PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

COMPREENSÃO LEITORA

 COMPREENSAO LEITORA (obs.: Sugestões são bem vindas)

 Observações sobre o texto a ser usado:

a) Conhecimentos prévios.

b) Relevância social do conteúdo. (para que serve)

c) Relevância pessoal do conteúdo. (sobre o que o texto fala)

 POSSÍVEIS PERGUNTAS

a) você gostou do texto?

b) como você se sentiu?

c) O que você faria diante da situação ...presente no texto?

c) sobre o que você gostaria de ler?

 COMPREENSÃO LEITORA ( Há conceitos de vários teóricos)

1. O texto, fragmento ou expressão está em sentido literal ou figurado?

a) Qual o significado das figuras de linguagem...

b) O que que dizer o ditado populare...

 2. Qual o gênero textual? (OBS: Nessa proposta é mais interessante trabalhar com as características de alguns tipos de texto: jornalisticos , narrativos, argumentativos, publicitários)

 3. Reconhecer uma informação

a) Qual o significado da palavra, expressão.

 – trabalho com sinônimos, antônimos e dicionário. Copiar lista. Bingo com sinônimos.

 – criaçao de paráfrases, paródiasa, vozes verbais, exercícios de identificação

 3. Reconhecer as ideias principais

4. Reconhecer uma sequencia de acontecimentos

5. Reconhecer fatos

6. Reconhecer opiniões

a) comparar opiniões axb.

b) comparar carcterísticas físicas ou psicológicas de personagens.

7. Reconhecer os elementos da narrativa: personagem, espaço, tempo.

8. Reconhecer caracteristicas das pesrsonagens e do espaço. axb.

9. Reconhecer a fala das personagens. Pontuação: travessão, aspas.

10. Reconhecer o tipo de narrador.

11. Reconhecer o tema.

12. Reconhecer a causa.

13. Reconhecer a consequência.

14. Reconhecer o humor

15. Reconhecer sentimentos expressos por interjeições ou imagens.

16. Reconhecer ironias.

17. Reconhecer pressupostos ou subentendidos.

 REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

1. Quantas vezes é preciso repetir uma matéria?

a) aluno que presta atenção.

b) aluno que não presta atenção.

c) algum tipo de dificuldade não disgnosticada.

d) aluno com disgrafia, disortografia, dislexia,  “preguiça” TOD...

(...)

 2. Qual o espaço de tempo para repetição do conteúdo?

a) no mesmo dia

b) um dia

c) uma semana

d) duas semanas

e) três semanas.

(...)

 3. Qual a estratégia para repetição?

a) Exercícios de identificação: circule, sublinhe...

b) Jogos: bingo, gincana, quiz...

c) Exercícios de copiar a resposta

d) Exercicios online

(...)

domingo, 22 de outubro de 2023

VERBOS 6º ANO EXERCICIOS

VERBOS EXERCÍCIOS FUNDAMENTAL I ( Se não der  para copiar e colar,  clique no link pagina 1 e pagina 2 e baixe a imagem.)

 FONTE: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/search/label/Verbo?m=0

LINK PARA BAIXAR PAGINA I  https://drive.google.com/file/d/1UNqQ6tTDddUu6JpbXB7eW3qYxIyyY7eO/view?usp=share_link

PAGINA 2 https://drive.google.com/file/d/1Uf61bjo0r8vJdBEqOYHBqrmzaptddQm5/view?usp=share_link



























CONTO - A SERPENTE DE OURO - ATIVIDADES

 A SERPENTE DE OURO (Petrus Alphonsi)

    1.                Um homem rico, enquanto ia para cidade, perdeu o que levava consigo: uma bolsa com mil talentos e uma serpente de ouro. Um pobre que passava pela mesma estrada achou a bolsa e a entregou para sua esposa, contando-lhe como a achara. Ouvida a história, a mulher disse:

    2.                — Guardemos o que Deus nos deu.

