PáginasDESCRITOR

domingo, 2 de fevereiro de 2025

CONTO - VACAS QUE ESCREVEM A MÁQUINA.

 

Teque Teque Muu! Vacas que escrevem à máquina

 Obs: Apesar do conto ser ndicado para crianças de 6 a 8 anos, é possível usar com alunos do fundamental II.

          O fazendeiro Geraldo tem um problema: Suas Vacas gostam de escrever à máquina. Ele ouve o dia inteiro:

          TEQUE, TEQUE MUU!

          TEQUE, TEQUE MUU!

          TEREQUI TEQUI, TEQUI MUU!

          A princípio, ele não confia em seus ouvidos:

          — Vacas que escrevem à máquina? Impossível!

         TEQUE, TEQUE MUU!

         TEQUE, TEQUE MUU!

         TEREQUI TEQUI, TEQUI MUU!

         Depois, ele não acredita em seus olhos:

         “Prezado Fazendeiro Geraldo, o galpão é muito frio à noite. Queremos cobertores elétricos. Atenciosamente, as Vacas.”

         — Já não basta as Vacas terem encontrado a velha máquina de escrever no galpão, agora elas querem cobertores elétricos? Nem pensar! — disse o fazendeiro Geraldo. Cobertores elétricos coisa nenhuma!

          Então, as Vacas entram em greve. Deixam um bilhete na porta do galpão: “Desculpe o galpão está fechado. Não haverá leite hoje!”

         — Não haverá leite hoje? — berrou o fazendeiro Geraldo.

        Ao fundo ele podia ouvir as Vacas:

       TEQUE, TEQUE MUU!

       TEQUE, TEQUE MUU!

       TEREQUI TEQUI, TEQUI MUU!

       No dia seguinte, recebe outro bilhete:

       “Prezado fazendeiro Geraldo, as Galinhas também estão com frio. Elas querem cobertores elétricos. Atenciosamente, as Vacas.”

         As Vacas estão cada vez mais impacientes com o fazendeiro. Elas deixam um outro bilhete na porta do galpão: “Fechado, não haverá leite. Não haverá ovos.”

         — Não haverá ovos? — berrou o fazendeiro Geraldo.

         Ao fundo ele podia ouvir as Vacas:

         TEQUE, TEQUE MUU!

         TEQUE, TEQUE MUU!

         TEREQUI TEQUI, TEQUI MUU!

         Vacas que escrevem? Galinhas em greve? Quem já ouviu uma coisa dessas? Como posso tocar a fazenda sem leite e sem ovos? — o fazendeiro Geraldo estava furioso.

         O fazendeiro pega a sua própria máquina de escrever: “Prezadas Vacas e Galinhas: Não haverá cobertores elétricos. Vocês são apenas Vacas e Galinhas. Eu exijo leite e ovos. Atenciosamente, fazendeiro Geraldo.”

         O Pato, que não tinha tomado partido, leva o ultimato para as Vacas.

         As Vacas convocam uma reunião de emergência. Todos os animais reúnem-se em volta do galpão para bisbilhotar, mas nenhum deles conseguem entender um “MUU” sequer.

         O fazendeiro Geraldo espera pela resposta a noite inteira.

         Na manhã seguinte, bem cedinho, o Pato bate na porta e entrega um bilhete ao fazendeiro Geraldo: “Prezado fazendeiro Geraldo, nós aceitamos trocar a máquina de escrever por cobertores elétricos. Deixe-os na porta do galpão, do lado de fora, e nós enviaremos a máquina pelo Pato. Atenciosamente, as Vacas.”

         O fazendeiro Geraldo acha a troca um bom negócio. Ele deixa os cobertores próximo à porta do galpão e aguarda a chegada do Pato com a máquina de escrever.

         Na manhã seguinte, ele recebe um bilhete: “Prezado fazendeiro Geraldo, o lago está muito chato. Queremos um trampolim. Atenciosamente, os Patos.”

        TEQUE, TEQUE QUACK!

        TEQUE, TEQUE QUACK!

(Doreen Cronin)

1. Quais dos sentidos o fazendeiro Geraldo utilizou?

a) olfato

b) paladar

c) visão

d) audição

e) tato

 

2. O que permitiu que as vacas lutassem por melhores condições de trabalho?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. O fazendeiro Geraldo acha a troca um bom negócio. Por que troca da máquina pelos cobertores é uma bom negócio para o fazendeiro?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4.  Quais sinais de pontuação foram utilizados para introduzir as falas das personagens no texto?

_____________________________________________________________________________

 

5. TEQUE, TEQUE MUU! Por que o narrador usou caixa alta nesse fragmento?

____________________________________________________________________________

 

6.  Qual dos assuntos abaixo é abordado no texto?

a) Violência contra os animais.

b) Relações de trabalho.

c) Preconceito.

d) Proteção ao meio ambiente.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário