PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

TIRA INTERPRETAÇÃO CONCORDÂNCIA ADVÉRBIO VARIEDADES LINGUÍSTICAS

HABILIDADES: (EF07LP06), (EF07LP09), ( EF67LP28) e (EF69LP47).
1. “Me deixaram sem TV por uma semana!”  Sobre a ação expressa pelo verbo DEIXAR nesse fragmento podemos afirmar que:
a) Não é possível identificar quem praticou a ação;
b) A ação foi praticada pelo tigre;
c) A ação foi praticada pelo Calvin;
d) Não é possível identificar se a TV está ligada.

2.  Me deixaram sem TV por uma semana!”  Uma das regras gramaticais diz que  a forma adequada para essa oração seria “Deixaram-me sem TV por uma semana!”  Sobre a forma presente na tirinha podemos dizer que:
a) é adequada para escrever uma redação;
b) é adequada para conversas informais entre amigos;
c) é inadequada tanto para conversas informais como para escrever um texto;
d) é inadequada e devemos ter preconceito contra quem fala assim.

3. No 4º quadrinho, em “Ele não conseguem me dobrar!” Há uma falha na concordância verbal. A forma adequada seria:
a) Eu não conseguem me dobrar!
b) Nós não conseguem me dobrar!
c) Eles não conseguem me dobrar!
d) Eles não consegue me dobrar!

4. No 4º quadrinho, em “Ele não conseguem me dobrar!” Há uma falha na concordância verbal. Quando a linguagem NÃO obedece às regras gramaticais de concordância ela é considerada uma linguagem;
a) informal ou coloquial;
b) formal ou culta;
c) errada ou simples;
d) correta ou padrão.

5. “Vou sentar em frente à TV / a semana inteira” A expressões destacadas indicam respectivamente:
a) lugar / causa
b) tempo / dúvida
c) lugar / tempo
d) modo / intensidade

6. “Eu vou mostrar para eles!” se trocássemos a locução verbal destacada nesse fragmento por um só verbo, mantendo o mesmo tempo verbal, teríamos a forma:
a) Eu mostrarei para eles;
b) Eu mostraria para eles;
c) Eu mostrei para eles;
d) Eu mostraria para eles.

7. “Mesmo que não possa liga-la!” O verbo poder nesse fragmento está indicando uma:
a) certeza
b) hipótese
c) ordem
d) impossibilidade

8. Podemos inferir a partir da leitura da tirinha que:
a) O Calvin fez algo que desagradou os pais;
b) A energia da casa foi cortada;
c) Os pais de Calvin viajaram
d) Os pais esconderam o controle da TV para ele não ligá-la.

9. A partir da leitura da tirinha podemos atribuir algumas características a Calvin, EXCETO:
a) paciente;
b) obstinado;
c) inseguro;
d) determinado;

10. De acordo com a leitura do 4º quadrinho a única alternativa que não apresenta um sinônimo para indomável é:
a) rebelde
b) insubmisso
c) refratário
d) submisso

 GABARITO:
1.A
2.B
3.C
4.A
5.C
6.A
7.B
8.A
9.C
10.D


Nenhum comentário:

Postar um comentário