    3.               No dia seguinte, um arauto percorreu a rua gritando:

    4.                — Quem encontrou o tesouro contido numa bolsa, restitua-o, e não só estará livre de qualquer delito, mas terá ainda a recompensa de cem talentos.

    5.               Ouvindo o arauto, o homem que achara o tesouro disse à mulher:

    6.               — Restituamos o tesouro, e não só estaremos livres de qualquer culpa, mas ainda por cima teremos cem talentos.

    7.              Respondeu a mulher:

    8.               — Se Deus quisesse que o dono ficasse com o tesouro, o dono não o teria perdido. Portanto, guardemos o que Deus nos deu.

    9.              O homem insistiu em que devia restituí-lo, enquanto sua mulher a isto se opunha de todos os modos. Ele, porém fez a restituição e reclamou o que o arauto prometera.

 10.               Entretanto o ricaço, cheio de perversidade, disse-lhe:

 11.               — Fica sabendo que falta a outra serpente.

 12.               Assim falou, com o criminoso intuito de não dar ao pobre homem os talentos prometidos. Este, por sua vez, afirmou que não tinha encontrado nada mais.

 13.              Os homens daquela cidade, favoráveis ao rico e no desejo de desacreditar o pobre, cuja sorte lhes provocara inveja, levaram-no à justiça. O pobre homem continuou proclamando que nada mais tinha encontrado.

 14.              Passou o caso a ser comentado entre os pobres e entre os ricos. Afinal, pelo relato dos ministros, chegou aos ouvidos do rei. Mal tomou conhecimento dele, o rei mandou trazer à sua presença o rico, o pobre e o tesouro.

 15.              Quando todos lá se achavam, mandou o rei vir um filósofo muito sábio, e ordenou-lhe que ouvisse a palavra do acusador e a do acusado, e esclarecesse a contenda.

 16.             Ouvido o caso, o filósofo chamou o pobre e disse-lhe:

 17.              — Dize-me se ainda tens algum bem daquele homem. Pois, se não o tens, procurarei libertar-te.

 18.              — Sabe Deus que tudo o que encontrei eu restituí.

 19.        Então o filósofo disse para o rei e os outros:

 20.              — O homem rico é muito honesto e digno de crédito, e tem grandes testemunhos de sua veracidade.

 21.                Por outro lado, parece-me provável que o homem pobre não tenha encontrado nada além daquilo que restituiu, pois, se fosse desonesto, não devolveria o que devolveu, mas esconderia tudo.

 22.             — Que concluís daí, ó filósofo?

 23.             — Concluo que o tesouro encontrado não é do homem rico. Deveis tirar do tesouro cem talentos e dá-los ao pobre, guardando o restante até que apareça quem o reclame. E o homem rico que continue a procurar o saco com duas serpentes.

 24.             A sugestão agradou ao rei e a todos os circunstantes. Então o rico disse:

 25.             — Ó bom rei, digo-te a verdade: este tesouro realmente é meu. Mas, como eu não queria dar a este homem o que o arauto prometera, aleguei que me faltava uma segunda serpente. Tem piedade de mim, e darei a ele o que foi prometido.

 26.             Então o rei retirou do tesouro duzentos talentos e os deu ao pobre, devolvendo ao rico apenas o que restara, como punição por ter levantado falsa acusação sobre a honestidade do pobre.

Adaptado de:  (Petrus Alphonsi, in Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e Paulo Rónai, Mar de Histórias – Nova Fronteira, Rio, 4ª ed. vol. 1, p. 158)

https://bibliotecasemlimites.comunidades.net/a-serpente-de-ouro-petrus-alphonsi

 

1. Quem é o autor do texto?

___________________________________________________________

 

2. Quais são as personagens?

__________________________

__________________________

_________________________

___________________________

____________________________

 

3. Que acontecimento dá inicio a história (par.1)?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Explique com suas palavras o (clímax) ponto de maior tensão da história (par.23)?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Explique com suas palavras o desfecho da história (par.26).

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. O narrador desse conto participa da história?

(    ) não ele só conta a história.

(    ) sim, ele participa faz várias ações.

 

7. Descreva com suas palavras o espaço (lugar) onde acontece essa história.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Em que época essa história aconteceu?

___________________________________________________________________________

 

9. Qual das alternativas abaixo NÃO indica uma opinião.

a) — Se Deus quisesse que o dono ficasse com o tesouro, o dono não o teria perdido.

b) — Quem encontrou o tesouro contido numa bolsa, restitua-o

c) — Concluo que o tesouro encontrado não é do homem rico.

d) Deveis tirar do tesouro cem talentos e dá-los ao pobre

 

 

10. O significado de ARAUTO, de acordo com o texto é:

a) mensageiro         b) carteiro          c) cavaleiro      d)escudeiro

 

11. No texto a palavra TALENTO significa:

a) habilidade            b) dom            c) moeda              d) notas

 

12. O verbo RESTITUIR significa:

a) extorquir              b) devolver         c) emprestar    d) indenizar

 

13. A palavra CONTENDA só NÃO significa:

a) disputa     b) demanda     c) discórdia     d) conciliação

 

14. Quais característica podemos atribuir:

a) ao homem pobre

________________________________________________________

b) a mulher do homem pobre

________________________________________________________

c) ao homem rico

________________________________________________________

d) ao rei

________________________________________________________

e) ao filósofo

 

15. Se você estivesse na posição do homem pobre o que você faria?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

16. Assinale a alternativa que apresenta o verbo no tempo presente.

a) — O homem rico é muito honesto e digno de crédito

b) Então o rei retirou do tesouro duzentos talentos

c) estará livre de qualquer delito

d) Um homem rico, enquanto ia para cidade

 17. “Mal tomou conhecimento dele, o rei mandou trazer à sua presença o rico, o pobre e o tesouro (par.14).”  A palavra destacada se refere

a) ao rei

b) ao pobre

c) ao tesouro

d) ao caso

 

18. A fala das personagens no texto é marcada com:

a) travessão

b) parênteses

c) reticências

d) ponto de interrogação.

 

19. “como punição por ter levantado falsa acusação sobre a honestidade do pobre (par.26).” A palavra destacada indica uma relação de:

a) tempo

b) lugar

c) causa

d) adição

 

20. As opiniões do homem pobre e de sua mulher são sobre o que fazer com a bolsa de dinheiro são:

a) complementares

b) semelhantes

c) iguais

d) opostas

 

 

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL

 LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA TELÁRIS 6º ANO






















1 Que linguagem é usada na maioria dessas placas?

A linguagem visual: imagens e cores.

 2 Associe o predomínio dessa linguagem ao fato de que motoristas e pedestres,no trânsito, precisam tomar decisões rápidas.

A linguagem visual pode ser compreendida rapidamente.

3 Algumas das placas acima contêm palavras. No caso das placas de “siga”

e “pare”, de que forma as cores reforçam o sentido da linguagem verbal?

No trânsito, normalmente a cor verde significa – tanto para motoristas quanto para pedestres, nas respectivas sinalizações (por exemplo, farol de motoristas ou de pedestres) – que o trânsito está livre e se pode seguir o caminho, enquanto o vermelho significa que é preciso parar


4 Que sentido da fala de Ana o emoji reforça?

Esse emoji, uma carinha sorridente e autoconfiante, reforça a idéia de que a apresentação foi um sucesso.

5 A última fala é formada apenas por emojis. Qual o sentido dela?

Os aplausos são uma forma de parabenizar ou festejar algo: Lu dá parabéns a Ana pela apresentação

6 Converse com os colegas sobre estas questões.

a) Quais são os personagens?

Um ratinho e uma andorinha que se pode deduzir que seja a Lola.

b) O que o ratinho observa no desenho de Lola?

