PáginasDESCRITOR

domingo, 30 de agosto de 2020

LINGUAGEM FORMAL INFORMAL TIRINHA INTERPRETAÇÃO GABARITO

Leia a tirinha abaixo.

1. A personagem Julieta criou uma nova linguagem, ou seja, uma nova forma de comunicação. Essa linguagem é:
a) verbal, pois utiliza palavras;
b) não verbal, pois não utiliza palavras;
c) verbal e não verbal, pois utiliza palavras, gestos, sinais...
d) mista, ou seja, verbal e não verbal.

2. A linguagem criada por Julieta é:
a) formal, isto é, uma linguagem típica de documentos, artigos científicos...;
b) informal, isto é, uma linguagem que utiliza gírias, típica das conversas...;
c) formal e informal;
d) formal, culta, padrão.

3. A única alternativa em que o significado da palavra é o empregado na linguagem formal é:
a) namorado = nonogodo;
b) casa= masaca;
c) namorado = “crush”;
d) casa = residência.

4. A respeito da linguagem utilizada pela personagem Junim, no último quadrinho, podemos afirmar que:
a) é entendida por todas as pessoas;
b) é entendida só por meninos;
c) é entendida por um grupo específico de pessoas;
d) não é entendida por ninguém.

5. No primeiro quadrinho, além da linguagem verbal as personagens Julieta e Carolina utilizam para se comunicar:
a) palavras;
b) gírias;
c) gestos;
d) perguntas.

6. No segundo quadrinho a personagem Julieta está com os braços abertos, esse gesto indica:
a) que ela vai abraçar a Carolina;
b) que ela está cansada;
c) entusiasmo;
d) frustração.

7. São palavras usadas na linguagem informal presentes na tirinha, EXCETO:
a) sacarem;
b) a gente;
c) fofocar;
d) meninos.

8. De acordo com o contexto: uma conversa entre amigas, o verbo REPETE, no primeiro quadrinho, indica:
a) uma ordem;
b) um pedido;
c) uma súplica;
d) um conselho.

9. Sobre a pontuação empregada na tirinha, marque a alternativa errada.
a) “beijo é japito...” As reticências foram usadas para sugerir que haveria continuação;
b) “Maluquinho escuta essa:” Os dois pontos foram empregados para iniciar uma fala;
c) “Pra quê?” O ponto de interrogação foi usado para indicar um explicação;
d) “Pode fofocar à vontade sem os meninos sacarem!” O ponto de exclamação foi utilizado para indicar preocupação.

10. “Se a gente inventar uma língua só nossa,” A palavra destacada indica uma:
a) certeza;
b) hipótese;
c) causa;
d) explicação.

GABARITO
1.A
2.B
3.D
4.C
5.C
6.C
7.D
8.B
9.D
10.B


Um comentário: