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou(...)”

c) “(...) Uma hora da noite, eles se iam e eu ficava só. (...)”

d) “(...)Amanhã faz um mês(...)”

 

 

4.  Em “Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina.”, o narrador:

a) faz uma crítica à Senhora.

b) faz uma queixa à Senhora.

c) faz uma confissão à Senhora.

d) faz uma denúncia à senhora.

 

5.  No segmento “A notícia de sua perda veio aos poucos […]”, a expressão grifada poderia ser substituída por:

a) paulatinamente.

b) incessantemente.

c) esporadicamente.

d) rapidamente.

 

6. No fragmento “Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou.”, o termo “Senhora” desempenha a função de:

a) sujeito.

b) aposto.

c) vocativo.

d) objeto direto.

 

7. “[…] ninguém os guardou debaixo da escada.” (2º par.), o pronome destacado foi empregado para retomar:

a) jornais

b) escada

c) dias

d) amigos

 

 

 

 

8.  No período “Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.”, a conjunção “e” tem valor:

a) aditivo.

b) alternativo.

c) adversativo.

d) conclusivo

 

 

 

9. Na parte “Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando.”, os dois-pontos introduzem um fragmento que:

a) explica o fato anterior.

b) contradiz o fato anterior.

c) complementa o fato anterior.

 

 

 

Questão 9 – O narrador encerra o texto com:

 

(     ) um apelo à senhora.

 

(     ) uma ordem à Senhora.

 

(     ) um conselho à Senhora.

 

 

Entendendo a crônica:

01 – A pessoa que escreve a carta chama-se remetente e a pessoa a quem se destina a carta chama-se destinatário.

No texto “Apelo”:

a)   Quem é o remetente?

É o narrador-personagem.

 

b)   Quem é o destinatário?

A Senhora.

 

02 – Qual é o tema dessa crônica?

      Apelo de Dalton Trevisan. A crônica tematiza a solidão de um homem em razão da separação da mulher. O leitor toma conhecimento do rompimento pelo relato o narrador-personagem.

 

 

03 – De que gênero o autor se apropria para construir o texto?

      O autor se apropria do gênero carta. O narrador-personagem se dirige à "Senhora" somo se estivesse lhe escrevendo uma carta, por meio da qual dá notícias a respeito de como ficou sua vida sem ela.

 

04 – Na frase “a pilha de jornais ali no chão ninguém os guardou debaixo da escada”, o pronome oblíquo os, se refere ao que?

      Refere-se a pilha de jornais.

 

05 – Identifique o narrador e o seu interlocutor.

      O narrador é alguém que se dirige à "Senhora", a mulher com quem ele vivia.

 

06 – Que sentimentos do narrador podem ser percebidos em relação à interlocutora?

      Inicialmente, ele tem um sentimento de liberdade. À medida que o tempo passa e a casa fica desorganizada ele sente falta da mulher, que desempenhava o papel de mãe e dona de casa, pois o narrador sente mais falta da mulher-objeto do que da amante ou companheira.

 

07 – Que imagem de mulher o narrador constrói por meio do relato?

 

      A imagem de uma mãe e dona de casa, pois relata as privações sofridas por ele e pelo restante da família com a ausência dela.

 

08 – Toda carta possui um determinado objetivo. Qual o objetivo desta carta?

      Reclamar da falta que a mulher está fazendo e pedindo para que ela volte.

 

09 – Como você interpreta as duas últimas frases do texto?

    "Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor".

      Pode-se inferir que há na residência outras pessoas (além de um canário e de violetas) que estão desamparados, com a ausência da mulher. É importante ressaltar que essas frases, marcam uma ruptura em relação aos sentimentos expressos anteriormente, pois o narrador declaradamente expressa sentir falta das qualidades afetiva da Senhora, e não só da dona de casa.

 

10 – Explique o uso da inicial maiúscula em "Senhora".

      Trata-se, possivelmente, de uma deferência respeitosa à mulher. Por outro lado pode revelar, subjetivamente, uma atitude machista (arcaica), no sentido de que ela é colocada como uma "Senhora ou Rainha do Lar".

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