Ele observa que apenas metade da árvore tem folhas.

c) Observe o detalhe do lápis verde no chão e responda: De que forma ele explica a resposta da andorinha?

O lápis verde ficou tão pequeno que não deu para desenhar as folhas verdes.

d) Releia a resposta de Lola à pergunta do ratinho. Qual é a possível crítica que se pode perceber nessa resposta?

Trata-se de uma crítica à destruição do verde (árvores, plantas, natureza em geral) feita pelo ser humano.

 

       No quadrinho de Lola, foram usados recursos visuais – imagens, cores, traços – e recursos linguísticos – palavras e sinais de pontuação – para comunicar ideias, expressar os sentimentos dos personagens e fazer uma crítica.

       Podemos dizer, então, que no quadrinho de Laerte, assim como nas placas

e na conversa por aplicativo que você viu na página anterior, foi empregada

uma linguagem mista, isto é, que inclui a linguagem verbal e a linguagem

não verbal.

 

7 O que há em comum entre o quadrinho de Lola e o poema “A rua diferente”,

de Carlos Drummond de Andrade?

 

Sugestão: A mesma crítica a um tipo de desenvolvimento que desconsidera a importância de preservar o verde.

 

      Você viu que, desde tempos remotos, o ser humano tem criado as mais diversas formas de linguagem: pintura, música, dança, além da fala, da escrita, da linguagem de sinais...

  

8 O que se pode concluir disso tudo? Em sua opinião, seria possível um mundo

sem essas linguagens? Por quê?

Pode-se concluir que as diferentes linguagens são essenciais para o ser humano, que por meio delas interage com as outras pessoas.

 




CANÇÃO - POESIA - NO CORAÇÃO

 No coração (Juca Novaes e Ize Novaes)

VÍDEO DA CANÇÃO LINK ABAIXO

https://www.youtube.com/watch?v=SpsBkD4egmE

 A noite estrelada

escura, encantada

nos traz solidão

eu paro o tempo

procuro e relembro

o tempo tão bom

lembro a velha casa

com parque, sacada,

jardim e porão

o meu cão Bolinha

a avó na surdina

o gol no botão

me lembro do quarto

daquele retrato

do primeiro amor

da mamãe gritando

um, dois, três, chamando

pra comer feijão

e quando eu acordo

com os olhos molhados

percebo, então,

que tudo é passado

são fatos guardados

no meu coração.

 

 

NO CORAÇÃO. Intérprete: Lucila Novaes. Compositores: Juca Novaes e Ize Novaes.

In: Frestas no céu. Produção: Juca Novaes. São Paulo: Dabliú Discos, 1998. 1 CD, faixa 9.

 

1)  Na letra da canção, a pessoa que fala relembra fatos de seu passado, principalmente da infância. Copie a alternativa que indica o que provoca essas recordações.

a) Imagens de um retrato.

b) Uma avó silenciosa.

c) A solidão da noite. X

d) A voz da mãe gritando

 

15 Nessa letra, a pessoa que fala indica lugares, espaços dos quais se lembra.

Cite três desses espaços. Possibilidades: casa, parque, sacada, jardim, porão.

 

16 Releia o título da canção: No coração. Copie a alternativa que melhor explica a escolha desse título para a letra da canção.

a) A letra expressa lembranças que a pessoa que fala deseja esquecer.

b) A letra expressa lembranças e sentimentos. X

c) A letra fala apenas de sentimentos tristes.

d) A letra expressa desejos da pessoa que fala.

 

17 De acordo com o contexto, o que significa a expressão “paro o tempo”, no quarto verso? Copie a alternativa que responde à pergunta.

a) Tiro a bateria do relógio.

b) Faço uma magia para que o tempo não passe.

c) Uso uma máquina do tempo para voltar ao passado.

d) Sinto como se o tempo não tivesse passado. X

 

18 Por que a pessoa que fala na letra da canção acorda “com os olhos molhados”?

O eu lírico acorda

com os olhos molhados porque as recordações o emocionam e seus olhos ficam molhados de lágrimas.

19 A pessoa que fala se refere a seu passado como “o tempo tão bom”. Indique três exemplos de coisas boas que havia na infância dessa pessoa.

Possibilidades: A velha casa com muitos espaços, a avó, o cão Bolinha, o

gol no futebol de botão, o primeiro amor, o quarto, a mãe chamando-o para comer feijão.

20 De acordo com o texto, de quem seria o “retrato” mencionado no verso 14?

Possibilidade: Pode ser do primeiro amor da pessoa que fala na letra da canção.

21 Em qual alternativa as palavras rimam? Copie a alternativa que responde à questão.

a) estrelada / encantada X

b) retrato / amor

c) tempo / bom

d) um, dois, três / chamando

 

22 Copie da letra da canção as palavras que rimam com as palavras abaixo:

a) solidão porão, botão, feijão, então, coração

b) gritando chamando

c) molhados guardados

 

23 Copie do texto duas características dadas para a noite.

Possibilidades: estrelada, escura, encantada

 

24 Observe estas formas verbais presentes no texto: paro, relembro, lembro, acordo.

a) Que tempo elas expressam?

a)presente X

b) passado

c) futuro

 

b) A que pessoa essas formas verbais se referem?

a) você b) eu X c) nós d) ele

domingo, 15 de outubro de 2023

VERBO 6º ANO AULA II BINGO 2023

 Essa aula é sequência da aula 1 turma 2023. Os verbos foram escolhidos de acordo com a necessidade futura: verbos de ligação, verbos impessoais... O site é editável. Você pode colocar o nome da sua turma, o número de colunas, quantidade de cartelas etc. 

METODOLOGIA: Passei no quadro as três conjugações verbais. Expliquei. Entreguei as cartelas. Depois passei como exercício - copie os verbos da cartela de acordo com a conjugaçao que pertencem: 

primeira             segunda           terceira

Após o exercício fiz o bingo. 


AULA I

https://professordiorges.blogspot.com/2023/10/verbo-6-ano-2023-parte-i.html

BINGO

https://encurtador.com.br/FGRW0


1.SER, 2.ESTAR, 3.FICAR, 4.PERMANECER, 5.CONTINUAR, 6.HAVER, 7.AMANHECER, 8.ANOITECER, 9.CHOVER, 10.VENTAR, 11.FALTAR, 12.EXISTIR, 13.NASCER, 14.MORRER, 15.VIVER, 16.VOLTAR, 17.CHEGAR, 18.CHORAR, 19.DORMIR, 20.CAIR, 21.SOFRER, 22.BEBER, 23.COMPRAR, 24.PERDER, 25.COMER, 26.NECESSITAR, 27.ACREDITAR, 28.OBEDECER, 29.PRECISAR, 30.GOSTAR, 31.CONVERSAR, 32.DUVIDAR, 33.RESPONDER, 34.CONCORDAR, 35.PERDOAR, 36.PEDIR, 37.PAGAR, 38.MOSTRAR, 39.ENTREGAR, 40.DOAR, 41.DIZER, 42.DEDICAR, 43.CONFIAR, 44.AGRADECER, 45.DAR, 46.LIMPAR, 47.FECHAR, 48.VIR, 49.CHAMAR, 50.GRITAR, 51.CORTAR, 52.DANÇAR, 53.NAMORAR, 54.DEPENDER, 55.FAZER, 56.SONHAR, 57.DIRIGIR, 58.CORRER, 59.SENTIR, 60.ACHAR, 61.ENCONTRAR, 62.ACABAR, 63.TERMINAR, 64.VOAR, 65.SEGUIR, 66.ESQUECER, 67.CONSEGUIR, 68.IR, 69.CRESCER, 70.CULTIVAR, 71.ESCUTAR, 72.OUVIR, 73.AJUDAR,74. VENDER, 75.TER


VERBO 6º ANO 2023 PARTE I

       Entreguei a atividade e pedi para eles fazerem individualmente com o mínimo de intervenção. Infelizmente sete alunos erraram a questão 1. Como é uma turma tranquila consegui explicar individualmente. Na questão três alguns alunos escreveram frases ao invés de escrever apenas as ações.A questão sete tem a finalidade de preparar para o estudo do sujeito oculto. Na  aula seguinte  fiz um bingo com verbos utilizando o link abaixo. Apesar de haver alguns verbos difíceis a finalinade é que os alunos se acostumem com os verbos que serão estudados futuramente; verbos de ligação, verbos impessoais, alguns muito pedidos em exercícios de regência ...

AULA II BINGO CLICK NO LINK. 

https://encurtador.com.br/agtLZ

ALUNO:___________________________________________TURMA:______DATA:____

VERBOS

1. Quantas palavras há em cada frase:

 

O ALUNO FECHOU A PORTA.

_____________________

 

b) ANA COPIOU A ATIVIDADE DO QUADRO.

______________________

 

C) OS ALUNOS E AS ALUNAS DA ESCOLA JOGARAM NO TORNEIO.

______________________

 

2. Quais palavras nas frases abaixo indicam AÇÃO.

 

O ALUNO FECHOU A PORTA.

_____________________

 

b) ANA COPIOU A ATIVIDADE DO QUADRO.

______________________

 

C) OS ALUNOS E AS ALUNAS DA ESCOLA JOGARAM NO TORNEIO.

______________________

 

3. Diga três ações que você pode fazer:

________________________________________________________________

 

As palavras que indicam AÇÃO são chamadas de VERBO.

Exemplo: correr, nadar, pular, brigar, desenhar...

 

4. Os VERBOS indicam ações que podemos ver e ações que não podemos ver. Circule os verbos nas frases abaixo e assinale AI para ação invisível e AV para ação visível.

a) Carlos escova os dentes tos os dias. (     )

b) Carlos conhece muitas pessoas. (     )

c) Anna pensou em seus pais. (     )

d) Anna derrubou a garrafa. (     )

e) O homem nadava na lagoa. (     )

f) O aluno pensava na resposta. (     )

g) Eu imagino um mundo sem guerras. (     )

h) Eu corro na praia. (     )

 

 

Às vezes o nós confundimos a palavra que indica ação com o nome da ação.

 

5. Diga se a palavra destacada indica uma ação ou o nome de uma ação: Se tiver dúvida passe as frases para o tempo presente, passado ou futuro. O verbo sempre muda quando mudamos o tempo.

a) Ele assistiu ao jogo do Flamengo. ____________________________

b) O trânsito parou devido a uma briga. ____________________

c) Eu jogo nos finais de semana.____________________

d) Você briga pelos seus direitos.________________________

e) Ana gosta de samba._________________________

f) Ana samba na avenida. ____________________

g) uma grande explosão deixou todos assustados. ___________________________

h) A vida é uma constante guerra. _________________

i) Todos desejam a paz. __________________________

 

 

 

A coruja e a águia

 

6. Circule os verbos das frases sublinhadas no texto abaixo.

A coruja e a águia

Coruja e águia, depois de muita briga fizeram as pazes.

— Basta de guerra — disse a coruja.

— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é comermos os filhotes uma da outra.

— Perfeitamente — respondeu a águia.

— Também eu não quero outra coisa.

— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

— Muito bem. Mas como reconhecerei os teus filhotes?

— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns filhotes lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.

— Está feito! — concluiu a águia.

Dias depois a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.

— Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.

E comeu-os.

Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.

— Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…

Moral da história: Quem ama o feio, bonito lhe parece

 

7. O verbos destacados se referem a quem?

a) Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…

____________________________________

b) — O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é comermos os filhotes uma da outra.

____________________________________

c) — Perfeitamente — respondeu a águia. — Também eu não quero outra coisa.

_____________________________________

d) — Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

____________________________________